ianisgreek escreveu:
Oi Coolguy ! Esse clube do HB20 existe é para isso mesmo, para troca de informações. E eu posso perfeitamente responder essa sua opinião com a minha ( diga-se de passagem ) modesta experiencia em mecanica automotiva. Veja bem, cada fabricante atualmente quer vender cada vez mais o seu peixe ( carro ) assim, é lógico que ninguem quer ficar para trás e hj já é comum as trocas de oleo aos 10000 kms anunciadas pela maioria dos fabricantes mas aqui TEM UMA RESSALVA : esses 10000kms tem de ser percorridos em um intervalo de tempo de NO MÁXIMO 6 meses e nada mais que isso.E ppor acaso isso está no manual do HB20, podem ler lá. Mas essa regra é para motores que já passaram pelo periodo inicial de amaciamento do motor. No caso de QUALQUER motor no mundo, existe sim um periodo de ACASALAMENTO ( acomodação das peças novas umas nas outras ) e isso nenhum fabricante pode negar, a menos que os motores ja saiam de fábrica pre-amaciados, o que pode ser feito na fabrica ( em pista de testes ou no dinamometro) o que eu não acredito e duvido muito que a Hyundai faça isso, ainda mais em se tratando de carros populares como o HB20, ( esse processo custa $$$ o que encarece o produto ) por isso eu jamais arriscaria deixar um oleo, mesmo que sintetico que foi colocado no motor quando o carro foi montado na fábrica e rodar 1 ANO até a primeira revisão, isso JAMAIS, e digo mais, fiz questão de recolher num galão limpo é claro o oleo da primeira troca do meu HB20 aos 1000 kms so para verificar pessoalmente e estava SIM, com limalhas de metal e borra no fundo do galão, e ai ? Eu tenho razão ou então deixaria esse oleo sujo e contaminado estragando meu motor ? Que cada um use e trate o seu HB20 da maneira como achar melhor, mas eu desafio a engenharia da Hyundai e QUALQUER HB20 1.6 quando estiver aos 10000 kms de apresentar compressão maior do que a do meu motor, está aqui o desafio lançado ! Valeu pessoal !
Abraços!
Concordo em parte. Para quem roda pouco, trocar óleo a cada 6 meses é essencial para a vida útil do motor. (No meu caso, trocarei com 10.000km pois atingirei essa marca com menos de 6 meses de uso do carro). A grande questão é que o usuário deve identificar qual o estilo de uso do seu carro. Se você usa o carro em percursos curtos, que não são suficientes para o conjunto entrar na temperatura ideal, e enfrenta muito transito, é óbvio que ao trocar o óleo com 10.000km voce estará danificando o seu motor.
Fiquei bem curioso com o seu relato, me surpreendeu muito existirem essas "limalhas" que você disse. Se tivesse fotos, seria muito interessante para compartilhar.
A conservação do carro é dada em função do uso e da manutenção feita pelo dono; cabendo a cada um identificar a sua situação. Como eu uso o carro em 80% rodovias, e rodo em média 70km por dia, trocar com 10.000km é perfeitamente possível. Inclusive, atingirei essa marca provavelmente em junho desse ano.
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HB20 Comfort Plus 1.6 -
Prata [X] Insulfilm G20
[ ] Arcos das portas envelopados
[ ] Teto Black Piano
[ ] Calotas grafite
[ ] Escolhendo novas lâmpadas
Garagem do Guerreiro Prateado