lals1611 escreveu:
Regina escreveu:
LuizVieira escreveu:
Eu já tenho o hábito de frear usando o freio de mão, em caso de uma pane dessas eu acho que me safaria...
Agora vou adotar esse hábito também. Até porque causar um transtorno a outra pessoa, seria bem ruim. Obrigada pela sugestão.
Luiz, Regina, olha, eu não recomendo vcs a fazerem isso. Puxar o freio de mão com o carro em movimento gera um desgaste maior nas lonas do tambor, resultando em uma troca de componentes prematura e na perda da eficácia do freio de mão. Assim, chegará uma hora, por exemplo, em que vcs estarão numa ladeira e, depois que acionar o freio de mão, o carro vai descer. Portanto, somente utilizem esse método em uma urgência, como a colega que criou este tópico fez. Mas, isso é apenas uma sugestão. Rsrsrs.
Abraços
Vou até um pouco mais longe no comentário do amigo. O que chamamos coloquialmente de "freio de mão" é tecnicamente o "freio de estacionamento" e seu uso deve ser restrito unicamente para este fim, estacionar o carro. Por travar as rodas traseiras, é extremamente perigoso acionar o freio de estacionamento com o carro em movimento, e isto não é opinião, é física! Se você está com o carro em movimento, a uma velocidade média de 50 - 60 km/h numa curva leve, e aciona o freio de estacionamento a ponto das rodas travarem, o carro vai simplesmente rodar! É o famoso "cavalo de pau"! Então, minha sugestão é a mesma do colega aqui, só use o freio de mão com o carro parado, ou em alguma emergência como a que a que a Regina passou, mas não torne isso um hábito, é prejudicial ao carro e muito perigoso também.
Grande abraço!