Roberto Bertoche escreveu:
Em princípio isso é do próprio funcionamento do ABS - Anti-lock Braking System - que, através de sensores, identifica que alguma roda não está girando (está deslizando) e por causa disso, automaticamente, solta o freio para que a roda volte a girar para que possa voltar a frear. O princípio é que uma roda deslizando freia muito pouco e perde a capacidade de obedecer a direção e desviar conforme se gire o volante.
É exatamente do modo como você descreve o barulho. As pastilhas que estavam sendo apertadas são soltas para depois serem novamente apertadas, em fração de segundos, garantindo melhor freada e ao mesmo tempo, dirigibilidade enquanto se freia.
Ao frear sobre um buraco, o sistema identifica que a roda que está no ar, prestes a cair no buraco, por falta de resistência, parou de girar e então solta o freio dela e em fração de segundos, freia novamente, sucessivamente até encontrar resistência (aderência) quando a roda estiver novamente no chão girando.
Tente perceber se a sensação que você tem combina com a descrição do funcionamento do sistema de antitravamento da roda, dito ABS. Se combinar com a minha explicação é isso mesmo. Se não lhe parecer assim, leve numa CCSS para verificar, pois posso estar interpretando de modo errado sua dúvida e sua descrição do fato.
Sds.
Obrigado Bertoche e MANK!
Fui na concessionária hoje ver se resolvia alguns ruídos e o rapaz que me atendeu explicou exatamente o que o Bertoche explicou.
MANK, eu não conheço a diferença que você citou, nunca tive carro com ABS mas a explicação do Bertoche e do rapaz da concessionária parecem que batem mais com o que descrevi, e ao meu ver com a situação que você ouve também.
Como você descreve esta diferença?
Enfim, o importante é que o carro continue parando hahahaha
Luche