Bem-vindo: 30 Abr 2024 23:57

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 21 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Etanol vs Gasolina - Como saber a qualidade deles !
MensagemEnviado: 28 Nov 2013 14:34 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6246
Localização: Montes Claros - M.G.
Olá nobres colegas !

Esse assunto de combustiveis sempre me interessou muito por isso já fiz muitos cursos, ja trabalhei em laboratório de análises de combustiveis e por isso, me aprofundei bastante nisso !

Gostaria de compartilhar com vcs aqui neste tópico sobre dicas de como reconhecermos um bom combustivel, que realmente seja confiável para abastecermos nossos carros !

Infelizmente, e melhor que seja dito, aqui tb o etanol leva vantagem sobre qualquer gasolina e explicarei o porque :

Qualquer especie de alcool ( etanol, metanol, propanol, etc ) é miscível com água, mas felizmente que quando ele é misturado com ela, sua densidade aumenta significativamente ( pq o etanol se torna mais pesado se misturado com agua ) e assim fica bem mais facil identificar e reconhecer esse etanol adulterado ... rsrsrsrs !

Procurem observar que ao lado de qualquer bomba de etanol nos postos de combustivel por todo o Brasil, existe por força da lei um aparelho de vidro transparente chamado de densímetro cuja função é de exatamente detectar se o etanol está adulterado, ou seja, misturado com agua ou outro liquido qualquer para enganar nós consumidores !

Então, toda vez que se liga essas bombas de etanol nos postos de combustivel, vcs podem notar que na parte de cima destes densímetros, existe um canudo metalico que derrama continuamente o mesmo etanol que abastece seu carro dentro desses densímetros e esse aparelho portanto sempre tem etanol suficiente para fazer boiar dentro dele um indicador que informa se o etanol está dentro dos padrões de qualidade exigidos pela ANP ou não !

Esses padrões são a graduação do etanol hidratado estipulado por lei que é de 92,6 graus a 93,8 graus e esses densimetros são calibrados para ficar medindo continuamente se o etanol que abastece seu carro está dentro destes padrões da ANP ! Caso não esteja, o densimetro acusa na hora que o etanol está adulterado e vc pode sim, ligar para a ANP, denunciar e ainda fazer uma ocorrencia policial que esse posto de combustiveis está vendendo etanol adulterado e obvio que vc vai suspender o abastecimento do seu carro com essas porcarias de combustiveis duvidosos !

Observar e aprender como checar a qualidade do etanol atravez desses densímetros é muito facil e simples, basta um pouco de pratica observando sempre ao abastecer com etanol que se aprende rápido !

Cuidado : Um aviso importante aqui é que se ao ligar a bomba de etanol do posto para abastecer o seu carro, vc não ver o etanol caindo dentro do densimetro, mande suspender imediatamente o abastecimento e vc pode desconfiar que está sendo enganado e novamente ligar para o ANP, denunciar e chamar a policia, fazendo a denuncia pq densímetros desativados, sem funcionar é uma velha malandragem para camuflar um etanol adulterado e que não querem que seja detectado pelo densimetro !

Sendo assim colegas, a dica quente aqui é sempre ficar de olho neste densímetros que ficam instalados ao lado das bombas de etanol, sempre que formos abastecer os nossos carros !

Já com as nossas famigeradas gasolinas ... infelizmente o único teste possivel de se fazer em postos de combustivel, e assim mesmo muito demorados e apenas se vc exigir que seja feito pelo gerente ou dono do posto, é o teste da bureta, muito simples e de pouca utilidade pq é válido apenas para mostrar o percentual de etanol anidro adicionado na gasolina !

Então se por um acaso, essa gasolina estiver adulterada com qualquer solvente barato, daqueles que queimam sensores do sistema de injeção e derretem mangueiras e peças de borracha do sistema de alimentação do motor, claro que esse teste simples da bureta não vai detectar nada disso !

Somente os laboratórios bem equipados e sofisticados em analises de combustiveis poderiam detectar se existe, de fato, algum solvente prejudicial misturado na gasolina, em testes bem demorados, portanto nem se conta com um recurso desses por ser de dificil acesso para a grande maioria dos consumidores !

Concluindo, o etanol tem sim, muitas e muitas vantagens sobre as gasolinas e a sua unica desvantagem é que ele rende menos em kms/l mas tb custa menos que as nossas gasolinas !

Pessoalmente eu prefiro milhões de vezes o etanol como combustivel do que qualquer das nossas imprestáveis, obsoletas e ultrapassadas gasolinas, disparado !

Espero que essas dicas possam ser úteis para vcs algum dia ...

Valeu colegas, abrçs a todos !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Etanol vs Gasolina - Como saber a qualidade deles !
MensagemEnviado: 28 Nov 2013 18:33 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 20 Jul 2013 13:53
Mensagens: 366
Eu prefiro etanol tbm. Melhor desempenho e economia.

Enviado do meu GT-I9300

_________________
HB20 Comfort plus 1.0 + Áudio - Branco Polar - 13/14


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Etanol vs Gasolina - Como saber a qualidade deles !
MensagemEnviado: 28 Nov 2013 22:05 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Valeu, Ianisgreek.
Muito útil a sua lembrança. Faz tempo que não presto atenção num densímetro.
Esse é um motivo importante, além de ser mais limpo e gerar maior potência, para preferir o etanol.
Abraço

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Etanol vs Gasolina - Como saber a qualidade deles !
MensagemEnviado: 29 Nov 2013 07:57 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 13 Mar 2013 00:10
Mensagens: 70
Boa Ianis!
Sempre observo também o densímetro, segui a sua idéia de abastecer somente com etanol (eu fazia o teste do dedo no escapamento rodando somente com gasolina e realmente saia uma fuligem seca e preta, devido a má compressão e tals)
Comecei a rodar somente com álcool e acredito que estou economizando mais no álcool do que na gasolina (pois ando pegando muita ladeira e ruas esburacadas para ir ao trabalho, acredito que estou pisando menos com álcool pois são 80 pôneis malditos! kkkk)

Preço do álcool na minha cidade: R$ 2,45. Preço da gasolina: R$ 2,98.
Consumo médio álcool: Em torno de 9.0 a 10.0.
Consumo médio gasolina: Em torno de 9.5 a 10.5 (as vezes pico de 11)
Aconselho a todos a sempre observar o densímetro e claro, abastecer em postos de "boa procedência"

_________________
Kevin - Manaus/AM

[OFF] Fiesta 1.0 Supercharger 95cv 2003
[OFF] Honda FIT 1.4 80cv CVT 2004
[OFF] Nissan Livina 1.8 126cv 2010
[OFF] Ford Ká 1.0 73cv 2010
[OFF] HB20 1.0 80cv 2012
[ON] Corolla 1.8 GLI 2012


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Etanol vs Gasolina - Como saber a qualidade deles !
MensagemEnviado: 29 Nov 2013 08:04 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6246
Localização: Montes Claros - M.G.
Olá colegas Roberto e Kevin !

Agradeço o feedback a apoio de vcs, qualquer outra novidade que eu for me lembrando, podem ter certeza que compartilho com vcs aqui de imediato !

Valeu parceiros, abrçs !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Etanol vs Gasolina - Como saber a qualidade deles !
MensagemEnviado: 29 Nov 2013 16:47 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 15 Mar 2013 01:08
Mensagens: 350
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Muito útil o seu tópico, meu amigo!

Obrigado pelas ótimas dicas. realmente, tenho que olhar o Densímetro. É algo que tem q se tornar pratica. eu prefiro sempre usar o Etanol mesmo... mais eu costumo variar... dou uns 2 tanques de gasolina e uns 4 de Etanol...

Uma dúvida: Sabendo que a partir de 2014 a gasolina diminuirá o enxofre, o que vc acha que isso pode trazer de benefícios de fato pros nossos carros? O Etanol ainda assim será tão superior com essa diminuição?

Abraço

_________________
HB20 1.6 COMFORT PLUS VERMELHO TROPICAL


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Etanol vs Gasolina - Como saber a qualidade deles !
MensagemEnviado: 29 Nov 2013 18:10 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6246
Localização: Montes Claros - M.G.
Renan Maia escreveu:
Muito útil o seu tópico, meu amigo!

Obrigado pelas ótimas dicas. realmente, tenho que olhar o Densímetro. É algo que tem q se tornar pratica. eu prefiro sempre usar o Etanol mesmo... mais eu costumo variar... dou uns 2 tanques de gasolina e uns 4 de Etanol...

Uma dúvida: Sabendo que a partir de 2014 a gasolina diminuirá o enxofre, o que vc acha que isso pode trazer de benefícios de fato pros nossos carros? O Etanol ainda assim será tão superior com essa diminuição?

Abraço



Ola colega Renan !

Agradeço o seu apoio aos meus tópicos !

Quanto as suas dúvidas, no lugar de vc ficar alternando tanques inteiros de ambos os combustiveis, é melhor e bem mais eficaz para o seu HB20, vc usar sempre a mistura de 80% de etanol com 20% de gasolina podium ou comum (fuja das gasolinas aditivadas pq elas tem provado serem de pior qualidade até do que as comuns ).

Sobre as novas gasolinas a partir de janeiro/2014 elas terão sim melhor qualidade se igualando com a nossa gasolina podium, exceto pela octanagem, pq elas continuarão tendo 87 octanas contra 95 oct. da podium, mas infelizmente nem a nossa famosa podium se iguala em performance, rendimento e niveis de emissão de poluentes com o nosso simples, humilde e querido etanol, que continuará ainda reinando absoluto como o rei dos nossos combustiveis automotivos, e nisso vc pode apostar ... rsrsrsrsrs !

Valeu parceiro, abrç !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Etanol vs Gasolina - Como saber a qualidade deles !
MensagemEnviado: 30 Nov 2013 15:11 
Offline

Registrado em: 30 Set 2013 20:22
Mensagens: 35
A confiabilidade do combustível depende, infelizmente, da bandeira que o vende, do dono do posto ser razoavelmente honesto e não ter desvios eletrônicos. Eu sugiro abastecer sempre em bandeiras consagradas e que tem programa de conferência de combustível, acho q é mais prático.

Um outro aspecto é procurar não abastecer em estrada, visto que a possibilidade de adulteração é bem maior, e como vc estará realmente precisando do combustível não terá como desprezar o tal posto, mesmo que desconfie : abasteça na origem ou no destino!

Sobre usar alcool ou gasolina, confesso que nos carros anteriores a relação ficou sempre em torno de 70% e aqui onde moro a gasolina vence brincando... mas a discussão e alguns valores apresentados me deixaram em duvida.. e vou realizar alguns abastecimentos com álcool para comparar o consumo. O maior problema do etanol é a menor autonomia, e isso pode ser fatal, pois tez ocorra necessidade de abastecimentos intermediarios durante viagens acima de 500 km.

_________________
HB20X - Premium - AT - Prata - [25.09.13]


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Etanol vs Gasolina - Como saber a qualidade deles !
MensagemEnviado: 30 Nov 2013 16:09 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6246
Localização: Montes Claros - M.G.
CSENA escreveu:
A confiabilidade do combustível depende, infelizmente, da bandeira que o vende, do dono do posto ser razoavelmente honesto e não ter desvios eletrônicos. Eu sugiro abastecer sempre em bandeiras consagradas e que tem programa de conferência de combustível, acho q é mais prático.

Um outro aspecto é procurar não abastecer em estrada, visto que a possibilidade de adulteração é bem maior, e como vc estará realmente precisando do combustível não terá como desprezar o tal posto, mesmo que desconfie : abasteça na origem ou no destino!

Sobre usar alcool ou gasolina, confesso que nos carros anteriores a relação ficou sempre em torno de 70% e aqui onde moro a gasolina vence brincando... mas a discussão e alguns valores apresentados me deixaram em duvida.. e vou realizar alguns abastecimentos com álcool para comparar o consumo. O maior problema do etanol é a menor autonomia, e isso pode ser fatal, pois tez ocorra necessidade de abastecimentos intermediarios durante viagens acima de 500 km.



Olá colega Csena !

Em princípio e na teoria tudo o que vc falou aqui está correto e eu concordo com vc !

Mas infelizmente parceiro, apesar de respeitar sua opinião, a nossa realidade e a pratica é bem outra e as nossas gasolinas são uma verdadeira porcaria, um lixo que ao ser consumida pelos nossos pobres motores, acabam enchendo e poluindo os coitados internamente com carvão e outras impurezas e resíduos que acabam prejudicando o bom funcionamento e rendimento deles ...

E não tem engenharia automotiva de alta tecnologia nenhuma neste mundo que dê jeito nisso, pq o defeito não são os nossos motores flex, mas sim as nossas gasolinas que realmente não tem um minimo de qualidade requerida pelos modernos motores produzidos atualmente para funcionarem decentemente !

E sendo assim, não tem como não aceitarmos que o único combustivel bom e saudável para nossos motores flex é o nosso simples porém eficiente etanol que faz os nossos motores renderem mais em performance e são muitas vezes mais limpos após a combustão do que essas nossas famigeradas gasolinas, mantendo os motores limpos internamente !

Esse tb já é um fato exaustivamente comprovado desde que se lançou aqui o alcool hidratado e os carros a alcool desde o inicio dos anos 80 !

Claro que o etanol apresenta talvez o unico inconveniente que é de render menos kms/l mas tb custa menos e as suas muitas vantagens compensam muitas vezes essa unica desvantagem dele em comparação com as nossas gasolinas !

O fato do etanol tb ter propriedades corrosivas atualmente nem se considera mais, pq desse inconveniente, os departamentos de engenharia de materiais das fabricas de carros já cuidaram disso e não representa hoje qualquer problema !

Eu particularmente nunca coloquei e nem coloco gasolina pura nenhuma em meu HB20 exatamente por esses motivos, apenas etanol misturado com no máximo 20% de gasolina comum ou podium, só mesmo para "temperar" o etanol!

E uma outra triste noticia é que própria ANP já divulgou publicamente que realmente não dá conta de fiscalizar todos os postos de combustivel do Brasil, por isso reina a impunidade e infelizmente, muitos donos de postos de combustivel se aproveitam disso e deitam e rolam e da-lhe gasolinas adulteradas impossível de serem detectadas em um primeiro momento por nós consumidores !

Já com o nosso etanol, felizmente a historia é bem outra pq podemos contar com os densímetros ao lado de cada bomba de combustivel que nos informa imediatamente se ele está ou não adulterado ... rsrsrsrsrsrs !

A minha opinião pessoal é essa aí colega, espero que esclareça suas dúvidas ! Valeu !!!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Etanol vs Gasolina - Como saber a qualidade deles !
MensagemEnviado: 01 Dez 2013 20:44 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Out 2012 08:42
Mensagens: 471
Localização: Niterói-RJ
Pois é ao meu ver o grande problema atual se dá no valor que o etanol está.

Aqui onde eu moro é caríssimo, e autonomia fica bem baixa. Numa viagem de 120km eu tava gastando praticamente metade do tanque, já com a gasolina aditivada fiquei acima da metade, ou seja o rendimento melhorou muita coisa. O único problema disso é que não sei como está ficando por dentro do motor :x .

Se eu pudesse usaria somente a fórmula mágica, mas para mim que costumo pegar umas estradas da vida não estava compensando muito.

Agora eu sempre pensei que aditivada fosse melhor que a comum, isso para mim é novidade, pois da comum eu passava longe. Esse é meu Brasil :(

_________________
HB20 1.6 Premium Prata Metal
Câmbio Automatic
Bancos em Couro
Película Anti-Vandalismo G20

Navegação:Garmin Nuvi 3460LT


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 21 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 23 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB