VAGNERF1 escreveu:
diogopp escreveu:
VAGNERF1 escreveu:
... eu não to lembrado se no manual vem descrito se o motor do hb é por corrente ou correia dentada....
É corrente, sim.
Não entendi o pq da pergunta no contexto da frase. Dúvida ou alguma curiosidade que eu não notei?
a pergunta é por se tratar de turbo e 3 cilindros isso irá demandar mais esforço e resistencia na hora de se fazer uma transmissão e acredito que a corrente seja mais apropriado para isto
A corrente ou correia de comando de válvula em nada é afetada por este aumente de potência, a opção não se da pelo esforço e sim no contexto do projeto, cada uma tem suas vantagens e desvantagens, ex.: uma dura mais que a outra e por consequência também custa mais, ruído, durabilidade, custo de manutenção, facilidade na manutenção, etc..
Mas elas servem única e exclusivamente para sincronizar o movimento dos pistões com a abertura e fechamento das válvulas, não quer dizer que o motor é mais potente tem que usar corrente, sacou?
Resumidamente, se sincroniza a rotação do ponto entre o eixo do virabrequim e os eixos dos comandos de válvulas.
Diferentemente de uma moto, que se quer transmitir o torque do motor via corrente para a roda, no comando de válvula só que quer sincronizar o movimento entre 2 eixos.