tecnicorj escreveu:
Roberto Bertoche escreveu:
Em tempo, se vc colocou um filtro de óleo em qualquer posto, mas específico para o HB20, eles não podem alegar nada sobre perda de garantia. Não faria sentido.
Abraço,
Faz todo o sentido meu amigo ....o manual do veículo é bem claro qto ao uso de peças originais (o filtro é uma delas).... Mas vamos supor q por algum motivo a bomba de óleo pare de funcionar ocasionando o travamento de uma biela causando sua quebra e um belo buraco no bloco , a primeira coisa q vai indicar um serviço feito por pessoa não autorizada sera o filtro paralelo... Logo em seguida já será questionada a qualidade e....QUANTIDADE de óleo usado...e tendo quebra do bloco a tbm perca de óleo e ai como vc ira provar q havia óleo na qtde correta ?
Ai vc fica na mão dos caras infelizmente.... Irão enviar fotos do motor com o filtro paralelo p a montadora q irá bater p martelo negando sua garantia...
A garantia total de seu carro é composta por duas garantias:
- garantia legal
- garantia contratual
A garantia legal é aquela q de acordo com o código de defesa do consumidor da por lei 90 dias de garantia p bens duráveis .
Garantia contratual é aquela oferecida pelo FFABRICANTE e passa a valer assim q termina a garantia legal completando assim a garantia total do veículo sendo assim ...garantia legal (3 meses) + garantia contratual (57 meses) = 60 meses (5 anos) , mas........a garantia contratual somente ira enquadrar como garantia os veículos q se encontrarem nos termos e condições prescritos pelo FABRICANTE no manual de garantia , qlqr modificação feita nos termos citados pelo FABRICANTE lhe dará total poder p cancelamento automático de sua garantia..... Portanto.....um simples filtro no caso de uma quebra de motor pode sim causar a perca da garantia....
Valeu..... Abraço
Verdade, tecnicorj, você tem toda razão.
Nesse caso o motor teria realmente fundido por causa do filtro, do óleo ou do serviço que foi utilizado.
Obrigado pela correção.
Eu achava que usando o filtro correto, o óleo correto, mão de obra correta e o
NÃO FUNDIMENTO do motor, não poderiam anular a garantia por si só.
Mas o que você diz tem toda lógica. Vai que funde... rs
Entendi que você disse com bastante propriedade que a garantia contratual vai ser norteada pelo que está escrito no contrato, de modo estrito e com uma margem pouco flexível de interpretação ou bom senso. Afinal, são cinco anos, né.
Então a fábrica vai procurar as razões possíveis para aquilo ter acontecido por SUA culpa e as pistas que o seu carro pode dar são muitas...
Muitas vezes a fábrica vai se isentar por causa das pontas mal atadas que você tiver deixado.
Mudança de características, rodas maiores, amplificadores, caixas de som, pneus, faróis, etc.
Ou seja, é melhor juntar o $$, comprar o modelo mais completo e não mexer em nada.
Ou, se for mexer, só nas CSS autorizadas.
Se eles toparem o projeto, estará feito!
Valeu !
Abração