Ricardo M. escreveu:
ianisgreek escreveu:
Colegas desse tópico, mais uma informação sobre os motores turbo 1.0 em relação até aos motores 1.6 aspirados :
É viajando-se com eles em rodovias com algumas subidas que se nota a clara e óbvia vantagem dos motores turbos em relação ao aspirados, pq quando fiz aquele muito interessante test drive com o novo HB20S turbo style, percebi viajando com ele que, enquanto ele mantém com muita facilidade e até sem exigir demais do seu motor, as velocidades que eu iniciava as longas subidas, os demais veículos da estrada com os motores 1.6 aspirados para trás e até mesmo alguns 1.8 mostravam uma perceptível dificuldade em acompanha-lo ...
E a explicação técnica para isso é até bem simples de se entender, pq é nas situações de subidas mais acentuadas e longas que os motores aspirados tem dificuldades de manter a velocidade inicial, devido ao torque desses motores estar normalmente lá em cima, nas altas rotações e então, vc é obrigado a reduzir marchas para achar esse maior torque com a nítida desvantagem do consumo ser bem maior nessas situações ...
Já no caso dos motores turbo, mesmo eles tendo uma menor cilindrada, sua turbina sopra forte dentro da admissão deles, enchendo o motor com muito mais facilidade desde as mais baixas rotações e com isso, vem muito torque até mais do que vc precisa em relação ao motor aspirado e nesse instante, vc até pode se dar ao luxo de ir aliviando o pé do acelerador diminuindo com isso, o consumo do motor enquanto que o condutor do veículo com o motor aspirado nessas mesmas situações, estará obrigatoriamente com o pé colado lá no assoalho com o motor girando em altas rotações para ele encontrar todo o torque necessário ... rsrsrsrsrs !!!
Pq se o condutor do veículo aspirado ousar aliviar um pouco que seja o pedal do acelerador nessa situação citada aqui, ADEUS, ele vai perder todo o embalo inicial do seu veículo principalmente nos casos de subidas mais longas e vai certamente ficar para trás, muito atrás em relação aos veículos turbinados com um motor menor ... rsrsrsrs !!!
Obs : Então, é principalmente nas situações de retomada de velocidade que os motores turbo falam mais alto e mandam nos motores aspirados até maiores ...
E ainda bem que a própria revista Quatro Rodas usou de um muito bom senso e nem colocou nesse comparativo o novo Peugeot 208 GT turbo, senão seria não apenas uma grande covardia, mas um verdadeiro e sanguinário massacre sobre todos os demais veículos aqui dessa lista ... rsrsrsrsrs !!!
É isso aí colegas, valeu !
Legal sua análise , Ianis.
Mas entre o 1.6 aspirado e o 1.0 turbo, ainda fico com o aspirado.
Em relação ao HB20 1.6, que conheço, nunca me deixou na mão em qualquer subida.
Inclusive, há um trecho que viajo com frequência, na BR-262, entre as cidades de Rio Casca e João Monlevade, ambas em MG. Em determinado trecho, há uma longa subida, com pista boa, são cerca de 8-10 km só de subida. A velocidade máxima no trecho é de 100 km/h, mas gosto de manter 110 km/h, sempre em 4° marcha. Acredito que a única vantagem que talvez o HB20 turbo 1.0 levaria, seria no quesito consumo e talvez...
Só trocaria meu 1.6 aspirado por outro turbinado que não fosse 1.0.
Abraços,
Opa Ricardo, valeu por esse seu feedback, mas vou acrescentar nele um detalhe importante :
Nesse caso dessa longa subida dessa rodovia BR 262 citada por vc, se vc tentar subi-la com um veículo turbo 1.0 atual que pode ser tanto um HB20 turbo como um UP TSI, o que vai ocorrer é que vc com certeza conseguirá subi-la com essa mesma velocidade de 110 kms/h citada por vc, porém com muito menos pressão no acelerador, portanto estará certamente sobrando força e com isso é que vem esse menor consumo que vc menciona aqui.
Mas .... rsrsrsrs, mesmo nessa situação em que vc citou aqui subindo esse longo aclive da BR 262, se vc precisar nesse instante de uma dose extra de desempenho, certamente vc não o encontrará prontamente como ocorrerá se vc estiver em um veículo turbo mesmo que seja 1.0 !
Essa é apenas uma explicação prática bem simples para mostrar para vc as vantagens reais que existem entre um motor turbo menor comparado com um motor aspirado um pouco maior ...
Valeu colega, é isso aí, abrç !