Bem-vindo: 28 Mar 2024 11:32

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 12 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Avaliação Oficina Brasil: HB20, Queridinho na aquisição mas
MensagemEnviado: 27 Mar 2017 20:55 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 22 Jul 2013 00:46
Mensagens: 147
Achei essa matéria bem completa na página da Oficina Brasil, revista voltada para os profissionais de oficina mecânica.

Hyundai HB20 – Queridinho na aquisição e quase um desafeto na hora da manutenção.
Avaliação do Reparador Seg, 21 de Novembro de 2016 - 11:59 - Tenório Júnior

Imagem

Reparadores consideram a reparabilidade boa mas criticam a falta de peças, informações e apontam a presença de problemas recorrentes

O HB20 foi o primeiro carro “popular” da Hyundai fabricado no Brasil. Lançado em setembro de 2012 o modelo chegou para concorrer no segmento dos hatchs, seu principais concorrentes são: Volkswagen Gol, Fiat Palio, Ford Ka, Chevrolet Onix, Renault Sandero, Toyota Etios e Peugeot 207.

Segundo a montadora, a denominação “HB”, significa Hyundai Brasil, é uma nova linha que deu origem a outros modelos, além do HB20, como o HB20 X que é um crossover compacto e o HB20 S, do tipo sedan.

Reparadores consideram a reparabilidade boa mas criticam a falta de peças, informações e apontam a presença de problemas recorrentes
O HB20 foi o primeiro carro “popular” da Hyundai fabricado no Brasil. Lançado em setembro de 2012 o modelo chegou para concorrer no segmento dos hatchs, seu principais concorrentes são: Volkswagen Gol, Fiat Palio, Ford Ka, Chevrolet Onix, Renault Sandero, Toyota Etios e Peugeot 207.

Segundo a montadora, a denominação “HB”, significa Hyundai Brasil, é uma nova linha que deu origem a outros modelos, além do HB20, como o HB20 X que é um crossover compacto e o HB20 S, do tipo sedan.

Tanto o 1.0 quanto o 1.6 são fabricados com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas e variador de fase na admissão. Ambos estão preparados para utilizar gasolina e etanol. O sistema de partida a frio ainda é antigo, utiliza tanquinho (fig.07) que requer manutenções como limpeza e não é rara a necessidade da substituição da válvula solenoide (fig.08) por travamento.

A montadora sul-coreana oferece cinco anos de garantia, não obstante, com menos de quatro anos de uso, já é possível encontrar o modelo nos boxes das oficinas independentes cujos proprietários se sentem mais seguros e bem atendidos na oficina independente. Diante desta realidade de mercado e para sabermos o que realmente acontece (pois é sabido que a oficina mecânica independente é o “grande campo de prova das montadoras) quando o HB20 chega à oficina para fazer manutenção, entrevistamos quatro reparadores de reparadoras e regiões diferentes, são eles:

Alisson Soares Ribeiro (foto 03), 34 anos de idade e 10 anos de profissão. Iniciou quando ainda era criança, trabalhando na oficina de seu pai, que já atua há quase quarenta anos na área. Alisson é formado em Processos Gerenciais e fez cursos técnicos, dentre eles, freios ABS e Injeção eletrônica. “Meu pai foi o meu professor de mecânica e hoje eu sou sócio dele”, diz o reparador. Localizada em Minas Gerais na cidade de Sarvedo, a oficina Spacecar atende em média 50 carros por mês.

Ernesto Miyazaki (foto 04) tem 42 anos é técnico em eletrônica, especialista em sistemas de ar-condicionado automotivo e proprietário da oficina Arcon – Ar-condicionado automotivo que fica localizada na cidade de São Paulo - Butantã. “Em 1992 meu pai, que era um apaixonado pelo ofício, montou a Arcon, desde então, comecei a trabalhar em sociedade com ele; fiz cursos de gestão e de relacionamentos pelo Sebrae e vários cursos técnicos voltados para a parte elétrica, eletrônica e ar-condicionado”, conta Ernesto, que aliás, também é um colaborador técnico do jornal Oficina Brasil.

Marcelo Pontello Cerrato (foto 05) tem 49 anos é técnico em reparação automotiva e proprietário da Auto Elétrico e Mecânica MP, localizada na zona central da cidade de São Paulo no bairro Cambuci. Marcelo nos conta como foi iniciou na carreira: “eu trabalhava como escriturário numa grande empresa e pedi demissão para ir atrás de um sonho, fui trabalhar de ajudante numa oficina mecânica; três anos após, em 1991, abri minha própria oficina, onde estou até hoje. Minha capacitação técnica se deu através de cursos no Senai, nas principais fábricas de autopeças do País e diversas palestras técnicas”, relata o Reparador.

Fellipe Ramalho Correa (foto 06), 32 anos, é formado em Administração, pós-graduado em Gestão e Estratégia de Negócios, professor de Economia, Reparador Automotivo e proprietário da Auto Mecânica Express - localizada na zona sul da cidade de São Paulo, bairro Ipiranga. “Desde muito novo eu já mexia nos motores dos meus carros, até que surgiu a oportunidade de comprar uma oficina montada e, ao longo de quase uma década trabalhando com profissionais extremamente qualificados, fui aprendendo na prática as técnicas da reparação automotiva”, relata o reparador.

SUSPENSÃO DIANTEIRA

Nenhum dos reparadores entrevistados relatou problemas fora do comum, apenas desgaste nas buchas de bandejas (fig. 09), pivôs, bieletas e batentes dos amortecedores (fig. 10)

SUSPENSÃO TRASEIRA

Já na suspensão traseira, um problema grave relatado pelo cliente e constatado por mim, chama a atenção - as molas traseiras são fracas, basta colocar duas pessoas no banco de trás que a traseira do carro quase arrasta no chão, dá para sentir o amortecedor chegando ao batente no fim de curso (fig.11).

Pesquisando sobre esse problema na internet, o próprio cliente descobriu que esse fato é tão comum que já existe um kit de reforço para as molas (fig. 12e 13). Segundo o proprietário do HB20 que deu origem a essa matéria, com o Kit de reforço das molas o carro ficou muito melhor para fazer curvas mesmo estando sem peso, além disso, não abaixa tanto quando transporta duas pessoas no banco traseiro.

SISTEMA DE FREIOS

Freio traseiro é simples e não apresenta defeitos anormais. No entanto, é importante verificar nas revisões o estado das sapatas (fig.14A), desgaste nos tambores e vazamento nos cilindros de rodas (fig.14B) e efetuar a regulagem manual das sapatas de freio.

Os técnicos consultados não relataram nenhum problema que fugisse à normalidade, ou seja, manutenções básicas em função de desgaste natural das peças. Entretanto, em minha oficina, tive a oportunidade de resolver um defeito que estava incomodando o proprietário do carro. Tratava-se de um barulho do tipo “estalo metálico” que vinha da roda e se apresentava em pequenas vibrações. Para resumir, depois de algumas verificações na suspensão, sem êxito, constatei que havia folga entre as pastilhas e o cavalete da pinça (fig.15) Retirei as “chapas” de apoio que ficam nas extremidades das pastilhas, com um alicate universal melhorei a pressão entre as tais “chapas” e as pastilhas, e o barulho desapareceu por completo.

A central eletrônica do ABS (fig.16) e do cilindro mestre (fig.17) estão localizadas em local de fácil acesso.

Os sensores do ABS das rodas dianteiras (fig.18) fazem a leitura na roda fônica que está acoplada na homocinética, são fáceis para serem removidos. Já os sensores das rodas traseiras, são parte integrante do conjunto cubo/rolamento (fig.19). Se houver a necessidade de substituir o sensor, terá que comprar o conjunto completo (fig.20).

SISTEMA DE AR-CONDICIONADO

O ar-condicionado está presente em todas as versões do HB20, esse é um item importante que está cada vez mais presentes nos veículos brasileiros e que agrega grande valor “competitivo” ao veículo. A Arcon, oficina que atende em média 160 veículos por mês, registra muitas passagens do HB20 com problemas nos principais componentes do sistema de ar-condicionado, dentre eles o compressor (fig.21) e evaporador (fig.22). Ernesto, que é especialista em sistemas de ar-condicionado, diz: “a troca do evaporador e/ou do compressor do HB20 são defeitos comuns, já pegamos várias vezes, muitas vezes até estava no prazo de garantia. O problema do evaporador é vazamento e do compressor é falta de óleo” afirma o técnico.

Ernesto chama a atenção para a falta de informação, “muitas pessoas não sabem que é importante fazer a limpeza no sistema e pensam que a máquina faz a limpeza por completo, mas não é tão simples assim”. Segundo o técnico, as pequenas partículas oriundas do desgaste natural só serão eliminadas com a limpeza completa do sistema e substituição do filtro secador, no caso do HB20 esta peça está acoplada ao condensador, o que a encarece, e consequentemente o serviço. “Muitas vezes o filtro secador não é substituído porque falta no mercado ou porque é muito caro”, arremata Ernesto.

O especialista afirma que em alguns casos, os danos constatados nos compressores do ar-condicionado são oriundos de má manutenção, erro de procedimento e/ou aplicação de óleo lubrificante inadequado, é preciso ficar atento.

Dica do Ernesto para o reparador: O Sensor de temperatura do ar-condicionado, em alguns carros, não desliga no tempo certo e congela o sistema. É bom verificar o tempo de corte do sensor de temperatura do sistema do AC. Ele deve desligar igual a uma geladeira, o evaporador chega próximo de 0 grau. Na saída do difusor, ente 6 graus e 10 graus ele deve desligar e ligar repetidamente.

Dica do Ernesto para o cliente: Quando perceber que está saindo uma espécie de “névoa” pelos difusores, normalmente na fase fria, é sinal de problema, leve a um especialista.

DICAS DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA

Sobre manutenção preventiva o Reparador Marcelo diz: “se fizer a manutenção preventiva da forma correta, dificilmente terá problemas e surpresas desagradáveis e o custo das manutenções serão bem menores se comparadas à corretiva e evita o risco de ficar parado na rua ou na rodovia”.

Ar-condicionado: O reparador Ernesto recomenda a cada seis meses medir a pressões de alta, de baixa pressão e verificar o tempo de corte do compressor, para evitar problemas desagradáveis de mau funcionamento e gastos excessivos com a manutenção corretiva.

Freios: É importante que sejam verificados todos os itens do sistema e efetuada a substituição do fluido de freio a cada 10.000 km ou 12 meses. Lembrando que esse intervalo pode variar dependendo das condições de operação do veículo.

Arrefecimento: O técnico Alisson recomenda a troca do líquido quando estiver ficando de cor diferente da cor do aditivo.

Troca de óleo: Deve ser realizada de acordo com as condições de operação do veículo (vide manual do proprietário). O Reparador Fellipe recomenda: “quando for trocar o óleo aproveite a oportunidade para verificar visualmente alguns itens que podem demonstrar sinais de desgaste”.

AQUECIMENTO EXCESSIVO NO INTERIOR DO CARRO

Chegou a minha oficina (JR Automotiva), um cliente se queixando de aquecimento no interior do carro, mais especificamente na parte traseira do console central. Após a constatação do ótimo funcionamento da ventoinha e sistema de arrefecimento, levantamos o veículo e, para nossa surpresa, notamos que o defletor de calor do escapamento só vai até a metade do carro (fig.23), no local onde está localizado o silencioso intermediário não há defletor de calor (fig.24), ou seja, a temperatura do escapamento vai direto para o assoalho e acaba esquentando o interior do carro.

JUNTA HOMOCINÉTICA

Hb20 1.6 Automático com “estalos” contínuos que ficavam evidentes a 20km/h mesmo em linha reta. Ao verificar os componentes da suspensão, constatamos que havia graxa da homocinética espalhada por toda parte (fig.25), não havia avaria na coifa, a graxa escapava pela abraçadeira que ainda era original (fig.26). Retiramos a homocinética e notamos que estava dura e travando. Ao tentar comprar a peça na concessionária, a surpresa: só vende o eixo completo, sob encomenda, e o preço passa de um mil reais.

Dica do Consultor OB – Tenório Junior: neste caso específico que o cliente não podia deixar o carro desmontado aguardando a peça, lavei a homocinética e verifiquei minuciosamente se havia trinca na “gaiola”; como estava íntegra e sem nenhum sinal de desgaste aparente, lubrifiquei a peça com a graxa especial “bissulfeto de molibdênio” (fig.27) e o defeito desapareceu. Mesmo assim, o cliente, que é Engenheiro Eletrônico e apaixonado por carros, por segurança, ficou de encomendar a peça para a substituição.

SISTEMA DE ARREFECIMENTO

O técnico Ernesto constatou alguns casos em que a ventoinha estava inoperante, e a causa era mau contato em seu conector.

Os demais reparadores não possuem histórico de problemas com o sistema de arrefecimento, apenas recomendam a troca do líquido de arrefecimento de forma corretiva e preventiva. Alisson diz: “Quando vejo que já está ficando de cor diferente do aditivo, indico a limpeza do sistema e a substituição do líquido de arrefecimento”.

Dica do Consultor OB – Tenório Junior: O líquido do sistema de arrefecimento é composto por água desmineralizada e aditivo específico na proporção indicada pelo fabricante - em média 40% de aditivo. Atenção! O sistema de arrefecimento não consome esse líquido! Se começar a baixar o nível, é sinal de vazamento, precisa ser reparado!

PEÇAS DE REPOSIÇÃO

Para Ernesto a grande dificuldade na manutenção do HB 20 é o custo alto das peças genuínas e a indisponibilidade à pronta-entrega de alguns componentes do sistema de ar-condicionado. “Na maioria das vezes o cliente opta por peças mais baratas, que não são originais, porque além de considerar caras também não dispõe de tempo para esperar chegar na concessionária”, lamenta o técnico.

Já quando o foco é na mecânica a coisa fica menos ruim e na oficina Spacecar em Minas Gerais, as peças do “pacote básico” (velas, bobinas, bicos etc.) são encontradas nas autopeças independentes. “Encontro essas peças básicas de marcas reconhecidas pelo mercado, porém, quando preciso de alguma peça diferente como o catalisador por exemplo, só sob encomenda na concessionária e, além de muito caro, demora em média 3 dias”, diz o técnico Alisson.

Os Reparadores Fellipe e Marcelo concordam com que as peças de grande giro como velas, filtros e pastilhas são encontradas facilmente nas autopeças, mas as peças que fogem desta lista são encontradas apenas nas concessionárias, têm custo muito acima do que seria normal e dependem de encomenda, porque não tem à pronta-entrega. Ainda neste quesito, os Reparadores vão um pouco além, ambos demonstram grande insatisfação quando relatam sobre a dificuldade e ineficiência do atendimento telefônico no setor de peças das concessionárias. “Eles não atendem por telefone, e o serviço é horrível! Às vezes é melhor ir pessoalmente”, reclama Marcelo. O Reparador Fellipe completa: “o atendimento telefônico é péssimo! Você liga em uma concessionária eles dizem que naquela unidade não vende peças para HB20, você liga em outra eles atendem e deixam o telefone de lado até você se cansar e desligar, em resumo, perde-se muito tempo para fazer apenas uma consulta”, arremata Fellipe.

No tocante à política de comercialização das peças, segundo os reparadores, o desconto que é oferecido ao reparador com CNPJ é o mesmo para pessoa física, apenas 5%. Isso torna inviável para a oficina porque os tributos que incidem sobre a nota fiscal e as taxas cobradas pelas administradoras dos cartões acabam sendo maior que o desconto oferecido. “Por não ter uma política diferenciada que favoreça as oficinas independentes, nós só compramos na concessionária quando não há outra opção confiável e viável”, diz Fellipe. Marcelo acrescenta: “muitas vezes me vejo obrigado a pedir para o cliente comprar a peça na concessionária, porque se eu for comprar, terei que cobrar uma porcentagem sobre a peça para não ter prejuízo, o que elevaria ainda mais o preço da peça para o cliente final.”

Dica do Fellipe para os reparadores: Consultar as peças antes de pegar o serviço. Faça o diagnóstico, libere o veículo, compre as peças e agende com o cliente para executar o serviço. Assim você economiza espaço na oficina, o seu tempo e o do cliente. Infelizmente esta é a realidade do HB20 na oficina independente e evidencia que a montadora, em sua estratégia de mercado, estimou focar 100% na sua própria rede, o que deixa o dono do HB20, que prefere os serviços da oficina independente, desamparado.

Nestes depoimento fica evidente que a montadora optou por uma política de focar 100% em sua rede, que somada a garantia de cinco anos, colocaria este produto “distante” da oficina independente. Mas na prática, muitos donos de HB20 estão buscando serviços nas oficinas independentes e aí esta estratégia da montadora (100% do foco nos serviços apenas na concessionária) e que serviria para construir um “circulo virtuoso” de fidelização à marca, é quebrada.

INJEÇÃO ELETRÔNICA E IGNIÇÃO

O reparador Alisson relata que já reparou um HB20 com problemas nos injetores, “o defeito era falha de cilindro, havia um bico ruim e outros dois que não estavam com a vazão boa, nem a limpeza por ultrassom resolveu. Depois, o mesmo carro apresentou problema em uma bobina, estava com aproximadamente 38 mil km”, diz o técnico.

O Reparador Marcelo diz que é comum apresentar defeito de bobina e velas por volta dos 40 mil km.

Outro defeito fora do comum, constatado por Alisson, foi uma falha com código P 420 (baixa eficiência no catalisador), por se tratar de uma peça relativamente cara e, pouco provável que estivesse realmente com problema, o reparador foi buscar informações com colegas do Fórum do jornal Oficina Brasil e descobriu que esse problema era recorrente no HB20. Sendo assim, substituiu o catalisador e a luz indicativa de avaria no sistema de injeção não acendeu mais.

REPARABILIDADE

Ernesto: Considerando especificamente o sistema de ar-condicionado, considero a reparabilidade boa, é equivalente a outros carros do mesmo porte, porém o que complica é a falta de peças e o preço das mesmas.

Alisson: Estava achando fácil porque só havia feito os serviços básicos, quando tive que trocar o catalisador, achei muito difícil, a partir daí mudei meu conceito, gastei quase duas horas para fazer a substituição. Não é um carro “fácil”, se comparado aos seus concorrentes do mesmo segmento.

Fellipe: Considero boa. Tem bom espaço para trabalhar, não encontro dificuldades para executar os reparos, pelo menos nas manutenções mais elementares que realizei até agora. Vamos ver mais para a frente, pois a difícil relação com a montadora não é um bom indicador.

Marcelo: Eu classifico a reparabilidade no geral como boa. Costumo dizer que não só esse carro mas, a marca, vai dar “susto” em muitas montadoras. O HB20 da Hyundai tem grande potencial para superar outros carros que estão acima, no ranking dos mais vendidos, contudo a empresa precisa rever a política de relacionamento com o reparador independente, caso contrário a categoria pode desenvolver resistência à marca.

INFORMAÇÃO TÉCNICA

A falta de informação técnica é um desafio constante para os reparadores independentes. Diante de tantas marcas e modelos diferentes fica cada dia mais difícil trabalhar sem informação, é um desafio constante para o reparador independente que, de alguma forma, irá precisar obtê-la e é aí que se esconde o perigo. Por falta de um “canal” direto que liga a montadora ao reparador independente, muitos procuram a informação na internet que, diga-se de passagem, tem de tudo, desde informação clara e correta à informação equivocada e tendenciosa.

Ernesto: Sinto falta de um apoio técnico por parte da concessionária, se eles nos dessem mais subsídios, seria melhor para trabalharmos, melhor para o cliente e para a própria marca.

Alisson: Eu trabalho com alguns manuais eletrônicos e quando não é suficiente, recorro aos amigos da internet e jornal oficina Brasil.

Ernesto: Sinto falta de um apoio técnico por parte da concessionária, se eles nos dessem mais apoio seria melhor para nós trabalharmos, para o cliente e para a marca.

Marcelo: Se precisar de alguma informação técnica é preciso implorar para conseguir. Por telefone nem pensar! Se conseguir, só pessoalmente e se o técnico estiver com boa vontade.

Fellipe: Informação técnica é muito difícil, eles pedem o telefone para retornar e não retornam. Eu não sei se eles não estão tecnicamente qualificados ou se é realmente má vontade de passar a informação.

RECOMENDAÇÃO

Não por acaso o reparador independente, ao longo do tempo, dentre outras atribuições se tornou também o consultor técnico do proprietário do veículo, de modo que, quando surge a intenção de adquirir um novo carro, pede a ele a opinião, e na maioria das vezes é seguida à risca. Veja o que cada reparador consultado diz quando é questionado pelo seu cliente em relação à compra de um HB20:

Ernesto: A reparabilidade desse carro é boa, mas eu não recomendo pela indisponibilidade de peças e preços altos das peças genuínas, se comparados aos outros da mesma categoria. Não dá pra ficar com carro parado no pátio da oficina esperando a peça chegar, é ruim para o cliente e para a oficina.

Alisson: Eu indico porque considero o custo-benefício bom. Mas, aviso que a reparabilidade não é tão boa, relato os defeitos que já peguei (como o problema recorrente do catalisador e a dificuldade para substituí-lo) e não esqueço de comentar sobre a dificuldade de encontrar algumas peças.

Fellipe: Não indico! Não há espaço para as pernas para quem senta no banco de trás; custo da manutenção muito alto; problemas de atendimento nas concessionárias; falta de peças e falta informação técnica.

Marcelo: O HB20 1.0 é muito fraco, os clientes que possuem reclamam. O 1.6 é muito bom carro, possui tecnologia muito boa e preço acessível, porém, a manutenção é cara, as peças são difíceis de encontrar na concessionária e o atendimento no pós-vendas é péssimo!

CONCLUSÃO

Hoje, apesar de toda a tecnologia aplicada na fabricação de um veículo, não há como ignorar o fato de que as peças sofrerão desgaste e que em algum momento esses veículos serão reparados por profissionais de oficinas independentes que, aliás, são extremamente capazes e cada vez mais, qualificados. Entretanto, os maiores entraves evidenciados pelos reparadores entrevistados, que de certa forma, retratam a realidade de tantas outras oficinas, foram: a falta de peças genuínas à pronta-entrega; falta de uma política de comercialização diferenciada para as oficinas independentes e os obstáculos para a obtenção de informação técnica por parte do fabricante do veículo. Ou seja, aparentemente a Hyundai acredita que sua rede dará conta da manutenção dos carros e a relação dos proprietários, no pós-venda, se daria apenas nas concessionárias da marca. Porém, a realidade brasileira da preferência do dono do carro pela oficina independente está atingindo também os donos destes modelos que abandonam os serviços autorizados (rede oficial) e passam a realizarem serviços na rede “oficiosa” da montadoras brasileiras, ou seja a oficina independentes.

E neste ambiente, as palavras da maioria dos reparadores consultados reconhecem a boa reparabilidade do HB20, nos serviços mais básicos, e fora os problemas recorrentes relatados nesta matéria, ainda nada de grave foi identificado. A conferir o futuro próximo com o aumento da idade/quilometragem média destes modelos, cada vez mais presentes no ambiente da oficina independente.

Para o cliente que está interessado em adquirir um novo carro, a avaliação do reparador é, na maioria das vezes, decisiva. Normalmente o cliente não compra o carro que o reparador não indica, porque reconhece que esse profissional está diariamente dentro do mais efetivo laboratório de testes das marcas e modelos, quando o assunto é reparação automotiva.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Avaliação Oficina Brasil: HB20, Queridinho na aquisição
MensagemEnviado: 27 Mar 2017 21:53 
Offline

Registrado em: 15 Jan 2017 22:31
Mensagens: 101
Quanto bla bla dessa reportagem. A maioria dos HB20 ainda estão na garantia, quem deixaria ter a garantia para levar nessas oficinas mecânicas. Se depender deles carro bom é Gol, tem peça barata. Já tive carro usado que não estava mais na garantia e cada ida no mecânico era uma grana e na maioria das vezes era colocado peça paralela. Eu cansei disso, em um determinado ponto da matéria o cara fala para não comprar hb20 pois não espaço atras, fala sério

_________________
Atual HB20S Turbo Evolution 2019/2020
Ex: HB20 Comfort 2016/2017


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Avaliação Oficina Brasil: HB20, Queridinho na aquisição
MensagemEnviado: 27 Mar 2017 22:23 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Colega The.Mole, muito boa essa citação e segundo esse artigo, infelizmente se constata cada vez mais a falta de atenção da Hyundai do Brasil com a rede independente de oficinas !

E isso comprovadamente nunca foi nada saudável pq a atual rede de CCS da Hyundai geralmente deixa muito a desejar e isso é um ponto bem negativo para essa marca aqui no nosso mercado.

Ou seja, por enquanto a maioria da frota de veículos HB20 vendidos desde o lançamento deles aqui em Out/2012 ainda estão dentro do período de garantia dos 5 anos, mas e quando essa garantia terminar e muitos proprietários resolverem reparar e revisar os seus HB20 nas oficinas independentes devido aos preços da tabela de revisões da Hyundai do Brasil ?

Acredito que por causa disso, uma expressiva maioria de proprietários vai se desfazer dos seus HB20 quando essa garantia de fábrica de 5 anos estiver terminando ...

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Avaliação Oficina Brasil: HB20, Queridinho na aquisição
MensagemEnviado: 28 Mar 2017 00:17 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Out 2014 23:35
Mensagens: 5015
Localização: Minas Gerais
Muito interessante a reportagem.

Aposto que alguns dos mecânicos de vez em quando visitam o fórum em busca de alguma informação que possa ser útil. :lol:

Abraços,

_________________
HB20 Comfort Style 1.6 14/15

Moderador no Fórum e no Facebook do HB20 Clube.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Avaliação Oficina Brasil: HB20, Queridinho na aquisição
MensagemEnviado: 28 Mar 2017 00:45 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 30 Out 2014 11:55
Mensagens: 1115
Localização: São Paulo
kaction escreveu:
Quanto bla bla dessa reportagem. A maioria dos HB20 ainda estão na garantia, quem deixaria ter a garantia para levar nessas oficinas mecânicas. Se depender deles carro bom é Gol, tem peça barata. Já tive carro usado que não estava mais na garantia e cada ida no mecânico era uma grana e na maioria das vezes era colocado peça paralela. Eu cansei disso, em um determinado ponto da matéria o cara fala para não comprar hb20 pois não espaço atras, fala sério

Cara nada como ter um carro qie fica visitando esses mecanicos


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Avaliação Oficina Brasil: HB20, Queridinho na aquisição
MensagemEnviado: 28 Mar 2017 10:10 
Offline

Registrado em: 23 Ago 2014 17:39
Mensagens: 42
Atualmente, a maioria das concessionárias, de todas as marcas, tem diminuído seus estoques de peças de reposição, especialmente aquelas menos demandadas, como por exemplo, catalisador, juntas homocinéticas, lataria, entre outras.
Tenho parentes que tem GM, FIAT e VW, que me permitiram comprovar esse fato.
Esperei 30 dias por um para-choques e um farol para o Fiat Uno da minha esposa.
Tive um Onix, que precisou trocar um amortecedor traseiro com 5.000km (!) e tive que esperar outros 15 dias pela peça.
É claro que um carro como o Gol tem grande estoque de peças no mercado, seja nas autorizadas ou no mercado paralelo. Além da frota muito maior, é um carro que quebra muito mais facilmente que um Hyundai. Também tive um Gol e pude sentir na pele a "maravilha de carro" que ele é. (Só que não).
Enfim, alguns reparadores independentes tem mesmo certa resistência a carros como os nossos, que não permitem que eles tenham lucros constantes.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Avaliação Oficina Brasil: HB20, Queridinho na aquisição
MensagemEnviado: 28 Mar 2017 11:17 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 16 Jul 2015 08:05
Mensagens: 363
Muito blá blá blá;
A real é que mecânicos gostam de enrolar e ganhar dinheiro - não necessariamente nessa ordem.
Não importa se você tem Gol, Corsa, HB20, X1... se você não entende de carro, eles VÃO te enrolar!
Se você não entende de motor, etc... você será sempre refém deles, infelizmente!

Já tive problemas com o antigo Gol da minha mulher, teoricamente um carro que todos sabem mexer, mas acabei gastando MUITA grana e nunca conseguiram resolver! Já tive problemas com o corsa da minha mãe que ficou sem bateria e parou de funcionar os ponteiros... fui em 3 mecânicos/eletricistas e TODOS falaram que precisariam retirar todo o painel, trocar não sei o que... e ficaria no mínimo uns 800 reais isso!
Fui no fórum do corsa club e vi que eu precisava apenas retirar os cabos da bateria, dar a partida umas 3 vezes e ligar de novo. Fiz isso e voltou a funcionar, sem gastar 1 real!
E vocês acham que eles não sabem disso? Claro que sabem, mas preferem enganar os desavisados! Para mim são como ladrões!
*Claro que nem todos são são assim... talvez aquele 1% hehehe

Se vocês puder, fique com o carro apenas no tempo da garantia, depois passe pra frente! A menos que conheça um mecânico confiável, coisa bem difícil de se ter hoje em dia!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Avaliação Oficina Brasil: HB20, Queridinho na aquisição
MensagemEnviado: 28 Mar 2017 12:22 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Concordo com esse seu comentário Letox, pq infelizmente é isso que ocorre c/ uma expressiva quantidade de consumidores que precisam de mecânicos e que não tem algum conhecimento mais profundo sobre mecânica automotiva !

E nesses casos, esses proprietários correm sim esse risco de serem enganados, salvo lógico as sempre raras excessões !

Por isso que sobra de opção mais confiável apenas as CCS que por sua vez, metem a faca na barriga desses clientes sem a mínima piedade ...

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Avaliação Oficina Brasil: HB20, Queridinho na aquisição
MensagemEnviado: 28 Mar 2017 16:55 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
"... Por isso que sobra de opção mais confiável apenas as CCS que por sua vez, metem a faca na barriga desses clientes sem a mínima piedade."

Ianis, concordo com a primeira parte da sua afirmação, sobre a confiabilidade, e não com a segunda, de ser esfaqueado sem piedade.

Revisões a cada 10 mil km custam em média R$ 600,00 e portanto representam R$ 0,06 por quilômetro rodado.
Combustível, conforme a região, custa algo entre R$ 0,35/km a R$ 0,45/km.

No meu caso (a conta depende de quantos quilômetros se roda em média por mês) somando todos os custos de ter e manter um carro, combustível, manutenção, pneus, seguro, licenciamento, ipva, etc., o custo por quilômetro é de aproximadamente R$ 0,90.
Para quem roda pouco, o custo do quilômetro rodado tende a ser mais alto, porque as despesas fixas como, seguro, ipva, licenciamento, etc, se diluem em um número menor de quilômetros.

Com isso quero dizer que a manutenção na ccss, além de representar confiabilidade e tranquilidade, custa, no meu caso, apenas 6,7% do custo total de manter um carro.
Pela minha perspectiva isso se paga integralmente pelo benefício que proporciona.

Mesmo que eu mantenha o carro após o período de garantia, vou continuar fazendo as revisões a cada 10 mil km na rede autorizada.
Não tenho interesse em mudar coisas que, do meu ponto de vista, me beneficiam.

Abraço,

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Avaliação Oficina Brasil: HB20, Queridinho na aquisição
MensagemEnviado: 28 Mar 2017 17:14 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Bertoche, eu apenas citei que as CCS enfiam a faca nos clientes quando se compara os preços normalmente praticados por elas após o término do período de garantia da fábrica e nesses casos, quando se compara com o que normalmente cobram as boas oficinas independentes multimarcas !

Mas salvo raras excessões, a maior garantia que temos de serviços bem executados e ainda com o direito a uma pequena garantia seriam de fato, somente os serviços prestados nas CCS da rede autorizada em veículos já fora do período de garantia da fábrica !

Obs : Acredito que a atual tabela de preços das revisões obrigatórias dentro do período de garantia da Hyundai do Brasil ainda estão em níveis razoáveis quando comparados com os preços praticados pelas demais redes de CC de outras marcas concorrentes !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 12 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 16 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB