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 Título: Re: Primeira troca de Óleo
MensagemEnviado: 22 Jan 2013 11:13 
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A água ter calcário ocorre mais em água de poço e em algumas regiões específicas, onde moro a dureza cálcica da água é bem baixa, mas mesmo assim pego água filtrada de um filtro que ñ repõem os sais minerais da água.


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 Título: Re: Primeira troca de Óleo
MensagemEnviado: 22 Jan 2013 11:25 
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E quanto ao óleo, nunca chegaremos a algum consenso.
EU acho muito tempo o 1º óleo rodar 1 ano ou 10.000km, no mínimo deveria ser metade e as outras trocas dependem muito da forma de utilização do carro, pois rodar 10.000km em 3 meses é bem menos degradante ao óleo do que rodar 6.000km em 12meses.
Mas temos que tomar cuidado ao sair falando pra trocar com 5.000km ou 6meses, uma vez que não é só a durabilidade do motor que está envolvida, mas todo o contexto ambiental envolvido que mesmo com o descarte adequado há prejuízos ao ambiente. Não é ser eco-chato, mas analisar que podemos estar jogando dinheiro fora com trocas antecipadas.


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 Título: Re: Primeira troca de Óleo
MensagemEnviado: 22 Jan 2013 12:43 
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ianisgreek escreveu:
Oi Coolguy ! Esse clube do HB20 existe é para isso mesmo, para troca de informações. E eu posso perfeitamente responder essa sua opinião com a minha ( diga-se de passagem ) modesta experiencia em mecanica automotiva. Veja bem, cada fabricante atualmente quer vender cada vez mais o seu peixe ( carro ) assim, é lógico que ninguem quer ficar para trás e hj já é comum as trocas de oleo aos 10000 kms anunciadas pela maioria dos fabricantes mas aqui TEM UMA RESSALVA : esses 10000kms tem de ser percorridos em um intervalo de tempo de NO MÁXIMO 6 meses e nada mais que isso.E ppor acaso isso está no manual do HB20, podem ler lá. Mas essa regra é para motores que já passaram pelo periodo inicial de amaciamento do motor. No caso de QUALQUER motor no mundo, existe sim um periodo de ACASALAMENTO ( acomodação das peças novas umas nas outras ) e isso nenhum fabricante pode negar, a menos que os motores ja saiam de fábrica pre-amaciados, o que pode ser feito na fabrica ( em pista de testes ou no dinamometro) o que eu não acredito e duvido muito que a Hyundai faça isso, ainda mais em se tratando de carros populares como o HB20, ( esse processo custa $$$ o que encarece o produto ) por isso eu jamais arriscaria deixar um oleo, mesmo que sintetico que foi colocado no motor quando o carro foi montado na fábrica e rodar 1 ANO até a primeira revisão, isso JAMAIS, e digo mais, fiz questão de recolher num galão limpo é claro o oleo da primeira troca do meu HB20 aos 1000 kms so para verificar pessoalmente e estava SIM, com limalhas de metal e borra no fundo do galão, e ai ? Eu tenho razão ou então deixaria esse oleo sujo e contaminado estragando meu motor ? Que cada um use e trate o seu HB20 da maneira como achar melhor, mas eu desafio a engenharia da Hyundai e QUALQUER HB20 1.6 quando estiver aos 10000 kms de apresentar compressão maior do que a do meu motor, está aqui o desafio lançado ! Valeu pessoal !

Abraços!


Concordo em parte. Para quem roda pouco, trocar óleo a cada 6 meses é essencial para a vida útil do motor. (No meu caso, trocarei com 10.000km pois atingirei essa marca com menos de 6 meses de uso do carro). A grande questão é que o usuário deve identificar qual o estilo de uso do seu carro. Se você usa o carro em percursos curtos, que não são suficientes para o conjunto entrar na temperatura ideal, e enfrenta muito transito, é óbvio que ao trocar o óleo com 10.000km voce estará danificando o seu motor.

Fiquei bem curioso com o seu relato, me surpreendeu muito existirem essas "limalhas" que você disse. Se tivesse fotos, seria muito interessante para compartilhar.

A conservação do carro é dada em função do uso e da manutenção feita pelo dono; cabendo a cada um identificar a sua situação. Como eu uso o carro em 80% rodovias, e rodo em média 70km por dia, trocar com 10.000km é perfeitamente possível. Inclusive, atingirei essa marca provavelmente em junho desse ano.

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 Título: Re: Primeira troca de Óleo
MensagemEnviado: 22 Jan 2013 18:13 
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Quando comprei a minha moto a recomendação é que a troca de óleo deveria ser feita nos primeiros 1000 km. Isso porque o motor está se ajustando e libera resíduos (esas limalhas) devido ao atrito. Creio que no carro a ideia seja a mesma.


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 Título: Re: Primeira troca de Óleo
MensagemEnviado: 22 Jan 2013 23:03 
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cool.guy escreveu:
ianisgreek escreveu:
Oi Coolguy ! Esse clube do HB20 existe é para isso mesmo, para troca de informações. E eu posso perfeitamente responder essa sua opinião com a minha ( diga-se de passagem ) modesta experiencia em mecanica automotiva. Veja bem, cada fabricante atualmente quer vender cada vez mais o seu peixe ( carro ) assim, é lógico que ninguem quer ficar para trás e hj já é comum as trocas de oleo aos 10000 kms anunciadas pela maioria dos fabricantes mas aqui TEM UMA RESSALVA : esses 10000kms tem de ser percorridos em um intervalo de tempo de NO MÁXIMO 6 meses e nada mais que isso.E ppor acaso isso está no manual do HB20, podem ler lá. Mas essa regra é para motores que já passaram pelo periodo inicial de amaciamento do motor. No caso de QUALQUER motor no mundo, existe sim um periodo de ACASALAMENTO ( acomodação das peças novas umas nas outras ) e isso nenhum fabricante pode negar, a menos que os motores ja saiam de fábrica pre-amaciados, o que pode ser feito na fabrica ( em pista de testes ou no dinamometro) o que eu não acredito e duvido muito que a Hyundai faça isso, ainda mais em se tratando de carros populares como o HB20, ( esse processo custa $$$ o que encarece o produto ) por isso eu jamais arriscaria deixar um oleo, mesmo que sintetico que foi colocado no motor quando o carro foi montado na fábrica e rodar 1 ANO até a primeira revisão, isso JAMAIS, e digo mais, fiz questão de recolher num galão limpo é claro o oleo da primeira troca do meu HB20 aos 1000 kms so para verificar pessoalmente e estava SIM, com limalhas de metal e borra no fundo do galão, e ai ? Eu tenho razão ou então deixaria esse oleo sujo e contaminado estragando meu motor ? Que cada um use e trate o seu HB20 da maneira como achar melhor, mas eu desafio a engenharia da Hyundai e QUALQUER HB20 1.6 quando estiver aos 10000 kms de apresentar compressão maior do que a do meu motor, está aqui o desafio lançado ! Valeu pessoal !

Abraços!


Concordo em parte. Para quem roda pouco, trocar óleo a cada 6 meses é essencial para a vida útil do motor. (No meu caso, trocarei com 10.000km pois atingirei essa marca com menos de 6 meses de uso do carro). A grande questão é que o usuário deve identificar qual o estilo de uso do seu carro. Se você usa o carro em percursos curtos, que não são suficientes para o conjunto entrar na temperatura ideal, e enfrenta muito transito, é óbvio que ao trocar o óleo com 10.000km voce estará danificando o seu motor.

Fiquei bem curioso com o seu relato, me surpreendeu muito existirem essas "limalhas" que você disse. Se tivesse fotos, seria muito interessante para compartilhar.

A conservação do carro é dada em função do uso e da manutenção feita pelo dono; cabendo a cada um identificar a sua situação. Como eu uso o carro em 80% rodovias, e rodo em média 70km por dia, trocar com 10.000km é perfeitamente possível. Inclusive, atingirei essa marca provavelmente em junho desse ano.
Então , no seu caso está correta a sua atitude de trocar o oleo aos 10000 kms, mas para mim que quase sempre nem rodo 500 kms por mês, a troca deve sempre ser feita a cada 6 meses sem levar em conta kilometragem. Quanto aos resíduos e limalhas que ficaram no fundo do galão, é perfeitamente normal para a primeira troca de oleo do motor depois dos 1000 kms iniciais, e essa não é a primeira vez que observo esse detalhe , e quanto a foto com esse oleo contaminado, sua ideia é boa sim, vou providenciar ! Valeu !

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 Título: Re: Primeira troca de Óleo
MensagemEnviado: 22 Jan 2013 23:15 
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rafael20 escreveu:
A água ter calcário ocorre mais em água de poço e em algumas regiões específicas, onde moro a dureza cálcica da água é bem baixa, mas mesmo assim pego água filtrada de um filtro que ñ repõem os sais minerais da água.
Oi Rafael20 ! Infelizmente não é bem assim como vc comentou e não quero parecer chato, mas a boa e tecnicamente correta mecanica automotiva é assim mesmo , cheia de regras e com o liquido de refrigeração não tem como fugir da regra : a agua utilizada no sistema TEM DE SER 100% desmineralizada e misturada com aditivo protetor contra corrosão e lubrificante do sistema, portanto aguas de poços ou filtradas de qualquer natureza NÃO PODEM ser utilizadas em hipotese alguma por conterem calcários e sais minerais diversos, que são altamente prejudiciais ao sistema de refrigeração . Mas se vc ainda tem dúvidas quanto à veracidade do que eu exponho aqui, por favor pode consultar qualquer departamento de assistencia tecnica de qualquer fabrica de automoveis e eles irão ti falar se estou certo nas minhas afirmações ou não ! Valeu !

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 Título: Re: Primeira troca de Óleo
MensagemEnviado: 22 Jan 2013 23:20 
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André Fontes escreveu:
Quando comprei a minha moto a recomendação é que a troca de óleo deveria ser feita nos primeiros 1000 km. Isso porque o motor está se ajustando e libera resíduos (esas limalhas) devido ao atrito. Creio que no carro a ideia seja a mesma.
Então André, vc tem toda razão, é essa tb a minha opinião e que estou tentando explicar aos colegas do clube aqui, mas com o tempo todos nós vamos confiando nas opiniões uns dos outros pq o nosso objetivo aqui é antes de mais nada, ajuda mútua e companheirismo ! Abraço amigo !

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 Título: Re: Primeira troca de Óleo
MensagemEnviado: 22 Jan 2013 23:31 
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rafael20 escreveu:
E quanto ao óleo, nunca chegaremos a algum consenso.
EU acho muito tempo o 1º óleo rodar 1 ano ou 10.000km, no mínimo deveria ser metade e as outras trocas dependem muito da forma de utilização do carro, pois rodar 10.000km em 3 meses é bem menos degradante ao óleo do que rodar 6.000km em 12meses.
Mas temos que tomar cuidado ao sair falando pra trocar com 5.000km ou 6meses, uma vez que não é só a durabilidade do motor que está envolvida, mas todo o contexto ambiental envolvido que mesmo com o descarte adequado há prejuízos ao ambiente. Não é ser eco-chato, mas analisar que podemos estar jogando dinheiro fora com trocas antecipadas.
Opa André, fica tranquilo que atualmente todos os locais onde se troca o oleo de automoveis/motos e demais veiculos eles recolhem esse oleo usado e revendem depois para empresas que o recolhem e ele é reciclado e reaproveitado novamente, mas para quem roda pouco, realmente é muito válida a indicação de trocas de oleo a cada 6 meses ou 5000 kms o que ocorrer primeiro, mas isso é válido apenas para oleo 100% sintético e não mineral ou semi-sintético, caso contrário o prazo deve ser reduzido para menos de 6 meses. Valeu pessoal !

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 Título: Re: Primeira troca de Óleo
MensagemEnviado: 23 Jan 2013 12:22 
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ianisgreek escreveu:
André Fontes escreveu:
Quando comprei a minha moto a recomendação é que a troca de óleo deveria ser feita nos primeiros 1000 km. Isso porque o motor está se ajustando e libera resíduos (esas limalhas) devido ao atrito. Creio que no carro a ideia seja a mesma.
Então André, vc tem toda razão, é essa tb a minha opinião e que estou tentando explicar aos colegas do clube aqui, mas com o tempo todos nós vamos confiando nas opiniões uns dos outros pq o nosso objetivo aqui é antes de mais nada, ajuda mútua e companheirismo ! Abraço amigo !

Concordo. A questão é que aos 10.000km essa limpeza será feita, ao meu ver nao tem tanto problema essas limalhas ficarem lá nos primeiros 6 meses. O bloco do motor é resistente, além de ser de alumínio, então nao creio que possam existir danos.

Óbvio que podendo trocar o óleo mais cedo é melhor, mas eu tenho medo de fazer a troca e depois chegar lá na revisão de 10 mil e eles perceberem que eu fiz a troca antes e anularem a minha garantia, por nao seguir o manual.

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 Título: Re: Primeira troca de Óleo
MensagemEnviado: 23 Jan 2013 21:08 
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cool.guy escreveu:
ianisgreek escreveu:
André Fontes escreveu:
Quando comprei a minha moto a recomendação é que a troca de óleo deveria ser feita nos primeiros 1000 km. Isso porque o motor está se ajustando e libera resíduos (esas limalhas) devido ao atrito. Creio que no carro a ideia seja a mesma.
Então André, vc tem toda razão, é essa tb a minha opinião e que estou tentando explicar aos colegas do clube aqui, mas com o tempo todos nós vamos confiando nas opiniões uns dos outros pq o nosso objetivo aqui é antes de mais nada, ajuda mútua e companheirismo ! Abraço amigo !

Concordo. A questão é que aos 10.000km essa limpeza será feita, ao meu ver nao tem tanto problema essas limalhas ficarem lá nos primeiros 6 meses. O bloco do motor é resistente, além de ser de alumínio, então nao creio que possam existir danos.

Óbvio que podendo trocar o óleo mais cedo é melhor, mas eu tenho medo de fazer a troca e depois chegar lá na revisão de 10 mil e eles perceberem que eu fiz a troca antes e anularem a minha garantia, por nao seguir o manual.
Veja bem coolguy, eu tb tinha esse receio que vc tb está tendo quanto a trocar o oleo antes da primeira revisão e eles descobrirem e vc perder a garantia, mas não é bem assim, pq vc tem o direito de trocar o oleo antes para dar uma proteção adicional ao seu motor ( afinal seu carro é seu patrimonio, não se esqueça jamais disso ), vc pode se quizer levar seu carro na CSS HMB e pedir para eles trocarem o oleo e filtro normalmente pq eu cheguei a ligar p/ a fábrica da HMB em Piracicaba-SP e ao comentar sobre esse assunto da troca de oleo antecipada eles disseram que pode sim ser feita desde que em uma revenda HMB e que " LÓGICO que não interfere em nada na garantia da fábrica " . É isso ai pessoal ! Valeu !

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