Bem-vindo: 27 Abr 2024 08:45

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 2 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: especificação oleo motor hb20 turbo
MensagemEnviado: 23 Jul 2023 08:28 
Offline

Registrado em: 23 Jul 2023 07:13
Mensagens: 1
Bom dia pessoal, fiquei com uma dúvida após ter realizado a troca do óleo do meu carro (hb20 1.0T 2017):

Estou trabalhando em outro estado, então quando chegou a hora de fazer a troca de óleo fiz num local aqui perto que não conhecia, mas que pelo menos tinha boas avaliações no google (só fiz a troca básica mesmo, óleo+filtros).

Bom, durante a troca de óleo eu vi que a marca que estavam usando era diferente da que eu estava acostumado, mas assumi que se as especificações estivessem corretas, não teria problema, e pelo que eu vi parecia que estava tudo ok.

Chegando em casa depois, tinha ficado meio encucado se a especificação estava certa mesmo, e aí quando conferi o manual vi que a viscosidade do óleo estava correta, mas a especificação acredito que não:

o óleo que colocaram é o maxon ultra IPA-SM ILSAC-GF4, enquanto o manual recomenda a especificação mínima ACEA A5. Nas trocas de óleo dentro da garantia era usado o óleo da própria concessionária, na que eu fiz após o final da garantia coloquei o shell HX8 5w30, que pelo que vi teria uma especificação melhor do que esse que colocaram.

Então acabei ficando com três dúvidas na cabeça:

1. Esse óleo que eu estou usando está mesmo fora da especificação, ou seria só um outro padrão de classificação que ele segue?

2. Caso ele esteja fora da especificação, seria recomendada a troca imediata do óleo, ou só num calendário acelerado? Pra dar um contexto, vou me mudar dentro das próximas 2 semanas e rodar ~1000km. Seria bom trocar esse óleo HOJE, dá pra esperar eu me mudar de volta, dá pra só fazer a troca de óleo um pouco antes do próximo intervalo, etc. Sei que não dá pra responder exatamente, mas pra eu entender a gravidade ou não de estar com a especificação um pouco diferente nesse caso.

3.Caso eu precise trocar o óleo assim que possível, preciso trocar o filtro? A informação que acho na internet é de sempre trocar o filtro junto com o óleo, mas isso parece estar considerando um intervalo de troca de óleo normal, não o meu caso específico de realizar a troca logo em seguida uma da outra.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: especificação oleo motor hb20 turbo
MensagemEnviado: 24 Jul 2023 12:48 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
Seja bem vindo ao forum !

Nesse seu caso, de fato, o oleo não atende totalmente as recomendações da Hyundai do Brasil pq a aditivação dele é um nível ou um degrau inferior a original.

Que seria API - SN ou SP e ILSAC - GF 5 ou GF 6 apesar da viscosidade ser a mesma !

Mas isso não quer dizer que nesse caso o motor desse HB20 estará desprotegido e que com isso ocorrerão desgastes precoces.

Ainda mais se esse oleo for utilizado por até 5000 kms ou em um intervalo de no máximo 6 meses , portanto não há necessidade técnica nenhuma em jogar fora esse oleo e o seu filtro antes desse prazo citado aqui.

Pior seria se o oleo e o filtro nem fossem trocados dentro dos prazos indicados apesar de serem os originais e recomendados pela fábrica , pq nesse caso é que os desgastes precoces ocorrem sim com toda certeza !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 2 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 28 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB