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 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 19 Dez 2016 20:28 
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Eu recomendo a todos os colegas que gostam de mexer levemente na manutenção preventiva dos seus veículos que completem esse líquido em casa mesmo com água destilada, aditivo pronto ou mesmo o aditivo concentrado antes de levar os seus HB20 para serem revisados na rede de CCS da Hyundai.

E para os demais colegas que não querem arriscar mexer nessa manutenção, que pelo menos exijam expressamente na oficina da CCS Hyundai que for revisar esses veículos que NUNCA ADICIONEM ÁGUA TORNEIRAL em hipótese alguma no reservatório de expansão e nem no radiador dos HB20 !!!

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Editado pela última vez por ianisgreek em 19 Dez 2016 20:36, em um total de 1 vez.

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 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 19 Dez 2016 20:33 
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ianisgreek escreveu:
Eu recomendo a todos os colegas que gostam de mexer levemente na manutenção preventiva dos seus veículos que completem esse líquido em casa mesmo com água destilada, aditivo pronto ou mesmo o aditivo concentrado.

E para os demais colegas que não querem arriscar mexer nessa manutenção, que pelo menos exijam na oficina da CCS Hyundai que NUNCA ADICIONEM ÁGUA TORNEIRAL em hipótese alguma no reservatório de expansão e nem no radiador dos HB20 !!!


Sim, sim, mas a água destilada no lugar do aditivo já diluído é pior pro sistema todo? Ou dá na mesma, já que nunca completei ainda?


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 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 19 Dez 2016 21:13 
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jpaulo2212 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Eu recomendo a todos os colegas que gostam de mexer levemente na manutenção preventiva dos seus veículos que completem esse líquido em casa mesmo com água destilada, aditivo pronto ou mesmo o aditivo concentrado.

E para os demais colegas que não querem arriscar mexer nessa manutenção, que pelo menos exijam na oficina da CCS Hyundai que NUNCA ADICIONEM ÁGUA TORNEIRAL em hipótese alguma no reservatório de expansão e nem no radiador dos HB20 !!!


Sim, sim, mas a água destilada no lugar do aditivo já diluído é pior pro sistema todo? Ou dá na mesma, já que nunca completei ainda?



Então colega, a quantidade que vc vai usar para completar o reservatório será tão pouca de uns 250 mls ou talvez até menos do que isso e assim praticamente em nada vai diluir a concentração desse líquido de arrefecimento.

Inclusive eu já completei algumas vezes o reservatório de expansão do meu HB20 apenas com água destilada e ele continua funcionando perfeito e com o aditivo original se mostrando ainda limpíssimo mesmo após 4 anos de uso regular com ele !

E repetindo novamente, o que comprovadamente contamina e inutiliza totalmente e precocemente todo o líquido de arrefecimento original desse sistema são essas porcarias dessas imundas águas tornerais carregadas de minerais que são bem nocivas para esse sistema de refrigeração dos HB20.

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 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 20 Dez 2016 10:20 
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ianisgreek escreveu:
...são essas porcarias dessas imundas águas torneirais...

Menos, Ianis.
Ela apenas não é adequada para ser adicionada ao sistema de arrefecimento do motor.
Mas não é porcaria e nem é imunda.
Nas regiões servidas por água encanada, de regra, a água de torneira é uma simples e boa água potável.

Não percebo razão em sua revolta.
Se uma ccss autorizada coloca água de torneira no sistema de arrefecimento, isso é grave e ela deve ser punida inclusive com a perda da concessão.
Mas não dá para comprovar isso apenas porque a gente acha que se lembra de que o líquido era mais verde ou menos verde, ou mais turvo ou cristalino.
A gente nem olha pra aquela borra...
Tem que haver alguma prova menos subjetiva.
Além disso, com qual interesse elas fariam isso? Será que a borra desse líquido é tão cara assim?
Então, de que modo completaram (com ele puro) em cortesia para mim?
Digo que completaram puro mas também é uma informação subjetiva, foi a impressão que tive, porque o reservatório estava vazio e voltou cheio, na medida, e de cor bem verde e translúcida.

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 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 20 Dez 2016 13:25 
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 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 20 Dez 2016 14:17 
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Roberto Bertoche escreveu:
ianisgreek escreveu:
...são essas porcarias dessas imundas águas torneirais...

Menos, Ianis.
Ela apenas não é adequada para ser adicionada ao sistema de arrefecimento do motor.
Mas não é porcaria e nem é imunda.
Nas regiões servidas por água encanada, de regra, a água de torneira é uma simples e boa água potável.

Não percebo razão em sua revolta.
Se uma ccss autorizada coloca água de torneira no sistema de arrefecimento, isso é grave e ela deve ser punida inclusive com a perda da concessão.
Mas não dá para comprovar isso apenas porque a gente acha que se lembra de que o líquido era mais verde ou menos verde, ou mais turvo ou cristalino.
A gente nem olha pra aquela borra...
Tem que haver alguma prova menos subjetiva.
Além disso, com qual interesse elas fariam isso? Será que a borra desse líquido é tão cara assim?
Então, de que modo completaram (com ele puro) em cortesia para mim?
Digo que completaram puro mas também é uma informação subjetiva, foi a impressão que tive, porque o reservatório estava vazio e voltou cheio, na medida, e de cor bem verde e translúcida.


Bom assunto levantado pelos dois.

No meio de engenheiros mecânicos, em especial os inspetores de vasos de pressão existe uma máxima que é bem difundida:

"Água que é boa para beber não é água boa para caldeira".

Isto é só uma brincadeira mas que denota a verdade sobre a água potável fornecida palas distribuidoras, via de regra ela é totalmente potável para consumo e de boa qualidade, mas totalmente desaconselhável para o uso em trocadores de calor.

Nós chamamos esta água potável de "água dura" pois ela possui uma boa quantidade de sais e óxidos dissolvidos também é adicionado flúor (exigência governamental para diminuição de problemas dentários), assim como quela bela água de poço coisa ainda piora, pois é mais "dura" ainda, íons cálcio e magnésio, sulfatos, carbonatos, bicarbonatos, sílica e silicatos e por aí vai, é ótimo para o consumo, mas terrível para trocadores de calor.

Outro ponto que temos que deixar claro é que a água desmineralizada é o processo de retirada dos íons (quimicamente), feito na maioria das indústrias é bem efetivo, já temos outro processo diferente, que é a água destilada que é feita por destilação (Evaporação e depois condensação do líquido) é um bom processo mas tb não tira todos os sais da água.


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 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 20 Dez 2016 15:12 
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jpaulo2212 escreveu:
Tenho revisão semana que vem. É melhor eu completar com água destilada em casa ou ao chegar pedir pra completarem com o líquido certo e ficar de olho? Assim pelo menos sobra pra uma próxima vez (espero que não deem um fim no que sobrar...). Ou compro antes o líquido e completo eu mesmo?


Pela minha experiência, eu compraria o liquido e colocaria em casa antes da revisão.

A não ser que peça para colocar o liquido na concessionaria e tu possa ver o processo sendo feito, do contrario eu não arriscaria.

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 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 20 Dez 2016 15:47 
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Claudinho/RS escreveu:
jpaulo2212 escreveu:
Tenho revisão semana que vem. É melhor eu completar com água destilada em casa ou ao chegar pedir pra completarem com o líquido certo e ficar de olho? Assim pelo menos sobra pra uma próxima vez (espero que não deem um fim no que sobrar...). Ou compro antes o líquido e completo eu mesmo?


Pela minha experiência, eu compraria o liquido e colocaria em casa antes da revisão.

A não ser que peça para colocar o liquido na concessionaria e tu possa ver o processo sendo feito, do contrario eu não arriscaria.


Claudinho, uma pergunta que não quer calar... rs.
Como você vai ter certeza de estar comprando o líquido certo, EXATAMENTE igual ao que está em circulação no radiador do seu carro?
Você não teria receio de misturar aditivos NÃO EXATAMENTE iguais? Creio ser essa a razão de no manual mandar completar com água desmineralizada.

Aliás, obrigado Diogo, por dizer com precisão a diferença entre água destilada e desmineralizada. Valeu!

Sds.

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 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 20 Dez 2016 17:08 
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Bem Roberto..muito simples.

Eu fui no balcão da concessionaria HMB onde comprei o HB20 e adquiri o liquido do atendente com nota fiscal.

Se por acaso com este produto original o liquido for contaminado ai sim terei certeza da desonestidade da montadora e terei parâmetros para quem sabe acionar os meios legais de reparação.

Mas não creio que isto irá acontecer.

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 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 20 Dez 2016 17:20 
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Aí sim, Claudinho.
Desculpe, é tanta coisa escrita que não li essa parte.

Quanto pagou no líquido?

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