Bem-vindo: 19 Abr 2024 17:37

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: CONDIÇÕES LEVES E CONDIÇÕES SEVERAS EM MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA
MensagemEnviado: 11 Mar 2013 13:07 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6236
Localização: Montes Claros - M.G.
Olá colegas :

Imagino que muitos aqui ja se depararam com esses dois termos comuns em manuais de manutenção de automoveis.
E o significado deles é curiosamente o INVERSO do que normalmente sugere essas expressões :

CONDIÇÃO LEVE : É a melhor condição para que qualquer carro, motocicleta ou caminhão/onibus tenha sua durabilidade máxima atingida, ou dizendo em outras palavras, a condição mais favorável para qualquer motor de combustão interna.

São todos aqueles veiculos que são usados a maior parte do tempo em viagens longas de no minimo 40 kms ou mais de distancia.

Nessa condição toda a parte mecanica do veiculo trabalha em temperaturas constantes o que aumenta a vida util de todo o conjunto incluindo aqui o oleo lubrificante do motor.

Por isso carros usados nessas condições podem muito bem percorrer até 1 ano ou 10000 kms até fazer a troca de oleo do motor e respectivo filtro.


CONDIÇÃO SEVERA : É a pior condição para todo e qualquer veiculo, e significa as utilizações destes veículos em percursos curtos de menos de 12 kms de distancia, ou usos em percursos urbanos com muito uso de marcha lenta em transito pesado e engarrafado.

Aqui os coitados dos nossos motores SOFREM ao máximo pq ou são mal refrigerados e por isso expostos as altas temperaturas ou aquecem menos do que deviam naqueles curtos trajetos urbanos e o oleo se contamina com as muitas partidas com o motor frio e com isso o oleo lubrificante se desgasta bem mais rapidamente perdendo logo as suas caracteristicas de proteção ao motor, exigindo sua troca em prazos reduzidos ao menos pela metade ou seja, a cada 6 meses ou 5000 kms no máximo, mesmo se forem usados os modernos oleos 100% sintéticos !

É justamente aqui nesta condição severa que nós quase sempre utilizamos nossos veiculos e ainda achamos que ele está sendo usado de leve , em baixas rotações e por isso o oleo DURA BASTANTE e não precisa ser trocado com tanta frequencia ...

Erro esse cometido pela grande maioria dos usuários de veiculos !!!!

É justamente nestas condições que ocorre a famosa BORRA NEGRA dentro dos motores, que nada mais é do que o oleo velho , já vencido e misturado com combustiveis não queimados ocasionados pelas muitas partidas a frio em que uma parte do combustivel vaporizado pelo carburador ou bicos injetores em contato com as superficies frias do motor, condensa-se, indo misturar justamente no oleo lubrificante. Como esses carros usados em curtos trajetos não chega muitas vezes a atingir as temperaturas normais de funcionamento, esses restos de combustiveis não queimados não evaporam e deterioram a qualidade do lubrificante.

Pensem bem a respeito disso e tratem melhor os nossos carros ! Valeu colegas, abraços !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Editado pela última vez por ianisgreek em 28 Abr 2013 21:45, em um total de 1 vez.

Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: CONDIÇÕES LEVES E CONDIÇÕES SEVERAS EM MANUTENÇÃO AUTOMO
MensagemEnviado: 11 Mar 2013 13:39 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Nov 2012 14:55
Mensagens: 2561
Localização: Curitiba-PR
Excelente dica Ianis. E você tem razão, usar o carro em meio a engarrafamentos todos os dias, é extremamente prejucial ao motor, uma vez que a refrigeração não é adequada, o ar da queima já entra sujo, o cambi só trabalha nas primeiras marchas, ou seja... tudo leva ao desgaste prematuro. E o pior disso é que infelizmente esta é a realidade das grandes cidades hoje em dia... Eu mesmo ando aproximadamente 20Km por dia com o carro para ir e voltar ao trabalho, e sempre em horários de pico...

Grande abraço amigo!

_________________
---------------------------------
Arnaldo S. Moro Junior
Moderador
HB20 Comfort 1.6 Prata
---------------------------------
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: CONDIÇÕES LEVES E CONDIÇÕES SEVERAS EM MANUTENÇÃO AUTOMO
MensagemEnviado: 11 Mar 2013 15:47 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6236
Localização: Montes Claros - M.G.
ArnaldoMoro escreveu:
Excelente dica Ianis. E você tem razão, usar o carro em meio a engarrafamentos todos os dias, é extremamente prejucial ao motor, uma vez que a refrigeração não é adequada, o ar da queima já entra sujo, o cambi só trabalha nas primeiras marchas, ou seja... tudo leva ao desgaste prematuro. E o pior disso é que infelizmente esta é a realidade das grandes cidades hoje em dia... Eu mesmo ando aproximadamente 20Km por dia com o carro para ir e voltar ao trabalho, e sempre em horários de pico...

Grande abraço amigo!

Olá Arnaldo ! É exatamente isso que vc complementou aqui, todas essas caracteristicas típicas de condição severa diária que submetemos nossos carros e , às vezes, nem nos damos conta disso. E por causa de todos esses fatores adversos, temos mais uma forte razão para abreviarmos as trocas de oleo do motor e seu respectivo filtro ! Obrigado pelo seu apoio amigo. abraço !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: CONDIÇÕES LEVES E CONDIÇÕES SEVERAS EM MANUTENÇÃO AUTOMO
MensagemEnviado: 11 Mar 2013 19:54 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 08 Out 2012 23:35
Mensagens: 1194
Localização: São Paulo
Beleza, Ianis!

Assim que peguei o Hb20 em dezembro, fiz uma revisão geral no meu C3 antes de passar ele para minha esposa. O que me chamou a atenção foi que o óleo retirado, após rodar 10 meses e 7000 Km, estava mais claro e amarelinho que óleo de barraca de pastel. Fiquei até com dó de trocar rsrsrs. O mecânico disse que é porque só usei etanol e o mesmo não suja o óleo.

Isso procede?


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: CONDIÇÕES LEVES E CONDIÇÕES SEVERAS EM MANUTENÇÃO AUTOMO
MensagemEnviado: 11 Mar 2013 21:27 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6236
Localização: Montes Claros - M.G.
Betox escreveu:
Beleza, Ianis!

Assim que peguei o Hb20 em dezembro, fiz uma revisão geral no meu C3 antes de passar ele para minha esposa. O que me chamou a atenção foi que o óleo retirado, após rodar 10 meses e 7000 Km, estava mais claro e amarelinho que óleo de barraca de pastel. Fiquei até com dó de trocar rsrsrs. O mecânico disse que é porque só usei etanol e o mesmo não suja o óleo.

Isso procede?

Oi Betox ! Isso que o mecanico disse procede sim, é verdade ! Usando preferencialmente o etanol, ele por não combinar com o oleo lubrificante do motor, não chega a contamina-lo como o faz normalmente a gasolina. Mas mesmo assim, e apesar do oleo não se sujar tanto usando-se etanol, ele se desgasta e vence, perdendo todas as suas caracteristicas protetoras, por isso deve-se sempre respeitar o prazo de 6 meses ou 5000 kms para veiculos usados geralmente em transito de cidades e/ou em apenas algumas ocasionais viagens. Valeu colega, abraço !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: CONDIÇÕES LEVES E CONDIÇÕES SEVERAS EM MANUTENÇÃO AUTOMO
MensagemEnviado: 12 Mar 2013 01:03 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 04 Dez 2012 21:32
Mensagens: 1176
Localização: Santos - SP
Boooa Ianis.

No manual do meu celtinha diz pra fazer a troca a cada 7500km, mas como você disse, eu uso o carro todos os dias nesse trânsito infernal da cidade e acabo fazendo a troca de óleo a cada 4500km. rsrs

O próximo dono será um felizardo. rsrs

_________________
Eduardo Kunigami
HB20 1.6 Premium MT 13/13 - Cinza Titanium

Representante Oficial do HB20 Clube na Baixada Santista

Garagem


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: CONDIÇÕES LEVES E CONDIÇÕES SEVERAS EM MANUTENÇÃO AUTOMO
MensagemEnviado: 12 Mar 2013 10:32 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6236
Localização: Montes Claros - M.G.
edukunigami escreveu:
Boooa Ianis.

No manual do meu celtinha diz pra fazer a troca a cada 7500km, mas como você disse, eu uso o carro todos os dias nesse trânsito infernal da cidade e acabo fazendo a troca de óleo a cada 4500km. rsrs

O próximo dono será um felizardo. rsrs


Oi edukunigami ! Agradeço seu apoio e vc só tem a ganhar tratando bem os seus carros, e na hora de revende-los, com certeza que isso não deixa de ser um forte argumento e uma garantia a mais para os futuros compradores ! Valeu colega, abraço !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 23 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB