Bem-vindo: 27 Abr 2024 19:27

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 20 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
Autor Mensagem
 Título: Re: Abastecer com 100% de gasolina podium BR
MensagemEnviado: 06 Mai 2014 15:20 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Out 2012 08:42
Mensagens: 471
Localização: Niterói-RJ
Roberto Bertoche escreveu:
Há outros fatores nada desprezíveis nessa equação.
Só para a gente entender o estamos falando, vou chamar puro o combustível (batizado pela própria BR) do jeito que ele sai da bomba. Eu sei que a maioria não vai ler isso e vai dizer em seguida que os nosso combustíveis não são puros, nem a gasolina nem o etanol, paciência, mas aqui, para facilitar o entendimento vou chamar de puro o combustível como ele sai da bomba.

O caso é que o HB20 1.6 da safra do meu (março de 2013 - não sei sobre os mais novos) não funciona bem com gasolina pura. A octanagem é baixa e ele apresenta, nas saídas a partir da imobilidade, pré-ignição (batida de pino). É sutil e não muitos vão perceber. Mas isso detona o motor. Então, para o bem dele, não posso usar gasolina pura. Posso sim usar etanol puro. No entanto, a ideia de aditivar o etanol com gasolina aditivada me pareceu boa e passei a usar e a gostar do rendimento do carro com essa mistura.
Essa mistura de 15 a 20% de gasolina no etanol, aparentemente, e pelo que ele já me disse (rs), é a que o meu carro mais gosta de usar.
Se eu estiver com muita pressa, completo apenas com etanol, mas se tiver mais tempo, faço a mistura, mesmo quando encontro o etanol V Power.

Nisso tudo tem uma verdade que não posso mudar. Meu carro não gosta de gasolina pura, exceto se ela for Podium, que chega a custar R$ 3,80 o litro, o que faz encher o tanque custar quase R$ 200,00.
Prefiro usar a mistura, o carro gosta, fica bom, esperto e econômico, e encho o tanque com a metade daquele valor.
Abração.


Porque não funciona bem com gasolina pura?
Eu não consigo sentir diferenças no meu AT, será que isso reflete nos carros manuais?

_________________
HB20 1.6 Premium Prata Metal
Câmbio Automatic
Bancos em Couro
Película Anti-Vandalismo G20

Navegação:Garmin Nuvi 3460LT


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Abastecer com 100% de gasolina podium BR
MensagemEnviado: 07 Mai 2014 06:19 
Offline

Registrado em: 28 Nov 2013 05:27
Mensagens: 86
mpvo escreveu:
Roberto Bertoche escreveu:
Há outros fatores nada desprezíveis nessa equação.
Só para a gente entender o estamos falando, vou chamar puro o combustível (batizado pela própria BR) do jeito que ele sai da bomba. Eu sei que a maioria não vai ler isso e vai dizer em seguida que os nosso combustíveis não são puros, nem a gasolina nem o etanol, paciência, mas aqui, para facilitar o entendimento vou chamar de puro o combustível como ele sai da bomba.

O caso é que o HB20 1.6 da safra do meu (março de 2013 - não sei sobre os mais novos) não funciona bem com gasolina pura. A octanagem é baixa e ele apresenta, nas saídas a partir da imobilidade, pré-ignição (batida de pino). É sutil e não muitos vão perceber. Mas isso detona o motor. Então, para o bem dele, não posso usar gasolina pura. Posso sim usar etanol puro. No entanto, a ideia de aditivar o etanol com gasolina aditivada me pareceu boa e passei a usar e a gostar do rendimento do carro com essa mistura.
Essa mistura de 15 a 20% de gasolina no etanol, aparentemente, e pelo que ele já me disse (rs), é a que o meu carro mais gosta de usar.
Se eu estiver com muita pressa, completo apenas com etanol, mas se tiver mais tempo, faço a mistura, mesmo quando encontro o etanol V Power.

Nisso tudo tem uma verdade que não posso mudar. Meu carro não gosta de gasolina pura, exceto se ela for Podium, que chega a custar R$ 3,80 o litro, o que faz encher o tanque custar quase R$ 200,00.
Prefiro usar a mistura, o carro gosta, fica bom, esperto e econômico, e encho o tanque com a metade daquele valor.
Abração.


Porque não funciona bem com gasolina pura?
Eu não consigo sentir diferenças no meu AT, será que isso reflete nos carros manuais?


Caros mpnovo e Bertoche, meu HB20 1.6 também é de março de 2013 e, por quase todo o ano passado, eu usei 100% de gasolina aditivada da Petrobras (Supra) sem nunca ter percebido um barulhinho sequer no meu motor. Depois passei a usar a mistura mágica e gostei da experiência; entretanto, como eu escrevi anteriormente, fiquei favoravelmente surpreendido pelo rendimento e leveza de meu carro abastecido com 100% de gasolina podium. Como eu rodo pouco e gasto cerca de um tanque por mês, decidi usar, doravante, apenas gasolina podium no meu carro, a qual custa em torno de R$ 4,00 na cidade do Rio de Janeiro onde moro e trabalho. Afinal de contas, eu gostei tanto do HB20 que pretendo ficar com ele por muitos anos, e, baseado em pesquisas que eu fiz e na opinião de um primo meu que é engenheiro automotivo na VW, a gasolina podium é a melhor opção para a longevidade do motor. Convenhamos, para mim, gastar um tanque de podium por mês equivale a gastar cerca de R$ 40,00 a mais do que se eu andasse de metrô, quantia que considero irrisória.
Um forte abraço a todos!
Sérgio, às 6:18 hs


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Abastecer com 100% de gasolina podium BR
MensagemEnviado: 07 Mai 2014 18:28 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mar 2014 01:13
Mensagens: 152
Localização: Santa Maria - RS
Roberto Bertoche escreveu:
Há outros fatores nada desprezíveis nessa equação.
Só para a gente entender o estamos falando, vou chamar puro o combustível (batizado pela própria BR) do jeito que ele sai da bomba. Eu sei que a maioria não vai ler isso e vai dizer em seguida que os nosso combustíveis não são puros, nem a gasolina nem o etanol, paciência, mas aqui, para facilitar o entendimento vou chamar de puro o combustível como ele sai da bomba.

O caso é que o HB20 1.6 da safra do meu (março de 2013 - não sei sobre os mais novos) não funciona bem com gasolina pura. A octanagem é baixa e ele apresenta, nas saídas a partir da imobilidade, pré-ignição (batida de pino). É sutil e não muitos vão perceber. Mas isso detona o motor. Então, para o bem dele, não posso usar gasolina pura. Posso sim usar etanol puro. No entanto, a ideia de aditivar o etanol com gasolina aditivada me pareceu boa e passei a usar e a gostar do rendimento do carro com essa mistura.
Essa mistura de 15 a 20% de gasolina no etanol, aparentemente, e pelo que ele já me disse (rs), é a que o meu carro mais gosta de usar.
Se eu estiver com muita pressa, completo apenas com etanol, mas se tiver mais tempo, faço a mistura, mesmo quando encontro o etanol V Power.

Nisso tudo tem uma verdade que não posso mudar. Meu carro não gosta de gasolina pura, exceto se ela for Podium, que chega a custar R$ 3,80 o litro, o que faz encher o tanque custar quase R$ 200,00.
Prefiro usar a mistura, o carro gosta, fica bom, esperto e econômico, e encho o tanque com a metade daquele valor.
Abração.


Interessante essa parte do grilo do motor, o meu é 14/14 AT e nunca percebi, vou dar uma olhada nisso.

Estou usando apenas gasolina comum e tenho gostado, quando eu usava álcool até era bom, mas o consumo era de opala. rs.

Mas, me tira uma dúvida. A mistura de etanol anidro que é feita na nossa "gasolina pura", não é o suficiente para diminuir a "bateção de pino" deixando o ponto de ignição mais ajustado?

_________________
Imagem Imagem


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Abastecer com 100% de gasolina podium BR
MensagemEnviado: 08 Mai 2014 01:35 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Não, não é. Tenho de colocar no mínimo mais uns 30% de etanol. Não arrisco ter o carro com pré ignição. Senti em uma viagem, falei com a Hyundai, eles disseram conhecer o problema e que a solução é essa mesma que utilizo, ter sempre um tanto de álcool a mais. Meu carro chega a fazer 12km/l de álcool na cidade e na estrada, devagar já fiz 13,3 de etanol em viagem de 320 km. O normal, sem tentar economizar é 8,5 a 9 km/l na cidade e 11km/l na estrada, naquela proporção de 15 a 20% de gasolina (da melhor que tiver no posto) com o melhor etanol possível. Procuro usar sempre Shell. Se não for possível, BR e em terceira e remota hipótese, Ypiranga. (é com Y?).
Rodo aprox. 400 e poucos km por semana. A diferença de encher com Podium (que não tem na minha cidade) mas chega a custar pelas estradas até R$ 3,90 o litro e o álcool, que pode custar uns R$ 2,00 , é de R$ 95,00 por semana. Considerando a pouco maior autonomia, ainda assim vai dar uma diferença de uns R$ 350,00 por mês. Uma boa grana.
E ainda o carro ainda fica mais fraco e mais poluidor, como todos sabem.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Abastecer com 100% de gasolina podium BR
MensagemEnviado: 15 Mai 2014 06:08 
Offline

Registrado em: 28 Nov 2013 05:27
Mensagens: 86
Roberto Bertoche escreveu:
Não, não é. Tenho de colocar no mínimo mais uns 30% de etanol. Não arrisco ter o carro com pré ignição. Senti em uma viagem, falei com a Hyundai, eles disseram conhecer o problema e que a solução é essa mesma que utilizo, ter sempre um tanto de álcool a mais. Meu carro chega a fazer 12km/l de álcool na cidade e na estrada, devagar já fiz 13,3 de etanol em viagem de 320 km. O normal, sem tentar economizar é 8,5 a 9 km/l na cidade e 11km/l na estrada, naquela proporção de 15 a 20% de gasolina (da melhor que tiver no posto) com o melhor etanol possível. Procuro usar sempre Shell. Se não for possível, BR e em terceira e remota hipótese, Ypiranga. (é com Y?).
Rodo aprox. 400 e poucos km por semana. A diferença de encher com Podium (que não tem na minha cidade) mas chega a custar pelas estradas até R$ 3,90 o litro e o álcool, que pode custar uns R$ 2,00 , é de R$ 95,00 por semana. Considerando a pouco maior autonomia, ainda assim vai dar uma diferença de uns R$ 350,00 por mês. Uma boa grana.
E ainda o carro ainda fica mais fraco e mais poluidor, como todos sabem.



Não, meu caro Roberto, o carro não fica mais poluidor com a podium, pelo contrário....Concordo que no seu caso o custo adicional é exorbitante, mas eu, que rodo 120 km por semana, posso me dar ao luxo de abastecer só com a gasolina podium.
Forte abraço,


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Abastecer com 100% de gasolina podium BR
MensagemEnviado: 15 Mai 2014 23:33 
Offline

Registrado em: 11 Fev 2014 22:22
Mensagens: 8
Localização: Duque de Caxias, RJ
Tenho um HB20S Confort Plus 1.6 com 4.015 km rodados e depois de alguns abastecimentos notei o seguinte, pelo menos no meu caso e abastecendo somente no mesmo posto em 70% dos casos:
- Etanol 70% e Gasolina30%: Bebeu muito e rendimento caiu.
- Etanol puro: Bebeu mais ainda e rendimento medio.
- Gasolina Pura comun: Economia, rendimento muito bom
- Gasolina Aditiva: Economia e excelente rendimento, carro levinho e potente demais. Não experimentei a Premium ainda, mas vou tentar.
Resultado: Prefiro ficar com a gasolina Aditivada, Etanol só se não tiver mesmo mais opção.
Obs: Fiz uma viagem do Rio para Brasilia só na gasolina com velocidade entre 90 e 110 na maioria do tempo e o carro fez 16 km/l.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Abastecer com 100% de gasolina podium BR
MensagemEnviado: 16 Mai 2014 14:37 
Offline

Registrado em: 28 Nov 2013 05:27
Mensagens: 86
ramimach escreveu:
Tenho um HB20S Confort Plus 1.6 com 4.015 km rodados e depois de alguns abastecimentos notei o seguinte, pelo menos no meu caso e abastecendo somente no mesmo posto em 70% dos casos:
- Etanol 70% e Gasolina30%: Bebeu muito e rendimento caiu.
- Etanol puro: Bebeu mais ainda e rendimento medio.
- Gasolina Pura comun: Economia, rendimento muito bom
- Gasolina Aditiva: Economia e excelente rendimento, carro levinho e potente demais. Não experimentei a Premium ainda, mas vou tentar.
Resultado: Prefiro ficar com a gasolina Aditivada, Etanol só se não tiver mesmo mais opção.
Obs: Fiz uma viagem do Rio para Brasilia só na gasolina com velocidade entre 90 e 110 na maioria do tempo e o carro fez 16 km/l.



Tenho um HB20 igual ao seu com 7000 km rodados e já fiz até 17km/l na estrada com gasolina podium (CB). Já experimentei todas as opções disponíveis de combustíveis e suas misturas e concluí que a podium é a melhor aposta, de longe!
Abraço


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Abastecer com 100% de gasolina podium BR
MensagemEnviado: 23 Mai 2014 20:30 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 20 Dez 2012 22:53
Mensagens: 137
Localização: Barreiras - Ba
Olá colegas, também gostaria de compartilhar a minha experiência com as gasolinas e etanol.

Já andei quase 14 mil km com meu 1.6 13/13 e minha opinião sobre os combustíveis que usei é a seguinte:

- Podium: Autonomia muita boa, porém, o desempenho não impressionou e o preço assusta.
- V-Power: Essa sim fez diferença. Houve um ótimo equilíbrio entre autonomia e desempenho. Apesar do preço ter subido muito, tem sido minha primeira opção para gasolina aditivada.
- Supra: Boa autonomia e bom preço. Desempenho razoável.
- Aditivada Ypiranga: Assim como a Podium, teve uma ótima autonomia. Cheguei a fazer 16 km/l com ar ligado o tempo todo, carro pesado e velocidade até 120 km/h.
- Etanol: Dá uma turbinada legal no carro, porém, deixa o carro mais cachaceiro do que eu. Pelo preço que está na minha cidade, não é vantagem usar. Só coloco de vez em quando para limpar o sistema do carro.
- Gasolina comum: Nunca passei nem perto de usar no meu carro.
- Mistura Mágica: ainda não cheguei a usar. Pretendo testar no próximo abastecimento.

Mesmo usando gasolina aditivada, faço questão de colocar aquele aditivo amarelo da Bardahl a cada 5000 km.

Única coisa que ainda não consegui foi melhorar o consumo urbano do meu carro. Já mudei meu jeito de dirigir, pisando mais suave no acelerador, trocando marchas com o motor a 2500 rpm mas as ruas e o trânsito daqui não me permitem fazer mais que 8, 9 km/l (na gasolina, ar ligado tempo todo, usando mais 2ª e 3ª marchas).

_________________
HB20 1.6 Comfort Plus Preto Ônix
Central Multimídia Winka S100
Faróis de neblina com H11 Xtreme Vision Philips
Manopla Premium
Soleiras Elegance
Rodas HD RAW SHIFT 2 PaintChrome aro 15


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Abastecer com 100% de gasolina podium BR
MensagemEnviado: 24 Mai 2014 02:50 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mar 2014 01:13
Mensagens: 152
Localização: Santa Maria - RS
com gasolina pura meu 1.6 at ta fazendo 9 na cidade só com gasolina comum, isso com um pedacinho de rodovia que as vezes anda bem, as vezes ta parada.

A gasolina V-power, usei por acaso no meu antigo carro, quando encontrei um posto da shell em uma viagem, na minha cidade não tem.
Gostei, saiu uns centavos mais caro o litro, no entanto o consumo e desempenho foram ótimos, principalmente para uma viagem.
Claro, apenas um aditivo não vai mudar tanto o consumo, mas de qualquer forma senti esse diferença.

O posto que eu abasteço não tem bandeira (sou cliente apenas por conveniência, pois é perto de casa) mas vou experimentar a gasolina aditivada que vendem nele.

to pensando seriamente em trocar de posto.

Alguém tem o costume de usar aditivos regularmente?(sempre, ou quase sempre).
Notou diferença? indica algum?

_________________
Imagem Imagem


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Abastecer com 100% de gasolina podium BR
MensagemEnviado: 24 Mai 2014 03:00 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mar 2014 01:13
Mensagens: 152
Localização: Santa Maria - RS
Errei uma coisa, o meu posto tem bandeira sim. LATINA, que inclusive foi comprada pela shell e logo logo vão começar a mudar as bandeiras, pelo menos aqui no RS.

_________________
Imagem Imagem


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 20 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 18 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB