Bem-vindo: 17 Nov 2017 18:13

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 94 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 6, 7, 8, 9, 10
Autor Mensagem
 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 15 Ago 2016 17:53 
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Sempre pensei em um motor com taxa de compressão variável, tive várias idéia, mas todas eram inovadoras, nada que eu já tinha visto ser feita.

Eis que me deparo:
http://quatrorodas.abril.com.br/materia ... tores-flex

Isto era algo que eu tinha cogitado em meus delírios...hehheehhe

Perfil Enviar mensagem particular  

MensagemEnviado: 15 Ago 2016 18:02 
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

diogopp escreveu:
Sempre pensei em um motor com taxa de compressão variável, tive várias idéia, mas todas eram inovadoras, nada que eu já tinha visto ser feita.

Eis que me deparo:
http://quatrorodas.abril.com.br/materia ... tores-flex

Isto era algo que eu tinha cogitado em meus delírios...hehheehhe

Então Diogo, eu até já comentei a uns tempos atrás aqui no forum sobre essa nova tecnologia dos motores com taxa de compressão variável que segundo li, já é bem antiga e relançada em caráter experimental pela Saab-Scania na Europa em um salão de automóveis nos anos de 2000/2001, mas pelo que eu tb li sobre isso, esse projeto embora inovador, foi por enquanto arquivado pq acharam essa inovação a princípio um pouco complicada para ser aplicada nos motores atuais, mas o melhor de tudo é que essa tecnologia já existe disponível e os departamentos de engenharia experimental de motores das fábricas podem perfeitamente, quando julgarem conveniente e oportuno, lançarem mão dela, desenvolvendo-a ainda mais e aplicando-a na prática nos modernos motores turbo dessa nova geração downsizing ...

HB20 1.6 confort Plus 2013 cinza 100% original.

Opala coupé 1982 - verde metálica, 4400 aspirada/performance.

Voyage 1986 1.8 GLS - prata - aspirado/performance .

MensagemEnviado: 15 Ago 2016 18:52 
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Só que, segundo esse artigo da revista Quatro Rodas, o departamento da Infinity da marca Nissan Motors está pronta para relançar essa nova tecnologia dos motores de compressão variável, mas pessoalmente não vejo vantagem técnica nenhuma nesse novo lançamento da Nissan, pq esse seu novo motor 2.0 turbo já equipado com essa nova tecnologia apresentou apenas 274 cvs com um torque máximo de 39,82 mkgf , muito pouco dona Nissan, comparado com o que o grupo VW/Audi já conseguiu com o seu atual motor TFSI 2.0 com injeção direta que já ultrapassou nas versões mais bravas, os 400 cvs e os 56 mkgf de torque máximo alimentados apenas com gasolinas e eles nem precisaram ainda, lançar mão dessa nova tecnologia da compressão variável ... rsrsrsrsrsrs !!!

E acredito tb que para os fabricantes de motores japoneses e demais asiáticos desbancarem os europeus e os americanos na mecânica automotiva, eles ainda terão de comer muito arroz ... kkkkkkkkkkk !!!

MensagemEnviado: 19 Fev 2017 13:04 
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Colegas, somente revivendo esse tópico para lembra-los de que os atuais motores flexfuel da grande maioria das montadoras continuam com algumas variações na calibração/ajustes desses seus motores com relação a melhor e mais vantajosa escolha de ser as gasolinas ou o etanol o melhor combustível para abastece-los.

Mas a verdade é que como a maioria dos motores flex apresentam uma taxa de compressão um pouco mais elevada do que a compressão normal usada nos motores apenas a gasolina e por isso, essa maior compressão é mais apropriada para a combustão do etanol do que dessas nossas pobres e míseras gasolinas comuns/aditivadas de apenas 87 a 88 octanas, então o mais recomendado nesses casos para haver sempre um melhor rendimento e até uma maior durabilidade desse tipo de motor é evitar abastece-los somente com as nossas gasolinas comuns/aditivadas.

E por causa dessa importante característica técnica apresentada por esses motores flex, recomenda-se que deve ser acrescentado em todos os abastecimentos, um percentual de etanol que deve ser de no mínimo uns 30% para de fato ocorrer uma maior elevação da octanagem dessas nossas pobres gasolinas e assim a injeção eletrônica esses motores flex imediatamente vai reconhecer prontamente essa nova e maior octanagem dessa nova mistura de combustíveis e o resultado direto desse procedimento é que a central eletrônica desses motores vai logicamente se utilizar de novas estratégias de regulagens mais apropriadas e mais saudáveis para haver de fato, esse melhor e mais vantajoso rendimento desse tipo de motor.

E lembrando tb que dependendo do preço do etanol comparado com o das gasolinas de cada cidade, vai se ajustando as quantidades de etanol misturados nas gasolinas por ocasião de cada novo abastecimento.

E vcs podem apostar o que for que agindo assim, os motores flex da linha HB20 muito vão agradecer por esse nobre e tecnicamente vantajoso procedimento !

Obs : E pessoalmente, eu sempre vou preferir 1 milhão de vezes escolher com certeza esses motores flex do que os motores apenas a gasolina somente pelas amplas e reconhecidas vantagens técnicas que existem em abastece-los com o nosso nobre etanol no lugar desses nossos LIXOS de gasolinas e disso eu não tenho absolutamente nenhuma sombra de dúvidas ...

Assim, fica aqui mais essa interessante dica técnica aos colegas ! Valeu !

Criar novo tópico Responder  [ 94 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 6, 7, 8, 9, 10

Todos os horários são GMT - 3 horas