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 Título: Re: Manutenção Periódica - 1ª Revisão - 10.000km
MensagemEnviado: 11 Out 2017 14:31 
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XJ6 escreveu:
ianisgreek escreveu:
E muita atenção para um importante detalhe técnico que apesar de polêmico, deve ser aqui citado quanto a esse assunto :

No próprio manual dos HB20 consta que para veículos usados em situação de condição severa de uso, que seria o uso em percursos diários curtos de menos de 14 kms ou um uso básico em transito urbano quando a quilometragem percorrida for de até 5000 kms em até 6 meses de uso, que nesses casos, deve-se fazer a troca do oleo e do respectivo filtro do motor para se prevenir de desgastes precoces no motor.

Essa indicação existe pq nesse tipo de utilização, o oleo do motor comprovadamente sofre de uma maior contaminação e com isso ele perde precocemente suas principais características protetoras, o que provoca esses maiores índices de desgaste além disso favorecer ainda o aparecimento da perigosa borra negra dentro dos motores submetidos a esse tipo de utilização severa.

Portanto, o procedimento tecnicamente correto é dizermos que para quem percorre até 10000 kms dentro de um prazo de até 6 meses, deve fazer nesse prazo a troca de oleo e filtro do motor do seu veículo.

Mas para quem tb atingir os 6 meses de utilização e ainda não tiver atingido esses 10000 kms rodados ou talvez nem mesmo tenha rodado os 5000 kms nesse mesmo período, tb deverá fazer preventivamente essa troca de oleo e filtro do motor do seu veículo, pq estará submetendo o veículo na mesma situação de condição severa de uso.

Obs : No manual do proprietário dos HB20 na página 7 - 12 existe uma explicação detalhada desse assunto abordado acima e mostra até uma tabela com os prazos de manutenção para veículos submetidos a esse tipo de utilização.

Valeu colegas, é isso aí.


Onde você encontrou a definição de percurso diário curto de menos de 14 km?



Em qualquer manual de veículos e até em pesquisas na net, se vc olhar pelo assunto " Condição de utilização severa de uso em automóveis" vc vai confirmar isso.

Ou seja, se vc pouco utiliza seu HB20 ou quaisquer outros veículos diariamente em percursos mais curtos do que isso, ele já estará automaticamente classificado nessa condição de utilização severa de uso e por isso, DEVEM SER TROCADOS o oleo do motor e o seu respectivo filtro sempre a cada 6 meses ou a cada 5000 kms rodados, prevalecendo sempre a condição que ocorrer primeiro, para o bem da saúde geral desses pobres motores !

Inclusive essa importante citação também pode ser encontrada no próprio manual dos HB20.

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 Título: Re: Manutenção Periódica - 1ª Revisão - 10.000km
MensagemEnviado: 11 Out 2017 14:44 
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E adicionando aqui mais um explicação técnica sobre essa citação acima, lembrem-se sempre de que todas as vezes que se dá a partida em um motor frio, sempre ocorre que uma parte da mistura de ar + combustível mais rica não queima e assim, esses restos de misturas não queimadas, junto com vapores d'água que se formam na combustão dos combustíveis descem pela paredes ainda frias dos cilindros dos motores, passam pelos anéis dos pistons e atingem o oleo lubrificante lá embaixo no cárter !!!

Pois bem, somem todas as partidas a frio desses motores e lembrando aqui que partidas a frio em mecânica automotiva são consideradas todas aquelas em que os motores estiverem abaixo dos 80 graus cent. e vcs terão uma cena bem real da grande contaminação a que são submetidos diariamente todos os oleos dos motores dos veiculos atuais.

Mas tb é fato verídico que depois que os motores estão completamente aquecidos, o que somente ocorre tecnicamente após percorridos mais do que uma dezena de kms, essas porcarias de restos de gases que contaminam todo o oleo dos motores vão começar a serem evaporadas e enviadas de volta para serem novamente requeimadas nos motores através da válvula PCV que existe em todos os motores.

Então colegas, agora eu deixo para vcs mesmos pensarem o que ocorre com o oleo dos motores de todos os veículos que sempre são usados em percursos diários curtos de menos do que esses citados 14 kms ...

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 Título: Re: Manutenção Periódica - 1ª Revisão - 10.000km
MensagemEnviado: 12 Abr 2018 15:04 
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Fiz ontem a primeira revisão do meu hb20, em um primeiro momento me ofereceram apenas 3 pacotes= básico,intermediário e o “recomendado pela fábrica”, custando respectivamente,360,520 e 730, e que contava com varias coisas desnecessárias para um carro com um ano e apenas 9000km.Aliás se alguém puder me responder o que é limpeza do sistema de freios,ficaria agradecido! Optei pela revisão programada mais balanceamento,rodízio, o atendente fez cara de desintendido, como se tivesse me julgando por não querer pagar os planos mais caros. Questionei sobre o valor do limpador de pára-brisas, custava 160 reais o par, neguei também,resumindo foi uma decepção se comparado aos vários carros que meus pais já tiveram, e que tinham valores de revisões mais acessíveis apesar de serem de categorias superiores ao hb,acho que a estratégia vai ser apenas o básico para manter a garantia em concessionária e itens de desgate comum por fora.

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 Título: Re: Manutenção Periódica - 1ª Revisão - 10.000km
MensagemEnviado: 13 Abr 2018 07:45 
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Gucco escreveu:
Fiz ontem a primeira revisão do meu hb20, em um primeiro momento me ofereceram apenas 3 pacotes= básico,intermediário e o “recomendado pela fábrica”, custando respectivamente,360,520 e 730, e que contava com varias coisas desnecessárias para um carro com um ano e apenas 9000km.Aliás se alguém puder me responder o que é limpeza do sistema de freios,ficaria agradecido! Optei pela revisão programada mais balanceamento,rodízio, o atendente fez cara de desintendido, como se tivesse me julgando por não querer pagar os planos mais caros. Questionei sobre o valor do limpador de pára-brisas, custava 160 reais o par, neguei também,resumindo foi uma decepção se comparado aos vários carros que meus pais já tiveram, e que tinham valores de revisões mais acessíveis apesar de serem de categorias superiores ao hb,acho que a estratégia vai ser apenas o básico para manter a garantia em concessionária e itens de desgate comum por fora.

Bom dia! Só uma pergunta... vc pagou 360? Quando comprei o carro a primeira revisão deveria custar 207! De onde saiu esses 360? Pergunto pois já agendei pra levar o meu sexta que vem pra realizar a manutenção de 10mil tbm.

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 Título: Re: Manutenção Periódica - 1ª Revisão - 10.000km
MensagemEnviado: 13 Abr 2018 08:26 
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LeandruSales escreveu:
Gucco escreveu:
Fiz ontem a primeira revisão do meu hb20, em um primeiro momento me ofereceram apenas 3 pacotes= básico,intermediário e o “recomendado pela fábrica”, custando respectivamente,360,520 e 730, e que contava com varias coisas desnecessárias para um carro com um ano e apenas 9000km.Aliás se alguém puder me responder o que é limpeza do sistema de freios,ficaria agradecido! Optei pela revisão programada mais balanceamento,rodízio, o atendente fez cara de desintendido, como se tivesse me julgando por não querer pagar os planos mais caros. Questionei sobre o valor do limpador de pára-brisas, custava 160 reais o par, neguei também,resumindo foi uma decepção se comparado aos vários carros que meus pais já tiveram, e que tinham valores de revisões mais acessíveis apesar de serem de categorias superiores ao hb,acho que a estratégia vai ser apenas o básico para manter a garantia em concessionária e itens de desgate comum por fora.

Bom dia! Só uma pergunta... vc pagou 360? Quando comprei o carro a primeira revisão deveria custar 207! De onde saiu esses 360? Pergunto pois já agendei pra levar o meu sexta que vem pra realizar a manutenção de 10mil tbm.

Não, paguei 192(porque não aceitei a lavagem que custava 20)+120 de alinhamento,rodízio e balanceamento, valor final de 312. Mas a concessionária nem havia comentado da revisão programada, logo alguém que não tem essa o informação acha que o básico seria 360

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 Título: Re: Manutenção Periódica - 1ª Revisão - 10.000km
MensagemEnviado: 13 Abr 2018 10:21 
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Gucco escreveu:
Não, paguei 192(porque não aceitei a lavagem que custava 20)+120 de alinhamento,rodízio e balanceamento, valor final de 312.

Ótimo Preço! Vou ficar atento quando for levar meu carro la... sobre o alinhamento e balanceamento eu estou em dúvida se faço ou não... lá na css já sei que é 120... mas fora eu faço por 60! rsrsrsrs Sempre fiz fora e nunca tive problemas... aliás sempre faço na mesma loja. Mas vou decidir ainda.

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 Título: Re: Manutenção Periódica - 1ª Revisão - 10.000km
MensagemEnviado: 13 Abr 2018 11:00 
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Sobre alinhamento de direção automotivo eu sigo uma regra pessoal desde muito tempo atrás :

Se compro um veícvulo zero KM e rodo com ele com cuidado, enquanto o volante dele estiver centrado originalmente e o veículo não mostrando nenhuma tendência a puxar para nenhum dos lados e o desgaste dos pneus se mostrar regular, não vejo nenhum motivo de solicitar alinhamentos de direção pq corre-se o risco nada dificil desse serviço deixar a direção pior do que antes ...

Exemplos : O nosso ex-HB20 1.6 foi usado por longos 5 anos e 50000 kms rodados e jamais precisou de nenhum alinhamento de direção pq estava perfeito como se fosse ainda zero km e até o meu atual jetta que está completando 5 anos de comprado e 45000 kms rodados continua perfeito ainda com o alinhamento original de fábrica !

Então pergunto, para que mexer em time que está ganhando !!!

Obs : Mas se o veículo cair em algum buraco exagerado, bater em guias de calçadas, nesse caso ele vai sim com certeza desalinhar a direção e o volante sairá da sua posição original e obrigatoriamente haverá a necessidade de alinhamentos e dependendo de cada caso, talvez até a troca de componentes da suspensão avariados.

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 Título: Re: Manutenção Periódica - 1ª Revisão - 10.000km
MensagemEnviado: 13 Abr 2018 11:49 
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ianisgreek escreveu:
Se compro um veículo zero KM e rodo com ele com cuidado, enquanto o volante dele estiver centrado originalmente e o veículo não mostrando nenhuma tendência a puxar para nenhum dos lados e o desgaste dos pneus se mostrar regular, não vejo nenhum motivo de solicitar alinhamentos de direção pq corre-se o risco nada difícil desse serviço deixar a direção pior do que antes ...

É um bom ponto de vista... :)

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 Título: Re: Manutenção Periódica - 1ª Revisão - 10.000km
MensagemEnviado: 13 Abr 2018 14:11 
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ianisgreek escreveu:
Sobre alinhamento de direção automotivo eu sigo uma regra pessoal desde muito tempo atrás :

Se compro um veícvulo zero KM e rodo com ele com cuidado, enquanto o volante dele estiver centrado originalmente e o veículo não mostrando nenhuma tendência a puxar para nenhum dos lados e o desgaste dos pneus se mostrar regular, não vejo nenhum motivo de solicitar alinhamentos de direção pq corre-se o risco nada dificil desse serviço deixar a direção pior do que antes ...

Exemplos : O nosso ex-HB20 1.6 foi usado por longos 5 anos e 50000 kms rodados e jamais precisou de nenhum alinhamento de direção pq estava perfeito como se fosse ainda zero km e até o meu atual jetta que está completando 5 anos de comprado e 45000 kms rodados continua perfeito ainda com o alinhamento original de fábrica !

Então pergunto, para que mexer em time que está ganhando !!!

Obs : Mas se o veículo cair em algum buraco exagerado, bater em guias de calçadas, nesse caso ele vai sim com certeza desalinhar a direção e o volante sairá da sua posição original e obrigatoriamente haverá a necessidade de alinhamentos e dependendo de cada caso, talvez até a troca de componentes da suspensão avariados.

Eu havia caído em buraco profundo durante uma viagem com chuva,daqueles que não estraga suspensão mas que deixou a direção puxando um pouco para o lado,então foi necessário essa intervenção. Você também não faz rodízio dos pneus? Não sei se a concessionária faz separado esse serviço, mas acabo fazendo muitas vezes por esse motivo...

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 Título: Re: Manutenção Periódica - 1ª Revisão - 10.000km
MensagemEnviado: 13 Abr 2018 14:32 
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Gucco escreveu:
ianisgreek escreveu:
Sobre alinhamento de direção automotivo eu sigo uma regra pessoal desde muito tempo atrás :

Se compro um veícvulo zero KM e rodo com ele com cuidado, enquanto o volante dele estiver centrado originalmente e o veículo não mostrando nenhuma tendência a puxar para nenhum dos lados e o desgaste dos pneus se mostrar regular, não vejo nenhum motivo de solicitar alinhamentos de direção pq corre-se o risco nada dificil desse serviço deixar a direção pior do que antes ...

Exemplos : O nosso ex-HB20 1.6 foi usado por longos 5 anos e 50000 kms rodados e jamais precisou de nenhum alinhamento de direção pq estava perfeito como se fosse ainda zero km e até o meu atual jetta que está completando 5 anos de comprado e 45000 kms rodados continua perfeito ainda com o alinhamento original de fábrica !

Então pergunto, para que mexer em time que está ganhando !!!

Obs : Mas se o veículo cair em algum buraco exagerado, bater em guias de calçadas, nesse caso ele vai sim com certeza desalinhar a direção e o volante sairá da sua posição original e obrigatoriamente haverá a necessidade de alinhamentos e dependendo de cada caso, talvez até a troca de componentes da suspensão avariados.

Eu havia caído em buraco profundo durante uma viagem com chuva,daqueles que não estraga suspensão mas que deixou a direção puxando um pouco para o lado,então foi necessário essa intervenção. Você também não faz rodízio dos pneus? Não sei se a concessionária faz separado esse serviço, mas acabo fazendo muitas vezes por esse motivo...



Então colega, nesse seu caso, alterou-se algum valor do alinhamento do seu HB20 que pode ser o cáster, a convergência ou a cambagem e de fato, nesses casos é necessário alinhar novamente para trazer de volta todos esses valores originais.

Sim, eu sempre faço o rodízio dos pneus a cada 10000 kms mesmo em meus veículos que não estão mais em garantia de fábrica.

No caso do nosso HB20 1.6, nas revisões que fiz nele na CCS Hyundai local, sempre pedia para fazerem esse rodízio e os mecânicos me atendiam perfeitamente.

Tanto é que mesmo após 5 anos de uso e apesar de termos rodado nele apenas 50000 kms, ele ainda apresentava todos os 4 pneus originais Pirelli P4 com meia vida e com borracha para ir até mais uns 10000 a 15000 kms tranquilo.

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