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 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 18 Mar 2014 11:35 
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Registrado em: 07 Mar 2014 14:57
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Acredito que seja nos dois. O vaso de expansão serve pra receber a água quando o motor está quente e ao resfriar retorna ao radiador (pela vareta). Se tiver algum problema de entrada de ar no sistema esse retorno não acontecerá podendo ficar água no reservatório de expansão e ar no radiador. Por isso é necessário verificar o nível do radiador e do vaso (3 e 1). Não gostei desse método de expansão me pareceu antigo. Melhor guando o vaso é em cima do radiador e a água retorna por gravidade e o radiador é lacrado (comum na maioria dos carros).


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 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 27 Jun 2014 22:42 
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Essa semana completei o reservatório com água bi-desmineralizada é aquela água para bateria facilmente encontrada em posto de combustível .
Quero ressaltar alguns pontos;

O nível de água baixa sim (esta no manual é só ler pag. 7-21) porem muito pouco no meu caso adicionei apenas 150 ml isso em 7000km rodados .
A inspeção deve ser realizada pelo proprietário ( pag. 7-6 ) porem manutenção fica a cargo do proprietário ou Css .

O procedimento é simples, com o motor frio de preferencia antes da 1 partida do dia verifique o nível da água, eu utilizei uma lanterna para ver certinho pois é meio ruim de ver mas aproximando a lanterna na lateral do reservatório plastico fica fácil .
Bom com motor frio o nível correto que sai da fábrica é entre as marcas L e F sendo assim se estiver mais próximo do L é hora de completar, então é só soltar a tampa plástica preta e colocar água ate o nível correto, no meu caso deixei um pouco acima do meio mas antes da marca F .
Ai é só tampar corretamente e acabou , caso o líquido baixe novamente em pouco tempo ai sim procure uma Css .


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 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 28 Jun 2014 21:41 
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HBS-AM escreveu:
Essa semana completei o reservatório com água bi-desmineralizada é aquela água para bateria facilmente encontrada em posto de combustível .
Quero ressaltar alguns pontos;

O nível de água baixa sim (esta no manual é só ler pag. 7-21) porem muito pouco no meu caso adicionei apenas 150 ml isso em 7000km rodados .
A inspeção deve ser realizada pelo proprietário ( pag. 7-6 ) porem manutenção fica a cargo do proprietário ou Css .

O procedimento é simples, com o motor frio de preferencia antes da 1 partida do dia verifique o nível da água, eu utilizei uma lanterna para ver certinho pois é meio ruim de ver mas aproximando a lanterna na lateral do reservatório plastico fica fácil .
Bom com motor frio o nível correto que sai da fábrica é entre as marcas L e F sendo assim se estiver mais próximo do L é hora de completar, então é só soltar a tampa plástica preta e colocar água ate o nível correto, no meu caso deixei um pouco acima do meio mas antes da marca F .
Ai é só tampar corretamente e acabou , caso o líquido baixe novamente em pouco tempo ai sim procure uma Css .



Exatamente.... Não confundam reservatório do radiador , com reservatório EXPANSOR do radiador..... Qual a diferença? ...a tampa do primeiro TEM ROSCA para q se tenha uma perfeita vedação e não vase pressão qdo quente.... Já o EXPANSOR (usado em TODOS os veículos Hyundai) tem sua tampa somente encaixada e sem vedação.... Nesse sistema qdo o motor aquece e a pressão interna aumenta, a mola da tampa metálica do radiador cede a pressão e envia agua p o reservatório EXPANSOR do radiador e ao esfriar o vácuo que se cria no sistema suga essa água do expansor p dentro do sistema novamente.... Qual a vantagem disso? A vantagem é q o fluido do arrefecimento trabalha com menos pressão do q os sistemas com tampa com rosca ,aumentando a durabilidade das mangueiras e demais componentes... Só isso....
Como dito pelo amigo.....É RESPONSABILIDADE DO PROPRIETÁRIO verificar o nivel do fluido (esta no manual) ....pois existe evaporação da agua do expansor ,sendo necessário acompanhamento semanal ou mensal p verificação do nível ....portanto aquecimento por falta de agua por falta de cuidado do proprietário nunca sera tido como garantia pela fábrica.... Assim como o alinhamento e pressão dos pneus......
Por isso é super importante q se LEIA O MANUAL p não acusar a montadora depois de um erro seu....


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 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 28 Jun 2014 23:24 
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tecnicorj

Caso seja necessário completar o sistema de arrefecimento, o que é melhor bi-desmineralizada ou líquido anticongelante ? E qual marca você recomenda ?

tecnicorj escreveu:
HBS-AM escreveu:
Essa semana completei o reservatório com água bi-desmineralizada é aquela água para bateria facilmente encontrada em posto de combustível .
Quero ressaltar alguns pontos;

O nível de água baixa sim (esta no manual é só ler pag. 7-21) porem muito pouco no meu caso adicionei apenas 150 ml isso em 7000km rodados .
A inspeção deve ser realizada pelo proprietário ( pag. 7-6 ) porem manutenção fica a cargo do proprietário ou Css .

O procedimento é simples, com o motor frio de preferencia antes da 1 partida do dia verifique o nível da água, eu utilizei uma lanterna para ver certinho pois é meio ruim de ver mas aproximando a lanterna na lateral do reservatório plastico fica fácil .
Bom com motor frio o nível correto que sai da fábrica é entre as marcas L e F sendo assim se estiver mais próximo do L é hora de completar, então é só soltar a tampa plástica preta e colocar água ate o nível correto, no meu caso deixei um pouco acima do meio mas antes da marca F .
Ai é só tampar corretamente e acabou , caso o líquido baixe novamente em pouco tempo ai sim procure uma Css .



Exatamente.... Não confundam reservatório do radiador , com reservatório EXPANSOR do radiador..... Qual a diferença? ...a tampa do primeiro TEM ROSCA para q se tenha uma perfeita vedação e não vase pressão qdo quente.... Já o EXPANSOR (usado em TODOS os veículos Hyundai) tem sua tampa somente encaixada e sem vedação.... Nesse sistema qdo o motor aquece e a pressão interna aumenta, a mola da tampa metálica do radiador cede a pressão e envia agua p o reservatório EXPANSOR do radiador e ao esfriar o vácuo que se cria no sistema suga essa água do expansor p dentro do sistema novamente.... Qual a vantagem disso? A vantagem é q o fluido do arrefecimento trabalha com menos pressão do q os sistemas com tampa com rosca ,aumentando a durabilidade das mangueiras e demais componentes... Só isso....
Como dito pelo amigo.....É RESPONSABILIDADE DO PROPRIETÁRIO verificar o nivel do fluido (esta no manual) ....pois existe evaporação da agua do expansor ,sendo necessário acompanhamento semanal ou mensal p verificação do nível ....portanto aquecimento por falta de agua por falta de cuidado do proprietário nunca sera tido como garantia pela fábrica.... Assim como o alinhamento e pressão dos pneus......
Por isso é super importante q se LEIA O MANUAL p não acusar a montadora depois de um erro seu....


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 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 29 Jun 2014 09:43 
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Vc pode completar de forma alternada.... Ex: completa 2x com água e 1com aditivo , qto ao aditivo não recomendo nenhum em especial...basta ser um de marca conhecida.... Que não tenha resíduos no fundo da garrafa ....


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 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 30 Jun 2014 01:52 
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Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
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Localização: Três Lagoas - MS
Não acho muito normal ele beber água não.
Já rodei 38 k e sempre que verifico o óleo do cárter (talvez umas 3 vezes a cada 10 k, o que dá pouco menos de uma vez por mes) confiro o líquido de arrefecimento e nunca vi esse nível baixo.
Até hoje ele só completou, e se completou, foi em alguma das revisões de 10k, 20k e 30k.
Abraço,

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
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 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 01 Jul 2014 04:33 
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Registrado em: 27 Fev 2013 02:38
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Roberto Bertoche escreveu:
Não acho muito normal ele beber água não.
Já rodei 38 k e sempre que verifico o óleo do cárter (talvez umas 3 vezes a cada 10 k, o que dá pouco menos de uma vez por mes) confiro o líquido de arrefecimento e nunca vi esse nível baixo.
Até hoje ele só completou, e se completou, foi em alguma das revisões de 10k, 20k e 30k.
Abraço,


Isso varia muito da condição de uso ,trânsito clima e etc...
Baixar todos baixam....isso é fato....o q muda e q uns podem baixar mais q outros dependendo das condições


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 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 31 Jul 2014 21:02 
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Registrado em: 31 Jul 2014 20:56
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Pessoal, me tirem uma dúvida. Comprei meu HB20 tem 2 meses, tá com 2.000 km e hoje o frentista disse que o nível do líquido de arrefecimento está baixo, não deixei ele mexer, fui olhar no manual e vendo alguns tópicos fiquei na dúvida, é normal em tão pouco tempo o nível desse líquido ter baixado tanto???


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 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 31 Jul 2014 23:14 
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Como foi citado nos comentários anteriores, com motor frio o nível correto que sai da fábrica é entre as marcas L e F.

Agora se o seu estiver muito próximo do L, aconselho ir a CSS para verificar e caso seja necessário solicite que complete o reservatório

rebecapires escreveu:
Pessoal, me tirem uma dúvida. Comprei meu HB20 tem 2 meses, tá com 2.000 km e hoje o frentista disse que o nível do líquido de arrefecimento está baixo, não deixei ele mexer, fui olhar no manual e vendo alguns tópicos fiquei na dúvida, é normal em tão pouco tempo o nível desse líquido ter baixado tanto???


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 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 01 Ago 2014 11:07 
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Registrado em: 31 Jul 2014 20:56
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obrigada Dexter, vou fazer isso.


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