Bem-vindo: 27 Abr 2024 10:48

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 119 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 8, 9, 10, 11, 12
Autor Mensagem
 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 03 Mar 2024 16:58 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
E ontem , tivemos mais uma oportunidade de perceber a notável eficiência desse novo motor 2.0 turbo flex do nosso BMW 320i em mais uma curta e rápida viagem realizada nele até uma cidade próxima a nossa num total percorrido de quase 180 kms.

Já com o oleo e filtro trocados recentemente, dessa vez mantivemos tanto na ida e tbm no nosso retorno, o programa ECO PRO acionado e viajando com velocidades de cruzeiro entre 110 kms/h a 130 kms/h já que era bem mais tarde da noite e a rodovia estava mais tranquila e com pouco movimento.

E chegando em casa , verificamos surpresos no comp. de bordo a média geral de consumo indicada nesse percurso total de ótimos 11,7 kms/l com esse veículo abastecido sempre com aquela habitual mistura dos 85% de etanol + 15% de gasolina comum.

E como esse sedan está agora com um pouco menos de 3300 kms rodados, podemos considerar que esse seu motor ainda esteja em um período parcial de amaciamento e que lá pelos 6000 kms rodados é que ele já estará bem mais amaciado e solto e portanto, mostrando a partir daí, todo o seu melhor rendimento !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 08 Mar 2024 02:06 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
Estava conversando esses dias atrás com alguns colegas que trabalham quase sempre envolvidos com automóveis e mecânica automotiva em geral e o assunto logo foi para os novos motores híbridos flex.

E falou-se muito sobre os novos Toyotas Prius, os novos Corollas híbridos flex e tbm os novos SUVs dessa marca equipados com essa mesma mecânica.

E nos desculpem pela nossa sinceridade dona Toyota, mas esses seus modelos de veículos ainda deixam muitíssimo a desejar quando o assunto é desempenho, pq afinal, um veículo desses que tem uma aceleração do zero até os 100 kms/h anunciada pelo seu próprio fabricante em mais de 12 segs. infelizmente é digno de ser mais uma carroça de antigamente do que uma aceleração decente de um automóvel digno de uma marca dessas !

Ainda mais quando o seu fabricante anuncia que além do seu motor a combustão 1.8 flex , que esses modelos são ajudados por mais um par de motores elétricos que somam todos eles juntos a MEDÍOCRE e vergonhosa soma de apenas 122 cvs ... simplesmente ridículo uma situação dessas para o tanto de $$$$ que se paga atualmente por um veículo desses e ter de se contentar com uma lesma de uma aceleração dessas !!!

Prefiro muito mais os meus atuais veículos sem essa tal de tecnologia híbrida mas que quando aperto o pedal da direta em qq um deles, eles são capazes de colar facilmente as costas no encosto do banco e deixar bem lá atrás e comendo muita poeira, qq um desses novos modelos híbridos flex dessa Toyota e podem apostar nisso o que for !

E quando o assunto é economia de combustível, tbm não achei que esses novos modelos híbridos flex sejam assim tão vantajosos a mais do que os demais veículos sem essa nova tecnologia, principalmente quando os seus condutores usam esses seus veículos basicamente em viagens por rodovias, quando o consumo deles nessa situação é por enquanto, comprovadamente sempre maior do que ao se trafegar em transito urbano !

Então, pelo menos na minha opinião, eu nem tenho porque olhar e muito menos perder o meu tempo fazendo test-drives nesses modelos de veículos com essa nova tecnologia híbrida flex !

E enquanto isso, deixemos que essa turma de engenharia de motores desses fabricantes trabalhe ainda um pouco mais no desenvolvimento dessa nova tecnologia para ver se eles conseguem superar em desempenho, os atuais motores a combustão interna turbo flex e ainda se mostrem mais econômicos de fato do que essa ultima geração desses motores !

É matar a cobra e ainda ter de mostrar o pau que eliminou essa peçonhenta !!!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 13 Mar 2024 15:28 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
E sobre essa evolução tecnológica dessa nova geração de motores turbo flex , existe um importante detalhe técnico que deve ser comentado para um maior conhecimento geral sobre isso.

Até nas gerações anteriores desses motores flex, antes do advento desse moderno sistema de injeção direta de combustível, as bombas de combustível funcionavam em um ritmo constante em que havia sobra de fluxo de combustível que retornava ao tanque de combustível após passar pelo respectivo filtro.

Já com esse novo sistema de injeção direta, houve sim uma boa evolução pq além da tradicional bomba de combustível de baixa pressão que fica localizada dentro do tanque , adicionou-se mais uma outra bomba mecânica de alta pressão , acionada pelo próprio comando de válvulas do motor e cuja função é a de aumentar a baixa pressão da bomba que fica dentro do tanque em altas pressões que vão pulverizar bem melhor o combustível que é injetado diretamente dentro dos cilindros e já nas câmaras de combustão e não como antigamente ocorria, quando o combustível era injetado no coletor de admissão e antes do cabeçote do motor.

As vantagens foram óbvias com esse novo sistema oferecendo sempre mais economia e tbm um melhor desempenho geral não importa se o motor seja a gasolina ou flex.

E nessa evolução, até o filtro de combustível além dessa própria bomba de baixa pressão tiveram sua vida útil aumentada pq essa bomba de baixa pressão localizada dentro do tanque funciona agora somente sob demanda, o que quer dizer que ela só vai bombear o volume exato de combustível exigido pelo motor em cada instante do seu funcionamento e não como era antes quando o fluxo de combustível era constante e total , porém o excesso de combustível não utilizado pelo motor era sempre retornado ao tanque.

E por esse mesmo motivo, tbm o filtro de combustível que vai receber uma quantidade menor de fluxo , tbm tem a sua vida útil aumentada.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 14 Mar 2024 11:46 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
E encontrei com um grande amigo que já está com um novo Jeep Compass 2023 há 1 ano.

Ele comprou esse seu novo veículo zero KM na versão T270 flex aut., ou seja, com o novo motor 1.3 turbo flex do grupo Stellantis aliado ao câmbio aut.

E ao perguntar a ele sobre as impressões desse seu novo SUV, ele logo dispara que achou que esse carro está bebendo muito ...

Perguntei a ele qual combustível ele abastece e ele me falou que sempre com etanol pq percebeu que com esse combustível, que esse motor 1.3 turbo responde bem melhor do que com gasolina.

Então eu expliquei a ele alguns fatores que causam esse maior consumo como o pé direito desse amigo que é sempre um pouco mais pesado, associado ao fato desse SUV não ser dos mais leves e por aí vão alguns dos motivos para esse maior consumo observado por ele.

Além do fato de que tbm comentei com ele que esse motor 1.3 turbo flex para gerar esses citados 185 cv com etanol, que ele tinha mesmo de consumir um pouco mais se não, como ele poderia oferecer assim todo esse seu desempenho !!!

Ou seja, nenhuma performance vem de graça, ou melhor dizendo , nunca vai existir almoço grátis para ninguém nessa vida !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 19 Mar 2024 15:08 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
E falando em motores flex , tanto os aspirados e tbm os turbo quando comparados aos tradicionais motores a gasolina tanto os nacionais e tbm os importados , sejam eles aspirados ou turbo.

Para todos aqueles que se interessam por esse assunto, saibam que é NUNCA , jamais, que nenhum motor atual a gasolina e por mais que ele seja projetado pela NASA , vai conseguir apresentar um rendimento maior do que se ele for dessa atual geração flex e alimentado com etanol.

Isso inclusive já é um fato bem comprovado em mecânica automotiva para qq um saber , afinal, não existe ao redor desse mundo, nenhuma gasolina com octanagem suficiente que suporte as elevadas taxas de compressão e de pressão de turbo que o etanol sempre poderá lidar com muita eficiência e até tranquilidade !

É justamente por isso que até para aqueles incrédulos que acham que os atuais motores flex são piores do que qq motor atualizado a gasolina , que eles estão sim com toda a certeza bem enganados.

E saibam ainda que se todos os atuais fabricantes de motores flex desenvolvessem uma calibração específica que beneficiasse qq um desses atuais motores flex para abastecerem somente com o etanol caso os seus donos decidissem por nunca abastece-los somente com gasolinas, podem apostar que teríamos ainda um pouco mais de rendimento em qq um desses atuais motores flex, sejam esses motores aspirados ou melhor ainda se eles forem turbo.

Mas infelizmente esses mesmos fabricantes sabem que essa é uma situação impossível de ser garantida e que devido ao fato de talvez a maioria dos atuais donos de veículos flex abastecerem mais com gasolinas do que com o etanol é que fica impossível priorizar uma calibração que beneficie mais o etanol do que as gasolinas.

Ou seja, em outras palavras, as características gerais de qq motor a gasolina nunca que vão combinar com as características de qq motor a etanol , por isso que vemos que a calibração dos motores flex ficam sempre e obrigadas a se manterem nesse meio têrmo entre um combustível e o outro e acabam que não tiram o melhor aproveitamento principalmente do etanol, pq a realidade é que são as gasolinas que sempre vão atrapalhar um melhor desenvolvimento de qq motor flex de atingir o seu máximo rendimento com etanol e nunca o contrário.

Então, para agradar a todos aqueles que preferem abastecer um veículo flex com gasolinas, sacrifica-se todo o melhor rendimento que esses motores flex poderiam oferecer se eles fossem abastecidos mais com etanol do que com qq uma dessas gasolinas !

E ainda não podemos deixar de citar aqui que qq motor flex por melhor que ele seja, sempre vai poluir bem mais o ar ambiente se ele for abastecido com gasolina do que com etanol e esse é certamente o maior de todos os FATOS !!!

Infelizmente essa é a nossa realidade para os atuais motores flex !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 27 Mar 2024 21:03 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
E depois de fazer mais uma recente e rápida viagem de menos de 250 kms com o nosso pioneiro Jetta TSI stage 2 , vamos aos comentários sobre esse seu motor 2.0 turbo a gasolina com injeção direta !

Sem dúvidas que trata-se de um soberbo motor , bem desenvolvido, confiável e durável mas que ele me mostra sempre que o seu maior pecado é o dele não ser flex e sim somente a gasolina.

Mesmo assim, eu o comprei pelo conjunto da obra, ou seja, pelo conjunto desse motor com o excelente e competente câmbio DSG , pelo seu design bem aerodinâmico e harmonioso , acabamento, acessórios , pelo maravilhoso espaço interno e pelo seu rodar sempre muito firme sem deixar de ser confortável, mas muito silencioso e tranquilo.

Mas se ele é abastecido com essas gasolinas comuns/aditivadas nacionais de baixa octanagem, ele perde sim muito em rendimento geral por isso que ele merecia sim muito ser do tipo flex !

Pq se esse seu baita motor 2.0 turbo fosse flex , quando abastecido com etanol ele iria oferecer um melhor desempenho e ainda com uma maior economia comparado ao que ocorre atualmente com os jettas GLI somente a gasolina.

E foi justamente devido a essa falta dessa opção dos atuais jettas GLI não serem flex que eu optei na compra dessa nossa nova BMW 320i flex e estou gostando muito dela , apesar de ainda estar em fase de amaciamento com um pouco menos de 3400 kms rodados até hoje , mas que ela se mostra sempre maravilhosa de se rodar nela, além do fato dela poder ser abastecida com etanol e os benefícios diretos dessa eficiente opção de combustível , bem mais eficaz e mais barato do que qq uma das nossas gasolinas sem falar tbm do excelente desempenho oferecido pelo etanol comparado com qq umas dessas nossas gasolinas !

E sobre essa nítida vantagem do etanol, acredito que ninguém tem mais nenhuma sombra de dúvida !!!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 04 Abr 2024 03:08 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
E sobre esse novo motor flex da nossa BMW 320i , o B48 só tenho o que elogiar !

Cheguei agora a pouco e já no inicio da madrugada de mais uma rápida viagem realizada a bordo dele de um percurso total de quase 300 kms.

E novamente dessa vez, esse veículo estava abastecido com etanol misturado a uns 17% de gasolina comum e só mesmo para temperar esse etanol e faze-lo render um pouco mais.

Nessa viagem , nem foi preciso usar o ar cond. devido ao tempo estar mais ameno e decidimos tbm não passar de 120 kms/h em momento algum tanto na ida e tbm no nosso retorno e assim, chegamos em casa com o comp. de bordo indicando uma ótima média geral de consumo de 13,7 kms/l o que achamos tão boa que nunca que esse nosso atual Jetta TSI seria capaz de conseguir mesmo se ele for abastecido com uma boa gasolina aditivada e sem nenhuma outra mistura extra de etanol !

Numa lógica e mais do que evidente amostra da baita evolução tecnológica que há entre o lançamento desse jetta TSI 2.0 a gasolina lá em 2013 e esse novo BMW 320i flex em 2023 já nessa sua atual configuração técnica em que ele foi comprado !

Poderia enumerar aqui a grosso modo e somente como uma mera informação que existem sim algumas diferenças técnicas importantes entre esses 3 sedans para haver toda essa evolução técnica mostrada na obtenção dessas ótimas médias de consumo com esse BMW :

E todas elas são a favor desse novo BMW 320i flex mesmo quando ele for comparado ao novo jetta GLI e não só ao nosso mais antigo e melhorado Jetta TSI :

O seu motor tem uma maior taxa de compressão de 11,1:1 contra a taxa de apenas 9,6:1 dos demais motores 2.0 turbo de ambas essas versões de jettas.

Até o sistema do turbo desse novo motor B48 desse novo BMW 320i incluindo o seu intercooler é um pouco mais evoluído comparado aos turbos e aos intercoolers usados em ambos esses jettas.

O melhor desenho aerodinâmico dessas novas BMW 320i tbm resultou num eficiente cx de apenas 0,25 contra o cx de 0,30 de ambas essas versões de Jetta e citei isso só para vcs saberem qual desses sedans vai atingir maiores velocidades com uma maior facilidade e encontrando uma menor resistência do ar na sua frente !

O câmbio dessa versão de BMW é de 8 marchas contra apenas as 6 marchas do nosso jetta TSI e de 7 marchas dos atuais jettas GLI e aqui nesse item, é muito nítido perceber esse 320i rodando por rodovias e mantendo uma rotação do seu motor muito mais baixa do que ocorre com esses 2 outros jettas mantendo-se esses 3 sedans em mesmas velocidades de cruzeiro .

Além de uma calibração geral da ECU desse novo BMW 320i flex estar certamente muito mais afinada e com muito mais recursos tecnológicos disponíveis do que a ECU desses 2 jettas aqui citados e uma prova bem real e concreta disso é que jamais nenhuma dessas versões esportivas de jettas com esses seus motores somente a gasolina poderão apresentar essas mesmas médias de consumo apresentadas por esse novo BMW 320i com esse seu atual motor flex em que pese o fato óbvio do preço desse BMW tbm estar num nível bem mais elevado do que o preço de um novo Jetta GLI , o que justifica assim essa maior evolução oferecida por esse novo BMW 320i flex , afinal , uma engenharia automotiva mais refinada tbm custa mais $$$$.

E foi pela soma de todas essas vantagens técnicas e tbm das eventuais desvantagens aqui citadas que acabamos por decidir pela compra desse nosso novo BMW 320i flex e certamente que faríamos novamente essa mesma escolha se as opções fossem apenas entre esse modelo de BMW flex e o novo Jetta GLI somente a gasolina, sem dúvida nenhuma !!!

Apesar de que, a bem da verdade, ambos esses jettas apresentam sim um leve melhor desempenho geral do que pode oferecer essa versão de BMW 320i , o que na minha opinião, é a única e maior desvantagem dessa versão 320i flex se comparada a esses 2 jettas aqui citados, mas somente quando ela ainda estiver original e sem nenhum upgrade de performance, o que não é o caso de nenhuma dessas duas versões de jettas , afinal o nosso jetta é um stage 2 e os novos jettas GLI já vem equipados de fábrica com vários upgrades de performance em comparação aos mais antigos jettas 2.0 TSI !

Obs : E mais um detalhe importante a ser considerado aqui nesse assunto é que esse nosso BMW ainda está em fase de amaciamento com um pouco menos de 4000 kms rodados e onde já sabemos que somente depois dos seus primeiros 6000 kms rodados é que poderemos considerar que esse seu motor já vai estar mais bem amaciado e solto e portanto, tbm mais preparado e apto a desenvolver todo o seu melhor rendimento geral.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 16 Abr 2024 10:47 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
E já que esse tópico fala sobre motores flex em geral, vou deixar mais um comentário sobre o novo motor 2.0 turbo B48 flex da nossa BMW 320i que ainda está em fase de amaciamento com 4300 kms rodados :

Fizemos esse final de semana outra viagem rápida de quase 250 kms até uma cidade vizinha a nossa e quase sempre preferimos viajar bem mais tarde da noite pq com isso, tanto a temperatura ambiente está mais amena e tbm o transito está bem mais tranquilo.

Novamente não foi necessário usar o ar cond. em nenhum momento do percurso e sempre abastecido com a mistura de etanol com 17% de gasolina e dessa vez mantendo uma velocidade média um pouco mais elevada entre 120 kms/h a 140 kms/h a maior parte do tempo e esse BMW chegou em casa mostrando um consumo médio total de ainda ótimos 11,4 kms/litro, ou seja , um consumo médio comparável ao de veículos mais leves 1.0 a 1.6 tanto os aspirados e tbm os turbos dessa mais recente geração.

E esse resultado foi obtido com um sedan de um pouco mais de 1400 kgs de pêso e que estava com apenas duas pessoas e sem bagagem !

É a evolução tecnológica mostrando na prática que quando a industria automotiva quer , ela consegue sim melhorar cada vez mais o rendimento de qq motor flex dessa geração atual !

Obs : Faróis eficientes e poderosos em LED com fachos auto-adaptativos para essa BMW andar nessas velocidades à noite e ainda com total visibilidade e segurança ela tem de sobra, com toda a certeza e superando muito nesse item tanto o nosso atual Jetta TSI e tbm o nosso Citroen C4 cactus THP !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 24 Abr 2024 15:49 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
Estamos vendo que apesar da evolução tecnológica cada vez mais presente nos atuais veículos com os motores flex , que os veículos elétricos , sejam eles híbridos ou não , estão avançando no mercado mundial incluindo tbm o nosso mercado !

E com certeza que, um motor híbrido flex , comparado aos motores apenas flex atuais , sempre vão oferecer uma maior vantagem em economia com os abastecimentos !

Mas quanto aos veículos 100% elétricos, eu ainda vejo algumas restrições importantes como quanto a disponibilidade de pontos de recargas disponíveis em todas as rodovias desse nosso imenso Brasil e isso se torna ainda um grande obstáculo para a completa viabilidade de utilização e assim, para haver uma maior confiabilidade nesse tipo de veículos.

Óbvio que a grande maioria dos atuais fabricantes de veículos sabe dessa nítida inconveniência existente aqui no nosso mercado, por isso acredito que de início, eles darão uma enfase e uma preferencia maior aos veículos dotados de motores híbridos flex , que por enquanto , seria o melhor desses 2 mundos !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 119 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 8, 9, 10, 11, 12

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 38 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB