Clever escreveu:
Boa tarde,
Solicito aos dois que tentem a civilidade, ninguém aqui precisa concordar com ninguém, mas cada um pode expressar o que quiser e merece respeito, não estou avaliando quem está errado ou não, apenas alertando, pois são em momentos assim que acabamos dizendo coisas que não deveriam ser ditas, então fiquem calmos amigos e vamos manter o debate que sempre houve aqui.
Sobre o assunto em questão, o manual diz 10.000 porém faz observação quanto a uso severo, quanto a troca fora da concessionária, prefiro não arriscar, o custo não vale a recompensa... enfim, cada um sabe onde o calor aperta, apenas não há razão ou motivo universal...
Até!
O óleo sai limpo até na vareta com 10.000km de uso, apesar que eu uso etanol + 20% gasolina.
Já a cor preta do óleo ao usar gasolina eu não sei dizer, o Corolla de casa é só a gasolina, e usa o mesmo óleo do HB20, shell, e mesma especificação. Ao tirar o óleo do cárter ele sai um pouco mais cor de cobre que o do HB20
>>> A contaminação da gasolina no óleo eu nem posso falar que é ruim, pois a gasosa é muito benéfica para o motor, logo essa cor ai nem se importe. Garanto que o óleo do meu HB20 no alcool é bem mais contaminado apesar da cor parecer boa.
Parem de analisar óleo só pela cor ok !!
Quanto aos 5 mil km vs 10 mil km: Se o carro andar bastante, ficar pouco parado na garagem, e se vc andar sempre com o motor quente, ou seja, não ter trajetos curtíssimos onde o carro não chega ao 90graus, pode trocar com 10mil km.
O bloco de alumínio do HB20 é bem menos agressivo e oxidante ao óleo do motor. Se vc veio de um VW ou FIAT vai estranhar mesmo. VW vc tira o óleo com 3mil km e já ta preto mesmo hahaha.
Por fim, na própria CSS o consultor me disse que praticamente 99% dos veículos trocam o óleo a cada 10mil km. E muito raramente apesar de constar no manual que andar na cidade é serviço severo, vc não terá problemas.
Como eu troco de óleo a cada 10 mil km em no máximo 5 meses estou sussa.