Bem-vindo: 29 Mar 2024 05:01

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Linux para carros: Automotive Grade Linux
MensagemEnviado: 09 Mai 2016 14:31 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Mar 2015 08:36
Mensagens: 2538
Localização: Pouso Alegre/MG
Nem CarPlay(Apple) e nem Android Auto(Google) como profissional de tecnologia é com satisfação que mostro a vocês a tendência daqui há algum tempo, uma plataforma em Linux que integrará todos os recursos do carro contribuindo para uma melhor interação do motorista, muito além de apenas espelhar a tela de um smarthphone...

http://idgnow.com.br/internet/2016/05/0 ... utomotiva/

Vídeo com demonstração da primeira versão do sistema:
https://www.automotivelinux.org/news/ne ... o-ces-2016

Agora sim estamos falando de algo muito promissor que vai além das funções "primárias" da maioria das CMs e CBs... E o melhor solução open-source que permitirá customizações com distribuição livre e sendo apoiada pelas montadoras, tem tudo para vingar...

Abraços...

_________________
J. Hugo Vieira
Pouso Alegre/MG
HB20 Comfort Plus 15/15 White Top - Versão: Customizado.
Garagem: viewtopic.php?f=8&t=10613
HB20 Clube Sul de MG: viewtopic.php?f=45&t=10626


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Linux para carros: Automotive Grade Linux
MensagemEnviado: 09 Mai 2016 15:08 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
hugodj182 escreveu:
Nem CarPlay(Apple) e nem Android Auto(Google) como profissional de tecnologia é com satisfação que mostro a vocês a tendência daqui há algum tempo, uma plataforma em Linux que integrará todos os recursos do carro contribuindo para uma melhor interação do motorista, muito além de apenas espelhar a tela de um smarthphone...

http://idgnow.com.br/internet/2016/05/0 ... utomotiva/

Vídeo com demonstração da primeira versão do sistema:
https://www.automotivelinux.org/news/ne ... o-ces-2016

Agora sim estamos falando de algo muito promissor que vai além das funções "primárias" da maioria das CMs e CBs... E o melhor solução open-source que permitirá customizações com distribuição livre e sendo apoiada pelas montadoras, tem tudo para vingar...

Abraços...


Uma tecnologia leva a outras e assim progredimos...
[]

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Linux para carros: Automotive Grade Linux
MensagemEnviado: 09 Mai 2016 17:31 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 25 Nov 2014 19:01
Mensagens: 840
Bacana Hugo!!

Realmente, agora acho que as CMs tenham chances de evoluir um pouco mais.
Por que as limitações das atuais é lamentável até!!

_________________
Mateus - Canoas - RS
HB20 Comfort Style 1.0 14/15 - Azul Ocean
[Garagem]


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Linux para carros: Automotive Grade Linux
MensagemEnviado: 09 Mai 2016 18:24 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 18 Abr 2015 14:24
Mensagens: 2781
E eu gostei da ideia inicial, apesar que nas minhas pesquisas, achei centrais que vc compra acessorios adicionais que informam muita coisa sobre o estado do veiculo e não so fica no esquema Radio, TV, DVD, GPS.

Atualmente gostaria de ter no carro Radio, Musica e GPS (que eu possa escolher meu navegador preferido). Não faço questão por TV, DVD e tal. Precisando de informações adicionais, algo na linha do goole now já ajuda bastante. Porém, não quero ter que depender do celular pra isso, ainda mais com essa nova lei chegando q só de mexer no celular e te pegarem, o castigo é grande.

Fico na esperança que esse projeto flua bem e pelos meus planos, na futura troca de carro, eu já tenha opções nessa linha do AGL pra escolher.

_________________
HB20 Premium 1.6AT - 16/16
Acesse a garagem clicando aqui.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Linux para carros: Automotive Grade Linux
MensagemEnviado: 09 Mai 2016 21:49 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Mar 2015 08:36
Mensagens: 2538
Localização: Pouso Alegre/MG
Então galera eu achei muito interessante e promissor porque se vocês repararem bem no vídeo de demonstração a ideia é fazer uma fusão de CM(Central Multímidia) com CB(Computador de Bordo bem completo mostrando calibragem dos pneus no exemplo), agregando ainda dos comandos "manuais" através de botões pelo display como controlar o AC, daí alguns podem dizer há mais isso num determinado carro TOP de R$200k tem algo semelhante... Creio que para adaptar comandos de voz em algo assim não seja o mais difícil também...

E é aí que está a grande diferença, porque linux = software livre(grátis), acho que será referência - algo semelhante ao Android nos smartphones, sendo Open Source, cada montadora poderá fazer as personalizações que quiser, assim como acontece nos smarthphones da Samsung por exemplo que recebem versões customizadas do Android, ou seja, a tendência é que isso não vai ser algo apenas para carros TOP de R$200k, deve chegar para todos os carros... Sem dúvida ficaria muito mais fácil até para as CSS e montadora para poder armazenar e colher dados do carro em geral, inclusive da parte mecânica...

Em pensar que isso era algo de ficção de filme ou desenho animado há alguns anos atrás...Enfim, vamos ver as notícias que veremos sobre isso daqui em diante para acompanhar a evolução da tecnologia, apesar de saber que no Brasil temos um atraso em relação a Europa, EUA e alguns países da Ásia, confio na força do Linux para superar essa barreira e paradigma...

Abraços...

_________________
J. Hugo Vieira
Pouso Alegre/MG
HB20 Comfort Plus 15/15 White Top - Versão: Customizado.
Garagem: viewtopic.php?f=8&t=10613
HB20 Clube Sul de MG: viewtopic.php?f=45&t=10626


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Linux para carros: Automotive Grade Linux
MensagemEnviado: 09 Mai 2016 23:17 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 18 Abr 2015 14:24
Mensagens: 2781
Então Hugo,

Já vi algumas dessas funções em centrais 'chinesas', tipo o monitor de pressão dos pneus TPMS (que aliás tb vem no CB da fiat Toto) e outras (uma q esqueci o nome, mas se nao me engano mostra +- como ta a mistura ar/combustivel). Sei que normalmente é um acessorio que vc liga na ECU e ele manda a info pro tela da central (lembrando o nome correto eu posto).

Já os controles pra ar, temperatura e tal direto na tela, não é tão impossível. Se não me engano, no Honda HR-V o painel do AC é touch.

Continuo torcendo para que a coisa fique realmente boa, pois quero uma CM no meu carro e está muito dificil decidir o que fazer.

_________________
HB20 Premium 1.6AT - 16/16
Acesse a garagem clicando aqui.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Linux para carros: Automotive Grade Linux
MensagemEnviado: 10 Mai 2016 12:05 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 23 Jan 2013 15:27
Mensagens: 382
Localização: Piracicaba-SP
excelente noticia!!! so resta saber se as montadoras vao aderir, se nao aderirem marcas como pioneer, etc poderiam

_________________
HYUNDAI HB20 R-Spec


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 14 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB