PauloCtba escreveu:
Olá, tenho um hb20 1.6 premium automatico 2014, com 64 mil km
Em fevereiro/18 o carro começou a pipocar e acendeu a luz da injeçao...levei num mecanico que passou o scanner e constatou defeito no sensor de rotaçao, troquei essa peça e tudo ok.
Essa semana a luz de injeçao voltou a acender e o carro fica pipocando (principalmente parado), troquei as velas e continuou.
Levei o carro em outro mecanico que fez limpezas de bicos e passou o scanner, que acusou DEFEITO NO CILINDRO 1 e 4.
Fez os seus testes (invertando) e disse que nao era bobina...que poderia ser o sensor de rotaçao novamente.
Retirei o carro de lá...estou querendo levar ate uma concessionaria.
Alguem ja passou por isso?é comum?melhor levar na css ou alguem conhece uma oficina boa em Curitiba que mexa com hb20?
Paulo, é obvio que uma situação dessas normal não é !
E como vc mesmo citou, o scanner acusou defeito nos cilindros nº 1 e nº 4 e nesses casos, o procedimento de praxe é verificar primeiro as velas de ignição desses cilindros, em seguida as bobinas, depois os injetores e por último, verificar a folga dos tuchos das válvulas referentes a esses 2 cilindros, pq se essas folgas desses tuchos fecharam demais, o que não é nada raro de ocorrer , perde-se compressão nos cilindros correspondentes e o motor falha sim, necessitando nesses casos de um reajuste dessas folgas desses tuchos para os valores recomendados pela Hyundai do Brasil.
E como esse é um trabalho mais especifico dos motores da linha HB20, recomenda-se muito nesse caso que o veículo seja levado a um CCS da rede Hyundai pq ninguém mais indicado do que eles para revisar esses itens com a maior segurança e garantia dos serviços executados.
Obs : Atualmente , são raros os motores atuais que ainda estão equipados com tuchos de válvulas mecânicos como é o caso da linha HB20 cujos motores ainda requerem regulagem periodica das folgas desses tuchos de válvulas recomendadas pela Hyundai.
Descobri em artigos na net que os motores da linha HB20 eram equipados com esses tuchos mecânicos ainda na ocasiçao do lançamento da linha HB20 aqui , mas não consegui informações sobre os valores dessas folgas recomendadas pela Hyundai e nem alguma explicação da razão dessa escolha desse tipo de tucho de válvula pela Hyundai do Brasil.
Depois disso, já de posse do meu então HB20 1.6 zero KM em mãos no final de novembro de 2012 , liguei no 0800 da fábrica atrás de informações sobre essas regulagens e não me informaram nada , o atendente me falou que não dispunham naquela época dessas informações técnicas solicitadas por mim, infelizmente !
E na maioria dos demais motores atuais , esses tuchos de válvulas já são todos do tipo hidráulicos roletados e as folgas desses tuchos são ajustadas automaticamente e apenas com a pressão do oleo do motor, não requerendo nunca , nenhum tipo de ajustagem , durante toda a vida útil do motor.
É isso aí colega, boa sorte !