Bem-vindo: 19 Abr 2024 06:39

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 52 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: O fluido de freio do HB20 deixa dúvidas ....
MensagemEnviado: 26 Jan 2013 10:36 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 08 Out 2012 23:35
Mensagens: 1194
Localização: São Paulo
Tityus escreveu:
diogoacpaes escreveu:
Ninguém viu minha pergunta? =\ Quais as diferenças entre eles? Essas temperaturas são as máximas de trabalho? Por que tanto alarme por um fluido de freio? Queria entender isso...


Diogo, é o seguinte: Quanto mais baixa a temperatura de ebulição do fluido, maior é a probabilidade de criar bolhas em uma frenagem prolongada ou frenagens constantes. O fluido é virtualmente incompressível, mas o gás não. Então, quando vc pressionar o pedal do freio, as bolhas serão comprimidas e a pressão não chegará eficientemente nos freios. Isso ocorrerá durante a direção e pode causar um acidente.

Embora eu entenda a preocupação do amigo, creio que a probabilidade de um acidente ocorrer por conta disso em um usuário comum (que não abuse dos freios nem da velocidade) é relativamente baixa. Porém, se o dono gosta de uma direção esportiva, é apressado ou desce a serra inteira com o pé no freio, faz sentido trocar o fluido por um DOT 4 ou superior.

Dá pra ver que muitas adaptações "pra pior" foram feitas nesse carro pra se adequar ao mercado nacional. Não sei se os outros populares atuais ainda usam o DOT 3, mas é sempre bom lembrar que nosso carro, por melhor que seja o acabamento e a impressão ao dirigir, ainda é popular. O que tinha que mudar, antes de mais nada, é a mentalidade do comprador brasileiro, que aceita esses absurdos.


Se o motorista desce a serra inteira com o pé no freio é um burro ignorante que não sabe as regras de direção e a questão dos DOT's fica irrelevante. Vai acabar com os discos, as lonas e as pastilhas...


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: O fluido de freio do HB20 deixa dúvidas ....
MensagemEnviado: 26 Jan 2013 12:24 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6235
Localização: Montes Claros - M.G.
Betox escreveu:
Tityus escreveu:
diogoacpaes escreveu:
Ninguém viu minha pergunta? =\ Quais as diferenças entre eles? Essas temperaturas são as máximas de trabalho? Por que tanto alarme por um fluido de freio? Queria entender isso...


Diogo, é o seguinte: Quanto mais baixa a temperatura de ebulição do fluido, maior é a probabilidade de criar bolhas em uma frenagem prolongada ou frenagens constantes. O fluido é virtualmente incompressível, mas o gás não. Então, quando vc pressionar o pedal do freio, as bolhas serão comprimidas e a pressão não chegará eficientemente nos freios. Isso ocorrerá durante a direção e pode causar um acidente.

Embora eu entenda a preocupação do amigo, creio que a probabilidade de um acidente ocorrer por conta disso em um usuário comum (que não abuse dos freios nem da velocidade) é relativamente baixa. Porém, se o dono gosta de uma direção esportiva, é apressado ou desce a serra inteira com o pé no freio, faz sentido trocar o fluido por um DOT 4 ou superior.

Dá pra ver que muitas adaptações "pra pior" foram feitas nesse carro pra se adequar ao mercado nacional. Não sei se os outros populares atuais ainda usam o DOT 3, mas é sempre bom lembrar que nosso carro, por melhor que seja o acabamento e a impressão ao dirigir, ainda é popular. O que tinha que mudar, antes de mais nada, é a mentalidade do comprador brasileiro, que aceita esses absurdos.


Se o motorista desce a serra inteira com o pé no freio é um burro ignorante que não sabe as regras de direção e a questão dos DOT's fica irrelevante. Vai acabar com os discos, as lonas e as pastilhas...
Exatamente Betox, a questão aqui é ao descer uma serra ou uma descida prolongada, reduzir para uma marcha inferior para ajudar a deter a velocidade do carro e ir AJUDANDO com leves e espaçadas pisadas no freio. Quando eu sugeri aqui substituir o fluido de DOT 3 para o DOT 4 é apenas um upgrade ( melhoramento ) para uma proteção a mais para todo o sistema de freios, agora faz isso quem quer, é isso ai amigos ! Abraço !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: O fluido de freio do HB20 deixa dúvidas ....
MensagemEnviado: 28 Jan 2013 23:41 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 30 Set 2012 14:35
Mensagens: 409
No uso normal ou considerando o sistema frio e que 3 carros idênticos estejam cada um com um DOT todos pararão na mesma distância, mas o DOT3 começa a parar numa distância maior no momento que o sistema se aproxima da temperatura máxima do fluído equipado.
Mas nem tudo são flores nesse quesito, pois o DOT4 absorve mais a umidade que o DOT3 e o DOT5 ou 5.1 mais que os anteriores. E o que isso interfere para nós? Quanto maior o DOT menor o intervalo de troca para um carro não dimensionado para utilizações extremas e que dificilmente se beneficiaria desse maior desempenho em situações extremas e da troca precoce.
O DOT3, DOT4 e DOT5.1 são compatíveis entre si e podem ser substituídos obedecendo o critério mínimo da montadora, ou seja, nunca reduzir a classificação. E o DOT5 não pode ser colocado nos sistemas anteriores por deteriorar os flexíveis de borracha.

Toda essa base tirei de muita leitura quando quis melhorar os freios de um outro carro e encontrei alguns artigos que algumas montadoras mantém o DOT3 para ter maior vida útil. NISSAN e HONDA ainda usam o DOT3 em todos os carros que conheço deles, a GM sei que vinha com DOT4 nos carros com ABS.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: O fluido de freio do HB20 deixa dúvidas ....
MensagemEnviado: 29 Jan 2013 10:50 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6235
Localização: Montes Claros - M.G.
rafael20 escreveu:
No uso normal ou considerando o sistema frio e que 3 carros idênticos estejam cada um com um DOT todos pararão na mesma distância, mas o DOT3 começa a parar numa distância maior no momento que o sistema se aproxima da temperatura máxima do fluído equipado.
Mas nem tudo são flores nesse quesito, pois o DOT4 absorve mais a umidade que o DOT3 e o DOT5 ou 5.1 mais que os anteriores. E o que isso interfere para nós? Quanto maior o DOT menor o intervalo de troca para um carro não dimensionado para utilizações extremas e que dificilmente se beneficiaria desse maior desempenho em situações extremas e da troca precoce.
O DOT3, DOT4 e DOT5.1 são compatíveis entre si e podem ser substituídos obedecendo o critério mínimo da montadora, ou seja, nunca reduzir a classificação. E o DOT5 não pode ser colocado nos sistemas anteriores por deteriorar os flexíveis de borracha.

Toda essa base tirei de muita leitura quando quis melhorar os freios de um outro carro e encontrei alguns artigos que algumas montadoras mantém o DOT3 para ter maior vida útil. NISSAN e HONDA ainda usam o DOT3 em todos os carros que conheço deles, a GM sei que vinha com DOT4 nos carros com ABS.
Boa explicação a sua Rafael20 ! Apenas vou acrescentar aqui meu pensamento com relação a isso ! A maioria dos carros com sistema de freios com ABS usam o fluido DOT4, a Hyundai optou pelo DOT3 por ser mais barato com certeza, então se vc substituir de DOT3 p/ o DOT4 estará melhorando sem dúvida a proteção para o seu sistema de freios, apesar de ser altamente aconselhavel trocar o fluido anualmente pq ele tem o poder de absorver umidade do ar ambiente e a cada ano 1% do volume do seu fluido se transforma em agua, e vai caindo aqui o ponto de ebulição do fluido drásticamente a ponto de ao atingir 3% se tornar perigoso e sujeito à falhar numa descida de serra, por isso o DOT 4 com ponto de ebulição mais elevado vc tem uma margem maior quanto à saturação com a umidade entendeu ? Abraço !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: O fluido de freio do HB20 deixa dúvidas ....
MensagemEnviado: 30 Jan 2013 10:19 
Offline

Registrado em: 07 Jan 2013 12:09
Mensagens: 10
Localização: Salvador-BA
Eu não tenho certeza, mas ouvi dizer que o CAMARO utiliza DOT 3. E é um p... carro


Ao invés de ficar comprando briga com a Hyundai. COMPRE OUTRO FLUIDO DE FREIO.

Até o duro gol g4 vem com fluido DOT 4

Como o HB-20 vem com ABS, Seja ignorante e coloque DOT 5.1

Ele custa em média R$ 20,00 o frasco

Motul é covardia. É bom, mas custa R$ 40,00 o frasco(dot 5.1)

Se não pode bancar o Motul, vais das marcas comuns(Bosch,Varga,Elf,ATE)

Bosch DOT 5.1

Imagem

Varga DOT 5.1

Imagem

Elf DOT 5.1

Imagem

Motul DOT 5.1

Imagem

Ou qualquer outro DOT 5.1

Mas espere, vais trocar o fluido?

MANDE TIRAR O FLUIDO VIA MÁQUINA

PQ? Simples. Se fizer no modo tradicional, como o carro tem ABS, pode danificar TODO o sistema do ABS.
Agora se não tem, manda ver.

Esses fluidos vc acha com certa facilidade em autopeças e em motopeças renomadas(que trabalham com motos estilo ninja e Harley-Davidson)

_________________
Não dizem que o céu não tem fim? Te afirmo, não tem - VARIG


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: O fluido de freio do HB20 deixa dúvidas ....
MensagemEnviado: 30 Jan 2013 12:03 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6235
Localização: Montes Claros - M.G.
adenilson707 escreveu:
Eu não tenho certeza, mas ouvi dizer que o CAMARO utiliza DOT 3. E é um p... carro


Ao invés de ficar comprando briga com a Hyundai. COMPRE OUTRO FLUIDO DE FREIO.

Até o duro gol g4 vem com fluido DOT 4

Como o HB-20 vem com ABS, Seja ignorante e coloque DOT 5.1

Ele custa em média R$ 20,00 o frasco

Motul é covardia. É bom, mas custa R$ 40,00 o frasco(dot 5.1)

Se não pode bancar o Motul, vais das marcas comuns(Bosch,Varga,Elf,ATE)

Bosch DOT 5.1

Imagem

Varga DOT 5.1

Imagem

Elf DOT 5.1

Imagem

Motul DOT 5.1

Imagem

Ou qualquer outro DOT 5.1

Mas espere, vais trocar o fluido?

MANDE TIRAR O FLUIDO VIA MÁQUINA

PQ? Simples. Se fizer no modo tradicional, como o carro tem ABS, pode danificar TODO o sistema do ABS.
Agora se não tem, manda ver.

Esses fluidos vc acha com certa facilidade em autopeças e em motopeças renomadas(que trabalham com motos estilo ninja e Harley-Davidson)
Oi Adenilson, bem lembrado isso que vc comentou aqui, sempre ao trocar fluido de freio de sistemas com ABS deve ser utilizada máquina propria para essa manutenção, e complementando meus comentários, pesquisei que ja lançaram um fluido de freios DOT3 alta performance, e que ele é mais evoluido que o DOT 3 comum, e já que o camaro novo tb está usando o DOT 3 deve ser esse alta performance, o que seria uma versão especial do DOT3 comum, neste caso não há a necessidade de substituição pelo DOT 4 ou superior, ja que esse DOT 3 alta performance ja é melhor em qualidade e mais moderno ! E eu não estou comprando nenhuma briga com a Hyundai, pelo contrario, quero que ela aperfeiçoe e melhore cada vez mais a qualidade dos seus carros, pq nós consumidores sempre estaremos de olhos atentos nos detalhes ! Abraço pessoal !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: O fluido de freio do HB20 deixa dúvidas ....
MensagemEnviado: 30 Jan 2013 22:03 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 30 Jan 2013 21:03
Mensagens: 807
Localização: Brasília-DF
se vc entende taaanto de carro, pq comprou um HB20???

_________________
meu amigo cogita um HB20, sou fã de carros e participativo em clubes de outras marcas também
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: O fluido de freio do HB20 deixa dúvidas ....
MensagemEnviado: 30 Jan 2013 23:43 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6235
Localização: Montes Claros - M.G.
derby.1.6 escreveu:
se vc entende taaanto de carro, pq comprou um HB20???
Oi Derby ! Comprei um HB20 1.6 sim e ti falo de coração que apesar dos pequenos deslizes da Hyundai, ele é no geral um excelente carro e uma otima relação custo-benefício, um carro sem igual na sua categoria e faixa de preço, mas infelizmente nada nesse mundo que vivemos é perfeito, vc sabe disso ! E eu ja comentei aqui que reconheço que sou um mala mesmo, um perfeccionista e detalhista em mecanica automotiva e ti juro que se eu puder melhorar meu HB20 em quaisquer detalhe, não pensarei duas vezes, faço mesmo, apenas vou deixar ele ficar mais velho e estou conhecendo o carro melhor. E um detalhe que tenho a comentar é que tenho cuidado muito bem do meu HB20 e tenho aguentado muita crítica maliciosa e maldosa de amigos que tem comprado ultimamente outros carros concorrentes dele e ficam me justificando o pq não compraram um HB20, mas eu respondo a eles que é PURA INVEJA, pq o carro é bonito, gostoso de dirigir, silencioso, potente, economico e moderno, e é aí que eles se mordem de raiva ... rsrsrs ! Valeu amigo, abraço !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: O fluido de freio do HB20 deixa dúvidas ....
MensagemEnviado: 31 Jan 2013 00:16 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 30 Jan 2013 21:03
Mensagens: 807
Localização: Brasília-DF
ianisgreek escreveu:
derby.1.6 escreveu:
se vc entende taaanto de carro, pq comprou um HB20???
Oi Derby ! Comprei um HB20 1.6 sim e ti falo de coração que apesar dos pequenos deslizes da Hyundai, ele é no geral um excelente carro e uma otima relação custo-benefício, um carro sem igual na sua categoria e faixa de preço, mas infelizmente nada nesse mundo que vivemos é perfeito, vc sabe disso ! E eu ja comentei aqui que reconheço que sou um mala mesmo, um perfeccionista e detalhista em mecanica automotiva e ti juro que se eu puder melhorar meu HB20 em quaisquer detalhe, não pensarei duas vezes, faço mesmo, apenas vou deixar ele ficar mais velho e estou conhecendo o carro melhor. E um detalhe que tenho a comentar é que tenho cuidado muito bem do meu HB20 e tenho aguentado muita crítica maliciosa e maldosa de amigos que tem comprado ultimamente outros carros concorrentes dele e ficam me justificando o pq não compraram um HB20, mas eu respondo a eles que é PURA INVEJA, pq o carro é bonito, gostoso de dirigir, silencioso, potente, economico e moderno, e é aí que eles se mordem de raiva ... rsrsrs ! Valeu amigo, abraço !


sim, eu tbm levaria um HB20, de verdade, acho o 1.0 e a versão "básica" do 1.6 interessantes, as mais completas já são muito caras, acho fora da realidade pagar mais de 45mil num carro desses... mas pelo contexto eu entendi que vc tava crucificando a engenharia do carro por usar o DOT3, como vc mesmo falou, não existe o carro perfeito, infelizmente! isso aí curta seu HB20 e dê toco em todos os veloster da cidade, futuramente o novo Veloster 4 portas (vulgo i30 kkkkkkkkk)

_________________
meu amigo cogita um HB20, sou fã de carros e participativo em clubes de outras marcas também
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: O fluido de freio do HB20 deixa dúvidas ....
MensagemEnviado: 31 Jan 2013 00:21 
Offline

Registrado em: 30 Jan 2013 23:32
Mensagens: 40
derby.1.6 escreveu:
se vc entende taaanto de carro, pq comprou um HB20???


Não entendi. É um carro excelente. Ia comprar o Veloster pra substituir meu Punto, mas quando testei o HB-20 foi paixão a primeira vista. Quero mais pra frente trocar o meu style pelo HB20X Premium, pois com a buraqueira daqui de Bertioga um carro mais aventureiro será bem vindo.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 52 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 18 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB