bernardo_bee escreveu:
É muito estranho. Como um carro que tem um defeito digamos no cilindro mestre. O cilindro está furado e perdendo pressão, ou vazando. Como que um carro se recupera desse defeito ?? Impossível. A parte de freios de um carro não tem NADA eletrônico, é totalmente mecânico.
Poderia ter um vazamento de fluído nas linhas do freio. Esse vazamento hora aparece hora desaparece ? Não sei como isso é possível. O que pode ocorrer é o ABS parar de funcionar, e o pedal se comportaria de forma diferente, como se fosse um carro convencional.
Se vcs realmente passaram por situação assim não sei o que dizer.
Meu amigo capotou um Honda City e ele diz que o ABS não funcionou e por isso bateu numa mureta na pista. Sinceramente creio que o ABS funcionou sim, mas milagre ninguém faz. Se vc tentar frear na areia com um sistema ABS seu carro Não vai frear tão rápido também.
Acho só um pouco estranho, Bernardo.
Você excluiu diversas possibilidades, como o cilindro mestre, o fluido, a eletrônica, e tudo o que, em princípio, não pode ficar intermitentemente ruim e bom, se faltar fluido, não tem como ele surgir do nada, e o mesmo com pastilhas, e etc.
O que sobra é a percepção subjetiva dos motoristas e as características próprias dos caminhos.
Então, seguindo as suas exclusões concluo que a questão é fruto de como cada motorista sente a freada no chão em que chão ele está rodando.
Emergências são sempre emergências, com qualquer sistema de freios ou de controle de estabilidade.
Dirigir com segurança e estarmos atentos a tudo na pista é fazermos a nossa parte.
Se o HB20 tem problema nos freios é algo daquele carro e deve ir à CCSS imediatamente.
Pode sim ser um problema muito sério. Na dúvida leve na CCSS.
Mesmo que seja até desencanar ou vender o carro.
Pelo menos tem bom valor de revenda.
Abraço,