Hyundai HB20 Clube
https://hb20clube.com.br/

Hatch x Sedan - Como as montadoras fazem o projeto
https://hb20clube.com.br/viewtopic.php?f=29&t=11016
Página 2 de 2

Autor:  OSilva [ 02 Dez 2016 10:36 ]
Título:  Re: Hatch x Sedan - Como as montadoras fazem o projeto

ftguerreiro escreveu:

Sou engenheiro mecânico, meu irmão também, eu já trabalhei em empresas de autopeças e de máquinas agrícolas, meu irmão trabalha em indústria de caminhões , então meus comentários se baseiam em práticas adotadas por grandes empresas multinacionais.


Que bom, mas continuo não acreditando muito nisso. Não estou falando que você não sabe o que está dizendo ou coisa do tipo. Só estou dizendo que já vi muitas materias que mostram que o conjunto de motor e cambio de um veiculo hatch é perfeito para o modelo, mas o mesmo motor e cambio, são utilizados no sedâ ou minivan e já passam a sofrer grandes críticas pois não respondem como deveriam. Se fosse seguir só a lógica, não era pra acontecer isso, certo?

Autor:  ftguerreiro [ 02 Dez 2016 11:44 ]
Título:  Re: Hatch x Sedan - Como as montadoras fazem o projeto

OSilva escreveu:
ftguerreiro escreveu:

Sou engenheiro mecânico, meu irmão também, eu já trabalhei em empresas de autopeças e de máquinas agrícolas, meu irmão trabalha em indústria de caminhões , então meus comentários se baseiam em práticas adotadas por grandes empresas multinacionais.


Que bom, mas continuo não acreditando muito nisso. Não estou falando que você não sabe o que está dizendo ou coisa do tipo. Só estou dizendo que já vi muitas materias que mostram que o conjunto de motor e cambio de um veiculo hatch é perfeito para o modelo, mas o mesmo motor e cambio, são utilizados no sedâ ou minivan e já passam a sofrer grandes críticas pois não respondem como deveriam. Se fosse seguir só a lógica, não era pra acontecer isso, certo?


Boa tarde.

Há uma certa diferença entre senso comum e metodologia de desenvolvimento de famílias de produtos. Se para cada carro houvesse um chassis/ monobloco , um "power train" os custos dos produtos seriam muito superiores, tanto do desenvolvimento do produto como do processo produtivo. Matérias de revistas e jornais são feitas por jornalistas / marqueteiros / vendedores,

Vc tem idéia do investimento para lançamento de uma família de carros totalmente nova? São de 5 a 10 Bilhões de Dólares.
Para ter uma idéia um molde para injeção de um parachoque dianteiro de plástico é da órdem de 2 Milhões de reais, se for muito rebuscado ainda mais.

Note que numa família de compactos como Gol/Voyage ou HB20/HB20S que a diferença de peso entre as versões hatch e sedã não chega a 50 kg, ou seja a diferença de performance é irrisória, e mesmo a variação de consumo é pequena, sendo mais devido à diferenças na aerodinâmica e relações de marchas do câmbio que propriamente pela diferença de peso.

Abraço

Página 2 de 2 Todos os horários são GMT - 3 horas
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
http://www.phpbb.com/