Bem-vindo: 28 Mar 2024 21:11

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 220 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ... 22  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 15 Ago 2014 23:23 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Mar 2013 20:12
Mensagens: 758
Localização: Ponta Grossa, PR
kevin, quanto pagou no litro na CSS?

_________________
Sebastião Ribeiro
HB20 Comfort Plus 1.6 AT6 - Cinza - 2017


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 15 Dez 2014 16:11 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 13 Mar 2013 00:10
Mensagens: 70
Desculpa a demora pela resposta, Sebarib.

Paguei R$ 46,50 em 1 embalagem dessa do líquido de arrefecimento genuíno Hyundai, que vem com 1L de capacidade.
Usei exatamente 500ml da embalagem.

Vou abrir um chamado contra a Hyundai PATEO, pois a mesma disse que o nível estava normal, sendo que
eu passei em uma outra concessionária, HMB por sinal, e o técnico disse que praticamente não tinha líquido!

Obs1: Atentem ao reservatório que estava com motor frio, em nível pouco abaixo da marca LOW,
com o motor quente atingia praticamente a marca LOW e que ao meu ver, estava baixo SIM!
Obs2: Carro com 28000 KM rodados, não arrisquei esperar chegar na revisão dos 30 mil.
Obs3: Isso porque eles verificam todos os fluidos, vai saber se checam outros itens da revisão.

Completaram na própria concessionária e sai com a "consciência tranquila" mas a minha pergunta
que não quer calar, é normal baixar o nível de arrefecimento? se sim, em torno de quantos quilômetros?

_________________
Kevin - Manaus/AM

[OFF] Fiesta 1.0 Supercharger 95cv 2003
[OFF] Honda FIT 1.4 80cv CVT 2004
[OFF] Nissan Livina 1.8 126cv 2010
[OFF] Ford Ká 1.0 73cv 2010
[OFF] HB20 1.0 80cv 2012
[ON] Corolla 1.8 GLI 2012


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 15 Dez 2014 16:24 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 13 Mar 2013 00:10
Mensagens: 70
Outro detalhe que eu achei importantíssimo.

A fabricante do fluido original Hyundai é uma empresa chamada Pentosin.

O próprio site fala sobre a origem, que é uma empresa alemã muito conhecida, claro que aqui no Brasil ela tem distribuidora etc.
Segue link do site oficial para quem quiser dar uma pesquisada a mais!
http://www.pentosin.net/f_antifreeze.asp

E pelo que andei pesquisando em outros fóruns, Toyota (Corolla), Hyundai (Azera, I30, Veloster), Nissan (Sentra, Livina), Kia (Picanto), Honda (Civic, FIT), Mitsubishi (Lancer), Mercedes e dentre outras, todos esses utilizam o fluido de "Long Life", teoricamente é para durar a vida inteira do carro, variando de 100 mil KM a 5 anos de validade do líquido.

Inclusive o mesmo líquido que se usa nos carros da Nissan do fluido de arrefecimento, são os da linha Honda.

Ou seja, estamos "em bons lençóis" pois além dos motores serem similares aos japoneses (longa duração), são de alumínio onde dificilmente teremos peças enferrujadas e entupidas, o que me deixa tranquilo quanto a parte do arrefecimento.

Detalhe: Tive um Fiesta 2006 1.0 Supercharger que deu problema de superaquecimento por causa de um problema na válvula termostática, outro carro da linha Ford foi um Ford Ká 2009, que já estava com cor bem estranha no arrefecimento, quase não dava pra ler as marcas FULL e LOW e ambos chegaram em torno dos 25, 30 mil KM rodados.

Grande abraço turma do HB!

_________________
Kevin - Manaus/AM

[OFF] Fiesta 1.0 Supercharger 95cv 2003
[OFF] Honda FIT 1.4 80cv CVT 2004
[OFF] Nissan Livina 1.8 126cv 2010
[OFF] Ford Ká 1.0 73cv 2010
[OFF] HB20 1.0 80cv 2012
[ON] Corolla 1.8 GLI 2012


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 15 Dez 2014 17:24 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Out 2014 23:35
Mensagens: 5015
Localização: Minas Gerais
kevin escreveu:

Paguei R$ 46,50 em 1 embalagem dessa do líquido de arrefecimento genuíno Hyundai, que vem com 1L de capacidade.


Boa noite Kevin,

Onde você comprou?
Você poderia passar as especificações corretas desse líquido para o HB20?

Seria esse ? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ra-1-l-_JM

Abraços,

_________________
HB20 Comfort Style 1.6 14/15

Moderador no Fórum e no Facebook do HB20 Clube.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 16 Dez 2014 00:05 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 13 Mar 2013 00:10
Mensagens: 70
Dá uma olhada na página 4, coloquei algumas foto do líquido genuíno da Hyundai.

Esse que você mencionou é para Hyundai/Kia, porém tem que ver se atende as especificações do carro pelo código, além disso, ele é um aditivo concentrado, ou seja, tem que diluir em água, 50% aditivo e 50% água de acordo com o manual.

De acordo com "fontes", descobri que é normal o carro baixar o nível do fluido de arrefecimento, sendo que a troca realmente ocorre somente aos 100 mil KM ou 5 anos, daí o nome de "Long Life Fluid".
A minha única dúvida é a seguinte, se tem aditivo para justamente aumentar a temperatura de ebulição da água para que ela não "ferva", então por que ela teoricamente "EVAPORA"?

Abraços!

_________________
Kevin - Manaus/AM

[OFF] Fiesta 1.0 Supercharger 95cv 2003
[OFF] Honda FIT 1.4 80cv CVT 2004
[OFF] Nissan Livina 1.8 126cv 2010
[OFF] Ford Ká 1.0 73cv 2010
[OFF] HB20 1.0 80cv 2012
[ON] Corolla 1.8 GLI 2012


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 12 Set 2015 00:31 
Offline

Registrado em: 02 Ago 2014 20:27
Mensagens: 3
kevin escreveu:
Pois é pessoal, passei na HMB e falaram que o líquido de arrefecimento estava normal.
Insisti e pedi para completar, o técnico retrucou com a seguinte explicação: "Se eu completar, pode ser que na troca ele vaze o excesso, até porque a troca ocorre somente com 100 mil km ou 5 anos. Além disso, o motor utiliza parte da água do arrefecimento então é normal baixar mesmo".

Aproveitei e perguntei sobre o líquido de arrefecimento e consegui tirar fotos do mesmo, segue anexo.

Obs: Uma coisa que eu considerei MUITO BOM! é que o líquido já vem na proporção correta de 50% aditivo + 50% água desmineralizada.
Então teoricamente é só limpar o reservatório e completar.



Boa Noite,
Eu gostaria de saber essa garrafa original, qual era cor aditivo de arrefecimento?
No meu reservatório existe o liquido com cor marrom (leve e suave) mas não é parecida com cor de barro.
Não sei se for correto pois preciso verificar a comparação entre cores do meu reservatório e de sua garrafa de arrefecimento.

Aguardo sua resposta.
Obrigado!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 28 Dez 2015 07:00 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 23 Set 2015 05:22
Mensagens: 80
Também tinha duvidas??????? O meu é um hb20 2015 o aditivo fica entra as marcas low a F ou seja, fica no meio com o carro frio. Achei que completando ate a marca F ficaria no nivel normal. Pensei em comprar um aditivo na cor verde da petronas depois desse topico desisitir. nesse caso é melhor usar o original pra não ter problemas futuros....... Apesar do preço absurdo do liquido arrefecimento.

_________________
https://www.youtube.com/watch?v=Kb91VrYGYTo


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 28 Dez 2015 14:38 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Colega Ratex, eu tb já precisei completar o nível do líquido de arrefecimento do meu HB20 nesses 3 anos que já estou com ele !

O correto é vc nunca abrir essa tampa que fica na parte de cima do radiador, mas apenas completar o nível daquele reservatório que fica na parte de baixo do radiador, basta remover com cuidado aquela tampa preta de plástico e colocar alí algum pequeno funil, ir completando devagar até o nível ficar na marca de máximo e fechar novamente essa tampa !

Para se completar esse nível, eu uso uma mistura de 50% de água desmineralizada ou destilada usada em baterias e os outros 50% de um bom aditivo mais apropriado para essa aplicação !

Obs : Preferencialmente, deve-se verificar e completar o nível desse reservatório quando o motor estiver frio e com o veículo em superfície plana !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 28 Dez 2015 21:37 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 11 Out 2015 15:52
Mensagens: 1295
cyrojr escreveu:
kevin escreveu:


Boa Noite,
Eu gostaria de saber essa garrafa original, qual era cor aditivo de arrefecimento?
No meu reservatório existe o liquido com cor marrom (leve e suave) mas não é parecida com cor de barro.
Não sei se for correto pois preciso verificar a comparação entre cores do meu reservatório e de sua garrafa de arrefecimento.

Aguardo sua resposta.
Obrigado!


A cor original é rosa. O marrom deve ser algo enferrujado, que não é normal.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Maneira correta de completar o líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 12 Mar 2016 12:17 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Revivendo esse tópico, após mais de 3 anos e 4 meses usando regularmente o meu HB20, tenho observado atravéz do reservatório de expansão do radiador que o líquido de arrefecimento original dos HB20 de côr esverdeada é de fato de excelente qualidade pq esse aditivo não descoloriu e nem escureceu durante esse considerável período de uso, em mais uma prova real da ótima qualidade e cuidado na escolha dos produtos usados pela Hyundai nos nossos HB20 !

TB é de suma importância relembrarmos aqui que NUNCA e em NENHUMA HIPÓTESE se deve completar esse nível com água torneiral e etc, mas apenas com misturas meio a meio de água destilada e o aditivo original fornecido pela Hyundai Motors.

Portanto esse é mais um ponto positivo que deve ser citado sobre os nossos HB20 !!!

É isso aí colegas, valeu !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 220 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ... 22  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB