Bem-vindo: 27 Abr 2024 03:32

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 11 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Embreagem fica dura com um tempo e as vezes chega a travar.
MensagemEnviado: 04 Nov 2023 19:47 
Offline

Registrado em: 04 Nov 2023 19:10
Mensagens: 5
Olá, galera. Gostaria a opinião de vocês sobre um problema que estou enfrentando que está tirando meu sono. Tenho um HB20 1.6 CONF, modelo 2019. Adquiri ele usado com 70.000 KM rodado no final do ano passado. Desde da primeira semana que peguei ele tive um problema com a embreagem. Estava em um transito muito intenso no ano novo, andando apenas de primeira e percebi que a embreagem estava dura ao ponto de ficar difícil de controlar porque a sensibilidade dela tava muito ruim. Só que aí chegou ao ponto de ficar travada e simplesmente o pedal não era acionado. Com isso eu não conseguia passar a primeira marcha. Com muita tentativa eu consegui acionar ela e o carro andou.

Pois bem, isso tinha acontecido apenas uma vez. Quase depois de um ano esse problema me volta acontecer e agora parece que o pedal está ficando duro com mais frequência. Antes era apenas em transito intenso. Mas com uns 20 a 30 minutos andando no transito já sinto o pedal duro e começo a ficar preocupado se a embreagem vai travar e me deixar na mão no meio do sinal.

Até agora ela já travou três vezes. Eu tenho que ficar pressionado o pedal, não com muita força pra não quebrar, até resolver descer. Só que as vezes o pedal desce todo e não volta. E aí eu tenho que ficar apertando pra ele resolver voltar. É bem desesperador quando acontece porque os carros atrás começam a buzinar. Eu percebo que isso acontece principalmente se eu estiver andando muito de primeira e segunda, ou parando muito em sinal. Não sei se sou eu que estou dirigindo errado, mas antes do HB20 tive um Corsa Classic 2016 e nunca tive problema parecido.

Olhando vídeos no youtube alguns dizem ser problema crônico em alguns HB20 e a solução é trocar o Atuador/Cilindro Auxiliar/Cilindro Escravo (aparentemente a peça recebe vários nomes).
Seria essa peça aqui pelo o que eu entendi:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... a-2019-_JM

Eu sou extremamente leigo quando se diz a respeito de mecânica de carro e não possuo um mecânico de confiança também ou algum mecânico que entenda de HB20. Então não queria ter que levar em alguma oficina pra me mandarem trocar várias coisas até conseguir resolver de fato o problema.

Mas alguém teve esse problema e sabe informar se a troca dessa peça resolveu? Olhando alguns tópicos também falaram de trocar o fluído da embreagem. O fluído passa por dentro dessa peça? No caso trocando a peça, automaticamente eu troco o fluído?

Agradecido desde já.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Embreagem fica dura com um tempo e as vezes chega a trav
MensagemEnviado: 04 Nov 2023 22:52 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 18 Abr 2015 14:24
Mensagens: 2781
Bruno,

Esse carro ainda tem a garantia de fábrica? (são 5 anos de garantia, se as revisões forem feitas nas concessionarias, dentro dos criterios). Caso ainda esteja valendo, eu levaria pra avaliarem o problema e talvez até resolver sem custo. Caso não esteja valendo, eu tentaria levar pelo menos pra ter um diagnostico correto e dependendo do valor, aceitaria pagar pra ter o problema solucionado de forma correta.

_________________
HB20 Premium 1.6AT - 16/16
Acesse a garagem clicando aqui.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Embreagem fica dura com um tempo e as vezes chega a trav
MensagemEnviado: 05 Nov 2023 08:42 
Offline

Registrado em: 04 Nov 2023 19:10
Mensagens: 5
OSilva escreveu:
Bruno,

Esse carro ainda tem a garantia de fábrica? (são 5 anos de garantia, se as revisões forem feitas nas concessionarias, dentro dos criterios). Caso ainda esteja valendo, eu levaria pra avaliarem o problema e talvez até resolver sem custo. Caso não esteja valendo, eu tentaria levar pelo menos pra ter um diagnostico correto e dependendo do valor, aceitaria pagar pra ter o problema solucionado de forma correta.


Olá,

Não tem mais a garantia de fábrica. As revisões não foram feitas no período correto.
Se eu levar na concessionária eu pago pra eles fazerem um diagnóstico?

A peça que foi indicada a trocar não é muito cara e vi alguns relatos de quem trocou dizendo que o problema foi resolvido. Dependendo do que falarem na concessionária talvez vale a pena arriscar a trocar ela.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Embreagem fica dura com um tempo e as vezes chega a trav
MensagemEnviado: 05 Nov 2023 13:46 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 18 Abr 2015 14:24
Mensagens: 2781
brunogava escreveu:
Olá,

Não tem mais a garantia de fábrica. As revisões não foram feitas no período correto.
Se eu levar na concessionária eu pago pra eles fazerem um diagnóstico?

A peça que foi indicada a trocar não é muito cara e vi alguns relatos de quem trocou dizendo que o problema foi resolvido. Dependendo do que falarem na concessionária talvez vale a pena arriscar a trocar ela.


poxa, que pena que não tem mais a garantia....
Bom, pelo q eu lembro é cobrado sim pra fazerem o diagnostico (passam o scanner e vão ver os erros q dão e etc). Sugeri isso, pq é algo mais certeiro em relação aos mecanicos comuns e evitaria de vc ficar no 'troca isso, troca aquilo' e sem resolver o problema.

_________________
HB20 Premium 1.6AT - 16/16
Acesse a garagem clicando aqui.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Embreagem fica dura com um tempo e as vezes chega a trav
MensagemEnviado: 06 Nov 2023 02:02 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
É oportuno e até importante citar aqui nesse tópico que problemas com acionamento da embreagem na linha HB20 podem estar diretamente ligados a uma grande FALHA imperdoável da própria Hyundai que não cita no seu plano de manutenção preventiva nos seus manuais do proprietário da NECESSIDADE vital de se fazer a troca do fluído de freios e do sistema de embreagem sempre a cada 2 anos impreterivelmente !

Pq ocorre que nenhum fluído de freios nem os da NASA são infalíveis na questão que eles absorvem a umidade do ar e com isso eles se contaminam e começam a se deteriorar desgastando prematuramente todas as peças do sistema de freios e tbm do acionamento da embreagem e assim começam as falhas nesses dois sistemas .

E essa desculpa da dona Hyundai ao dizer e justificar que ela verifica com uma caneta especial sobre a qualidade dos fluídos nos seus veículos quando em revisão na sua rede de oficinas autorizadas é só teoria e uma pura LOROTA pq eu mesmo acompanhei de perto e dentro da oficina autorizada todas as 5 revisões obrigatórias desse nosso ainda atual HB20 1.6 2013 e eu posso afirmar aqui que jamais vi eles utilizaram essa tal caneta que verifica a qualidade do fluído de freios.

E devido a isso, sempre a cada 2 anos eu mesmo solicitava preventivamente e por minha conta essa troca desse fluido do sistema de freios e da embreagem e pagava por esse serviço extra junto da despesa da revisão anual e é assim até hoje que já fiz 5 trocas desse fluído até agora em quase 11 anos que estamos com ele desde que ele foi comprado por mim zero km em Novembro de 2012.

Mas em troca desse meu cuidado pessoal, hj nosso HB20 está com um pouco mais de 116600 kms rodados e nunca houve qq tipo de falha nem no seu sistema de freios e muito menos no acionamento da sua embreagem que continua ainda a original de fabrica , digo, sobre o platô , o disco de embreagem e o seu colar ou rolamento além desse cilindro escravo da embreagem , que são ainda todos eles os originais de fábrica !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Embreagem fica dura com um tempo e as vezes chega a trav
MensagemEnviado: 06 Nov 2023 08:41 
Offline

Registrado em: 04 Nov 2023 19:10
Mensagens: 5
ianisgreek escreveu:
É oportuno e até importante citar aqui nesse tópico que problemas com acionamento da embreagem na linha HB20 podem estar diretamente ligados a uma grande FALHA imperdoável da própria Hyundai que não cita no seu plano de manutenção preventiva nos seus manuais do proprietário da NECESSIDADE vital de se fazer a troca do fluído de freios e do sistema de embreagem sempre a cada 2 anos impreterivelmente !

Pq ocorre que nenhum fluído de freios nem os da NASA são infalíveis na questão que eles absorvem a umidade do ar e com isso eles se contaminam e começam a se deteriorar desgastando prematuramente todas as peças do sistema de freios e tbm do acionamento da embreagem e assim começam as falhas nesses dois sistemas .

E essa desculpa da dona Hyundai ao dizer e justificar que ela verifica com uma caneta especial sobre a qualidade dos fluídos nos seus veículos quando em revisão na sua rede de oficinas autorizadas é só teoria e uma pura LOROTA pq eu mesmo acompanhei de perto e dentro da oficina autorizada todas as 5 revisões obrigatórias desse nosso ainda atual HB20 1.6 2013 e eu posso afirmar aqui que jamais vi eles utilizaram essa tal caneta que verifica a qualidade do fluído de freios.

E devido a isso, sempre a cada 2 anos eu mesmo solicitava preventivamente e por minha conta essa troca desse fluido do sistema de freios e da embreagem e pagava por esse serviço extra junto da despesa da revisão anual e é assim até hoje que já fiz 5 trocas desse fluído até agora em quase 11 anos que estamos com ele desde que ele foi comprado por mim zero km em Novembro de 2012.

Mas em troca desse meu cuidado pessoal, hj nosso HB20 está com um pouco mais de 116600 kms rodados e nunca houve qq tipo de falha nem no seu sistema de freios e muito menos no acionamento da sua embreagem que continua ainda a original de fabrica , digo, sobre o platô , o disco de embreagem e o seu colar ou rolamento além desse cilindro escravo da embreagem , que são ainda todos eles os originais de fábrica !


Muito obrigado pelo feedback. Não dúvido que seja exatamente algo do tipo mesmo. Provavelmente o calor do motor faz com que ou o fluído ou alguma peça não funcione corretamente, já que o fluido já se encontra deteriorado.

Minha dúvida é: troco somente o fluido ou esse cilindro escravo/atuador da embreagem? Como eu disse sou muito leigo em relação a mecânica de carro, então me parece que esse fluido passa por essa peça, logo seria melhor trocar os dois de uma vez. Faz sentido?

Eu queria ter que evitar de trocar o kit de embreagem agora. As vezes eu sinto o pedal trepidando quando saio de primeira, mas isso só acontece se eu saio em rotação baixa. Já ouvi relatos de gente falando que a própria concessionária disse que é normal e que deveria sair de primeira em rotação mais alta.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Embreagem fica dura com um tempo e as vezes chega a trav
MensagemEnviado: 06 Nov 2023 13:50 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
Sim, faz todo o sentido vc trocar tanto o fluído do sistema de freios e da embreagem e tbm esse cilindro escravo que é o responsável pelo acionamento da embreagem que com certeza já deve estar bem desgastado pelo uso com esse fluído velho e já bem deteriorado !

E depois de vc fazer essa troca acima citada, veja se haverá uma melhora no funcionamento geral dessa embreagem para somente depois disso, vc ver a necessidade ou não de substituir tbm todo o kit da embreagem composto de platô, disco e colar ou rolamento.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Embreagem fica dura com um tempo e as vezes chega a trav
MensagemEnviado: 20 Nov 2023 19:28 
Offline

Registrado em: 04 Nov 2023 19:10
Mensagens: 5
ianisgreek escreveu:
Sim, faz todo o sentido vc trocar tanto o fluído do sistema de freios e da embreagem e tbm esse cilindro escravo que é o responsável pelo acionamento da embreagem que com certeza já deve estar bem desgastado pelo uso com esse fluído velho e já bem deteriorado!

E depois de vc fazer essa troca acima citada, veja se haverá uma melhora no funcionamento geral dessa embreagem para somente depois disso, vc ver a necessidade ou não de substituir tbm todo o kit da embreagem composto de platô, disco e colar ou rolamento.


Olá, boa noite.

Realizei hoje a troca da peça do fluído. Infelizmente, não consegui trocar na concessionária, a disponibilidade tava pra muito pra longe. Mas a oficina me garantiu que era uma peça de boa qualidade.

O fluído ele disse que era o mesmo da embreagem e do freio.

O único "problema" que eu percebi é a embreagem do carro que está um pouco mais alta. Eu gostava dela mais baixa, porque estava mais acostumado. Percebi que preciso soltar um pé um pouco mais pro carro começar a andar. Segundo o mecânico isso é normal e não tem como regular a embreagem nesses carros que usam esse tipo de sistema.

Aparentemente, a embreagem está funcionando normalmente e não parece endurecer com um tempo. Mas andei pouco, vou ter certeza quando pegar um engarrafamento em um trânsito intenso, que era quando o problema acontecia mais vezes.

O que o mecânico me disse também é que se o problema continuar pode ser o atuador da caixa da embreagem. Mas aí esse pra trocar precisa trocar o kit completo da embreagem. Então eu preferi não trocar por agora. Mas ele disse que se tivesse muito desgastado, a pressão do atuador novo do pedal que eu troquei poderia fazer a pressão do atuador da caixa estourar.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Embreagem fica dura com um tempo e as vezes chega a trav
MensagemEnviado: 20 Nov 2023 20:58 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
Muito bem que vc trocou todo o fluído do sistema de freios e da embreagem tbm além do atuador auxiliar.

Mas não acredito que esse atuador novo force o restante do sistema de acionamento da embreagem, pq afinal, esse sistema é todo dimensionado com todas essas peças desse sistema para funcionarem em harmonia não importa se algumas delas sejam novas e algumas outras já com algum desgaste pq essa situação é perfeitamente suportável.

Porém tbm é perfeitamente normal haver a necessidade de um novo período de acasalamento de todas essas peças desse sistema de embreagem, pq agora houve de fato uma boa mudança nesse sistema todo de acionamento , após esse serviço que foi realizado.

Portanto , vc pode ir usando o seu HB20 com calma e tranquilidade e com o passar dos dias esse acionamento da sua embreagem vai se acasalar e ir acomodando até cair na normalidade.

E tbm convém estar ciente que o restante das peças desse sistema de embreagem desse seu HB20 ainda sejam as originais, que seriam o conjunto de platô, disco e rolamento desse sistema e por isso que, em algum momento futuro, essas peças poderão sim mostrar a necessidade real de uma natural substituição devido ao desgaste normal delas.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Embreagem fica dura com um tempo e as vezes chega a trav
MensagemEnviado: 22 Nov 2023 22:57 
Offline

Registrado em: 04 Nov 2023 19:10
Mensagens: 5
ianisgreek escreveu:
Muito bem que vc trocou todo o fluído do sistema de freios e da embreagem tbm além do atuador auxiliar.

Mas não acredito que esse atuador novo force o restante do sistema de acionamento da embreagem, pq afinal, esse sistema é todo dimensionado com todas essas peças desse sistema para funcionarem em harmonia não importa se algumas delas sejam novas e algumas outras já com algum desgaste pq essa situação é perfeitamente suportável.

Porém tbm é perfeitamente normal haver a necessidade de um novo período de acasalamento de todas essas peças desse sistema de embreagem, pq agora houve de fato uma boa mudança nesse sistema todo de acionamento , após esse serviço que foi realizado.

Portanto , vc pode ir usando o seu HB20 com calma e tranquilidade e com o passar dos dias esse acionamento da sua embreagem vai se acasalar e ir acomodando até cair na normalidade.

E tbm convém estar ciente que o restante das peças desse sistema de embreagem desse seu HB20 ainda sejam as originais, que seriam o conjunto de platô, disco e rolamento desse sistema e por isso que, em algum momento futuro, essas peças poderão sim mostrar a necessidade real de uma natural substituição devido ao desgaste normal delas.


Olá, eu de novo aqui. Agradeço primeiramente mais uma vez pelo seu comentário e interesse em ajudar. Vou contar mais um episódio desse ocorrido, a fim que possa ajudar mais pessoas com o mesmo problema.

Pois bem, ontem peguei o carro pra fazer uma pequena viagem na estrada e pra mim surpresa a embreagem deu problema. Em um determinado momento, percebi que o carro não estava andando ao acelerar. A velocidade não aumentava e assim que eu acelerava o contador de giro ia nas alturas. Passava as marchas e nada acontecia, parecia que o carro estava de "segunda" mesmo estando a uns 60km por hora, pq parecia que ele acelerava, mas a velocidade aumentava bem pouco. As marchas simplesmente não estavam engatando. Até que chegou o momento que o carro parou por completo e simplesmente não andava mais porque a marcha parecia não engatar, mesmo conseguindo apertar a embreagem e fazer a troca da marcha. No desespero, desliguei o carro e pra minha supresa o pedal endureceu igual pedra e não conseguia mais ligar o carro. Na tentativa, forcei um pouquinho o pedal e aí o pedal ficou mole de vez parecendo que tinha "quebrado".

Fiquei bem desesperado pelo fato de eu ter ficado a noite na estrada e sem sinal de telefone, porém com ajuda de dois motoqueiros com bom coração que pararam pra me ajudar, me levaram até um posto que ficava mais ou menos a 1km de onde o carro deu problema e com sinal de telefone, pude acionar o seguro e pedir um guincho. O guincho deixou o carro na porta da oficina, que por sorte fica na frente de onde eu estava residindo.

Hoje bem no início da manha fui até a oficina e como já esperava, o mecânico iria dizer que foi a tal da pressão que fez o atuador da caixa estourar, de acordo com o que ele disse que poderia vir acontecer. Não deu outra, ele disse que o atuador da caixa foi brejo, mas felizmente a peça que trocou recentemente, o atuador do pedal, não tinha dado problema. Além disso ele analisou o disco e o conjunto de platô e me disse que não havia necessidade de trocar o kit completo da embreagem, pois não aparentava está com problema.

Terminou o serviço no final da tarde e me entregou o carro funcionando novamente. Dessa vez a embreagem estava bem baixa, até mais baixa do que a primeira vez antes de trocar o atuador do pedal. Mas até prefiro assim do que mais alta. Segundo ele a troca do atuador da caixa fez com que o pedal ficasse mais baixo. Com um tempo ela poderia ficar um pouco mais alta. Parece está até mais mole também. Andei pelo bairro e não apresentou problema. Amanhã eu pego a estrada novamente e espero pelo bom senhor que não de problema na estrada novamente.

Agora se de fato a pressão da peça nova fez com que o atuador da caixa desse problema eu não sei, mas não tive argumento pq ele disse que isso poderia vir acontecer. Também não sei se foi algum erro na troca da primeira peça que causou a quebra no atuador da caixa, infelizmente não entendo de mecânica de carro. Mas me deu 3 meses de garantia e disse que agora eu poderia ficar tranquilo. Segue aqui meu relato para que possa servir de ajuda para demais donos de HB20 com o mesmo problema.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 11 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 31 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB