Betox escreveu:
LeonardoPeres escreveu:
Andando com meu HB20 hj, percebi que quando solto o carro em ponto morto, ele permanece retinho, nao puxa para os lados.
NO ENTANTO, quando engato a marcha e acelero, comeca a puxar para a direita.
NOTEI TAMBEM que quando estico a primeira marcha e engato a segunda ele da uma puxada FORTE para direita.
ACREDITO que uma roda esteja tracionando mais do que a outra, sendo q o carro esta alinhado, eu calibrei os 4 pneus com 32 libras, e mesmo assim ele puxa para direita.
ALGUEM SABE O QUE PODE SER? o que pode causar uma roda tracionar mais do que a outra?
OBS: AS VEZES, QUANDO ESTICANDO MARCHAS CURTAS(1a e 2a marcha), PARECE Q CHEGA UM MOMENTO QUE UMA RODA PARA DE TRACIONAR, E O CARRO JOGA PARA A DIREITA COM FORCA.
aguardo uma resposta, estou preocupado se pode ser algo serio que esteja ocorrendo!
Abraco
Porra, cadê os mecânicos deste forum para explicar para esse menino o que é um diferencial?
Uma roda "sempre" traciona mais que a outra. Você notou a direita mas acontece com a esquerda também. É a função do diferencial. Às vezes a tração está 60/40, 30/70, 10/90 ou até 100% em uma roda e zero na outra. A principal função e quando o carro está fazendo curva e o pneu de fora tem que girar mais rápido que o pneu de dentro, senão fica quase impossível virar. No eixo traseiro às rodas são livres, então acabam girando naturalmente em velocidades diferentes.
Na hora que você arranca, o sistema sente que uma roda faz menos força e joga mais tração nela, por isso você sente puxar para um lado.
Quando uma roda atola ou cai num buraco, essa roda que está girando em falso recebe todo o torque, por isso o carro não sai do lugar. Se você levantar o carro com um macaco e acelerar, só essa roda que está no alto irá girar. A que ficou no chão, não gira.
Não sei o porquê, mas sempre percebi nos carros que o pneu do lado do passageiro gasta mais rápido que o outro lado. Alguém saberia explicar por que isso acontece?
Olaa,
Entao colega, entendo que uma roda puxa mais que a outra em curvas, ruas inclinadas, quando o carro atola uma roda e tudo mais e que o diferencial é responsavel por esse equilibrio.
NO ENTANTO, acho muito estranho quando o carro esta em uma estrada lisa, com pouca inclinacao, quando eu acelero ele puxar com certa forca para o lado direito.
E NESTA MESMA ESTRADA, quando eu deixo o carro seguir em ponto morto ele vai reto, nao puxa para a direita!
O DIFERENCIAL deveria manter o equilibrio e fazer o carro acelerar em linha reta, ou nao?
NESTA MESMA estrada eu passei com um outro carro, e quando acelerei ali, manteve em linha reta acelerando, puxou um pouco para esqueda porem bem depois, diferente do meu HB20 que logo q solto o volante ja vai para a direta.
TAMBEM EXISTE O FATO de meu HB20 puxar bastante para a direita quando estico marchas curtas. Fiz um teste com ele, fui em uma rua um pouco inclinada para a esquerda, em que a tendencia do carro era puxar para a esquerda, parei o carro, engatei a primeira marcha e acelerei, O CARRO puxou para a DIREITA, provando, acredito eu, que tem algo errado acontecendo.
Estou sinceramente preocupado com esse problema, peço q por gentileza se alguem souber o que pode ser, mesmo uma chance remota, entre em contato comigo, agradeco.