Bem-vindo: 28 Mar 2024 13:38

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 180 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ... 18  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 27 Nov 2015 20:35 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
Colegas desse tópico !

Como esse é um assunto de vital importância para a boa saúde dos motores dos HB20, considero válido e oportuno relembrar aqui que os oleos de motor que podem ser usados com segurança nesses motores são os do tipo 100% sintéticos e de viscosidade 5W-30 que atendam ao serviço API SM ou API SN sendo essa última sigla, a mais recente e mais moderna classificação em lubrificantes para motores a gasolina, etanol e/ou flex.

E apesar do manual da Hyundai recomendar normalmente trocas de oleo e filtro de oleo a cada 12 meses ou 10000 kms rodados, o que ocorrer primeiro, esse intervalo não é válido e nem considerado para os casos de USO SEVERO, que seria a utilização principal dos HB20 basicamente em percursos curtos no transito urbano, quando esse intervalo deve ser obrigatoriamente reduzido para 6 meses ou 5000 kms rodados, o que ocorrer primeiro !

Na página 7-12 do manual do HB20 1.6 consta os intervalos de manutenção para os casos de veículos que são usados em CONDIÇÕES SEVERAS DE USO e cita essa troca de oleo e filtro do motor nesses prazos menores que estão citados acima.

Obs : Os oleos de motor oxidam e perdem suas características de viscosidade e de detergência bem mais rápido quando submetidos a esse uso restrito classificado de condição severa, e esse infelizmente é o motivo principal da formação daquela famosa e terrível carbonização chamada de borra negra dentro dos motores !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 29 Mar 2017 18:48 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 18 Mai 2016 13:08
Mensagens: 45
Localização: Três Lagoas MS
Galera, pelo que li aqui hj, a Shell fez um óleo específico para a linha CRETA / HB20 , é o Shell Helix Ultra AH 5W-30 que somente será disponibilizado para a rede de concessionarias hyundai, fiz minha revisão no dia 09/03, e agora nao sei se na minha css em 3 Lagoas/MS já tinham esse óleo, depois vo da uma olhada na nota fiscal qual o óleo que colocaram, fica a dica aí pra galera....VLWWW

_________________
Vitor Augusto Malaquias
Três Lagoas MS
HB20 comfort plus 1.0 16/16 " White Horse " :)
New Santorini R17 195/45
Central Multimídia M1
2 kits triaxiais 6" JBL Selenium
1 Sub 12" Pioneer
1 Taramps Ts800
Módulo Vidros Tury


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 29 Mar 2017 19:04 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 18 Abr 2015 14:24
Mensagens: 2781
Malaquias escreveu:
Galera, pelo que li aqui hj, a Shell fez um óleo específico para a linha CRETA / HB20 , é o Shell Helix Ultra AH 5W-30 que somente será disponibilizado para a rede de concessionarias hyundai, fiz minha revisão no dia 09/03, e agora nao sei se na minha css em 3 Lagoas/MS já tinham esse óleo, depois vo da uma olhada na nota fiscal qual o óleo que colocaram, fica a dica aí pra galera....VLWWW

Talvez tenham criado esse óleo pra ser uma opção a mais no mercado ou pra tentar algum contrato. Se não me engano esse óleo 5W-30 é o mesmo que usa o hyundai I30, mas n sei a marca de cabeça. Talvez seja esse que estão usando.

Normalmente perto do radiador tem um adesivo com a marca e especificação do óleo.

_________________
HB20 Premium 1.6AT - 16/16
Acesse a garagem clicando aqui.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 29 Mar 2017 23:19 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
Colegas desse tópico, o oleo de motor oficialmente recomendado pela Hyundai do Brasil pelo menos para o motor 1.6 da linha HB20 é o 5W-30 API - SM ou SN 100% sintético !

Inclusive esse é o oleo que sempre vejo os mecânicos da CCS Hyundai que me atende colocarem nos HB20 e tb no nosso veículo por ocasião das suas revisões anuais !

Mas além do oleo ser 5W-30 , API - SN e de ser tb 100% sintético, já existem no nosso mercado oleos mais bem aditivados que atendem às últimas, as mais modernas e exigentes normas de lubrificação como a ILSAC-GF5 e tb a ACEA C3 portanto um oleo que atenda além dessas características e tb a qualquer uma dessas normas aqui citadas seria um oleo de motor dos mais atualizados e tecnologicamente mais avançados do mercado atual !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 30 Mar 2017 08:48 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 22 Jul 2013 00:46
Mensagens: 147
Óleos com norma ILSAC GF5 são o que há de melhor hoje em dia e não custam um rim por isso, pelo contrário são baratos, no mercado tem por menos de R$ 30 o litro, pelo menos o 5w30 dos HB20:

http://paratiquadrada.forums-free.com/i ... -t229.html

https://www.motor.com/newsletters/20100 ... ndard.html

Com óleo eu não brincaria, uso o recomendado e fico tranquilo; isso em qualquer carro que passou na minha mão e nunca tive problemas, pois não dá pra fazer o motor de cobaia em testes de óleo.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 30 Mar 2017 09:20 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Uma coisa legal do óleo na ccss é que ele não vem em litrinhos de plástico.
Ele é colocado por meio de um equipamento com bico, equivalente a uma bomba de gasolina, que coloca a exata quantidade determinada, sem derramar pelo lado de fora do motor, quando o mecânico erra um pouco a pontaria e sem aquela história de "olha esse é o meio litro de óleo que sobrou e vc leve no porta-malas para ir completando se o nível baixar"... rs.
Produz menos lixo, é mais eficiente e mais barato, porque a gente paga só a quantidade exata necessária.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 10 Jul 2017 15:16 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 18 Fev 2013 17:03
Mensagens: 113
Localização: Rio de Janeiro
Meu HB20 1.6 Automatico está com 70.700km e acabei de fazer a revisão dos 70.000km. As trocas de oleo sempre foram feitas nas revisões e nessa ultima foram necessários 3,60 litros que custaram R$ 144 (R$ 40 x 3,6l).

Quanto a fazer troca de oleo e troca do filtro em posto de gasolina, como comentados por alguns aqui, pois fica mais barato e não perde a garantia pois a Hyundai não vai saber, acho que o barato pode sair caro: se der algum problema no motor a Hyundai vai fazer levantamento e verificação de todas as revisões e trocas feitas nas CSSs e em não constando a troca a garantia já era.

Quem acha que isso não é possível está enganado pois o sistema da Hyundai é interligado com as CSSs.

Abç

_________________
HB20 1.6 AT PREMIUM
PRATA - 2013/2013
Som c/CD gaveta retratil no console
Bancos de Couro
Insulfilm - Tapetes
Kit Lâmpadas Led - By Luiz Led:
Farolete/Luz de leitura/Para-Sol/Iluminação Interna Central/Porta Malas/Ré/Placa


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 10 Jul 2017 15:48 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
cirdan escreveu:
Vejo o povo usando 5W-20 nos Kias que têm motor similar ao dos nossos carros, tipo Cerato, Soul. Depois vou perguntar para um mecânico, porque 30reais em cada litro a cada 5000km para eu que rodo 4000km por mês é foda.

Abraços a todos,
Cirdan



Colega Cirdan, nesse seu caso que vc roda 4000 kms por mês, pode trocar com toda a segurança o oleo e filtro do motor do seu HB20 a cada 10000 kms e apenas use o oleo recomendado pela Hyundai do Brasil que é um oleo 100% sintético de viscosidade 5W-30 e API - SN que o motor do seu HB20 estará bem protegido.

Quanto ao uso de oleos 5W-20 em motores dos Kias similares aos dos HB20, pode até ser possível usar essa nova viscosidade, mas ocorre que como a Hyundai do Brasil não recomenda essa viscosidade para os HB20, se por um acaso ocorrer qualquer problema técnico no seu HB20 e a Hyundai descobrir que vc usou um oleo de características técnicas não recomendado por ela, ADEUS garantia de 5 anos da fábrica pq nesses casos com certeza que vc perderá literalmente toda a garantia do seu HB20 ...

Valeu colega, abraço !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 10 Jul 2017 16:06 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
gmsd escreveu:
Troco a cada 10mil como recomendado no manual do carro.

Engenheiro estuda, fica horas a fio projetando um carro tem uma equipe que confirma o projeto e o veiculo é aprovado para ser utilizado.

Porque eu mudaria isso, trocando com uma KM menor.

Respeito a opinião da galera que troca com uma KM menor, só acho que está gastando um dinheiro que não precisava.



Colega GMSD, permita-me aqui descordar de vc pq de fato, a equipe do departamento de engenharia de motores estuda e trabalha anos e anos para oferecer o melhor para o publico mas um detalhe que bem muitos poucos colegas aqui sabem é que em todas as fábricas de automóveis e outros veiculos similares, existe tb o departamento de engenharia de Marketing que é um verdadeiro INFERNO dentro das fábricas e que fica LITERALMENTE cortando tudo de bom que o departamento de motores cria sobre as ultimas tecnologias e assim, apenas para baratear os custos finais do veículos, o resultado final nem sempre é o melhor para os clientes, ou seja, quem entende um pouco mais de mecânica automotiva JAMAIS vai deixar o oleo do motor do seu veículo envelhecer e contaminar lá dentro do motor por longos 12 meses e ainda acreditar que essa prática sempre dará a maior durabilidade desse motor quando ele for assim mantido.

Mas o que as fábricas querem é exatamente isso, no caso da Hyundai do Brasil que após a 5ª revisão obrigatória que é quando tb acaba a garantia de 5 anos da Hyundai, que se os motores começarem a baixar oleo em demasia e começarem a ficar mais fracos, que o cliente se vire nos 30 e ou conserte ele mesmo o seu motor por sua conta, ou venda mais barato o seu HB20 já mais usado e compre outro HB20 zero KM ... rsrsrsrs, simples assim !

Obs : Por isso que no meu HB20 a dona Hyundai do Brasil não manda e nem será ela a me informar quando se deve trocar o oleo e filtro de oleo do motor dele pq isso é o procedimento mais elementar que existe em manutenção automotiva e não seriam os motores da Hyundai a serem os únicos e diferentes dos demais ... rsrsrsrs!!!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 27 Dez 2017 14:32 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
E mais alguns pequenos porém importantes detalhes técnicos referentes ao oleo do motor indicado pela Hyundai do Brasil para a sua linha HB20 e até para a sua nova linha de veículos Creta :

O oleo oficial e indicado pelo fabricante é o Shell Hélix 5W-30 . 100% sintético que atenda API-SN.

Mas acontece que existem já há algum tempo, oleos bem mais eficazes do que esse citado acima e fornecido pela Shell, que são oleos concorrentes dele e até melhores do que esse próprio oleo indicado pela Hyundai do Brasil.

Eu particularmente nunca uso esse oleo Shell, mas sempre usei oleos até mais avançados em aditivação do que esse oleo que a dona Hyundai indica e seguem alguns exemplos :

São tb oleos 5W-30 que além de atenderem a todos esses requisitos citados acima, ainda atendem mais outras importantes e mais recentes normas de lubrificação como :

A norma ILSAC-GF5 que superam as normas mais antigas ILSAC-GF4 , a norma ACEA - C1, C2, C3, que superam as normas mais antigas A4/A5 B4/B5 , além da norma DEXOS 2 que tb supera a norma DEXOS 1.

Então, resumindo, um oleo que atenda a todas essas normas acima vai sempre proteger BEM MAIS qualquer motor aspirado de última geração de quaisquer marcas e principalmente os mais recentes motores turbo flex, a gasolina e a diesel do que se for usado apenas esse oleo Shell mais simples indicado pela dona Hyundai do Brasil para os seus veículos fabricados aqui.

Obs : E um detalhe importante é que esses oleos mais aditivados citados aqui nem sempre são mais caros do que esse oleo 5W-30 da Shell indicado pela Hyundai do Brasil.

Valeu colegas, é isso aí !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 180 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ... 18  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB