Hyundai HB20 Clube
https://hb20clube.com.br/

Hatch x Sedan - Como as montadoras fazem o projeto
https://hb20clube.com.br/viewtopic.php?f=29&t=11016
Página 1 de 2

Autor:  ZECAM [ 21 Fev 2016 20:48 ]
Título:  Hatch x Sedan - Como as montadoras fazem o projeto

Olá pessoal,

Bela explicação de como são feitos projetos dos carros hatch e sedan do mesmo modelo. Para mim uma novidade.

http://globoplay.globo.com/v/4829394/

Autor:  Bart_MS [ 21 Fev 2016 23:31 ]
Título:  Re: Hatch x Sedan - Como as montadoras fazem o projeto

Assisti hj de manhã..não sabia tbm, no caso do hb20 o sedan foi o primeiro a ser construído.

Autor:  ftguerreiro [ 29 Nov 2016 11:12 ]
Título:  Re: Hatch x Sedan - Como as montadoras fazem o projeto

Reportagem de Marqueteiro e não de Engenharia, para Engenharia a coisa é bem diferente, toda a plataforma, incluindo-se power train é a mesma, a parcela de itens comuns passa de 80%, para ganho de escala.

Autor:  OSilva [ 29 Nov 2016 13:18 ]
Título:  Re: Hatch x Sedan - Como as montadoras fazem o projeto

Tinha visto isso essa reportagem há um tempo, na epoca me surpreendeu que os sedãs sejam desenvolvido antes que os hatches algumas vezes.

Mas um erro q eu vejo é que o powertrain parece ser desenvolvido para o carro de menor volume, ficando subdimensionado para as versões sedãs, minivans e etc. Deveriam fazer para a carroceria de maior peso.

Autor:  ftguerreiro [ 01 Dez 2016 14:56 ]
Título:  Re: Hatch x Sedan - Como as montadoras fazem o projeto

OSilva escreveu:
Tinha visto isso essa reportagem há um tempo, na epoca me surpreendeu que os sedãs sejam desenvolvido antes que os hatches algumas vezes.

Mas um erro q eu vejo é que o powertrain parece ser desenvolvido para o carro de menor volume, ficando subdimensionado para as versões sedãs, minivans e etc. Deveriam fazer para a carroceria de maior peso.


Quando se projeta uma família de produtos, tudo é projetado para suportar a versão mais potente, mais completa, maior e mais pesada, isso serve para carros, motos, caminhões, tratores, etc., mas com certeza as versões mais leves acabam tendo melhor performance.
Geralmente o desempenho é balizado pelas necessidades levantadas pelo pessoal do Marketing, que provavelmente leva em conta análises dos produtos concorrentes e também as pesquisas de necessidades dos possíveis consumidores.

Autor:  OSilva [ 01 Dez 2016 16:46 ]
Título:  Re: Hatch x Sedan - Como as montadoras fazem o projeto

ftguerreiro escreveu:
OSilva escreveu:
Tinha visto isso essa reportagem há um tempo, na epoca me surpreendeu que os sedãs sejam desenvolvido antes que os hatches algumas vezes.

Mas um erro q eu vejo é que o powertrain parece ser desenvolvido para o carro de menor volume, ficando subdimensionado para as versões sedãs, minivans e etc. Deveriam fazer para a carroceria de maior peso.


Quando se projeta uma família de produtos, tudo é projetado para suportar a versão mais potente, mais completa, maior e mais pesada, isso serve para carros, motos, caminhões, tratores, etc., mas com certeza as versões mais leves acabam tendo melhor performance.
Geralmente o desempenho é balizado pelas necessidades levantadas pelo pessoal do Marketing, que provavelmente leva em conta análises dos produtos concorrentes e também as pesquisas de necessidades dos possíveis consumidores.



Me desculpe mas não concordo muito com isso não. A lógica seria exatamente essa que você postou e seria louvável, mas não é muito raro ler sobre lançamentos de uma familia de carros e quando chega nos modelos maiores (sedã, station, minivan), ler que o motor ficou fraco pro peso dessa carroceria, piorando os numeros de frenagem, arrancada, retomada e consumo. Se seguissem o correto, os carros grandes teriam desempenho elogiável, se acordo com a proposta e os de carroceria menor seriam 'pequenos foguetes'.

Até concordo quando por exemplo, um station wagon tem um motor maior, exclusivo para suportar o peso e carga extra, não ficando disponivel para a menor versão por ser superdimensionado, um exagero para o porte do carro.

Autor:  ianisgreek [ 01 Dez 2016 17:57 ]
Título:  Re: Hatch x Sedan - Como as montadoras fazem o projeto

ZECAM escreveu:
Olá pessoal,

Bela explicação de como são feitos projetos dos carros hatch e sedan do mesmo modelo. Para mim uma novidade.

http://globoplay.globo.com/v/4829394/



Zecam, valeu por postar esse artigo que nos mostra as interessantes e instrutivas explicações sobre as diferenças nas estruturas entre essas duas versões de um mesmo veículo.

Autor:  Ednilson [ 02 Dez 2016 07:30 ]
Título:  Re: Hatch x Sedan - Como as montadoras fazem o projeto

Achei interessante. Porém a reportagem certamente cometeu um erro ou, no mínimo, foi imprecisa em um aspecto: eles disseram que os dois Audi mostrados na matéria compartilhariam apenas quatro peças. Certamente isso não é real. Ou talvez estivessem se referindo apenas aos itens visíveis de fora. Ainda que sejam projetos diferentes, os carros com certeza têm muito mais em comum! Senão, não seriam duas versões de um mesmo carro e sim dois carros totalmente diferentes...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Autor:  Roberto Bertoche [ 02 Dez 2016 07:58 ]
Título:  Re: Hatch x Sedan - Como as montadoras fazem o projeto

Ednilson escreveu:
Achei interessante. Porém a reportagem certamente cometeu um erro ou, no mínimo, foi imprecisa em um aspecto: eles disseram que os dois Audi mostrados na matéria compartilhariam apenas quatro peças. Certamente isso não é real. Ou talvez estivessem se referindo apenas aos itens visíveis de fora. Ainda que sejam projetos diferentes, os carros com certeza têm muito mais em comum! Senão, não seriam duas versões de um mesmo carro e sim dois carros totalmente diferentes...

Verdade. Seria mais correto dizer que eles NÃO compartilham apenas quatro peças. Hahahaha

Autor:  ftguerreiro [ 02 Dez 2016 10:00 ]
Título:  Re: Hatch x Sedan - Como as montadoras fazem o projeto

OSilva escreveu:
ftguerreiro escreveu:
OSilva escreveu:
Tinha visto isso essa reportagem há um tempo, na epoca me surpreendeu que os sedãs sejam desenvolvido antes que os hatches algumas vezes.

Mas um erro q eu vejo é que o powertrain parece ser desenvolvido para o carro de menor volume, ficando subdimensionado para as versões sedãs, minivans e etc. Deveriam fazer para a carroceria de maior peso.


Quando se projeta uma família de produtos, tudo é projetado para suportar a versão mais potente, mais completa, maior e mais pesada, isso serve para carros, motos, caminhões, tratores, etc., mas com certeza as versões mais leves acabam tendo melhor performance.
Geralmente o desempenho é balizado pelas necessidades levantadas pelo pessoal do Marketing, que provavelmente leva em conta análises dos produtos concorrentes e também as pesquisas de necessidades dos possíveis consumidores.



Me desculpe mas não concordo muito com isso não. A lógica seria exatamente essa que você postou e seria louvável, mas não é muito raro ler sobre lançamentos de uma familia de carros e quando chega nos modelos maiores (sedã, station, minivan), ler que o motor ficou fraco pro peso dessa carroceria, piorando os numeros de frenagem, arrancada, retomada e consumo. Se seguissem o correto, os carros grandes teriam desempenho elogiável, se acordo com a proposta e os de carroceria menor seriam 'pequenos foguetes'.

Até concordo quando por exemplo, um station wagon tem um motor maior, exclusivo para suportar o peso e carga extra, não ficando disponivel para a menor versão por ser superdimensionado, um exagero para o porte do carro.


Sou engenheiro mecânico, meu irmão também, eu já trabalhei em empresas de autopeças e de máquinas agrícolas, meu irmão trabalha em indústria de caminhões , então meus comentários se baseiam em práticas adotadas por grandes empresas multinacionais.

Página 1 de 2 Todos os horários são GMT - 3 horas
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
http://www.phpbb.com/