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 Título: O fluido de freio do HB20 deixa dúvidas ....
MensagemEnviado: 24 Jan 2013 23:40 
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Boa noite pessoal do clube HB20 !
Ao retirar meu HB20 1.6 confort. plus da revenda , a primeira coisa que fiz foi ler calmamente e com atenção o manual do carro, e qual não foi minha surpresa ao perceber que nosso querido HB20 AINDA utiliza o antigo e famigerado fuido de freio de especificação DOT 3 ! Me desculpe todo o departamento de engenharia da HMB, mas esse fluido lançado na decada de 80 já está mais do que ULTRAPASSADO gente !!!!!!!!! Ainda mais usado em um carro moderno e revolucionário como os nossos HB20 !!! Pegou mal !!!! Puxa vida, ja foi lançado o fluido de freios de especificação DOT 4 e até o DOT 5 e a Hyundai dá uma "mancada " dessas ? Sinceramente eu gostaria que os engenheiros da linha de montagem ou de manutenção me dessem uma justificativa cabível e convincente pq eu não sou nenhum LEIGO em mecanica automotiva não DOUTORES da HYUNDAI ! E graças a Deus o que sei de mecanica não foi só aprendido aqui no Brasil não, foi nos EUA ( considerado mundialmente como o paraiso dos automoveis) em apenas 13 viagens que fiz por lá. Vamos a uma rápida explicação amigos : o fluido de freios deve suportar as altas temperaturas do sistema de freios quando muito exigido em frenagens prolongadas sem ferver e produzir bolhas de ar ( espuma ) pq iria comprometer a eficiencia da frenagem, além do fato dele ser higroscópico (ele absorve umidade do ar atmosférico ) e protege todo o sistemna de freios contra corrosão, por isso é OBRIGATORIO a troca desse fluido de freios a cada 2 anos, mas esse prazo para troca é se utilizando pelo menos o DOT4 que é superior em qualidade ao DOT3 usado nos nossos HB20. Eu JURO a todos vcs aqui deste site que quando meu carro completar 1 ano de uso, jogo fora toda essa MERDA de fluido DOT 3 do meu sistema de freios e lavo e depois abasteço meu sistema de freios com um Fluido de freios de marca decente mas DOT 4 ! Tomara que o pessoal da Hyundai Brasil dê uma passada por aqui e leia essa minha INDIGNAÇÃO e INSATISFAÇÃO quanto a HMB optar por usar um fluido de freios de classificação tão ordinaria e medíocre como um DOT 3 ! Quem quizer constatar, abra o capô do HB20 e olhe a côr do fluido no reservatório só para constatar que ele é amarelo e o DOT 4 é de côr VERMELHO CEREJA ... mas que decepção pessoal !

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 Título: Re: O fluido de freio do HB20 deixa dúvidas ....
MensagemEnviado: 25 Jan 2013 02:14 
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Quais as diferenças entre eles?


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 Título: Re: O fluido de freio do HB20 deixa dúvidas ....
MensagemEnviado: 25 Jan 2013 08:20 
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E qual o motivo deste topico estar em "enquetes"?

Obs, Só pra constar, o fluido do meu carro é totalmente transparente.

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 Título: Re: O fluido de freio do HB20 deixa dúvidas ....
MensagemEnviado: 25 Jan 2013 08:30 
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Ops... E aó Buzon, antes de ler teu post eu já tinha movido o tópico... hehe

Eu não vi a cor do fluido de freio do meu carro, mas a coisa é tão séria assim? Taí uma coisa que eu nunca me preocupei em ver se era bom ou ruim, só dava uma conferida no nível de vez em quando e boa...
Alem de ter que trocar a cada dois anos, essa tal DOT3 pode comprometer o funcionamento dos freios?
E outra, dá prá simplesmente trocar pelo tal DOT4? Não tem nenhuma diferença em termos de temperatura de funcionamento ou viscosidade que possa interferir no funcionamento uma vez que teoricamente o HB20 foi projetado prá usar esse DOT3?

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 Título: Re: O fluido de freio do HB20 deixa dúvidas ....
MensagemEnviado: 25 Jan 2013 08:35 
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Segue topico

viewtopic.php?f=7&t=1204&p=8892&hilit=FLUIDO&sid=728ff63185670aba851b893ce4885e65#p8892

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 Título: Re: O fluido de freio do HB20 deixa dúvidas ....
MensagemEnviado: 25 Jan 2013 10:04 
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Uma semana depois que eu estava com o carro, verifiquei o reservatório e fiquei bolado, pois achava que estava seco. Pensei em levar na CSS para reclamar.
Mas dai eu tive a idéia de abrir a tampa do reservatório e vi que o fluido é totalmente transparente. UFA! Me livrei de passar um mico. rsrs

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 Título: Re: O fluido de freio do HB20 deixa dúvidas ....
MensagemEnviado: 25 Jan 2013 10:54 
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Buzon escreveu:
E qual o motivo deste topico estar em "enquetes"?

Obs, Só pra constar, o fluido do meu carro é totalmente transparente.
Bom dia amigo, desculpe-me ai, eu achei que era para colocar esses novos assuntos em enquetes, foi mal ! E respondendo à sua afirmação, então vc viu que o fluido é claro, um amarelo quase transparente, então ele é DOT 3, porque os fluidos DOT 4 são avermelhados para serem identificados e diferenciados dos demais, assim como os TOP QUALITY DOT 5 usado na maioria dos carros importados são esverdeados. ! Abraço !

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 Título: Re: O fluido de freio do HB20 deixa dúvidas ....
MensagemEnviado: 25 Jan 2013 11:05 
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ArnaldoMoro escreveu:
Ops... E aó Buzon, antes de ler teu post eu já tinha movido o tópico... hehe

Eu não vi a cor do fluido de freio do meu carro, mas a coisa é tão séria assim? Taí uma coisa que eu nunca me preocupei em ver se era bom ou ruim, só dava uma conferida no nível de vez em quando e boa...
Alem de ter que trocar a cada dois anos, essa tal DOT3 pode comprometer o funcionamento dos freios?
E outra, dá prá simplesmente trocar pelo tal DOT4? Não tem nenhuma diferença em termos de temperatura de funcionamento ou viscosidade que possa interferir no funcionamento uma vez que teoricamente o HB20 foi projetado prá usar esse DOT3?
Oi Arnaldo, bom dia ! Então amigo, vou tentar ti explicar o pq dessa minha indignação quanto à esse assunto : acredito eu que o sistema de freios do HB20 com ABS e EBD tenha sido desenvolvido lá na matriz da Hyundai na Coreia ( isso é suposição minha tá ? ) e para economia na linha de montagem por ser um carro mais popular ( barato ) optaram por usar o fluido de classificação DOT 3, que diga-se de passagem é antigo e ultrapassado porque era utilizado desde a década de 80 nos carros nacionais então, tecnicamente falando e na minha opinião nossos HB20 merecem sem dúvida alguma um fluido de pelo menos uma classificação DOT 4, senão mesmo os top DOT 5 para combinar com os avançados sistemas de ABS e EBD por isso que eu digo que um fato desses merecia uma boa explicação da fabrica da HMB, mas em se tratando de Brasil, duvido muito que isso aconteça, mas continuarei pesquisando a respeito ... abraço amigo !

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 Título: Re: O fluido de freio do HB20 deixa dúvidas ....
MensagemEnviado: 25 Jan 2013 11:11 
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ianisgreek escreveu:
ArnaldoMoro escreveu:
Ops... E aó Buzon, antes de ler teu post eu já tinha movido o tópico... hehe

Eu não vi a cor do fluido de freio do meu carro, mas a coisa é tão séria assim? Taí uma coisa que eu nunca me preocupei em ver se era bom ou ruim, só dava uma conferida no nível de vez em quando e boa...
Alem de ter que trocar a cada dois anos, essa tal DOT3 pode comprometer o funcionamento dos freios?
E outra, dá prá simplesmente trocar pelo tal DOT4? Não tem nenhuma diferença em termos de temperatura de funcionamento ou viscosidade que possa interferir no funcionamento uma vez que teoricamente o HB20 foi projetado prá usar esse DOT3?
Oi Arnaldo, bom dia ! Então amigo, vou tentar ti explicar o pq dessa minha indignação quanto à esse assunto : acredito eu que o sistema de freios do HB20 com ABS e EBD tenha sido desenvolvido lá na matriz da Hyundai na Coreia ( isso é suposição minha tá ? ) e para economia na linha de montagem por ser um carro mais popular ( barato ) optaram por usar o fluido de classificação DOT 3, que diga-se de passagem é antigo e ultrapassado porque era utilizado desde a década de 80 nos carros nacionais então, tecnicamente falando e na minha opinião nossos HB20 merecem sem dúvida alguma um fluido de pelo menos uma classificação DOT 4, senão mesmo os top DOT 5 para combinar com os avançados sistemas de ABS e EBD por isso que eu digo que um fato desses merecia uma boa explicação da fabrica da HMB, mas em se tratando de Brasil, duvido muito que isso aconteça, mas continuarei pesquisando a respeito ... abraço amigo !
Opa Arnaldo, acabei esquecendo de responder sua dúvida, sim, o fluido defreios DOT 4 é superior ao DOT 3 em TUDO, portanto É IMPROVAVEL E IMPOSSIVEL que ele cause quaisquer danos ao sistema de freios dos HB20, e só para ti dar um exemplo claro, é como se vc colocasse em um motor de corcel um oleo sintético ... rsrsrsr , ele iria ti agradecer eternamente por ser INFINITAMENTE superior ao ordinário oleo mineral API SF utilizado normalmente , deu para entender ? Vamos aguardar, quem sabe alguem da HMB se pronuncie sobre esse assunto ? Abraços !

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 Título: Re: O fluido de freio do HB20 deixa dúvidas ....
MensagemEnviado: 25 Jan 2013 11:46 
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Vou discordar nesse caso do óleo pois, pelo que sei e presenciei, se você colocar óleo sintético em um motor antigo como o CHT do Corcel ou em um motor cansado (com mais de 200.000 km) você irá fundir esse motor em poucos dias.

O óleo sintético, por ser mais fino, tem seus benefícios para motores modernos e/ou potentes. Porém, motores muito rodados ou de concepção antiga, as folgas dos componentes foram projetados para óleo mais grosso, como o mineral. Isso é o que ouço de mecânicos.

Tem algum mecânico aqui no clube que poderia esclarecer o assunto?


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