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 Título: Re: Infrmações Líquido de Arrefecimento
MensagemEnviado: 13 Dez 2016 16:10 
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Claudinho/RS escreveu:
Olá colega ianisgreek...

O liquido de arrefecimento original Hyundai já vem na proporção de mistura certa, não sendo necessário adicionar agua desmineralizada.

Abraço.



Sim Claudinho, eu já sabia que o aditivo de radiador original da Hyundai é do tipo diluído e pronto para uso, mas vc pode perfeitamente completar o nível do líquido de arrefecimento de um HB20 com um pouco de água desmineralizada ou mesmo com qualquer aditivo de radiador que atenda as especificações da Hyundai, mesmo que ele seja do tipo concentrado.

E esse HB20 com toda certeza vai ficar muito feliz com essa sua nobre atitude !!!

O que já sabemos que não pode e é terminantemente proibido é colocar água torneiral, filtrada ou mineral em sistemas de arrefecimento automotivo, devido ao elevado teor de minerais que é comprovadamente, totalmente nocivo a esses sistemas de arrefecimento!

Valeu colega, é isso aí, abrç !

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 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 13 Dez 2016 21:28 
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Roberto Bertoche escreveu:
filipeamc3 escreveu:
Boa tarde pessoal.
Me surgiu uma dúvida aqui. Lendo o tópico, alguns dizem que o líquido de arrefecimento deve estar entre as marcas L (baixo) e F (cheio) com o motor frio, outros dizem que quando está baixo, completaram até a marca F.
Como proceder de fato quando se suspeita que esse líquido deu uma baixada?
Com o motor quente, deve estar no F?

Filipe, com o motor quente o nível fica mais alto.
Com o motor frio, deve estar entre o Full e o Low.


Mas uma dúvida: com o motor frio, então, não se pode completar até a marca Full ?

Fiz isso há uma semana.

Abraços,

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 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 13 Dez 2016 23:34 
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Ricardo M. escreveu:
Roberto Bertoche escreveu:
filipeamc3 escreveu:
Boa tarde pessoal.
Me surgiu uma dúvida aqui. Lendo o tópico, alguns dizem que o líquido de arrefecimento deve estar entre as marcas L (baixo) e F (cheio) com o motor frio, outros dizem que quando está baixo, completaram até a marca F.
Como proceder de fato quando se suspeita que esse líquido deu uma baixada?
Com o motor quente, deve estar no F?

Filipe, com o motor quente o nível fica mais alto.
Com o motor frio, deve estar entre o Full e o Low.


Mas uma dúvida: com o motor frio, então, não se pode completar até a marca Full ?

Fiz isso há uma semana.

Abraços,



Pode sim Ricardo, vc pode completar esse nível a qualquer momento que vc quiser, bastando lembrar que os líquidos se dilatam um pouco com o aumento da temperatura, por isso que para esse nível ficar exatamente na marca de máximo, recomenda-se que se deve completa-lo quando ele estiver frio, pq se vc completa-lo quando ele estiver quente, quando ele esfriar ele estará levemente abaixo dessa marca de máximo, mas é pouca coisa de diferença e isso logicamente em nada influencia.

O mais importante é não deixar o nível do reservatório ficar no LOW que quer dizer baixo nível ou o mínimo nível !

Valeu colega, abrç !

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 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 14 Dez 2016 08:58 
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Mas se com o motor quente o líquido já fica na marca F, se eu colocar o fluido até a marca F (com o motor frio), não poderá transbordar ou mesmo causar algum dano por excesso de fluido quando esse motor esquentar, já que teoricamente passaria e muito da marca F?

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 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 14 Dez 2016 09:24 
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filipeamc3 escreveu:
Mas se com o motor quente o líquido já fica na marca F, se eu colocar o fluido até a marca F (com o motor frio), não poderá transbordar ou mesmo causar algum dano por excesso de fluido quando esse motor esquentar, já que teoricamente passaria e muito da marca F?


Bom dia Filipe!

Para sanar nossa dúvida de vez, acabei com a preguiça e fui lá no manual conferir, mesmo com a orientação inicial do Ianis ( valeu Ianis!)

Anexo:
liq1.jpg
liq1.jpg [ 215.76 KiB | Exibido 28463 vezes ]


Então, conclui-se que o normal é o líquido ficar na marcação intermediária, entre o Full e o Low ( o meu estava assim).
Mas, com o motor frio, pode sim adicionar até a marcação Full ( foi o que fiz). A vantagem é que na css nunca vão querer completar com água de torneira.

Abraços,

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 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 14 Dez 2016 09:53 
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Galera,

Haviam dois tópicos recentes em discussão sobre o líquido de arrefecimento, assim os fundi, para concentrarmos as discussões.

Abraços,

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 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 14 Dez 2016 10:36 
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filipeamc3 escreveu:
Mas se com o motor quente o líquido já fica na marca F, se eu colocar o fluido até a marca F (com o motor frio), não poderá transbordar ou mesmo causar algum dano por excesso de fluido quando esse motor esquentar, já que teoricamente passaria e muito da marca F?



Filipe, explicando a função desse reservatório de expansão dos HB20 :

Consideremos aqui que quando o motor está frio e o sistema está completo de líquido, ou seja, tanto o radiador quanto esse reservatório de expansão, tudo então está correto !

Já quando o motor está na sua temperatura normal de trabalho, todo o líquido do radiador se expande com o aumento da temperatura e como esse volume aumenta lá dentro do sistema e não vai haver espaço para ele, na tampa do radiador existe uma válvula de escape que percebe esse excesso tanto de volume e de pressão bem mais elevada causada por essa expansão desse líquido e expulsa esse excesso de volta por aquele tubinho de borracha até o reservatório de expansão.

Mas quando esse motor vai se esfriando novamente, o líquido contido nesse sistema tb retorna ao seu volume inicial e se contrai, diminuindo novamente o seu volume e aquele excesso de líquido que foi expulso antes quando o sistema estava quente, será novamente sugado para dentro do radiador atravez do vácuo que se forma dentro do radiador e atravez daquela válvula da tampa do radiador e essa operação é assim repetida indefinidamente ...

Obs : Lembremos aqui que com a repetição desse ciclo aqui citado, sempre há uma mínima perda de algum volume desse líquido de arrefecimento, por isso que de tempos em tempos é conveniente verificar esse nível desse reservatório de expansão !

É isso aí colegas, valeu !

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 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 14 Dez 2016 16:49 
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Ricardo M. escreveu

Então, conclui-se que o normal é o líquido ficar na marcação intermediária, entre o Full e o Low ( o meu estava assim).
Mas, com o motor frio, pode sim adicionar até a marcação Full ( foi o que fiz). A vantagem é que na css nunca vão querer completar com água de torneira.

Abraços
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É exatamente o que vou fazer quando estiver próximo de minha primeira revisão.

Vou colocar o liquido que comprei até o F para não dar margem para completarem com agua de torneira.

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 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 14 Dez 2016 17:54 
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Como eu disse, os dois estavam baixos.
Levei o vermelho e eles completaram com líquido puro. Disseram que era assim mesmo.
O branco vai semana que vem para a revisão dos 80 k.
Será que eles tem mesmo o histórico do carro?
Não sei se o branco, que fará 4 anos em fevereiro, já trocou o fluido.
O certo era ter trocado, pois a ccss me confessou não medir a contaminação do fluido, desdizendo o que disseram antes.
Pedi para saber quando trocou o fluido, deveria ter sido em revisão próxima dos 2 anos.
Caso não tenha trocado, trocar. Não lembro de me terem cobrado por troca do fluido.
Vou aproveitar e pedir um relatório de todos os serviços, todas as passagens e os serviços que o carro fez na ccss.
Acho que uma coisa dessas devia fazer parte do marketing da fábrica.
Emitir relatórios completos a cada revisão, para cada carro, com o histórico completo e que fosse guardado na chave do carro.
Claro que pessoas mais fãs de carro do que eu podem elas mesmas manter esse histórico numa planilha... rs.
Se a empresa é amiga, disponibiliza uma planilha assim no carro, via CM.
Abraço,

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 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 19 Dez 2016 19:51 
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Tenho revisão semana que vem. É melhor eu completar com água destilada em casa ou ao chegar pedir pra completarem com o líquido certo e ficar de olho? Assim pelo menos sobra pra uma próxima vez (espero que não deem um fim no que sobrar...). Ou compro antes o líquido e completo eu mesmo?


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