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 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 01 Ago 2014 17:16 
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tecnicorj escreveu:
Vc pode completar de forma alternada.... Ex: completa 2x com água e 1com aditivo , qto ao aditivo não recomendo nenhum em especial...basta ser um de marca conhecida.... Que não tenha resíduos no fundo da garrafa ....



Fazendo uma correção em meu próprio comentário....
Use APENAS o aditivo original fornecido pela css....pq dependendo do aditivo ele poderá agir sobre o alumínio corroendo o mesmo....são aditivos feitos p agir sobre ferro.....e em contato COM o alumínio o poder de limpeza do ferro pode corroer as galerias....


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 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 12 Ago 2014 15:34 
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Opa tecnicorj, estava acompanhando o tópico e resolvi dar uma olhada no meu reservatório do líquido de arrefecimento.

Notei que quando o motor está quente, fica bem no meio, entre o FULL e LOW, porém
quando está frio, fica entre a metade do reservatório e o LOW, carro está com 24 mil km rodado, lhe pergunto se é normal isso?

Vou levar na concessionária esta semana para verificar (vazamentos até agora não achei),
porém estou com medo de ter "baixado demais", sendo que nunca foi completado e pelo que li
no manual, seria apenas para trocar com 5 anos ou 120 mil km rodados.

Outra dúvida, poderia me dizer qual a marca utilizada pela Hyundai? só sei que é anticongelante LLC-5
Queria saber também se a coloração tem algo haver com a eficiência do mesmo? (Hyundai é verde)

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Kevin - Manaus/AM

[OFF] Fiesta 1.0 Supercharger 95cv 2003
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 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 12 Ago 2014 21:20 
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Já que nunca vejo fui ver.
Está tudo ok.
Aproveitei e dei um WD40 na fechadura e no mecanismo de soltar a trava.
Uma vez não consegui abrir o capô.
Ele não abria eu não lembrava como era a alavanca e preferi não quebrar.
Em casa olhei como era e abri sem dificuldade.
Desde então, procuro mantê-los macios.
E prefiro, no posto, eu mesmo fechar.

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RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
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 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 12 Ago 2014 21:28 
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kevin escreveu:
Opa tecnicorj, estava acompanhando o tópico e resolvi dar uma olhada no meu reservatório do líquido de arrefecimento.

Notei que quando o motor está quente, fica bem no meio, entre o FULL e LOW, porém
quando está frio, fica entre a metade do reservatório e o LOW, carro está com 24 mil km rodado, lhe pergunto se é normal isso?

Vou levar na concessionária esta semana para verificar (vazamentos até agora não achei),
porém estou com medo de ter "baixado demais", sendo que nunca foi completado e pelo que li
no manual, seria apenas para trocar com 5 anos ou 120 mil km rodados.

Outra dúvida, poderia me dizer qual a marca utilizada pela Hyundai? só sei que é anticongelante LLC-5
Queria saber também se a coloração tem algo haver com a eficiência do mesmo? (Hyundai é verde)


É totalmente normal baixar o nível.... Tenha em mente q esse é um reservatório EXPANSOR ...diferentes dos reservatórios convencionais a q estamos acostumados... Sua característica principal é o fato de sua tampa não possuir rosca....portanto.....NÃO VEDA...e assim acontece a evaporação do fluido baixando o nível.... Por isso é importante uma verificação periódica pelo proprietário... Uma vez por mês ou mais já seria o ideal....
Todo fluído necessário do sistema já esta dentro do motor e radiador e qdo a pressão aumenta dentro do sistema a tampa metálica q possui uma válvula de alívio de pressão libera o excesso da e assim aumenta o nível do fluido no reservatório EXPANSOR q retorna p o motor qdo o mesmo esfria novamente.... Porem qdo sai o excesso ...sai agua quente... Q evapora com o tempo baixando o nivel...só isso....misturar aditivos de cores diferentes pode gerar corrosão na tubulação e bloco...pois um aditivo feito p bloco de motor de ferro pode corroer um bloco de alumínio , ferro e alumínio usam compostos distintos p promover a limpeza cada matéria...amanhã lhe passo os dados do fluido da hmb....


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 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 13 Ago 2014 16:48 
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Muito bem explicado, tecnicorj e muito obrigado!

Não esquece de contar pra mim e pro pessoal, qual o líquido que a HMB utiliza, estou realmente curioso.

Na sexta (15/08/2014) irei levar meu carro na concessionária e de noite postarei qualquer informação.

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 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 14 Ago 2014 23:56 
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kevin

aguardo seu post para saber qual a marca do líquido de arrefecimento

kevin escreveu:
Muito bem explicado, tecnicorj e muito obrigado!

Não esquece de contar pra mim e pro pessoal, qual o líquido que a HMB utiliza, estou realmente curioso.

Na sexta (15/08/2014) irei levar meu carro na concessionária e de noite postarei qualquer informação.


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 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 15 Ago 2014 13:26 
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Pois é pessoal, passei na HMB e falaram que o líquido de arrefecimento estava normal.
Insisti e pedi para completar, o técnico retrucou com a seguinte explicação: "Se eu completar, pode ser que na troca ele vaze o excesso, até porque a troca ocorre somente com 100 mil km ou 5 anos. Além disso, o motor utiliza parte da água do arrefecimento então é normal baixar mesmo".

Aproveitei e perguntei sobre o líquido de arrefecimento e consegui tirar fotos do mesmo, segue anexo.

Obs: Uma coisa que eu considerei MUITO BOM! é que o líquido já vem na proporção correta de 50% aditivo + 50% água desmineralizada.
Então teoricamente é só limpar o reservatório e completar.


Anexos:
IMG_20140815_112651.jpg
IMG_20140815_112651.jpg [ 357.92 KiB | Exibido 11827 vezes ]
IMG_20140815_112642.jpg
IMG_20140815_112642.jpg [ 307.36 KiB | Exibido 11827 vezes ]
IMG_20140815_112637.jpg
IMG_20140815_112637.jpg [ 258.75 KiB | Exibido 11827 vezes ]

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Editado pela última vez por kevin em 15 Ago 2014 13:37, em um total de 1 vez.
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 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 15 Ago 2014 13:31 
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Ainda estou "encucado" com este reservatório, pra mim, tem que estar entre os níveis FULL e LOW, sendo que é para estar mais para FULL do que para LOW, igualmente ao óleo do carro, que esta sempre perto da marca "FULL", portanto, gostaria de uma opinião de vocês.

Tirei fotos também do meu reservatório de expansão, lembrando que tirei foto com o motor quente.


Anexos:
IMG_20140815_113621.jpg
IMG_20140815_113621.jpg [ 234.78 KiB | Exibido 11827 vezes ]
IMG_20140815_113546.jpg
IMG_20140815_113546.jpg [ 242.75 KiB | Exibido 11827 vezes ]

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 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 15 Ago 2014 19:56 
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Se vc acha que está baixo o nível, compra um frasco do líquido de arrefecimento e coloca um pouco até a marcar ficar entre low e full com o motor frio.


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 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 15 Ago 2014 22:11 
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Ola colegas !

Aconteceu com o meu HB20 no primeiro ano de uso dele, do nivel do líquido de arrefecimento do reservatório de expansão estar um pouco abaixo do máximo !

Nesse caso aqui, basta comprar um frasco com agua desmineralizada para baterias e adicionar cuidadosamente nesse reservatório até se atingir o nível máximo, tendo o cuidado de não ultrapassar esse nível e que quando fizer isso, que o motor esteja de preferência frio, pq quando ele está quente, costuma do nível expandir levemente e ultrapassar ligeiramente esse nível máximo !

E muita atenção aqui colegas, jamais deixem que frentistas de postos ou algum mecânico de manutenção tentem completar esse nível com "aguas torneirais" em hipótese alguma, sob risco de contaminar todo o sistema com calcáreos e outros resíduos provenientes dessas águas comuns e não totalmente desmineralizadas !

Valeu colegas, é isso aí !

Obs : Nesses casos de se completar o nível que esteja um pouco baixo, na maioria das vezes não há a necessidade de se completar esse líquido de arrefecimento com aditivos, a água desmineralizada nesse caso aqui já é o suficiente para essa manutenção !

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