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 Título: Falha no comando de valvula e tucho
MensagemEnviado: 26 Dez 2017 22:54 
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Boa Noite !! Estou um tanto decepcionado com o HB 20 da família , compramos um 1.6 , 16 válvulas , e fomos a concessionaria Pateo em São Luis do Ma , e reclamamos de um barulho como batida de válvulas , e segundo o chefe de oficina era um barulho normal , a 28 dias atrás levamos o veiculo para uma revisão de 10.000 mesmo estando com 8000 km , e ja se aproximando de 1 ano , revisão que ocorrer primeiro e reclamamos do barulho que aumentou, então resolveram abrir o motor e encontraram um tucho de uma válvula de escape danificado , quebrado . Depois de 27 dias recebemos a noticia que o problema foi mau uso, excesso de rotação, e que não temos garantia. Lendo o manual e vendo que o tucho é mecânico, necessita de regulagem, e fizemos a reclamação logo no inicio do ruído, por alguns ja detectado, nos confiamos na informação do concessionário. Agora estamos com o problema na mão . Mas não satisfeito com as explicações gostaria de uma opinião : Se as válvulas descem no mesmo momento e com a mesma profundidade é possível somente uma , no mesmo cilindro , ser danificada ? Isso acontece também com o excêntrico do comando de válvula , somente um foi danificado. Acredito que esse laudo não esteja coerente com a situação e nem mesmo com as leis da mecânica e resistência dos materiais :| .


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 Título: Re: Falha no comando de valvula e tucho
MensagemEnviado: 26 Dez 2017 23:16 
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Jose Barros Jr escreveu:
Boa Noite !! Estou um tanto decepcionado com o HB 20 da família , compramos um 1.6 , 16 válvulas , e fomos a concessionaria Pateo em São Luis do Ma , e reclamamos de um barulho como batida de válvulas , e segundo o chefe de oficina era um barulho normal , a 28 dias atrás levamos o veiculo para uma revisão de 10.000 mesmo estando com 8000 km , e ja se aproximando de 1 ano , revisão que ocorrer primeiro e reclamamos do barulho que aumentou, então resolveram abrir o motor e encontraram um tucho de uma válvula de escape danificado , quebrado . Depois de 27 dias recebemos a noticia que o problema foi mau uso, excesso de rotação, e que não temos garantia. Lendo o manual e vendo que o tucho é mecânico, necessita de regulagem, e fizemos a reclamação logo no inicio do ruído, por alguns ja detectado, nos confiamos na informação do concessionário. Agora estamos com o problema na mão . Mas não satisfeito com as explicações gostaria de uma opinião : Se as válvulas descem no mesmo momento e com a mesma profundidade é possível somente uma , no mesmo cilindro , ser danificada ? Isso acontece também com o excêntrico do comando de válvula , somente um foi danificado. Acredito que esse laudo não esteja coerente com a situação e nem mesmo com as leis da mecânica e resistência dos materiais :| .



Boa noite José Barros Jr e seja bem vindo ao forum !

Deixando a minha opinião pessoal sobre esse caso, baseada em uma razoável experiência já de algumas décadas envolvido com manutenção automotiva, entendo que a Hyundai do Brasil DEVE SIM arcar com a devida correção do defeito mecânico desse motor, pq esse tipo de ocorrência é absolutamente normal sim de ocorrer e por isso deve ser tb coberta pela garantia de 5 anos oferecida pela Hyundai do Brasil para todos os veículos dessa linha HB20.

Tuchos de válvulas, eixos de comandos e todas demais peças que compõe tanto o cabeçote como todo o motor devem sim estar devidamente acobertados por essa garantia do fabricante.

Não se justifica jamais dizer que essa falha tenha sido causada por um eventual excesso de rotações pq esse motor tem um limitador eletrônico da sua rotação máxima, portanto essa é uma desculpa esfarrapada por parte desse gerente dessa oficina autorizada e que por isso, citei que isso não justifica absolutamente nada aqui nesse caso ...

Lógico que é possível sim apenas um tucho de uma válvula ser danificado pelo uso que pode perfeitamente ser ocasionado pela falta de uma regulagem nesse tucho mecânico que dependendo da situação de funcionamento do motor, pode se desregular e se não for prontamente reajustada a sua folga correta a tempo, poderá causar defeito no seu respectivo tucho de válvula, como foi esse o caso aqui !

Se ocorresse esse tipo de falha com o nosso ex-HB20 1.6 13/13 que ficou conosco por longos 5 anos e quase 49000 kms rodados sem a necessidade de nenhum ajuste nos tuchos mecânicos do seu cabeçote, com certeza que exigiríamos da Hyundai do Brasil a devida cobertura do conserto desse defeito pela garantia da fábrica, impreterivelmente !!!

Boa sorte colega !

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 Título: Re: Falha no comando de valvula e tucho
MensagemEnviado: 31 Jul 2018 20:36 
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Colegas, estou revivendo novamente esse assunto, devido a suma importância da regulagem da folga das válvulas para se obter o máximo rendimento geral de um motor quando ele for equipado com tuchos mecânicos como é o caso dos motores da linha HB20.

Inclusive esse sistema já é atualmemte tão OBSOLETO E ULTRAPASSADO que é raro encontrar um motor de veículo atual que ainda seja equipado com esse tipo de tuchos de válvulas.

E a justificativa para isso é mais do que louvável, pq com tuchos de válvulas hidráulicos, que substituem com amplas vantagens esses antigos tuchos mecãnicos usados nessa linha de motores da linha HB20 , a principal delas é que com o tipo hidráulico de tucho eles jamais necessitam de regulagens periódicas como ocorre com tuchos mecânicos, pq eles se auto-ajustam com a ajuda apenas da pressão do oleo do motor e assim , eles funcionam mais silenciosos e sem nehum folga, ou seja folga zero enquanto que no caso de tuchos mecânicos é necessário haver sempre uma folga física neles de poucos décimos de milimetro para que eles funcionem perfeitamente.

As causas para um tucho mecânico requerer reajustes periódicos é devido aos desgastes normais envolvendo o atrito entre as válvulas com as suas respectivas sedes e dos ressaltos do eixo comando de válvulas com os tuchos e normalmente as folgas originais desses tuchos mecânicos com esses desgastes naturais dessas peças citadas fazem as folgas diminuirem gradativamente até não haver mais folgas e assim ocorrem todas essas desvantagens que cito abaixo e que ocasionam as consequências tb citadas abaixo no funcionamento desses motores.

E quando um tucho mecânico se desregula, estejam certos de que a bagunça já começa afetando todo o bom e racional funcionamento dos motores e as desvantagens com isso são :

Queda na compressão dos cilindros, causando funcionamento irregular do motor com perda de desempenho e apresentando ainda eventuais falhas .

Queima deficitária do combustível resultando em um maior consumo médio.

Aumento das emissões de poluentes.

Aumento na temperatura de funcionamento do motor.

O ideal é verificar a folga dos tuchos de válvulas a cada 30000 kms para motores assim equipados, mas a dona Hyundai do Brasil sugere essa verificação somente a cada 50000 kms ou 100000 kms ou se houver necessidade para isso ... uma recomendação muito vaga e pouco confiável na minha opinião.


É isso aí colegas, valeu !

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 Título: Re: Falha no comando de valvula e tucho
MensagemEnviado: 08 Ago 2018 00:50 
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ianisgreek escreveu:
Inclusive esse sistema já é atualmemte tão OBSOLETO E ULTRAPASSADO que é raro encontrar um motor de veículo atual que ainda seja equipado com esse tipo de tuchos de válvulas.

Raro nada, os Honda todos são assim, e os donos adoram esta tecnologia.
Imagina pagar 150mil num civil e ter que regular válvulas? Eu hein...


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 Título: Re: Falha no comando de valvula e tucho
MensagemEnviado: 08 Ago 2018 12:48 
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Gustavobrt escreveu:
ianisgreek escreveu:
Inclusive esse sistema já é atualmemte tão OBSOLETO E ULTRAPASSADO que é raro encontrar um motor de veículo atual que ainda seja equipado com esse tipo de tuchos de válvulas.

Raro nada, os Honda todos são assim, e os donos adoram esta tecnologia.
Imagina pagar 150mil num civil e ter que regular válvulas? Eu hein...



Não duvido disso Gustavobrt , mas não sabia dessa, porém é perfeitamente justificável essa opção por tuchos mecânicos dos japoneses para os motores dos Honda, pq isso é com certeza para economizar $$$$ e baratear custos de produção já que essa raça oriental é PAO DURA por natureza que doi ...

Observe que a grande maioria dos motores de fabricantes norte americanos e europeus já aposentaram desde longa data esses tipos de tuchos mecânicos que sempre exigem regulagens periódicas e apenas usam tuchos de válvulas hidráulicos e roletados bem mais modernos e eficazes pq eles se auto-ajustam automaticamente apenas usando a pressão do oleo do motor, portanto eles são bem superiores e mais avançados tecnicamente falando do que essas velharias de tuchos mecânicos !!!

E obviamente devido a essas vantagens citadas que eles tb são mais caros !

Mas é isso aí colega , valeu !

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 Título: Re: Falha no comando de valvula e tucho
MensagemEnviado: 30 Out 2018 00:08 
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Registrado em: 05 Jul 2016 19:41
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O carro limita a rotação em aceleração.
Se o carro tiver cambio mecanico e voce trocar a marcha errado, tipo quando vc está de quarta marcha com giro alto e no lugar da quinta, jogar terceira. O motor nao limita o giro porque ao soltar o pé da embreagem quem vai fazer o motor girar será o movimento das rodas e nenhum carro no mundo com cambio mecanico consegue limitar o giro nessa situação, é fisica a explicação.
Eu já vi carro que o giro foi tao alto que quebrou bloco, centrifugou a embreagem, quebrou parafuso de fixação do volante do motor, atropelou as valvulas, etc. Resumindo, orçamento de troca de motor completo.
Algumas marcas registram esse excesso de giros e dá pra captar com o scanner. Marca quantas vezes isso aconteceu e o giro maximo atingido. Nao gera codigo de falha, portanto a luz de injeção nao acende. Nao dá pra apagar essa informação, só trocando a central.



ianisgreek escreveu:
Jose Barros Jr escreveu:
Boa Noite !! Estou um tanto decepcionado com o HB 20 da família , compramos um 1.6 , 16 válvulas , e fomos a concessionaria Pateo em São Luis do Ma , e reclamamos de um barulho como batida de válvulas , e segundo o chefe de oficina era um barulho normal , a 28 dias atrás levamos o veiculo para uma revisão de 10.000 mesmo estando com 8000 km , e ja se aproximando de 1 ano , revisão que ocorrer primeiro e reclamamos do barulho que aumentou, então resolveram abrir o motor e encontraram um tucho de uma válvula de escape danificado , quebrado . Depois de 27 dias recebemos a noticia que o problema foi mau uso, excesso de rotação, e que não temos garantia. Lendo o manual e vendo que o tucho é mecânico, necessita de regulagem, e fizemos a reclamação logo no inicio do ruído, por alguns ja detectado, nos confiamos na informação do concessionário. Agora estamos com o problema na mão . Mas não satisfeito com as explicações gostaria de uma opinião : Se as válvulas descem no mesmo momento e com a mesma profundidade é possível somente uma , no mesmo cilindro , ser danificada ? Isso acontece também com o excêntrico do comando de válvula , somente um foi danificado. Acredito que esse laudo não esteja coerente com a situação e nem mesmo com as leis da mecânica e resistência dos materiais :| .



Boa noite José Barros Jr e seja bem vindo ao forum !

Deixando a minha opinião pessoal sobre esse caso, baseada em uma razoável experiência já de algumas décadas envolvido com manutenção automotiva, entendo que a Hyundai do Brasil DEVE SIM arcar com a devida correção do defeito mecânico desse motor, pq esse tipo de ocorrência é absolutamente normal sim de ocorrer e por isso deve ser tb coberta pela garantia de 5 anos oferecida pela Hyundai do Brasil para todos os veículos dessa linha HB20.

Tuchos de válvulas, eixos de comandos e todas demais peças que compõe tanto o cabeçote como todo o motor devem sim estar devidamente acobertados por essa garantia do fabricante.

Não se justifica jamais dizer que essa falha tenha sido causada por um eventual excesso de rotações pq esse motor tem um limitador eletrônico da sua rotação máxima, portanto essa é uma desculpa esfarrapada por parte desse gerente dessa oficina autorizada e que por isso, citei que isso não justifica absolutamente nada aqui nesse caso ...

Lógico que é possível sim apenas um tucho de uma válvula ser danificado pelo uso que pode perfeitamente ser ocasionado pela falta de uma regulagem nesse tucho mecânico que dependendo da situação de funcionamento do motor, pode se desregular e se não for prontamente reajustada a sua folga correta a tempo, poderá causar defeito no seu respectivo tucho de válvula, como foi esse o caso aqui !

Se ocorresse esse tipo de falha com o nosso ex-HB20 1.6 13/13 que ficou conosco por longos 5 anos e quase 49000 kms rodados sem a necessidade de nenhum ajuste nos tuchos mecânicos do seu cabeçote, com certeza que exigiríamos da Hyundai do Brasil a devida cobertura do conserto desse defeito pela garantia da fábrica, impreterivelmente !!!

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 Título: Re: Falha no comando de valvula e tucho
MensagemEnviado: 30 Out 2018 00:32 
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Registrado em: 05 Jul 2016 19:41
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Ianis, concordo que tuchos hidraulicos sejam mais praticos. Meu pai mesmo quase vendeu um New Civic que ele comprou zero km porque o carro era lerdo e ele achava que era característica do carro porque era assim desde zero. Com 6 meses ele cansou e levou na concessionária pra avaliar a teoca em outro carro. Ovendedor perguntou o motivo da troca tao precoce e ele explicou que era a falta de desempenho. O vendedor disse que ele era o primeiro a reclamar disso e orientou que deixasse o carro na oficina. Bastou a simples regulagem de valvula para que o carro mudasse. O desempenho mudou da agua pro vinho é o consumo idem. Ele só trocou 3 anos depois por outro Civic.

Porém tucho mecanico não é arcaico como voce disse. Em comando mais "bravos" e motores que giram muito o tucho mecanico é mais usado porque o hidraulico perde eficiencia. Como esses motores aspirados estao com alta potencia específica, os comandos precisam ter tempo de abertura e/ou curso de valvula maiores. Meu carro gem 60 mil km e nunca precisou regular. Claro que já conferiram a regulagem, mas estava dentro das especificações. Dá uma pesquisada na web que vc vai ver muita informação sobre tucho mecanico. Inclusive motores iguais como do opala tinham tucho hidraulico nas versões mais mansas e tucho mecanico nos mais bravos.




ianisgreek escreveu:
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Inclusive esse sistema já é atualmemte tão OBSOLETO E ULTRAPASSADO que é raro encontrar um motor de veículo atual que ainda seja equipado com esse tipo de tuchos de válvulas.

E a justificativa para isso é mais do que louvável, pq com tuchos de válvulas hidráulicos, que substituem com amplas vantagens esses antigos tuchos mecãnicos usados nessa linha de motores da linha HB20 , a principal delas é que com o tipo hidráulico de tucho eles jamais necessitam de regulagens periódicas como ocorre com tuchos mecânicos, pq eles se auto-ajustam com a ajuda apenas da pressão do oleo do motor e assim , eles funcionam mais silenciosos e sem nehum folga, ou seja folga zero enquanto que no caso de tuchos mecânicos é necessário haver sempre uma folga física neles de poucos décimos de milimetro para que eles funcionem perfeitamente.

As causas para um tucho mecânico requerer reajustes periódicos é devido aos desgastes normais envolvendo o atrito entre as válvulas com as suas respectivas sedes e dos ressaltos do eixo comando de válvulas com os tuchos e normalmente as folgas originais desses tuchos mecânicos com esses desgastes naturais dessas peças citadas fazem as folgas diminuirem gradativamente até não haver mais folgas e assim ocorrem todas essas desvantagens que cito abaixo e que ocasionam as consequências tb citadas abaixo no funcionamento desses motores.

E quando um tucho mecânico se desregula, estejam certos de que a bagunça já começa afetando todo o bom e racional funcionamento dos motores e as desvantagens com isso são :

Queda na compressão dos cilindros, causando funcionamento irregular do motor com perda de desempenho e apresentando ainda eventuais falhas .

Queima deficitária do combustível resultando em um maior consumo médio.

Aumento das emissões de poluentes.

Aumento na temperatura de funcionamento do motor.

O ideal é verificar a folga dos tuchos de válvulas a cada 30000 kms para motores assim equipados, mas a dona Hyundai do Brasil sugere essa verificação somente a cada 50000 kms ou 100000 kms ou se houver necessidade para isso ... uma recomendação muito vaga e pouco confiável na minha opinião.


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 Título: Re: Falha no comando de valvula e tucho
MensagemEnviado: 30 Out 2018 19:12 
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Tijuca, agradeço seu feedback e como já citei no meu relato anterior, os tuchos hidráulicos foram desenvolvidos na industria automotiva para substituir os tuchos mecânicos exatamente para não haver mais essa necessidade de regulagens periódicas quando é checada a folga desses tuchos mecânicos , pq tuchos mecânicos desregulados causam falhas e perda de rendimento em qualquer motor.

Mas em questão de rendimento máximo, sem duvida alguma que os tuchos mecânicos são sim superiores aos tuchos hidráulicos principalmente em altas rotações do motor.

E repetindo novamente, o que ocasiona possíveis desregulagens nos tuchos hidráulicos são os desgastes nas válvulase suas sedes e tb nos balanceiros desses tuchos por motivos de atritos.

Sabemos tb que a linha HB20 conta com esse tipo de tuchos mecânicos nos seus motores e que apesar deles serem confiáveis, isso não significa que eles estão isentos de verificações periódicas nas respectivas folgas desses tuchos.

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