ismaelb escreveu:
BOAS NOVAS!
Fiz uma viagem de 100 quilômetros (ida e vinda), eis o que aconteceu:
1° passo - Enchi o tanque com 10 litros de gasolina Podium e completei com álcool, gastei aproximadamente R$ 104,00.
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1° Resultado - o carro não engasgou, ALELUIA!!! até agora não deu um engasguinho.
2° Resultado - na estrada fiquei variando entre 110~120km/h, com picos de até 140km/h!!!(motor dos infernos corre MUITO, mal posso perceber seus movimentos, excelentes retomadas!)
3° Resultado - consumo médio (segundo computador de bordo) na estrada ficou com picos de até 11.1 km/L na ida, sendo que na volta ficou em 10.8 km/L.
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O que percebi e perguntas:
1° - como o carro é muito leve e tem esse motor dos infernos me transferiu uma sensação de voo baixo.
2° - o freio ficou meio ruidoso, eu aperto de e ele meio que "roça" em alguma coisa, parece seco, sem óleo, o que poderia ser??
3° - direção em vias esburacadas fica trepidando, não parece ser muito confiável (é leve até demais), é só no meu carro isso?´
4° - O consumo ficou bom? não em relação a outros carros, mas em relação a HB20's, já que sei que o carro é meio bebedor.
Desde já agradeço a ajuda de TODOS!! Principalmente ao cleiton_amaral e outros, que me deram o toque da mistura milagrosa.
Amigo, vc já teve carro com ABS antes? Caso positivo, o seu HB20 não deveria se comportar diferente. Nesse caso, seu sistema deve estar com problemas. Vá até a CSS e mostre o problema na prática;
Se vc nunca teve carro com ABS, deixo algumas dicas:
Os sistemas ABS mais simples (que é o caso do HB20) é comum sentir esse "roçado de ferro com ferro" sempre que o ABS atua. Na verdade, não é um "roçado" e sim uma forte vibração causada pela atuação do ABS. Quando a roda trava, o sistema abre as pinças para "desencostar" as pastilhas do disco. Agora, imagine essa operação acontecendo centenas de vezes por segundo...
Veja o seguinte exemplo:
http://www.youtube.com/watch?v=hwwXukJaTlMNão é muito difícil imaginar quando o ABS está atuando:
Num carro sem ABS, se vc freiasse mais forte numa via de terra, o que aconteceria? VC certamente iria escutar a roda escorregando na terra. Com o ABS, em vez do barulho na terra, vc sentiria a tal vibração (que parece ferro roçando com ferro).
Quando vc freia em ruas esburacadas ou com paralelepipedos, os desníveis fazem a roda quicar, e quando a roda quica, perde a aderência com o chão, fazendo-a travar. Nesses casos, é muito comum sentir o tal roçado pois o ABS entra em ação.
O mesmo acontece quando vc freia (mesmo q levemente) e passa por cima daqueles "olho-de-gato" no meio da pista. Quando a roda bate no olho-de-gato ela quica, trava, e o ABS entra em ação. Se os pneus estiverem hiper-calibrados, esse efeito tende a ser mais percebido já que os pneus estão mais duros, quicam mais, travando a roda com mais facilidade.
Mas se vc sente essa vibração numa pista lisa e freiando "normal", certamente o seu sistema de freios está com problemas ou, no mínimo, a pastilha instalada é de péssima qualidade. Essas normalmente "vitrificam" facilmente com o calor, causando deficiencia na frenagem e danificando o disco. Peça pra CSS lhe mostrar a pastilha de freio. Se ela estiver meio espelhada e muito lisa, pode apostar que é a pastilha de qualidade ruim. Ela deve estar levemente áspera.
Espero ter ajudado.
AndersonBN