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 Título: Re: PONTOS DE FERRUGEM NO CARRO INTEIRO
MensagemEnviado: 14 Mai 2016 18:42 
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Aproveitando que este tópico foi ressuscitado, será que esses problemas de ferrugem não tem relação ou interferência devido a composição da pintura do HB20 ser mais fina que de outros carros?

Abraço...

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J. Hugo Vieira
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 Título: Re: PONTOS DE FERRUGEM NO CARRO INTEIRO
MensagemEnviado: 14 Mai 2016 19:00 
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Hugo, alguém que entende de tintas já mediu a espessura da pintura?
O que eu sei é que é um processo moderno e feito todo com tintas a base d'água.

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 Título: Re: PONTOS DE FERRUGEM NO CARRO INTEIRO
MensagemEnviado: 14 Mai 2016 19:10 
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Roberto Bertoche escreveu:
Hugo, alguém que entende de tintas já mediu a espessura da pintura?
O que eu sei é que é um processo moderno e feito todo com tintas a base d'água.


Roberto essa era uma suspeita minha desde quando peguei o HB20, em menos de 1 mês de uso já tinha algumas lascadas no capô e parachoque isso porque eu tomava todos os cuidados possíveis: dosava o pé no acelerador, andava mais distante do carro da frente, utilizei ceras que "diziam" que criavam uma película/camada protetora, nada resolveu, só resolveu envelopando...

Reparei meu parachoque frontal recentemente como vc sabe depois de um incidente com um cone caído na rodovia... Quando fui pegar o carro fiquei conversando com o funileiro e expliquei para ele porque tinha envelopado parachoque e capô, daí foi onde ele me disse que minha suspeita era correta, a pintura do HB20 e outros carros com rótulo importado tem uma camada de tinta mais fina que outros carros/marcas como VW, Fiat, GM...

Encontramos relatos dessa reclamação aqui no fórum também de outros membros, então julgo procedente essa informação, claro que seria ideal alguém medir a espessura da pintura, mas tinha que ser alguém que não fosse da Hyundai para passar um parecer imparcial...

Abraço...

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J. Hugo Vieira
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 Título: Re: PONTOS DE FERRUGEM NO CARRO INTEIRO
MensagemEnviado: 14 Mai 2016 21:30 
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Os caras que fazem vistoria para seguradoras tem uma espécie de caneta que faz essa medição.

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 Título: Re: PONTOS DE FERRUGEM NO CARRO INTEIRO
MensagemEnviado: 15 Mai 2016 00:35 
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No laboratório da empresa onde trabalhei também tinha, para verificar se a pintura estava dentro das especificações técnicas do serviço contratado.

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 Título: Re: PONTOS DE FERRUGEM NO CARRO INTEIRO
MensagemEnviado: 15 Mai 2016 10:04 
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rodpcastro escreveu:
Os caras que fazem vistoria para seguradoras tem uma espécie de caneta que faz essa medição.


Essa Caneta, não mede espessura de tinta, ela procura massa plastica e consequentemente acidentes com o carro.

Falando de tintas, não confundir base da tinta com base do solvente.
Toda tinta precisa de um solvente, seja agua, nas tintas modernas ou o redutor das mais antigas, isso serve apenas para deixar a tinta liquida, depois de evaportar, não faz diferença qual foi usado.

A tinta em si, não é a responsável pela proteção anti-ferrugem, quem faz isso é o prime aplicado antes da tinta, ele sim pode estar com problemas e gerar esses pontos de ferrugem.

O certo é que a garantia de 5 anos cobre isso, o carro não pode enferrujar espontaneamente, ou seja, sem sofrer dano a pintura.

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Bruno Ponte
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 Título: Re: PONTOS DE FERRUGEM NO CARRO INTEIRO
MensagemEnviado: 15 Mai 2016 10:06 
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A que eu vi mede a espessura da tinta. Inclusive o vistoriador me mostrou ela em uso e os valores obtidos, mostrando ponto a ponto onde ela indicava já ter sido repintado (valores maiores). Fiquei curioso e o cara me explicou tudo sobre ela. Muito já esqueci, foi em 2010.

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 Título: Re: PONTOS DE FERRUGEM NO CARRO INTEIRO
MensagemEnviado: 15 Mai 2016 13:42 
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Então na verdade eu perguntei sobre a ligação da tinta com a ferrugem e o pessoal acabou indo para o questionamento se a camada de tinta do HB20 é mesmo fina ou não...rs... Só o Bruno que explicou falando que não teria muita ligação dos pontos de ferrugem com a tinta, vlw... 8-)

Sobre a pintura do HB20 ser mais fina e consequentemente mais sensível isso é fato eu acho que é verdade sim, não que a pintura seja de uma má qualidade, não foi isso que quis dizer, só quis dizer que comparado a outros carros que meu pai e eu tivemos aqui em casa, o HB20 é o que mais marca ou marcou mais rápido a pintura com lascadas que outros carros demoraram anos para mostrar... Como o funileiro que reparei o parachoque me disse isso tbm, então confio na informação, então para quem pega muita rodovia a dica é envelopar, porque repintar nem sempre fica legal...

Não conhecia essa caneta, achei interessante, creio que eles devem usar isso nas perícias(vistorias)que fazem nestes locais especializados tipo Supervisão, porque geram um relatório que informa todos os detalhes da lataria do carro...

Abraço...

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 Título: Re: PONTOS DE FERRUGEM NO CARRO INTEIRO
MensagemEnviado: 15 Mai 2016 15:53 
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rodpcastro escreveu:
A que eu vi mede a espessura da tinta. Inclusive o vistoriador me mostrou ela em uso e os valores obtidos, mostrando ponto a ponto onde ela indicava já ter sido repintado (valores maiores). Fiquei curioso e o cara me explicou tudo sobre ela. Muito já esqueci, foi em 2010.


Eu também já vi compradores de carro com uma caneta desse tipo, que talvez meça a espessura total, a distância da superfície acabada à chapa.
Nesse caso, indicaria também se há massa. Não sei.
Mas o equipamento que havia em nosso escritório não era exatamente uma caneta, embora fosse portátil, e media a espessura da pintura de proteção contra a ferrugem em estruturas de aço.

Sim, Bruno, o solvente da tinta é a base de água, mas isso muda a tinta, a sua composição química, porque ela tem que ser de outro tipo para se dissolver em água.
Aliás, na construção civil essas tintas modernas ainda sofrem um certo preconceito por parte dos pintores, técnicos e proprietários, uma vez que ainda é um pouco mais cara.
Geralmente o proprietário orça a tinta e esquece de orçar o solvente... rs.
Eu, se puder, só uso esmalte sintético à base d'água, porque limpar o equipamento, pincéis, rolos, pistolas e bandejas, com água, é tudo de bom.

Tenho muitos lascados na frente dos meus HB20 e acho sim a tinta um pouco fraca para resistir a insetos e pedriscos.
Só não saberia dizer que relação tem a espessura da tinta com a sua resistência contra impactos.

Para a proteção contra ferrugem, eu imagino que quanto mais demãos, maior a espessura e mais se tem certeza de que todos os pontos estão bem protegidos.

[]

Segue trecho de uma matéria de 2012:

"Sistema de pintura contra corrosão - A primeira fábrica da Hyundai Motor Brasil conta com a mais atualizada tecnologia para pintura automotiva da marca. A excelência está na combinação do processo 100% automatizado com a qualidade das tintas utilizadas e o sistema de pintura final com aplicação de primer, tinta base e verniz em um único sistema.

O diferencial do processo de unificação das fases reflete também na etapa de secagem da carroceria, que passa a ser feita após toda a aplicação, e não intercalada entre as camadas de pintura, gerando economia de água e energia. Outro destaque é o sistema de eletrodeposição, que consiste na imersão total da carroceria em um processo eletroquímico para a aplicação da primeira camada de tinta de maneira uniforme, garantindo a proteção contra corrosão.

A pintura dos carros produzidos na fábrica de Piracicaba está integrada à preocupação global da Hyundai com o meio ambiente. As tintas utilizadas são à base de água, operado por um sistema que zera a emissão de solventes no meio ambiente. Além disso, a unidade conta com uma estação interna de tratamento de efluentes, com um sistema de tubulação capaz de separar os resíduos líquidos da água pluvial, a fim de evitar a contaminação da água de chuva para que haja possibilidade de reaproveitamento nas instalações..."


Em: http://www.mecanicaonline.com.br/2012/1 ... yundai.php

[]

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 Título: Re: PONTOS DE FERRUGEM NO CARRO INTEIRO
MensagemEnviado: 15 Mai 2016 16:04 
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Tem um monte de modelos de medidores, com diversos formatos. "Caneta" é referência, não algo exato. Mas tem essa: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/veicul ... 200407.htm

Ver também

http://globoplay.globo.com/v/4546545/

http://quatrorodas.abril.com.br/materia ... nta-797553

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