Bem-vindo: 18 Abr 2024 17:17

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 180 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 ... 18  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 09 Nov 2019 17:36 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6235
Localização: Montes Claros - M.G.
Concordo com esse seu feedback colega, pq a viscosidade de um oleo é algo de fato muito importante no desempenho de qq motor e tb para as transmissões, sejam elas manuais ou aut.

Mas no caso dessa linha de motores HB20, a considerar que ela já seja de uma mais recente geração de motores e dada a ampla gama de viscosidades de oleos recomendados pela Hyundai, isso nos permite experimentar com sucesso essa menor viscosidade de oleo entre todas as citadas no manual, a 0W-20 e ainda podermos usufruir de todas as vantagens técnicas oferecidas por ela, afinal, sabemos que já é tendência mundial na industria automotiva atual , a utilização de oleos para motores cada vez mais leves (menos viscosos) e sempre melhor aditivados.

Obs : E no caso de se cortar o filtro de oleo em busca de fuligens devido a mudança de viscosidade do oleo, aqui podemos ter duas situações :

Em motores que foram corretamente amaciados e mantidos na sua manutenção preventiva, espera-se que não sejam encontradas fuligens metálicas em quantidades preocupantes.

Caso contrário, não seria o oleo mais fino o causador responsável de se encontrar fuligens metálicas em quantidades anormais no filtro de oleo, mas isso seria certamente devido a uma óbvia negligência na manutenção preventiva desse motor em questão.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 17 Nov 2019 03:46 
Offline

Registrado em: 26 Set 2019 08:47
Mensagens: 46
4000 km se passaram desde que adotei o óleo 0w20 e finalmente detectei consumo de óleo de quase 1 mm na vareta, se do nível mínimo ao máximo tiver 1 litro de diferença (como na maioria dos veículos), e com 2 cm de distância 1 mm representaria 50 ml.

A eficiência energética com esse óleo realmente é melhor, porém a principal razão de eu ter experimentado esta viscosidade foi na tentativa de diminuir o buraco na aceleração que já foi relatado em outro tópico, através da menor pressão de óleo que aciona o avanço do comando mas não obtive êxito.

Como já possuo em estoque 3 litros do Valora 5w30, irei colocar estes na próxima troca que será daqui 1000 km.

Eu sei que meu carro praticamente não consumia óleo 5w30, se passar a consumir óleo 5w30 vou entender que foi devido ao uso do 0w20 dos 21000 aos 26000 km. É tb por este receio que vou antecipar a troca do óleo 0w20 pelo 5w30.

O 5w30 em 10000 km não consumia o que o 0w20 consumiu em apenas 4000 km, gostaria de ter sangue frio de deixar este óleo 0w20 até completar 10000 km mas o consumo muito maior ( cerca de 10x maior) de óleo embora ainda seja baixo aumentou num ritimo preocupante.

Provavelmente nesta semana que se inicia trocarei o óleo para o 5w30 que tenho guardado e farei a medição do nível após 4000 km como fiz com óleo 0w20 se voltar a não consumir óleo, está tudo normal, se passar a consumir mais óleo ou quase igual o 0w20, é pq houve desgaste acentuado.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 17 Nov 2019 11:14 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6235
Localização: Montes Claros - M.G.
Kappa 1.0 escreveu:
4000 km se passaram desde que adotei o óleo 0w20 e finalmente detectei consumo de óleo de quase 1 mm na vareta, se do nível mínimo ao máximo tiver 1 litro de diferença (como na maioria dos veículos), e com 2 cm de distância 1 mm representaria 50 ml.

A eficiência energética com esse óleo realmente é melhor, porém a principal razão de eu ter experimentado esta viscosidade foi na tentativa de diminuir o buraco na aceleração que já foi relatado em outro tópico, através da menor pressão de óleo que aciona o avanço do comando mas não obtive êxito.

Como já possuo em estoque 3 litros do Valora 5w30, irei colocar estes na próxima troca que será daqui 1000 km.

Eu sei que meu carro praticamente não consumia óleo 5w30, se passar a consumir óleo 5w30 vou entender que foi devido ao uso do 0w20 dos 21000 aos 26000 km. É tb por este receio que vou antecipar a troca do óleo 0w20 pelo 5w30.

O 5w30 em 10000 km não consumia o que o 0w20 consumiu em apenas 4000 km, gostaria de ter sangue frio de deixar este óleo 0w20 até completar 10000 km mas o consumo muito maior ( cerca de 10x maior) de óleo embora ainda seja baixo aumentou num ritimo preocupante.

Provavelmente nesta semana que se inicia trocarei o óleo para o 5w30 que tenho guardado e farei a medição do nível após 4000 km como fiz com óleo 0w20 se voltar a não consumir óleo, está tudo normal, se passar a consumir mais óleo ou quase igual o 0w20, é pq houve desgaste acentuado.


Com a devida licença do colega, vou discordar de algumas dessas suas citações aqui relatadas baseado no que já aprendi durante muitos anos em cursos específicos sobre esse assunto de lubrificação em motores de combustão interna :

Esse leve consumo de oleo 0W-20 observado pode ser considerado absolutamente normal pq estamos no verão com temperaturas ambientes mais elevadas o que pode colaborar para um leve maior consumo principalmente durante as viagens por rodovias quando os motores são normalmente mais exigidos em altas rotações, principalmente os motores 1.0 aspirados !!!

Mas esse fato não significa necessariamente que já hajam desgastes internos nesse seu motor pq espero e acredito que ele foi bem cuidado e mantido desde zero km com o oleo 5W-30 além desse ocasional e posterior uso de um oleo 0W-20.

Tb não significa que pq foi percebido esse leve consumo de oleo ao ser usado o oleo 0W-20 , que retornando agora novamente para um oleo 5W-30, que haverá esse mesmo consumo de oleo pq a diferença de viscosidade entre eles é notável e além disso, jamais que o uso ocasional de um oleo 0W-20 causaria qq tipo de desgaste anormal e precoce nas peças internas desse seu motor.

No mais é isso aí colega, pode voltar a usar o oleo 5W-30 e o seu motor com certeza voltará a funcionar normalmente porém com um menor consumo de oleo.

Obs : Mas saiba tb pq é verdade que com um oleo 5W-30, que esse seu motor não funcionará mais tão livre e mais solto como é o caso do uso de um oleo 0W-20 , mas que essa diferença tb não será tão notável assim.

E apenas relembrando ao colega de não esquecer de cortar o filtro de oleo do motor para se verificar a eventual presença de resíduos metálicos em uma quantidade que possa chamar a sua atenção.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 17 Nov 2019 11:26 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6235
Localização: Montes Claros - M.G.
E falando da troca de viscosidade do oleo do motor para 0W-20 que adotei na última troca de oleo e filtro do nosso HB20 1.6, por enquanto o motor dele continua funcionando normalmente, sem apresentar ruídos anormais e nem qq consumo de oleo perceptível , já que a vareta de oleo continua mostrando que o nível permanece na sua marca de máximo.

Porém é perceptível sim uma sutíl diferença tanto na subida e tb na descida de rotação do motor que agora se mostra um pouco mais fácil, mostrando na prática que o motor funciona agora um pouco mais solto, mais livre além da leve maior sensibilidade ao pedal do acelerador.

Mas tb é verdade que tenho rodado até o momento apenas no transito urbano e por um pouco menos de 300 kms após colocar esse oleo 0W-20 e não tive ainda uma oportunidade de fazer nenhuma viagem nem que seja mais curta por rodovias para ver se haveria de fato, algum consumo anormal desse oleo mais fino, já que nessa situação de utilização em que o motor permanece por mais tempo funcionando em rotações mais elevadas , isso poderia favorecer algum eventual consumo perceptível desse oleo mais fino colocado nesse motor.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 18 Nov 2019 22:12 
Offline

Registrado em: 26 Set 2019 08:47
Mensagens: 46
ianisgreek escreveu:
Kappa 1.0 escreveu:
4000 km se passaram desde que adotei o óleo 0w20 e finalmente detectei consumo de óleo de quase 1 mm na vareta, se do nível mínimo ao máximo tiver 1 litro de diferença (como na maioria dos veículos), e com 2 cm de distância 1 mm representaria 50 ml.

A eficiência energética com esse óleo realmente é melhor, porém a principal razão de eu ter experimentado esta viscosidade foi na tentativa de diminuir o buraco na aceleração que já foi relatado em outro tópico, através da menor pressão de óleo que aciona o avanço do comando mas não obtive êxito.

Como já possuo em estoque 3 litros do Valora 5w30, irei colocar estes na próxima troca que será daqui 1000 km.

Eu sei que meu carro praticamente não consumia óleo 5w30, se passar a consumir óleo 5w30 vou entender que foi devido ao uso do 0w20 dos 21000 aos 26000 km. É tb por este receio que vou antecipar a troca do óleo 0w20 pelo 5w30.

O 5w30 em 10000 km não consumia o que o 0w20 consumiu em apenas 4000 km, gostaria de ter sangue frio de deixar este óleo 0w20 até completar 10000 km mas o consumo muito maior ( cerca de 10x maior) de óleo embora ainda seja baixo aumentou num ritimo preocupante.

Provavelmente nesta semana que se inicia trocarei o óleo para o 5w30 que tenho guardado e farei a medição do nível após 4000 km como fiz com óleo 0w20 se voltar a não consumir óleo, está tudo normal, se passar a consumir mais óleo ou quase igual o 0w20, é pq houve desgaste acentuado.


Com a devida licença do colega, vou discordar de algumas dessas suas citações aqui relatadas baseado no que já aprendi durante muitos anos em cursos específicos sobre esse assunto de lubrificação em motores de combustão interna :

Esse leve consumo de oleo 0W-20 observado pode ser considerado absolutamente normal pq estamos no verão com temperaturas ambientes mais elevadas o que pode colaborar para um leve maior consumo principalmente durante as viagens por rodovias quando os motores são normalmente mais exigidos em altas rotações, principalmente os motores 1.0 aspirados !!!

Mas esse fato não significa necessariamente que já hajam desgastes internos nesse seu motor pq espero e acredito que ele foi bem cuidado e mantido desde zero km com o oleo 5W-30 além desse ocasional e posterior uso de um oleo 0W-20.

Tb não significa que pq foi percebido esse leve consumo de oleo ao ser usado o oleo 0W-20 , que retornando agora novamente para um oleo 5W-30, que haverá esse mesmo consumo de oleo pq a diferença de viscosidade entre eles é notável e além disso, jamais que o uso ocasional de um oleo 0W-20 causaria qq tipo de desgaste anormal e precoce nas peças internas desse seu motor.

No mais é isso aí colega, pode voltar a usar o oleo 5W-30 e o seu motor com certeza voltará a funcionar normalmente porém com um menor consumo de oleo.

Obs : Mas saiba tb pq é verdade que com um oleo 5W-30, que esse seu motor não funcionará mais tão livre e mais solto como é o caso do uso de um oleo 0W-20 , mas que essa diferença tb não será tão notável assim.

E apenas relembrando ao colega de não esquecer de cortar o filtro de oleo do motor para se verificar a eventual presença de resíduos metálicos em uma quantidade que possa chamar a sua atenção.


A minha sensatez diz que se for experimentar algo ou fazer alguma experiência que seja de maneira muito moderada possibilitando a obtenção de resultados sem correr altos riscos.

Então o consumo de óleo está normal hoje porém eu receio que continue aumentando nesse ritimo absurdo que constatei, tá consumindo cerca de 10x mais óleo!
Antes que chegue ao ponto de consumir 20x mais do que antes, vou retornar ao 5w30, observar se volta a não consumir óleo, caso positivo saberei que o 0w20 não mudou essa característica do motor, mas caso consuma mais óleo 5w30 do que antes, só pode ser por causa do uso,
mesmo que breve, do 0w20.

Ou seja, o manual está correto quando diz que óleo menos viscoso tem efeito no desempenho e economia mas que óleo mais viscoso é necessário para uma lubrificação satisfatória na página 8:8.

Segue o texto na íntegra;
A viscosidade do óleo de motor tem um efeito
no consumo de combustível e na operação
em clima frio (partida do motor e fluidez do
óleo). Óleos para motor de baixa viscosidade
proporcionam economia de combustível e de-
sempenho em climas frios, entretanto, óleos
de alta viscosidade são necessários para lu-
brificação satisfatória em climas quentes.
A utilização de óleos de viscosidade diferente
da recomendada pode causar danos ao motor.

Minha conclusão:
O fabricante aponta os prós e contras de cada escolha, considerando a temperatura ambiente, dentro de uma ampla faixa de viscosidades, cabe ao usuário escolher se quer mais desempenho e economia ou a dita '' lubrificação satisfatória '' em clima quente que é o clima predominante no Brasil.

Em menos de 10 dias eu terei trocado este óleo 0w20 pelo 5w30 e começarei a medir o consumo de óleo que caso seja imperceptível até os 5000 km, nada terá mudado neste motor mas se passou a consumir mais óleo, mesmo que dentro da normalidade, saberei que se deve ao uso do óleo 0w20 que não proporcionou a lubrificação satisfatória em clima quente como diz o manual gerando desgastes e aumento de consumo de óleo.

Eu sei que posso ter abreviado a vida do meu motor com estes testes mas sinceramente, o aprendizado vale mais que os 10, 20, 50 mil km que poderei ter perdido de vida útil desse motor.

A única questão é que o óleo 5w30 que irei colocar nesse fim de semana não é o shell recomendado, mas na próxima troca usarei o recomendado com novas medições comparando inclusive o óleo valora 5w30 e o shell 5w30 em termos de consumo de lubrificante.

E é claro que tb testarei o óleo 5w40 Shell Helix Ultra recomendado pela Ferrari obtido através de gás natural que supera todas as normas e é o melhor óleo da Shell atendendo inclusive veículos a diesel, porém com este óleo vou rodar um pouco mais pra diluir o maior custo numa maior quilometragem.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 19 Nov 2019 00:53 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6235
Localização: Montes Claros - M.G.
Já que foi falado de sensatez pelo colega, vejo que faltou bom senso ao não citar aqui qual é o exato ou pelo menos o aproximado consumo de oleo 0W-20 apresentado por esse motor Kappa 1.0 informando-nos quantos mls estariam sendo consumidos por determinados kms rodados, pq assim já teríamos uma ideia razoável do que realmente está acontecendo com esse citado "consumo excessivo" desse oleo 0W-20.

Pq do jeito que foi citado, fica muito vago saber o que de fato está ocorrendo com o dito consumo excessivo de oleo do motor desse HB20 1.0 , apenas devido a utilização desse oleo 0W-20.

E como uma informação geral , a maioria dos fabricantes automotivos atuais cita que pode ser considerado um consumo normal de oleo por um determinado motor como sendo de até 1 litro de oleo em cada 2000 kms rodados, portanto por aqui já se tem uma boa base de um consumo de oleo apresentado por um motor atual que ainda pode ser considerado normal.

Tb não se deve creditar eventuais desgastes anormais ou precoces que esse motor tenha sofrido apenas devido ao uso desse oleo 0W-20 , pq afinal, os oleos atuais dessa viscosidade já são bem classificados e aditivados atendendo as normas bem atuais de lubrificação.

E mesmo assim, eu vou continuar a manter esse oleo 0W-20 no meu HB20 1.6 e não quero acreditar que possam ocorrer quaisquer eventuais desgastes precoces exatamente devido ao uso especifico dessa nova viscosidade de oleo utilizada 0W-20.

Por enquanto, continua tudo normal com esse motor Gamma 1.6 do meu HB20 que após pouco mais de 300 kms rodados depois de colocar esse novo oleo 0W-20 no seu motor , o nível na vareta de medição continua exatamente onde o deixamos por ocasião da troca, ou seja, na marcação de máximo e a ponteira do escape permanece bem limpa e sem sinal algum de fuligens.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 19 Nov 2019 01:51 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6235
Localização: Montes Claros - M.G.
Observei tb pelos comentários anteriores que o colega Kappa 1.0 faz as trocas de oleo do motor do seu HB20 a cada 10000 kms ...

Pessoalmente entendo que essa é uma quilometragem bem longa para deixar um oleo trabalhando dentro de um motor mesmo que isso seja uma recomendação do fabricante e que seja usado um oleo "top das galáxias" e ainda esperar e apostar que ele estará protegendo esse motor 100% até aos 10000 kms rodados e ainda que o seu fabricante dê uma garantia de 5 anos , pq o maior problema é que os oleos quando já estão desgastados é que causam os desgastes precoces e progressivos em todas as peças internas dos motores mas sobre isso ninguém comenta ...

E deixar para fazer a 1ª troca de oleo e filtro somente após os primeiros 10000 kms, entendo que isso nunca foi lá muito saudável para se obter uma maior longevidade de motor nenhum, mas que cada um aqui sinta-se livre e à vontade para cuidar do seu veículo da sua maneira !!!

Eu nunca deixei oleo nenhum por melhor que ele seja dentro de qq motor dos meus veículos por mais de 5000 kms ou 6 meses, prevalecendo o que ocorrer 1º , nem se a fábrica me garantir que nada acontecerá, pq já sei da contaminação e desgaste que ocorre com os oleos lubrificantes dentro dos motores a combustão interna e que por isso mesmo, cuido e acompanho pessoalmente todas as trocas de oleo dos meus veiculos do meu jeito e não fazendo do jeito que os fabricantes ou CCS sugerem ou recomendam ...

E sempre faço a 1ª troca de oleo e filtro dos meus veículos novos logo após os primeiros 1000 kms rodados e preferencialmente bem longe das oficinas das CCS autorizadas, exatamente para não ter que ouvir as mais variadas asneiras dos ditos mexânicos de plantão, afinal , eu sou o maior interessado em obter a maior vida útil possível do meu veículo e nem tanto o fabricante ou os CCS da rede que na maioria das vezes visam primeiramente as vendas e os lucros ...

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 19 Nov 2019 06:10 
Offline

Registrado em: 26 Set 2019 08:47
Mensagens: 46
ianisgreek escreveu:
Já que foi falado de sensatez pelo colega, vejo que faltou bom senso ao não citar aqui qual é o exato ou pelo menos o aproximado consumo de oleo 0W-20 apresentado por esse motor Kappa 1.0 informando-nos quantos mls estariam sendo consumidos por determinados kms rodados, pq assim já teríamos uma ideia razoável do que realmente está acontecendo com esse citado "consumo excessivo" desse oleo 0W-20.
Resposta: aos 4000 kms tive que adicionar o100 ml para que o nível atingisse o máximo novamente.

Pq do jeito que foi citado, fica muito vago saber o que de fato está ocorrendo com o dito consumo excessivo de oleo do motor desse HB20 1.0 , apenas devido a utilização desse oleo 0W-20.

E como uma informação geral , a maioria dos fabricantes automotivos atuais cita que pode ser considerado um consumo normal de oleo por um determinado motor como sendo de até 1 litro de oleo em cada 2000 kms rodados, portanto por aqui já se tem uma boa base de um consumo de oleo apresentado por um motor atual que ainda pode ser considerado normal.

Resposta: Segundo o manual, considera-se normal o consumo de óleo de até 100 ml a cada 1000 km, ao meu ver a questão não é estar dentro da normalidade mas sim onde vc está dentro dessa normalidade, eu quero o limite inferior de consumo de óleo pq sei que quando sair deste limite tecnicamente o motor já acabou uma vez que saiu da tolerância.

Tb não se deve creditar eventuais desgastes anormais ou precoces que esse motor tenha sofrido apenas devido ao uso desse oleo 0W-20 , pq afinal, os oleos atuais dessa viscosidade já são bem classificados e aditivados atendendo as normas bem atuais de lubrificação.
Resposta: Sim, os óleos atuais 0w20 são excelentes e a Hyundai sabe disso porém deixou a observação de que para se obter lubrificação satisfatória em clima quente é necessário óleo de maior viscosidade segundo o manual na página 8:8.
Até agora só levantei hipóteses de possível desgaste baseado no grande aumento do consumo de óleo (que ainda é perfeitamente normal) e baseado no que o manual diz sobre lubrificação satisfatória e a viscosidade, como interagem.

E mesmo assim, eu vou continuar a manter esse oleo 0W-20 no meu HB20 1.6 e não quero acreditar que possam ocorrer quaisquer eventuais desgastes precoces exatamente devido ao uso especifico dessa nova viscosidade de oleo utilizada 0W-20.
Resposta: Eu tb não quero acreditar que houve maior desgaste, mas o manual é claro, menor viscosidade= mais desempenho com menos consumo, maior viscosidade= lubrificação satisfatória em clima quente.

Por enquanto, continua tudo normal com esse motor Gamma 1.6 do meu HB20 que após pouco mais de 300 kms rodados depois de colocar esse novo oleo 0W-20 no seu motor , o nível na vareta de medição continua exatamente onde o deixamos por ocasião da troca, ou seja, na marcação de máximo e a ponteira do escape permanece bem limpa e sem sinal algum de fuligens.

Resposta: Após os 100 ml que adicionei pra voltar ao nível máximo, faltando 1000 km pra troca poderei fazer mais uma tomada de resultado que irei postar.
O escapamento do meu carro tb está bem limpo, se encostar o dedo não sai nada, precisa arrastar uns 3 cm pra começar pretejar.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 19 Nov 2019 06:25 
Offline

Registrado em: 26 Set 2019 08:47
Mensagens: 46
ianisgreek escreveu:
Observei tb pelos comentários anteriores que o colega Kappa 1.0 faz as trocas de oleo do motor do seu HB20 a cada 10000 kms ...
Resposta: primeira troca com 10000 na revisão, segunda com 17000, terceira com 21000 e quarta daqui 1000 km aos 25000.

Pessoalmente entendo que essa é uma quilometragem bem longa para deixar um oleo trabalhando dentro de um motor mesmo que isso seja uma recomendação do fabricante e que seja usado um oleo "top das galáxias" e ainda esperar e apostar que ele estará protegendo esse motor 100% até aos 10000 kms rodados e ainda que o seu fabricante dê uma garantia de 5 anos , pq o maior problema é que os oleos quando já estão desgastados é que causam os desgastes precoces e progressivos em todas as peças internas dos motores mas sobre isso ninguém comenta ...
Resposta: Concordo.

E deixar para fazer a 1ª troca de oleo e filtro somente após os primeiros 10000 kms, entendo que isso nunca foi lá muito saudável para se obter uma maior longevidade de motor nenhum, mas que cada um aqui sinta-se livre e à vontade para cuidar do seu veículo da sua maneira !!!
Resposta: Sim, porém fiz o amaciamento com bastante sutileza pensando em não ter de trocar o óleo antes da revisão pra evitar problemas com a garantia. Tb não queria antecipar as revisões baseando em uso severo pq se tornaria muito caro.

Eu nunca deixei oleo nenhum por melhor que ele seja dentro de qq motor dos meus veículos por mais de 5000 kms ou 6 meses, prevalecendo o que ocorrer 1º , nem se a fábrica me garantir que nada acontecerá, pq já sei da contaminação e desgaste que ocorre com os oleos lubrificantes dentro dos motores a combustão interna e que por isso mesmo, cuido e acompanho pessoalmente todas as trocas de oleo dos meus veiculos do meu jeito e não fazendo do jeito que os fabricantes ou CCS sugerem ou recomendam ...
Resposta: Assim tenho feito após a desistência da garantia, de 21000 a 25000 ja terei trocado e após isso a cada 5000 ou 6 meses.

E sempre faço a 1ª troca de oleo e filtro dos meus veículos novos logo após os primeiros 1000 kms rodados e preferencialmente bem longe das oficinas das CCS autorizadas, exatamente para não ter que ouvir as mais variadas asneiras dos ditos mexânicos de plantão, afinal , eu sou o maior interessado em obter a maior vida útil possível do meu veículo e nem tanto o fabricante ou os CCS da rede que na maioria das vezes visam primeiramente as vendas e os lucros ...

Resposta: É o melhor a ser feito, porém não sabia como trocas de óleo antecipadas em oficinas independentes mesmo que com óleo recomendado poderiam impactar na garantia e a as revisões antecipadas na CCS ou até trocas de óleo na CCS estavam fora de cogitação pelo custo.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 19 Nov 2019 10:33 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6235
Localização: Montes Claros - M.G.
Vamos lá com esse assunto pq ainda existem algumas coisas a serem esclarecidas :

No próprio manual dos nossos veículos consta que em situação de condição severa de uso, que implica um uso maior em transito urbano, com percursos curtos e situações de uso excessivo de marcha lenta, que DEVE-SE fazer as trocas de oleo e do filtro do motor SEMPRE e a cada 5000 kms rodados ou a cada 6 meses e não a cada ano ou 10000 kms !

E desde que se compre o filtro de oleo do motor e o anel de vedação do bujão do cárter originais em qq balcão de peças de uma CCS da rede, pode-se fazer qualquer troca de oleo do motor longe das CCS e NUNCA que algum mexânico de oficina autorizada vai perceber que o oleo foi trocado fora da rede de CCS , inclusive eu sempre faço assim mesmo com as trocas de oleo extra dos meus veículos !!!

E eu posso até apostar que mais de 75% de todos os veículos leves que rodam por esse Brasil se enquadram sim nessa situação de condição severa de uso, porém continuam a fazer essa manutenção preventiva a cada ano ou a cada 10000 kms rodados !!!

Mas aqui entram tb + 2 fatores :

O consumidor adora saber que os seus veículos precisam de cada vez menos manutenção preventiva e se existem as revisões a cada 10000 kms, para que se preocupar abreviando essa manutenção preventiva para a cada 5000 kms rodados !

E um outro fator de suma importância é que nenhum fabricante atual de veículos quer ficar para trás dos demais e se um deles fixa primeiro que as revisões dos seus veículos sejam feitas a cada 10000 kms, pq não que os demais concorrentes tb sigam por esse mesmo cortejo !!!

Aposto que logo algum fabricante de veículos vai anunciar aqui que a partir de agora as revisões serão feitas somente a cada 15000 ou 20000 kms ou até mais ... rsrsrsrsrs!

E tome mais borra dentro desses pobres motores com desgastes prematuros como ocorreu com os Fiats Marea em que o seu fabricante se julgando muito inteligente e com extrema soberba, não só sugeria mas recomendava anunciando aos 4 cantos que as trocas de oleo desses veículos seriam feitas somente a cada 20000 kms.

E assim, por causa desse baita erro , esses veículos se tornaram um verdadeiro mico no nosso mercado e hj ninguém os quer nem de graça.

Ou o outro exemplo que podemos citar é o da dona VW do Brasil que anunciou para os seus então recém lançados Gol 1.0 16 válvulas e tb para a então nova geração V da linha gol/voyage para que as trocas de oleo desses veículos fossem realizadas somente a cada 10000 kms e isso detonou esses seus motores prematuramente devido às toneladas de borras internas que se acumulavam e travaram esse pobres motores que ainda ganharam uma péssima fama de graça, portanto esse foi mais um baita erro do fabricante para mostrar que o seu produto requer muito pouca manutenção preventiva ... rsrsrsrsrs!

Obs : Enfim, podem até apostar que não vão existir jamais oleos de motores nem da NASA que serão infalíveis de serem contaminados, oxidados e desgastados com o uso diário dentro dos motores e que por isso mesmo, poderiam ter as suas trocas de oleo e de filtro espaçadas até por toda uma eternidade ...

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 180 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 ... 18  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB