HBS-AM escreveu:
Essa semana completei o reservatório com água bi-desmineralizada é aquela água para bateria facilmente encontrada em posto de combustível .
Quero ressaltar alguns pontos;
O nível de água baixa sim (esta no manual é só ler pag. 7-21) porem muito pouco no meu caso adicionei apenas 150 ml isso em 7000km rodados .
A inspeção deve ser realizada pelo proprietário ( pag. 7-6 ) porem manutenção fica a cargo do proprietário ou Css .
O procedimento é simples, com o motor frio de preferencia antes da 1 partida do dia verifique o nível da água, eu utilizei uma lanterna para ver certinho pois é meio ruim de ver mas aproximando a lanterna na lateral do reservatório plastico fica fácil .
Bom com motor frio o nível correto que sai da fábrica é entre as marcas L e F sendo assim se estiver mais próximo do L é hora de completar, então é só soltar a tampa plástica preta e colocar água ate o nível correto, no meu caso deixei um pouco acima do meio mas antes da marca F .
Ai é só tampar corretamente e acabou , caso o líquido baixe novamente em pouco tempo ai sim procure uma Css .
Exatamente.... Não confundam reservatório do radiador , com reservatório EXPANSOR do radiador..... Qual a diferença? ...a tampa do primeiro TEM ROSCA para q se tenha uma perfeita vedação e não vase pressão qdo quente.... Já o EXPANSOR (usado em TODOS os veículos Hyundai) tem sua tampa somente encaixada e sem vedação.... Nesse sistema qdo o motor aquece e a pressão interna aumenta, a mola da tampa metálica do radiador cede a pressão e envia agua p o reservatório EXPANSOR do radiador e ao esfriar o vácuo que se cria no sistema suga essa água do expansor p dentro do sistema novamente.... Qual a vantagem disso? A vantagem é q o fluido do arrefecimento trabalha com menos pressão do q os sistemas com tampa com rosca ,aumentando a durabilidade das mangueiras e demais componentes... Só isso....
Como dito pelo amigo.....É RESPONSABILIDADE DO PROPRIETÁRIO verificar o nivel do fluido (esta no manual) ....pois existe evaporação da agua do expansor ,sendo necessário acompanhamento semanal ou mensal p verificação do nível ....portanto aquecimento por falta de agua por falta de cuidado do proprietário nunca sera tido como garantia pela fábrica.... Assim como o alinhamento e pressão dos pneus......
Por isso é super importante q se LEIA O MANUAL p não acusar a montadora depois de um erro seu....