CSENA escreveu:
A confiabilidade do combustível depende, infelizmente, da bandeira que o vende, do dono do posto ser razoavelmente honesto e não ter desvios eletrônicos. Eu sugiro abastecer sempre em bandeiras consagradas e que tem programa de conferência de combustível, acho q é mais prático.
Um outro aspecto é procurar não abastecer em estrada, visto que a possibilidade de adulteração é bem maior, e como vc estará realmente precisando do combustível não terá como desprezar o tal posto, mesmo que desconfie : abasteça na origem ou no destino!
Sobre usar alcool ou gasolina, confesso que nos carros anteriores a relação ficou sempre em torno de 70% e aqui onde moro a gasolina vence brincando... mas a discussão e alguns valores apresentados me deixaram em duvida.. e vou realizar alguns abastecimentos com álcool para comparar o consumo. O maior problema do etanol é a menor autonomia, e isso pode ser fatal, pois tez ocorra necessidade de abastecimentos intermediarios durante viagens acima de 500 km.
Olá colega Csena !
Em princípio e na teoria tudo o que vc falou aqui está correto e eu concordo com vc !
Mas infelizmente parceiro, apesar de respeitar sua opinião, a nossa realidade e a pratica é bem outra e as nossas gasolinas são uma verdadeira porcaria, um lixo que ao ser consumida pelos nossos pobres motores, acabam enchendo e poluindo os coitados internamente com carvão e outras impurezas e resíduos que acabam prejudicando o bom funcionamento e rendimento deles ...
E não tem engenharia automotiva de alta tecnologia nenhuma neste mundo que dê jeito nisso, pq o defeito não são os nossos motores flex, mas sim as nossas gasolinas que realmente não tem um minimo de qualidade requerida pelos modernos motores produzidos atualmente para funcionarem decentemente !
E sendo assim, não tem como não aceitarmos que o único combustivel bom e saudável para nossos motores flex é o nosso simples porém eficiente etanol que faz os nossos motores renderem mais em performance e são muitas vezes mais limpos após a combustão do que essas nossas famigeradas gasolinas, mantendo os motores limpos internamente !
Esse tb já é um fato exaustivamente comprovado desde que se lançou aqui o alcool hidratado e os carros a alcool desde o inicio dos anos 80 !
Claro que o etanol apresenta talvez o unico inconveniente que é de render menos kms/l mas tb custa menos e as suas muitas vantagens compensam muitas vezes essa unica desvantagem dele em comparação com as nossas gasolinas !
O fato do etanol tb ter propriedades corrosivas atualmente nem se considera mais, pq desse inconveniente, os departamentos de engenharia de materiais das fabricas de carros já cuidaram disso e não representa hoje qualquer problema !
Eu particularmente nunca coloquei e nem coloco gasolina pura nenhuma em meu HB20 exatamente por esses motivos, apenas etanol misturado com no máximo 20% de gasolina comum ou podium, só mesmo para "temperar" o etanol!
E uma outra triste noticia é que própria ANP já divulgou publicamente que realmente não dá conta de fiscalizar todos os postos de combustivel do Brasil, por isso reina a impunidade e infelizmente, muitos donos de postos de combustivel se aproveitam disso e deitam e rolam e da-lhe gasolinas adulteradas impossível de serem detectadas em um primeiro momento por nós consumidores !
Já com o nosso etanol, felizmente a historia é bem outra pq podemos contar com os densímetros ao lado de cada bomba de combustivel que nos informa imediatamente se ele está ou não adulterado ... rsrsrsrsrsrs !
A minha opinião pessoal é essa aí colega, espero que esclareça suas dúvidas ! Valeu !!!