Olá pessoal.
Estou abrindo esse tópico aqui para expor minhas considerações sobre o sistema de freios do HB20.
Bom meu HB20 está com 1200 km e 30 dias.
Essa semana no transito, enquanto aguardava abrir o sinal, dei uma desviada no olhar e quando voltei os olhos para frente, meu HB20 estava quase se chocando com a traseira do carro em frente... Finquei o pé no pedal de freio e achei que tinha sido falha minha.
Na sexta-feira eu estava com horário agendado na concessionária Aversa de Piracicaba as 16 hs para checagem dos pneus (Meus pneus são da marca Goodyear e apresentaram bolha e deformação lateral e “isso até vale outro tópico”).
Após deixar a concessionária, durante o transito no centro de piracicaba e em outro semáforo, percebi que o pedal de freio estava abaixando e eu precisei ficar bombando para o carro continuar parado. Para testar, peguei uma rua inclinada e sem movimento, deixei o carro em marcha lenta, freio de mão liberado e segurei o pedal do freio apertado, então o pedal foi descendo até a “tabua” e em seguida o carro começou a descer.
Voltei imediatamente à concessionária onde eles confirmaram o problema e inclusive me deram 2 ótimas opções: “ou eu iria para casa com o carro sem freio por minha conta e risco, ou eles me dariam uma carona até a rodoviária... como moro na cidade vizinha, Santa Bárbara do oeste, (Sexta feira 18:30hs) optei pela rodoviária e fui pra casa de Cometa”. Mas deixa isso pra lá!
Ficou combinado que segunda feira alguém da fabrica irá lá para ver sobre a possível troca dos pneus e agora também dar uma solução sobre os freios.
Pois bem, vi relatos de uma participante do clube "Regina" que ficou com o carro sem freio.
http://hb20clube.com.br/viewtopic.php?f=28&t=3189, Lá ela também informa sobre outro carro que inclusive chegou a colidir, também vi relatos sobre um possível recall no sistema de freios, outro participante
http://hb20clube.com.br/viewtopic.php?f=28&t=2393 afirma que o “fluido de freio não atende as especificações”, outro diz que bateu o carro por conta de problemas com o freio..... e por ai vai.
No caso do meu carro o recipiente de fluido estava completo e não foi constatado nenhum vazamento.
Além do HB20 também tenho um Toyota Corolla 2013 e com ABS, (tirei em dezembro e está com 10000km). Por diversas vezes tive que utilizar severamente o sistema de freio do corolla e nunca tive nenhum problema nem ouvi barulhos, e mesmo com o pedal de freio acionado por um longo período este não baixa.
Acredito seriamente que existe um problema com o sistema de freio do HB20 e o pior é que ele é um defeito tão sutil que a gente nem percebe. Talvez o fluido se aqueça e ocorra cavitação (formação de bolhas de ar), talvez o defeito seja no cilindro mestre ou até falha no sistema do ABS.
Acho interessante que todos façam testes periódicos em seus HB20, colocando-o em uma rua inclinada (para frente de preferência) e mantendo o motor ligado, freio de mão liberado e segurando o carro apenas pressionando o pedal do freio. Se o pedal afundar..............corre pra concessionária!
Falei em teste periódico, porque o defeito parece não ser constante. Carro frio, carro quente....quem sabe? Tanto que no carro da “Regina” os mecânicos não constataram nenhuma anormalidade, e isso é que é o pior!!!..... Quem tem coragem de confiar em um carro desse???
Se for defeito no cilindro mestre, pode ser um lote.
Se for fluido fora de especificação, pode acontecer com qualquer um.
Se for erro na calibragem do ABS também pode acontecer com qualquer um.
Pelo menos enquanto essa nuvem negra de duvidas pairar no ar, vamos ficar todos atentos.
Assim que tiver as respostas postarei aqui.
Abraços a todos.