As alegrias e decepções de ser proprietário de um HB20.
Excelente automóvel, confortável, bonito, completo, anda bem, silencioso (até a primeira revisão), em resumo: o carro cumpri todas as promessas da Hyundai de qualidade e desempenho. Como todo produto é passivo de algumas falhas, e considerando a complexidade de um veículo automotivo, natural que se apresente a necessidade de um ou outro ajuste, nada que o compromete.
Porém, como nem tudo pode ser alegrias, o carro por si não se vende e não realiza as suas manutenções, é preciso existir uma equipe de atendimento. É aqui – pelo menos em São Paulo – onde esse mundo fantástico acaba.
Comprei meu carro na semana de lançamento, na concessionária da Juscelino Kubitschek, se não fosse a expectativa alinhada a toda informação que recebi sempre tão positiva, não teria feito nem a reserva e nem estaria hoje a dirigir o meu. Atendimento péssimo, em resumo foi algo do tipo: quer? Pague a reserva e espere os dois meses. Se não quer, dê licença, a fila é longa, temos para quem vender. Nem mesmo o Test Drive me foi oferecido.
Para retirar meu carro foi outra luta, somente sai da concessionária com ele no dia 30 de Janeiro deste ano. Meses depois. E ainda paguei o equivalente ao IPVA 2012.
No ato, além de faltar alguns acessórios que faziam parte da lista de itens do modelo que comprei, perderam uma das chaves – sim, sai da concessionária somente com uma – mesmo retirando o carro meses depois do combinado.
Tenho um HB20 do modelo 2012/2013, o primeiro, com a famosa divergência de cores das luzes do painel – verdes e azuis; Som sem Bluetooth; Vidros que não fechavam sozinhos ao trancar o carro (tive de comprar o módulo a parte R$ 400,00). Enfim pequenas mudanças pelas quais em menos de dois meses o modelo passou, e mesmo eu retirando o meu veículo somente no fim de janeiro, o mesmo não as contemplou.
Para conseguir os acessórios faltantes, após longas semanas e discussões com o gerente de pós venda da concessionária sem nenhum sucesso, tive de recorrer ao SAC da Hyundai, que em poucos dias resolveu. Mas nada ainda da minha chave reserva. O gerente me pediu para aguardar contato.
Infelizmente com dois meses de uso, o pisca frontal, lado do motorista, parou de funcionar, numa sexta-feira, e eu com uma viagem programada para o dia seguinte, entrei em contato novamente com o SAC, que me apontou 3 opções de concessionárias próximas, mas na época, a única que já estava pronta e preparada para prestar atendimentos de manutenção era a da Juscelino Kubitschek, me disseram para comparecer no sábado pela manhã para verificar. Lá retorno e para minha surpresa, a concessionária não atende manutenções aos sábados. Fui informado também que nenhuma atende. O melhor, foi o desprazer de lidar novamente com o tal gerente que me disse: “vai viajar tranquilo, caso aconteça de ser parado por causa do pisca, diga que ainda não tinha notado, o carro é novo, não vai dar em nada”. Fui embora sem ninguém se dispor a verificar e nem mesmo agendar uma data para a manutenção.
SAC novamente, agendei para duas semanas depois, para uma segunda-feira, na concessionária das Nações Unidas, ironicamente, dois dias antes, o pisca voltou a funcionar. Ainda assim, compareci no horário agendado, relatei o ocorrido, realizaram uma vistoria, me informaram que era um relé com mau contato e que foi ajustado.
Algumas semanas depois, parou de funcionar. SAC, informei o problema, me orientaram a ligar e agendar a manutenção na Juscelino Kubitschek, marcada. Chegando no dia e hora marcada, nova surpresa, não haviam agendado. Questionei até ser atendido, me encaminharam ao tal gerente de pós venda, sempre me atendeu mau, fez pouco caso, e ainda me devia a chave... Desta vez sem chance, o descasquei. O gerente da mecânica, quando tomou ciência do acontecido, foi quem se dispôs a resolver e resolveu o problema. Era uma das peças do encaixe da lâmpada que estava com defeito e foi substituída naquele dia mesmo.
Cobrei minha chave reserva, e o tal gerente ainda me pediu mais duas semanas. Registrei reclamação no SAC da Hyundai. E enfim me ligaram para ir retirar. Mais surpresas, a chave possui uma criptografia, sem, não liga o carro, logo que recebi a copia, testei e não funcionou. Tive de esperar por mais duas horas, que para minha sorte dessa vez o técnico responsável, mesmo no final do expediente, me pediu para aguardar enquanto a configurava. Feito, depois de meses, finalmente com a segunda chave do carro.
Noto há algum tempo um barulho externo, na frente, do lado do motorista. Pequenos estalos no ritmo do carro, sempre que estou na faixa de 60km/h, acima ou abaixo não acontece. Além disso, devida a baixa altura do carro, nas vias da região que moro, acabo por infelizmente ralar por algumas vezes o para-choque ao sair ou entrar em algumas ladeiras, o que fez soltar uma peça plástica embaixo. Já com 10.000 km rodados, hora da revisão, vamos aproveitar e verificar tudo.
Fui um dos contemplados com o cartão de substituição dos itens de manutenção gratuitamente além da mão de obra. Agendei para ontem, segunda-feira 18 de novembro, dessa vez optei pela concessionária da avenida Ermano Marchetti.
Entrei na concessionário com 10.230 quilômetros rodados. Além da manutenção prevista na revisão, solicitei: o rodízio dos pneus - seguindo as orientações do próprio manual; o alinhamento e balanceamento - seguindo uma das recomendações da revista Quatro Rodas que realizou seu famoso teste dos 60.000 km com o HB20; e pedi para verificarem o barulho e a peça solta embaixo do para-choque. Obs. O carro entrou na concessionária sujo do uso de um fim de semana de chuva.
Fui atendido muito bem pelos funcionários, sempre atenciosos, me explicarem todo o processo; ao relatar o barulho, me pediram para circular com o mecânico para identifica-lo, andamos um pouco pela região, São Paulo, em torno de 8h30, trânsito de horário de pico, não conseguimos nem mesmo andar aos 60km/h, o mesmo ficou de rodar depois.
Retornei no fim do dia para retirar o carro, fui direcionado ao caixa, paguei R$ 120,00 pelo serviço de alinhamento e balanceamento e rodízio dos pneus, e preenchi uma pesquisa de satisfação em relação ao atendimento ali mesmo.
Enfim, me trouxeram meu carro: Sujo como deixei; Pneus revezados; Alinhado e balanceado - eu espero; Me informaram que não foi identificado o barulho que relatei, sai com o carro marcando 10.237 quilômetros, ou seja, não testaram; Me informaram que a peça solta embaixo do carro faz parte do para-choque, e estava lá ainda solta e pronto, nada foi feito e nem mesmo me orientado em relação ao concerto; O carro está mais macio na pilotagem; Freios, embreagem e acelerados reajustados; Mas passou a fazer agora um barulho interno, sempre que freio, parece que estou carregando um galão de água no porta malas, fica um barulho de liquido agitado, vou ter de retornar a concessionária; E o tampão que cobre o estepe no porta malas estava solto, eu mesmo tive de reencaixar para não ficar batendo.
Em resumo, o pós venda da Hyundai nas concessionárias de São Paulo é PÉSSIMO, não deram nenhuma atenção aos problemas que relatei. Agiram somente depois que eu acionei o SAC e registrei reclamações. E agora após a revisão, além de novamente não darem atenção aos dois problemas que pedi para verificarem, me criaram um novo.
Amigos meus que são proprietários de outras marcas, me comentaram antes de eu realizar a revisão, que eu iria me impressionar após, com a sensação de sair de lá com o carro como zero novamente. Me impressionei, tenho um novo problema e nem mesmo lavaram o carro!
_________________ Jefferson Luís Moreira! http://www.aratabajiujitsu.com.br
Editado pela última vez por JLM em 19 Nov 2013 12:48, em um total de 1 vez.
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