filipeamc3 escreveu:
Mas se com o motor quente o líquido já fica na marca F, se eu colocar o fluido até a marca F (com o motor frio), não poderá transbordar ou mesmo causar algum dano por excesso de fluido quando esse motor esquentar, já que teoricamente passaria e muito da marca F?
Filipe, explicando a função desse reservatório de expansão dos HB20 :
Consideremos aqui que quando o motor está frio e o sistema está completo de líquido, ou seja, tanto o radiador quanto esse reservatório de expansão, tudo então está correto !
Já quando o motor está na sua temperatura normal de trabalho, todo o líquido do radiador se expande com o aumento da temperatura e como esse volume aumenta lá dentro do sistema e não vai haver espaço para ele, na tampa do radiador existe uma válvula de escape que percebe esse excesso tanto de volume e de pressão bem mais elevada causada por essa expansão desse líquido e expulsa esse excesso de volta por aquele tubinho de borracha até o reservatório de expansão.
Mas quando esse motor vai se esfriando novamente, o líquido contido nesse sistema tb retorna ao seu volume inicial e se contrai, diminuindo novamente o seu volume e aquele excesso de líquido que foi expulso antes quando o sistema estava quente, será novamente sugado para dentro do radiador atravez do vácuo que se forma dentro do radiador e atravez daquela válvula da tampa do radiador e essa operação é assim repetida indefinidamente ...
Obs : Lembremos aqui que com a repetição desse ciclo aqui citado, sempre há uma mínima perda de algum volume desse líquido de arrefecimento, por isso que de tempos em tempos é conveniente verificar esse nível desse reservatório de expansão !
É isso aí colegas, valeu !