Bem-vindo: 28 Mar 2024 06:13

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 52 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: O fluido de freio do HB20 deixa dúvidas ....
MensagemEnviado: 11 Abr 2013 14:38 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
EDGUME escreveu:
ianisgreek escreveu:
EDGUME escreveu:
Pessoal, não vi na tabela de manutenção do HB a indicação da troca do óleo de freio. Até onde eu sei deve ser feita de dois em dois anos, mas não tem nada indicando até 60.000 km, que pode chegar até seis anos.

Alguém viu algo sobre isso?


Oi Edgume ! Vc pode apostar que deve estar escrito em algum lugar do manual dos HB20 a necessidade de troca desse fluido de freios a cada 2 anos, eu nem vou olhar e procurar por isso, pq quando meu HB20 completar 2 anos de uso, vou leva-lo na CSS e cobrar deles essa troca SEM FALTA !!!! Vc pode ter certeza de que nenhum fluido de freios no mundo tem uma vida util de mais que 2 anos ! E se ele não for trocado, vai começar o desgaste e corrosão das peças de todo o sistema de freios e aí a brincadeira da manutenção corretiva vai acabar saindo bem mais cara e trabalhosa ... É isso aí colega, abç !


ianisgreek,

Exatamente. Farei também essa troca com dois anos no máximo.
Agora a Hyundai está pecando em não informar na tabela de manutenção programada. Isso, na minha opinião, esconde o verdadeiro valor da revisão uma vez que as CSS podem alegar que o mão-de-obra prevista não contempla essa substituição. Além, é claro, do custo do óleo de freio.
Notei que vc é experiente em manutenção de automóveis. Assim te pergunto como é feita essa troca? Será que podemos fazer com nossos mecânicos de confiança sem problemas para a garantia do veículo?
O bom mesmo seria se nós mesmos pudessemos fazer...rs..

Abçs,

ED


Oi Edgume !
Obrigado pelo seu apoio ao meu comentário !
Foi otimo vc tb se decidir em trocar o fluido de freios de seu HB20 quando seu carro completar 2 anos de uso , apesar do manual não citar e nem indicar essa manutenção tão importante !
Claro que é uma rotina bem facil de ser feita por qualquer mecanico de sua confiança e que seja caprichoso e competente.
Talvez vc mesmo ja tenha visto essa manutenção antes: abre-se as sangrias de cada roda, começando pela mais distante do reservatorio de fluido, e cuidadosamente instala-se neste parafuso de sangria um pedaço de 60 cms a 70 cms de mangueirinha de plastico transparente que entre bem justa nesse parafuso e em seguida, bombeia-se o pedal de freio algumas vezes e depois segura-se o pé no pedal firmemente, enquanto o mecanico vai lá neste parafuso de sangria e afrouxa-o um pouco. Assim, o fluido velho vai saindo da tubulação de freio, enquanto vc sente o pedal de freio se abaixando até chegar no assoalho. Em seguida, o mecanico fecha novamente com a chave o parafuso de sangria e pede p/ vc repetir o processo de bombear o pedal e segurar o pedal com o pé mantendo-o apertado ! Logicamente que todo esse fluido velho deve ser coletado em um recipiente adequado. Deve-se ter o cuidado apenas para que esse fluido não respinge nunca em nenhuma parte do carro, pq ele é altamente corrosivo.
Quando vc perceber que o nivel do fluido velho estiver bem baixo no reservatório, vc vai completando o nivel sempre com o fluido novo. Deve-se fazer isso repetidas vezes até ver atravez da mangueirinha o fluido velho que fica de cor escura ir terminando de sair, ate aparecer o fluido novo, sempre de cor mais viva e clara, assim, somente depois de sair um pouco só desse fluido novo pela mangueira, fecha-se esse parafuso de sangria apertando-o e inicia-se esse processo todo nas demais rodas até chegar na mais proxima do reservatorio.
Termina-se, desse modo, essa manutenção, que deveria ser obrigatoriamente feita pelos CSS da HMB ! Pronto, seu HB20 agora está com todo o sistema de freios protegido e com o funcionamento 100% !!!
Se ficou alguma dúvida à respeito disso, podem perguntar !!! Valeu colega, abç!!!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: O fluido de freio do HB20 deixa dúvidas ....
MensagemEnviado: 11 Abr 2013 21:28 
Offline

Registrado em: 27 Mar 2013 19:46
Mensagens: 26
ianisgreek,

Obrigado pela aula. Valeu.

Abrçs


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: O fluido de freio do HB20 deixa dúvidas ....
MensagemEnviado: 12 Abr 2013 00:23 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 23 Fev 2013 01:13
Mensagens: 284
ianisgreek escreveu:
Cara, será devido a esse DOT 3 que a pressão no freio do HB20 varia algumas vezes durante a condução?Oi Coolguy boa noite ! Li aqui o seu post e não acho que seja alguma falha no funcionamento do sistema de freios do seu carro devido à ele ser novo, mas lembre-se que se seu carro for o 1.6 ele ja vem de fábrica equipado com ABS e EBD que monitora e modula as frenagens sempre visando evitar o arrasto dos pneus principalmente em freadas fortes. Fica tranquilo que imagino eu que seus freios estão perfeitos ainda ! Abraço !


Depois do arrasto que meu HB 20 1.6 deixou na Dutra nem falo mais nada desse ABS fajuto da Hyundai!!! e eu esperando o ABS entrar em ação, ganhei foi uma travada do pneu direito e eu corrigindo a direção e o carro aproximando do busão que estava na Esquerda atrasando a galera...

ianisgreek

Faça um teste com o seu HB 20, numa curva aberta entre com tudo e enfia o pé no freio, se vai achar que seu carro tá sem freio ou morreu o carro e ficou sem freio...

Esse EBD fajuto também não corrige muito bem não...


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: O fluido de freio do HB20 deixa dúvidas ....
MensagemEnviado: 19 Nov 2013 10:37 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 02 Jan 2013 13:54
Mensagens: 234
Apesar das nossas máquinas usarem o DOT 3, vi em diversas análises que ele freia tão bem quanto ao Gol, Onix, New Fiesta e 208.

Acho que é irrelevante usar Dot 3 ou 4 em nossos carrinhos.

Vale lembrar também que o ótimo Toyota Corolla e o Honda Civic usa fluído DOT 3 também. :mrgreen:

Vale lembrar também de novo que o Corolla e o New Civic são os carros com os menores índices de reparabilidade. 8-)


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: O fluido de freio do HB20 deixa dúvidas ....
MensagemEnviado: 14 Fev 2014 17:44 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 19 Jan 2014 23:31
Mensagens: 534
Localização: Jaboticabal-SP (Rib.Preto)
Usar DOT 3 ou 4 ou 5 é uma diferença pequena, nossos carros nao tem discos de freios do tamanho de uma panela de feijoada para aquecer tanto. Nao estamos num Porsche.

A diferença maior desses fluidos também está na durabilidade ( capacidade de se manterem sem umidade por mais tempo ) Entao nao precisam ficar fazendo toda essa tempestade. O Fluido dos Corollas é igual ao do Hb20 e isso eu sei porque temos um toyota em casa. Os freios vao funcionar perfeitamente, alias melhor que de muitos carros.

E o ABS ele da uma fritada sim, em alguns intervalos...entao vc pisa bruscamente o carro vai freiando e intercalando pequenas cravadas...isso é NORMAL...até nas perícias de acidente se usam essas marcas para avaliar a velocidade de carros com ABS ! especialmente quando ja está quase para terminar a frenagem e o carro ja está a menos de 40km ele também pode cravar tudo


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: O fluido de freio do HB20 deixa dúvidas ....
MensagemEnviado: 14 Nov 2018 10:09 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Out 2012 08:42
Mensagens: 471
Localização: Niterói-RJ
Aproveitando qual marca de fluído DOT 4 vocês recomendam para o hb20 1.6?

_________________
HB20 1.6 Premium Prata Metal
Câmbio Automatic
Bancos em Couro
Película Anti-Vandalismo G20

Navegação:Garmin Nuvi 3460LT


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: O fluido de freio do HB20 deixa dúvidas ....
MensagemEnviado: 14 Nov 2018 10:45 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
mpvo escreveu:
Aproveitando qual marca de fluído DOT 4 vocês recomendam para o hb20 1.6?


Qualquer boa marca de fluído de freio serve desde que atenda as normas técnicas exigidas pela Hyundai, ou seja, FMVSS 116 e que seja DOT 3 ou DOT4.

Portanto se estiver escrito essas normas na embalagem, pode usar tranquilamente.

Obs : Lembrando aqui tb que apesar da dona Hyundai não citar nos manuais dos seus veículos a troca preventiva desse fluído a cada 2 anos como já é mundialmente adotado por todos os demais fabricantes de veículos, convém por segurança e preventivamente para conservar todo o sistema de freios funcionando bem, realizar essa troca sempre e a cada 2 anos, pq esses fluídos de freio são higroscópicos, ou seja, eles absorvem a umidade do ar e por isso se contaminam e depois, começam a estragar e a corroer todas as peças do sistema de freios e o prejuizo no futuro será maior sem falar tb que em alguma descida de serra mais ingreme, onde se utiliza os freios com uma maior intensidade, a temperatura desse fluído poderá aumentar e assim, a água contida nele se transforma em bolhas que fará o sistema de freios falhar e o pedal do freio de repente descer até o assoalho ...

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: O fluido de freio do HB20 deixa dúvidas ....
MensagemEnviado: 14 Nov 2018 11:25 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Betox escreveu:
Vou discordar nesse caso do óleo pois, pelo que sei e presenciei, se você colocar óleo sintético em um motor antigo como o CHT do Corcel ou em um motor cansado (com mais de 200.000 km) você irá fundir esse motor em poucos dias.

O óleo sintético, por ser mais fino, tem seus benefícios para motores modernos e/ou potentes. Porém, motores muito rodados ou de concepção antiga, as folgas dos componentes foram projetados para óleo mais grosso, como o mineral. Isso é o que ouço de mecânicos.

Tem algum mecânico aqui no clube que poderia esclarecer o assunto?



Olá Betox e peço desculpas por essa sua dúvida ter passado em branco, sem uma resposta, apesar de estar fora do assunto desse tópico !

Sim, trabalho com mecânica de automóveis a umas 4 décadas e por isso, respondendo a vc, os oleos sintéticos são fabricados com as mesmas viscosidades de todos os demais oleos semi-sintéticos e tb dos minerais , porém são bem melhor aditivados.

Além disso, oleos sintéticos 100% contém vantagens importantes como manter as viscosidades inalteradas mesmo em situações extremas de temperatura e de resistirem melhor à todas as contaminações que estão sujeitos do que todos os demais oleos semi-sintéticos e os minerais e devido a isso, eles tem tb uma maior durabilidade dentro dos motores.

E então eles podem sim ser usados prefeitamente em quaisquer tipos de motores, desde os mais antigos até os ultramodernos, mas que deve tb ser obedecida as normas de lubrificação requeridas pelos seus fabricantes incluindo nessas exigências as viscosidades .

Contra esses oleos 100% sintéticos apenas o fato óbvio de que eles sempre custam bem mais caro do que os demais oleos minerais e semi-sintéticos.

O motor CHT da linha corcel/fiesta não é nenhuma excessão a essa regra e eles tb podem usar tranquilamente oleos sintéticos.

Mas lógico que se um motor qualquer já está cansado, com folgas internas devido aos desgastes excessivos, mesmo que seja de uma ferrari, ele vai esfumaçar, rajar e bater e perder a maior parte do seu rendimento sim se usar qualquer tipo de oleo, seja ele mineral ou sintético e disso que vc não tenha a absoluta mínima dúvida !

Saiba tb que não existe nenhum oleo no mundo que corrija desgastes acentuados em nenhum motor pq quando metais se desgastam, ADEUS, somente com uma boa retifica e as devidas substituições de todas as peças desgastadas para fazer um pobre e cansado motor ressucitar dos mortos ... rsrsrsrsrs!!!

Sim, é verdade que existem alguns "quebra galhos ou paliativos temporários" para esses casos citados por vc como usar aditivos ou oleos mais viscosos para espessar ou engrossar a viscosidade dos oleos e com isso, ir compensando todas as folgas exageradas que apresentam esses motores já bem desgastados e cansados e assim ir empurrando um pouco mais a frente, essa necessidade de se recondicionar totalmente esse motor.

Mas isso não vai resolver por muito tempo a real e óbvia necessidade de se desmontar todo esse motor, retificar e substituir todas as suas peças desgastadas e com isso, devolve-se a condição normal de funcionamento desse motor, usando novamente os oleos com as suas viscosidades corretas e recomendadas pelo seu fabricante.

Espero assim, ter sanado essa sua dúvida e esse mito de que oleo sintético em motor cansado e desgastado o fará fundir mais rápido, essas são besteiras sem fundamento algum ditas por aí por muitos mecânicos de automóveis com pouco conhecimento de causa.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: O fluido de freio do HB20 deixa dúvidas ....
MensagemEnviado: 14 Nov 2018 11:26 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Out 2012 08:42
Mensagens: 471
Localização: Niterói-RJ
Pois é acho que nunca troquei esse fluído, ele está atualmente marcando na metade onde fica escrito MAX.
O sensor do painel está acendendo e apagando freio de estacionamento, comecei a ficar ligado e para minha surpresa vim parar aqui no fórum com a galera indicando para trocar de 2 em 2 anos.

Manca da hyundai hein.
Falaram para mim completar o fluído, porque pode ser que em algumas trepidações da rua, o sensor fica oscilando devido o lubrificante estar abaixo do ideal.

Mas pelo que eu li estou achando melhor trocar tudo. Não vou fazer na loja, estou longe, talvez procure uma mecânica perto. Tem uma perto de casa que o cara coloca o carro no elevador e esgota tudo por ali, é esse o procedimento? Precisa de alguma máquina ou ele pode fazer manualmente?

To olhando esse fluído.
https://http2.mlstatic.com/fluido-freio ... 016-O.webp

_________________
HB20 1.6 Premium Prata Metal
Câmbio Automatic
Bancos em Couro
Película Anti-Vandalismo G20

Navegação:Garmin Nuvi 3460LT


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: O fluido de freio do HB20 deixa dúvidas ....
MensagemEnviado: 14 Nov 2018 11:54 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Pois é colega, essa é uma outra lambança sem fundamento técnico nenhum dita por mexânicos até de CCS autorizadas de que pode-se completar o nível do oleo de freio no lugar de substitui-lo e está tudo certo, infelizmente !

Quando ocorre essa baixa do nível do fluído de freios, isso significa que as pastilhas e lonas já se desgastaram muito e por isso, devem ser substiuidos e assim é restabelecido novamente o nível correto do fluído no seu reservatório !

Boa sorte !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 52 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB