rafael20 escreveu:
Não sei como está o mercado hoje, mas há alguns anos só se usava sistemas de ABS da BOSCH e acredito que a montadora faça apenas a calibração e dimensionamento do sistema e com toda a certeza a BOSCH verifica e orienta o desenvolvimento.
Já precisei usar o ABS no meu Premium A/T e funcionou direitinho com o ruído característico de todos os carros que dirigi, no entanto em situações de baixa velocidade e piso normal o ABS entra em ação desnecessariamente. Só isso, nunca faltou freio.
E é uma pena o brasileiro enxergar o recall como falta de qualidade de um produto, na minha visão o recall é a preocupação do fabricante com os produtos que já colocou no mercado e não só com as novas vendas.
Recall é importante desde que seja constatado o problema e seja corrigido, agora imagine você que tá com o carro e já tá com o pé atrás, pois por algum motivo não conhece o sistema (ninguém é obrigado a saber todas as coisas) e ainda ler que um cara atribui o acidente dele ao mal funcionamento do abs . . .e aí amigo, esse recall é ou não é urgente ? Eu não sei . . . tomara que não . . .não porque não gostamos de recall e sim porque teria muita gente nesse exato momento correndo risco . . .
outra coisa : "O recall é uma tentativa de limitar a responsabilidade por negligência corporativa (a qual pode motivar severas punições legais) e aprimorar ou evitar danos à publicidade da empresa .
Recalls são comuns na indústria automobilística, onde um defeito pode causar acidentes graves e mortes no trânsito; porém já há alguns anos tem sido estendidos a outros tipos de produtos, como medicamentos e brinquedos."
wikipedia nem sempre é segura, mas concordo plenamente com esse texto.