cool.guy escreveu:
Acho que tem gente confundindo as coisas. Não estamos mais na época dos motores AP, quanto mais os VW 1600 a ar. Naquela época sim, o processo de usinagem não era tão bom quanto é hoje, e o motor saía de fábrica sem estar acertado. Daí o primeiro óleo funcionava como uma limpeza para o motor, precisando ser trocado bem cedo.
Não é o caso atualmente. Os processos de fabricação estão avançados, de forma que isso não é mais necessário, pois tanto os motores quanto os lubrificantes estão mais desenvolvidos. Dessa forma, pode ter certeza que se as trocas de óleo são feitas a cada 10.000km é devido a um estudo, o conjunto foi testado e as trocas foram programadas de acordo com o resultado dos inúmeros testes.
Voce daria garantia de 5 anos sem limite de quilometragem a um carro, e recomendaria a troca de óleo de forma indevida?
Relaxem; o manual do veículo existe para ser seguido. Oi Coolguy ! Esse clube do HB20 existe é para isso mesmo, para troca de informações. E eu posso perfeitamente responder essa sua opinião com a minha ( diga-se de passagem ) modesta experiencia em mecanica automotiva. Veja bem, cada fabricante atualmente quer vender cada vez mais o seu peixe ( carro ) assim, é lógico que ninguem quer ficar para trás e hj já é comum as trocas de oleo aos 10000 kms anunciadas pela maioria dos fabricantes mas aqui TEM UMA RESSALVA : esses 10000kms tem de ser percorridos em um intervalo de tempo de NO MÁXIMO 6 meses e nada mais que isso.E ppor acaso isso está no manual do HB20, podem ler lá. Mas essa regra é para motores que já passaram pelo periodo inicial de amaciamento do motor. No caso de QUALQUER motor no mundo, existe sim um periodo de ACASALAMENTO ( acomodação das peças novas umas nas outras ) e isso nenhum fabricante pode negar, a menos que os motores ja saiam de fábrica pre-amaciados, o que pode ser feito na fabrica ( em pista de testes ou no dinamometro) o que eu não acredito e duvido muito que a Hyundai faça isso, ainda mais em se tratando de carros populares como o HB20, ( esse processo custa $$$ o que encarece o produto ) por isso eu jamais arriscaria deixar um oleo, mesmo que sintetico que foi colocado no motor quando o carro foi montado na fábrica e rodar 1 ANO até a primeira revisão, isso JAMAIS, e digo mais, fiz questão de recolher num galão limpo é claro o oleo da primeira troca do meu HB20 aos 1000 kms so para verificar pessoalmente e estava SIM, com limalhas de metal e borra no fundo do galão, e ai ? Eu tenho razão ou então deixaria esse oleo sujo e contaminado estragando meu motor ? Que cada um use e trate o seu HB20 da maneira como achar melhor, mas eu desafio a engenharia da Hyundai e QUALQUER HB20 1.6 quando estiver aos 10000 kms de apresentar compressão maior do que a do meu motor, está aqui o desafio lançado ! Valeu pessoal !
Abraços!