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 Título: ***NÃO FAÇA SEU CARRO PEGAR NO TRANCO***
MensagemEnviado: 04 Mai 2014 01:10 
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Mensagem enviada pelo colega tecnicorj

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As informações e fotos são passadas a fábrica ...junto a elas tbm as medidas encontradas ...o técnico da css faz todas as medições de empeno e etc e repassa p a fabrica junto com fotos... Desta forma ele pode sim dar um parecer a distância, ele tem dados p isso...
O estranho nessa história é o q provocou tal estrago.... Deu tranco no carro? Um tranco ao meu ver seria uma maneira de causar empeno ....algum fundamento tem de existir p estarem negando a garantia... Posso dizer q é muito difícil da montadora negar um reparo....
Enfim... Converse com o mecânico da css pois é ele quem tirou as medidas e quem deu o parecer sobre o ocorrido a fábrica apenas bate o martelo sobre a decisão dele....
EM UM TRANCO EM MOTORES COM CORRENTE A POSSIBILIDADE DE PULAR OS DENTES É MAIOR DO Q EM MOTORES COM SISTEMA DE CORREIA...NA CORREIA O TENSIONADOR É TRAVADO POR MEIO DE PARAFUSO P TRAVAR O ESTICADOR.... JÁ NA CORRENTE O TENSIONADOR DA CORRENTE SE MANTÉM ATRAVÉS DA PRESSÃO DO ÓLEO ...ESTANDO O MOTOR PARADO AO FORÇAR SEU GIRO POR MEIO DO TRANCO A CORRENTE PODE AFROUXAR E SALTAR VÁRIOS DENTES DA ENGRENAGEM FAZENDO COM Q ATROPELE AS VÁLVULAS... CASO TENHA SIDO ESTA A SITUAÇÃO..... REALMENTE NÃO HAVERÁ GARANTIA MESMO. Componente solto, quebrado , defeituoso não tem como ser negado garantia.... Sendo imparcial por não saber dos detalhes eu digo o seguinte ...o responsável pelo dano sabe q esta no erro e ta querendo empurrar a culpa p o outro .....fábrica ou proprietário ????? Contra fatos não existem argumentos.....


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 Título: Re: ***NÃO FAÇA SEU CARRO PEGAR NO TRANCO***
MensagemEnviado: 04 Mai 2014 10:53 
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Não vejo lógica nisso.
Muitas vezes, quando se vai sair em primeira marcha e o carro morre, o tranco no motor é MUITO maior do que o que ele recebe ao se fazer pegar no tranco (soltando-se a embreagem em movimento em 2a. marcha).
O que no meu entender condena o ato de fazer pegar no tranco é a pequena quantidade de combustível não queimado que vai entrar no catalizador. Isso se ele pegar de primeira não é nada, mas se estiver sem energia (centelha) nas velas, por exemplo, a quantidade de combustível será muito maior, ele não vai pegar, por falta de centelha, e ainda vai danificar o catalizador.
Sempre que dei trancos em carros ou motos para pegar, nunca o tranco foi mais violento que o tranco que o motor recebe eventualmente, por descuido ou imperícia, quando ele morre ao arrancar.
Aí o tranco é brabo!

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 Título: Re: ***NÃO FAÇA SEU CARRO PEGAR NO TRANCO***
MensagemEnviado: 04 Mai 2014 12:26 
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Roberto Bertoche escreveu:
Não vejo lógica nisso.
Muitas vezes, quando se vai sair em primeira marcha e o carro morre, o tranco no motor é MUITO maior do que o que ele recebe ao se fazer pegar no tranco (soltando-se a embreagem em movimento em 2a. marcha).
O que no meu entender condena o ato de fazer pegar no tranco é a pequena quantidade de combustível não queimado que vai entrar no catalizador. Isso se ele pegar de primeira não é nada, mas se estiver sem energia (centelha) nas velas, por exemplo, a quantidade de combustível será muito maior, ele não vai pegar, por falta de centelha, e ainda vai danificar o catalizador.
Sempre que dei trancos em carros ou motos para pegar, nunca o tranco foi mais violento que o tranco que o motor recebe eventualmente, por descuido ou imperícia, quando ele morre ao arrancar.
Aí o tranco é brabo!


Tranco não se deve dar em motor algum...isso já é de conhecimento de grande parte das pessoas , vc "pode" danificar motor ,catalisador e câmbio do veículo..... Pode.... Ai entra a sorte do sujeito... Ou azar...ou condição física do componente p quem não quiser culpar a crença alheia....
Uma pessoa pode usar desta pratica a anos e nunca ter tido problemas ,isso nunca ira justificar a sua ausência de culpa em uma situação de quebra....
O motor de arranque fornece uma velocidade e forca constante necessario p o giro inicial da partida ...o tranco sempre é mais violento e isso "pode" causar dano.....pode......não é uma regra mas caso aconteça ,a responsabilidade pelo dano é única e exclusivamente do condutor e não da montadora....
Corrente qdo escapa (pula dente da engrenagem) não pula um ou dois dentes e sim vaaaaarios dentes podendo chegar a uma volta completa ,já a correia por ter uma área de contato maior muitas vezes apenas sai do ponto dificilmente danificando o motor..a menos q a correia arrebente...ai já era
Em condições normais a corrente é mais confiável e durável comparado a correia....desde q seja em condições normais de uso ...condições de uso atípicas não podem ser consideradas mesmo q se faça uso a anos da prática...


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 Título: Re: ***NÃO FAÇA SEU CARRO PEGAR NO TRANCO***
MensagemEnviado: 04 Mai 2014 17:21 
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A gente está falando em tranco. O motor do carro em questão estragou por causa disso? Ele já teve de dar tranco num HB20? Os carros são novos e exceto se deixar o som ligado tipo festa ao ar livre, não tem porque dar tranco em carros novos como os nossos. As baterias costumam durar pelo menos os dois primeiros anos.

Olha o que encontrei no site "Best Cars Web Site":

"Não há nenhuma contra-indicação mecânica em fazer o motor pegar por tranco. Pode ser usada qualquer marcha, de preferência as mais baixas, por produzirem mais rotação no motor nas baixíssimas velocidades de carro empurrado. Motores pegam no tranco até em marcha à ré, se for conveniente por questão de espaço ou se o veículo estiver numa ladeira com a frente voltada para cima.

Só não se deve tentar fazer o motor funcionar por tranco se houver algum problema de ignição, pois combustível não-queimado poderá chegar ao catalisador (se tiver) e danificá-lo em poucos quilômetros assim que o motor funcionar. Pela mesma razão, desde a introdução do catalisador, no ano-modelo 1992 da maioria dos carros nacionais, não mais se devem utilizar sistemas antifurto que interrompem a ignição, "afogando" o motor.

Lembre-se que foi por ter feito o motor pegar no tranco que Ayrton Senna conseguiu largar no Grande Prêmio do Japão de 1988, vencer a prova e sagrar-se campeão mundial pela primeira vez. É que a área de largada da pista de Suzuka possui ligeira declividade -- suficiente para o McLaren/Honda MP4/4 1,5-litro com turbocompressor de Senna se deslocasse alguns centímetros e pegasse por tranco após o motor morrer na largada".


Devo admitir que, como já disse no post anterior, concordo com o autor do texto acima (em itálico). Não vai quebrar nada. O que pode é estragar o catalisador.
É mais fácil quebrar dentes, pular engrenagens ou elos de corrente quando o motorista deixa "morrer" o motor, o que é involuntário e não se pode prever ou evitar, do que quando se solta a embreagem com o carro em movimento.

Não tenho a menor dúvida disso.

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 Título: Re: ***NÃO FAÇA SEU CARRO PEGAR NO TRANCO***
MensagemEnviado: 05 Mai 2014 00:16 
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Até aqui sem ter qlqr tipo de informação do veiculo só mencionei o fator ''tranco" apenas uma possivel possibilidade de causar o dano mais nada...são apenas suposições..... Teorias....
Cara... Matérias q favoreçam métodos "A" ou "B" encontramos aos montes por ai e assinadas por engenheiros de nome isso é fato ,mas na prática lidando com motores no nosso dia a dia nos deparamos com acontecimentos q até Deus dúvida ,eu particularmente já presenciei coisas do tipo ,e isso pq sempre trabalhei em css como Mercedes , Chrysler , Mitsubishi , Dodge e Hyundai e posso afirmar q entre o q se aprende na teoria e o q vivemos na prática nem sempre acontece de maneira lógica.... São poucos os casos.... Mas eles existem e pode acontecer a qlqr um....isso é fato... Jamais desmerecendo a matéria q vc mencionou como exemplo feita por gente séria e de credibilidade... Mas...sempre aparece algum acontecimento p contrariar a lógica....


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 Título: Re: ***NÃO FAÇA SEU CARRO PEGAR NO TRANCO***
MensagemEnviado: 05 Mai 2014 08:00 
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Hahaha, no meu celta perdi a conta de quantos trancos dei no motor dele, bateria era ruim. Fiquei mestre, fazia o carro pegar de frente, ré....

Eu sempre soube que não se deve dar tranco, mas a necessidade fala mais alto.

Motor do meu celta nunca teve problemas.

Enviado do meu GT-I9300

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 Título: Re: ***NÃO FAÇA SEU CARRO PEGAR NO TRANCO***
MensagemEnviado: 05 Mai 2014 19:19 
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Obrigado, tecnicorj pela sua resposta e atenção.

Claro que tentar fazer um veículo pegar no tranco não é recomendado e se ele for automático então, acredito que além de estragar, nem seja possível.

Posso imaginar alguns motivos que desabonem essa prática e o principal deles seria que se pode não saber o motivo da pane no sistema de partida. Se for falta de corrente nas velas (bobina) ele nunca vai pegar, vai encharcar o catalizador danificando-o e vai expor o veículo a um risco extra, pois estará sem direção e sem freio, além de outros sistemas que estarão desligados. Esses sistemas que estarão desligados, sabe-se lá, podem provocar outros e mais graves defeitos. Esses já seriam motivos suficientes para não tentar, pelo menos à toa.

Só não consigo absorver a ideia de que pode rebentar-se a correia dentada ou a corrente de comando, ou as válvulas.
Os pulos que um carro pode dar ao "morrer o motor" com um aprendiz que nunca partiu (controlando embreagem e acelerador) são infinitamente mais cruéis do que soltar a embreagem com o motor parado e o veículo em pequeno movimento.

De qualquer modo, não posso descartar aqueles outros os motivos citados antes. Então a recomendação permanece: Evite e se não souber, não faça!

Valeu, tecnicorj e obrigado pela paciência.

Abração.

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