Bem-vindo: 24 Abr 2024 05:29

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 22 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Freio HB20
MensagemEnviado: 24 Jun 2015 13:47 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Mai 2013 20:20
Mensagens: 646
Localização: Campinas / SP
Roberto Bertoche escreveu:
luchefl escreveu:
Notei um problema no meu que começou há uns 3 dias atrás.

Quando piso no freio e acidentalmente passo em um buraco (pisando no freio) ouço um barulho como se fosse um ferro balançando, tipo quando puxamos e soltamos de uma vez uma barra de ferro bem presa.


Em princípio isso é do próprio funcionamento do ABS - Anti-lock Braking System - que, através de sensores, identifica que alguma roda não está girando (está deslizando) e por causa disso, automaticamente, solta o freio para que a roda volte a girar para que possa voltar a frear. O princípio é que uma roda deslizando freia muito pouco e perde a capacidade de obedecer a direção e desviar conforme se gire o volante.
É exatamente do modo como você descreve o barulho. As pastilhas que estavam sendo apertadas são soltas para depois serem novamente apertadas, em fração de segundos, garantindo melhor freada e ao mesmo tempo, dirigibilidade enquanto se freia.
Ao frear sobre um buraco, o sistema identifica que a roda que está no ar, prestes a cair no buraco, por falta de resistência, parou de girar e então solta o freio dela e em fração de segundos, freia novamente, sucessivamente até encontrar resistência (aderência) quando a roda estiver novamente no chão girando.
Tente perceber se a sensação que você tem combina com a descrição do funcionamento do sistema de antitravamento da roda, dito ABS. Se combinar com a minha explicação é isso mesmo. Se não lhe parecer assim, leve numa CCSS para verificar, pois posso estar interpretando de modo errado sua dúvida e sua descrição do fato.
Sds.


Roberto,
O barulho que o colega comenta não e o barulho do ABS funcionando, e outo!... e o som bem nitido e identico ao de uma barra metalica trepidando. Faça o teste você mesmo, pase num buraco com o pe no freio !

Enviado usando Tapatalk 2

_________________
HBshark
HB20s1.6 16V DOHC CVVT MT Premium Preto Onix
****ROUBADO EM 09/08/2017****


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Freio HB20
MensagemEnviado: 24 Jun 2015 13:54 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Mai 2013 20:20
Mensagens: 646
Localização: Campinas / SP
Estimado "gustavotorres" Com certeza que o freio do seu carro funcionou sim!... se não voce não estaria aqui para contar.

Lembro da primeira vez que pisei forte no meu HBshark, levei um susto tambem... logo depois, pesquisando um pouco sobre os freios abs aprendi a usa-los e agora confio plenamente neles.

Enviado usando Tapatalk 2

_________________
HBshark
HB20s1.6 16V DOHC CVVT MT Premium Preto Onix
****ROUBADO EM 09/08/2017****


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Freio HB20
MensagemEnviado: 24 Jun 2015 14:23 
Offline

Registrado em: 20 Dez 2012 13:15
Mensagens: 45
Esse barulho ocorre comigo também é e exatamente qdo freio num buraco....

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Freio HB20
MensagemEnviado: 24 Jun 2015 14:39 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
MAMK escreveu:
Roberto,
O barulho que o colega comenta não e o barulho do ABS funcionando, e outo!... e o som bem nitido e identico ao de uma barra metalica trepidando. Faça o teste você mesmo, passe num buraco com o pe no freio !


E é esse exatamente o barulho do ABS funcionando quando a gente passa num buraco freando.
Exatamente sobre o buraco a roda fica sem chão, o freio sem o atrito (resistência) do piso faz a roda se imobilizar e o ABS solta o freio porque pensa que está deslizando (roda travada).
Então, ao tocar o chão dentro ou do outro lado do buraco o freio volta a funcionar.
Tudo isso junto e rápido faz esse barulho de barra metálica trepidando.
O meu faz isso quando freio em buracos.
Faz isso também quando freio em lombas ou depressões do asfalto e faz isso também quando freio na terra/areia solta sobre o asfalto, que costuma ficar na parte suja da pista. Apenas que em buracos é também somado a isso o ruído da pancada.
Se o freio funciona normal em todas as outras ocasiões em que não há buracos, ondulações ou areia solta, pode estar certo que é isso, o ABS funcionando.
Sds.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Freio HB20
MensagemEnviado: 24 Jun 2015 15:31 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Mai 2013 20:20
Mensagens: 646
Localização: Campinas / SP
Eu vou discordar com você. Roberto!.
Eu consigo distinguir claramente o baulho do ABS funcionando (pastilhas) e o da barra trepidando (bem embaixo do motor) como saindo da roda de um lado e indo ate o outro lado.
Não estou afirmando que seja um defeito!!!, so incomoda e nunca atrapalhou a freada.... diria melhor "e uma carateristica do carro"... rsrsrs

Enviado usando Tapatalk 2

_________________
HBshark
HB20s1.6 16V DOHC CVVT MT Premium Preto Onix
****ROUBADO EM 09/08/2017****


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Freio HB20
MensagemEnviado: 24 Jun 2015 15:54 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Out 2014 23:35
Mensagens: 5015
Localização: Minas Gerais
Sinceramente, espero não ter problemas nos freios. É uma situação muito complicada...

_________________
HB20 Comfort Style 1.6 14/15

Moderador no Fórum e no Facebook do HB20 Clube.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Freio HB20
MensagemEnviado: 24 Jun 2015 16:35 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Mai 2013 20:20
Mensagens: 646
Localização: Campinas / SP
Ricardo de Melo escreveu:
Sinceramente, espero não ter problemas nos freios. É uma situação muito complicada...


Não vai ter!, fique tranquilo. O barulho aqui relatado por mim e "uma carateristica do HB20". Eu ja rodei 59900 km com o meu carro e nunca tive problema com o freio.

Enviado usando Tapatalk 2

_________________
HBshark
HB20s1.6 16V DOHC CVVT MT Premium Preto Onix
****ROUBADO EM 09/08/2017****


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Freio HB20
MensagemEnviado: 24 Jun 2015 16:38 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Out 2014 23:35
Mensagens: 5015
Localização: Minas Gerais
MAMK escreveu:
Ricardo de Melo escreveu:
Sinceramente, espero não ter problemas nos freios. É uma situação muito complicada...


Não vai ter!, fique tranquilo. O barulho aqui relatado por mim e "uma carateristica do HB20". Eu ja rodei 59900 km com o meu carro e nunca tive problema com o freio.

Enviado usando Tapatalk 2


Valeu Mamk!

O barulho eu já conheço, ouço com frequência em descidas de estrada de terra.

Não quero é sentir a ausência de freio relatados por alguns colegas.

Abraços,

_________________
HB20 Comfort Style 1.6 14/15

Moderador no Fórum e no Facebook do HB20 Clube.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Freio HB20
MensagemEnviado: 24 Jun 2015 19:00 
Offline

Registrado em: 30 Abr 2015 14:39
Mensagens: 55
Roberto Bertoche escreveu:

Em princípio isso é do próprio funcionamento do ABS - Anti-lock Braking System - que, através de sensores, identifica que alguma roda não está girando (está deslizando) e por causa disso, automaticamente, solta o freio para que a roda volte a girar para que possa voltar a frear. O princípio é que uma roda deslizando freia muito pouco e perde a capacidade de obedecer a direção e desviar conforme se gire o volante.
É exatamente do modo como você descreve o barulho. As pastilhas que estavam sendo apertadas são soltas para depois serem novamente apertadas, em fração de segundos, garantindo melhor freada e ao mesmo tempo, dirigibilidade enquanto se freia.
Ao frear sobre um buraco, o sistema identifica que a roda que está no ar, prestes a cair no buraco, por falta de resistência, parou de girar e então solta o freio dela e em fração de segundos, freia novamente, sucessivamente até encontrar resistência (aderência) quando a roda estiver novamente no chão girando.
Tente perceber se a sensação que você tem combina com a descrição do funcionamento do sistema de antitravamento da roda, dito ABS. Se combinar com a minha explicação é isso mesmo. Se não lhe parecer assim, leve numa CCSS para verificar, pois posso estar interpretando de modo errado sua dúvida e sua descrição do fato.
Sds.


Obrigado Bertoche e MANK!

Fui na concessionária hoje ver se resolvia alguns ruídos e o rapaz que me atendeu explicou exatamente o que o Bertoche explicou.

MANK, eu não conheço a diferença que você citou, nunca tive carro com ABS mas a explicação do Bertoche e do rapaz da concessionária parecem que batem mais com o que descrevi, e ao meu ver com a situação que você ouve também.

Como você descreve esta diferença?

Enfim, o importante é que o carro continue parando hahahaha


Luche


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Freio HB20
MensagemEnviado: 24 Jun 2015 19:43 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Mai 2013 20:20
Mensagens: 646
Localização: Campinas / SP
Como eu não sou mecânico, não entendo nada do assunto! ... e quando fiz uma das primeiras revisões perguntei pelo barulho e a resposta foi a resposta padrão da CSS: "ABS funcionando". Ok. Tudo bem, mas eu sinto dois barulhos diferentes e se forem provocados pelo ABS tudo bem!, o meu carro nunca deixou de parar quando pisei fundo.
Abraços!

Enviado usando Tapatalk 2

_________________
HBshark
HB20s1.6 16V DOHC CVVT MT Premium Preto Onix
****ROUBADO EM 09/08/2017****


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 22 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 17 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB