Bem-vindo: 29 Mar 2024 07:40

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 77 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 8  Próximo
Autor Mensagem
 Título: HB20 sem freio.
MensagemEnviado: 30 Jun 2013 16:24 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 29 Jun 2013 13:00
Mensagens: 14
Localização: Santa Bárbara do Oeste
Olá pessoal.

Estou abrindo esse tópico aqui para expor minhas considerações sobre o sistema de freios do HB20.

Bom meu HB20 está com 1200 km e 30 dias.

Essa semana no transito, enquanto aguardava abrir o sinal, dei uma desviada no olhar e quando voltei os olhos para frente, meu HB20 estava quase se chocando com a traseira do carro em frente... Finquei o pé no pedal de freio e achei que tinha sido falha minha.

Na sexta-feira eu estava com horário agendado na concessionária Aversa de Piracicaba as 16 hs para checagem dos pneus (Meus pneus são da marca Goodyear e apresentaram bolha e deformação lateral e “isso até vale outro tópico”).

Após deixar a concessionária, durante o transito no centro de piracicaba e em outro semáforo, percebi que o pedal de freio estava abaixando e eu precisei ficar bombando para o carro continuar parado. Para testar, peguei uma rua inclinada e sem movimento, deixei o carro em marcha lenta, freio de mão liberado e segurei o pedal do freio apertado, então o pedal foi descendo até a “tabua” e em seguida o carro começou a descer.
Voltei imediatamente à concessionária onde eles confirmaram o problema e inclusive me deram 2 ótimas opções: “ou eu iria para casa com o carro sem freio por minha conta e risco, ou eles me dariam uma carona até a rodoviária... como moro na cidade vizinha, Santa Bárbara do oeste, (Sexta feira 18:30hs) optei pela rodoviária e fui pra casa de Cometa”. Mas deixa isso pra lá!

Ficou combinado que segunda feira alguém da fabrica irá lá para ver sobre a possível troca dos pneus e agora também dar uma solução sobre os freios.

Pois bem, vi relatos de uma participante do clube "Regina" que ficou com o carro sem freio.
http://hb20clube.com.br/viewtopic.php?f=28&t=3189, Lá ela também informa sobre outro carro que inclusive chegou a colidir, também vi relatos sobre um possível recall no sistema de freios, outro participante http://hb20clube.com.br/viewtopic.php?f=28&t=2393 afirma que o “fluido de freio não atende as especificações”, outro diz que bateu o carro por conta de problemas com o freio..... e por ai vai.
No caso do meu carro o recipiente de fluido estava completo e não foi constatado nenhum vazamento.

Além do HB20 também tenho um Toyota Corolla 2013 e com ABS, (tirei em dezembro e está com 10000km). Por diversas vezes tive que utilizar severamente o sistema de freio do corolla e nunca tive nenhum problema nem ouvi barulhos, e mesmo com o pedal de freio acionado por um longo período este não baixa.
Acredito seriamente que existe um problema com o sistema de freio do HB20 e o pior é que ele é um defeito tão sutil que a gente nem percebe. Talvez o fluido se aqueça e ocorra cavitação (formação de bolhas de ar), talvez o defeito seja no cilindro mestre ou até falha no sistema do ABS.
Acho interessante que todos façam testes periódicos em seus HB20, colocando-o em uma rua inclinada (para frente de preferência) e mantendo o motor ligado, freio de mão liberado e segurando o carro apenas pressionando o pedal do freio. Se o pedal afundar..............corre pra concessionária!

Falei em teste periódico, porque o defeito parece não ser constante. Carro frio, carro quente....quem sabe? Tanto que no carro da “Regina” os mecânicos não constataram nenhuma anormalidade, e isso é que é o pior!!!..... Quem tem coragem de confiar em um carro desse???

Se for defeito no cilindro mestre, pode ser um lote.
Se for fluido fora de especificação, pode acontecer com qualquer um.
Se for erro na calibragem do ABS também pode acontecer com qualquer um.
Pelo menos enquanto essa nuvem negra de duvidas pairar no ar, vamos ficar todos atentos.

Assim que tiver as respostas postarei aqui.

Abraços a todos.

_________________
HB20 1.6 confort Style Branco


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 sem freio.
MensagemEnviado: 30 Jun 2013 23:05 
Offline

Registrado em: 02 Mai 2013 14:45
Mensagens: 199
Nossa, primeiramente sorte que não aconteceu acidente, muito menos vítimas. Agora, que complicada sua situação em! Isso é extremamente sério e requer muita cautela desde o projeto à fabricação do carro. Espero que não só corrijam seu problema como desvendem e exponham para os proprietários, pois segurança não se brinca. Espero que seu carro fique impecável como deveria estar e que seja apenas "uma exceção" da qualidade da Hyundai!
Att.

_________________
HB20 1.6 Confort Plus 13/13 - Preto


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 sem freio.
MensagemEnviado: 01 Jul 2013 10:55 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 15 Fev 2013 14:58
Mensagens: 856
Localização: São Paulo - SP (Zona Oeste)
Rapaz.... Que tenso! :|

Faço minhas as palavras do Andrei...
Vou acompanhar o tópico pra ver a solução do problema, fiquei bem preocupado, realmente estou começando a ouvir bastante queixas no fórum a respeito do freio :?

E eu que optei pelo HB20 também pensando na questão da segurança e tal... "pq já vinha com ABS e Air Bag"... :?

_________________
Att.,
Cleiton.

HB20 Premium 1.6 MT Vermelho - El Rojo
+Friso Lateral(x);
+Friso Porta-Malas(x);
+Friso Pestana(x);
+Friso Grade Dianteira(x);
+Antena Shark(x);
+Spoiler Traseiro(x);
+Couro(x);


Garagem El Rojo


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 sem freio.
MensagemEnviado: 01 Jul 2013 11:33 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 31 Out 2012 06:57
Mensagens: 348
Localização: Belo Horizonte - MG
Estranho, já fiz algumas paradas de emergência e em todas elas o freio funcionou muito bem.

Claro que, como tem o ABS, o ideal é pisar bem forte no pedal. Mas vou fazer o teste da rua inclinada, e ver se encontro alguma anormalidade.

_________________
HB20 Comfort Plus 1.6 - Prata

[X] Insulfilm G20
[ ] Arcos das portas envelopados
[ ] Teto Black Piano
[ ] Calotas grafite
[ ] Escolhendo novas lâmpadas


Garagem do Guerreiro Prateado


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 sem freio.
MensagemEnviado: 01 Jul 2013 12:19 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 13 Jan 2013 10:38
Mensagens: 234
o meu ta com quase 12.000km e nunca tive nenhum problema relacionado.

abraços

hb20 1.0
confort plus
azul ocean


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 sem freio.
MensagemEnviado: 01 Jul 2013 19:58 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 29 Jun 2013 13:00
Mensagens: 14
Localização: Santa Bárbara do Oeste
Andrei Ribeiro escreveu:
Nossa, primeiramente sorte que não aconteceu acidente, muito menos vítimas. Agora, que complicada sua situação em! Isso é extremamente sério e requer muita cautela desde o projeto à fabricação do carro. Espero que não só corrijam seu problema como desvendem e exponham para os proprietários, pois segurança não se brinca. Espero que seu carro fique impecável como deveria estar e que seja apenas "uma exceção" da qualidade da Hyundai!
Att.


Obrigado Amigo.

Na verdade no meu caso o freio não acabou totalmente, se voltasse o pedal e bombeasse novamente ele voltava pra cima, mas....????


cleiton_amaral escreveu:
Rapaz.... Que tenso! :|

Faço minhas as palavras do Andrei...
Vou acompanhar o tópico pra ver a solução do problema, fiquei bem preocupado, realmente estou começando a ouvir bastante queixas no fórum a respeito do freio :?

E eu que optei pelo HB20 também pensando na questão da segurança e tal... "pq já vinha com ABS e Air Bag"... :?


Valeu!
Somos dois!
Eu também levei muito a sério esse negocio de segurança e foi por isso que fiquei com o HB20.
A parte mecânica eu já sabia que era boa e consagrada, pois esse motor já equipa o Kia Soul e o Veloster, então eu comprei tranqüilo.

cool.guy escreveu:
Estranho, já fiz algumas paradas de emergência e em todas elas o freio funcionou muito bem.

Claro que, como tem o ABS, o ideal é pisar bem forte no pedal. Mas vou fazer o teste da rua inclinada, e ver se encontro alguma anormalidade.


fabioroger29 escreveu:
o meu ta com quase 12.000km e nunca tive nenhum problema relacionado.

abraços

hb20 1.0
confort plus
azul ocean


Na verdade conheço outras pessoas que também tem o HB20 e não tiveram problemas, mas como vi relatos aqui e também fui sorteado, achei que nunca é demais avisar. Como eu disse, pode ser um lote.


Pois bem.... Hoje à tarde estive em contato com o pessoal da concessionária e eles me disseram que o pessoal da fabrica inspecionou o carro e fizeram apenas um ajuste nas lonas de freio traseiras e o problema foi solucionado. (Pra quem não sabe essa concessionária fica bem próximo a fabrica).

Isso me deixou ainda mais preocupado, pois já tive dezenas de carros, desde a época do fusca, e por mais que o freio baixasse por falta de regulagem nas lonas, ele nunca ia até o fundo, ficava simplesmente baixo.

Bom...,eles garantiram o serviço. :?: :?: :?:

Não fui buscar o carro, porque agora também vou aguardar o resultado dos pneus. Amanhã parece que o pessoal da Goodyear vai dar uma solução.
E isso eu também não concordo... Se os pneus apresentaram deformação e bolhas... a Hyundai deveria simplesmente trocá-los e mandá-los de volta pra Goodyear. Com isso se preservaria a satisfação do cliente e elevaria a moral e o respeito pela marca “Hyundai”.

Mas...,Vamos aguardar. :( :cry: :? Continuarei postando as novidades.

Abraços e boa sorte pessoal!

_________________
HB20 1.6 confort Style Branco


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 sem freio.
MensagemEnviado: 02 Jul 2013 03:24 
Offline

Registrado em: 02 Mai 2013 14:45
Mensagens: 199
Só pra encher o saco aqui hahaha... O motor do HB2O não é o mesmo do veloster.
Att.

_________________
HB20 1.6 Confort Plus 13/13 - Preto


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 sem freio.
MensagemEnviado: 02 Jul 2013 15:45 
Offline

Registrado em: 07 Jun 2013 10:18
Mensagens: 56
Andrei Ribeiro escreveu:
Só pra encher o saco aqui hahaha... O motor do HB2O não é o mesmo do veloster.
Att.


O motor 1.6 do HB20 não só é o mesmo do Veloster, como também do novo i30 e do Kia Soul: 1.6 Gamma MPi de 128 cv. A informação no site da CAOA (1.6 , injeção MPi, de "140 cv") está errada e gerou até reclamação na época de lançamento do carro:
http://quatrorodas.abril.com.br/autoser ... 7185.shtml
http://www.noticiasautomotivas.com.br/h ... te-121-cv/
Como você vê, considerando erros de medição, dá pra perceber que esse motor é o mesmo do HB20, de 122 cv com gasolina e 128 cv com álcool. O próprio site mundial da Hyundai fala que o motor 1.6 MPi do Veloster tem 130 cv. O de 140 cv é o GDi.


Já o motor 1.0 é o mesmo do Kia Picanto. :mrgreen:

M'Y


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 sem freio.
MensagemEnviado: 02 Jul 2013 16:44 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 13 Jan 2013 10:38
Mensagens: 234
disse tudo Mestre Yoda..
assino em baixo!!!

abraço

hb20 1.0
confort plus
azul ocean


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 sem freio.
MensagemEnviado: 02 Jul 2013 20:16 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 29 Jun 2013 13:00
Mensagens: 14
Localização: Santa Bárbara do Oeste
Andrei Ribeiro

Você me colocou em duvida! :o :o :o :?: :?:

Mestre Yoda, fabioroger29.

Valeu :D :D :!: :!:
Eu sempre li a respeito disso, mas confesso que fiquei em xeque!


Pois bem..., mais um dia..., mais testes nos freios e novamente me garantiram que está tudo ok!

Os pneus por enquanto....Nada. : :roll: :roll:


Essa foto tirei quando deixei meu Hbebezinho na concessionária.
É o branquinho ultimo da esquerda.

Imagem

Talvez amanhã eu vá buscá-lo e só vou levá-lo novamente quando chegarem os pneus novos.
Vamos ver se esse freio ficou bom mesmo? :?: :?:

Abraços

_________________
HB20 1.6 confort Style Branco


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 77 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 8  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 19 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB