Hyundai HB20 Clube
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OS HATCHES E SEDÃS COMPACTOS MAIS RÁPIDOS TESTADOS PELA 4R
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Autor:  Ricardo M. [ 04 Jul 2016 17:04 ]
Título:  Re: OS HATCHES E SEDÃS COMPACTOS MAIS RÁPIDOS TESTADOS PELA

ianisgreek escreveu:
Colegas desse tópico, mais uma informação sobre os motores turbo 1.0 em relação até aos motores 1.6 aspirados :

É viajando-se com eles em rodovias com algumas subidas que se nota a clara e óbvia vantagem dos motores turbos em relação ao aspirados, pq quando fiz aquele muito interessante test drive com o novo HB20S turbo style, percebi viajando com ele que, enquanto ele mantém com muita facilidade e até sem exigir demais do seu motor, as velocidades que eu iniciava as longas subidas, os demais veículos da estrada com os motores 1.6 aspirados para trás e até mesmo alguns 1.8 mostravam uma perceptível dificuldade em acompanha-lo ...

E a explicação técnica para isso é até bem simples de se entender, pq é nas situações de subidas mais acentuadas e longas que os motores aspirados tem dificuldades de manter a velocidade inicial, devido ao torque desses motores estar normalmente lá em cima, nas altas rotações e então, vc é obrigado a reduzir marchas para achar esse maior torque com a nítida desvantagem do consumo ser bem maior nessas situações ...

Já no caso dos motores turbo, mesmo eles tendo uma menor cilindrada, sua turbina sopra forte dentro da admissão deles, enchendo o motor com muito mais facilidade desde as mais baixas rotações e com isso, vem muito torque até mais do que vc precisa em relação ao motor aspirado e nesse instante, vc até pode se dar ao luxo de ir aliviando o pé do acelerador diminuindo com isso, o consumo do motor enquanto que o condutor do veículo com o motor aspirado nessas mesmas situações, estará obrigatoriamente com o pé colado lá no assoalho com o motor girando em altas rotações para ele encontrar todo o torque necessário ... rsrsrsrsrs !!!

Pq se o condutor do veículo aspirado ousar aliviar um pouco que seja o pedal do acelerador nessa situação citada aqui, ADEUS, ele vai perder todo o embalo inicial do seu veículo principalmente nos casos de subidas mais longas e vai certamente ficar para trás, muito atrás em relação aos veículos turbinados com um motor menor ... rsrsrsrs !!!

Obs : Então, é principalmente nas situações de retomada de velocidade que os motores turbo falam mais alto e mandam nos motores aspirados até maiores ...

E ainda bem que a própria revista Quatro Rodas usou de um muito bom senso e nem colocou nesse comparativo o novo Peugeot 208 GT turbo, senão seria não apenas uma grande covardia, mas um verdadeiro e sanguinário massacre sobre todos os demais veículos aqui dessa lista ... rsrsrsrsrs !!!

É isso aí colegas, valeu !


Legal sua análise , Ianis.

Mas entre o 1.6 aspirado e o 1.0 turbo, ainda fico com o aspirado.

Em relação ao HB20 1.6, que conheço, nunca me deixou na mão em qualquer subida.
Inclusive, há um trecho que viajo com frequência, na BR-262, entre as cidades de Rio Casca e João Monlevade, ambas em MG. Em determinado trecho, há uma longa subida, com pista boa, são cerca de 8-10 km só de subida. A velocidade máxima no trecho é de 100 km/h, mas gosto de manter 110 km/h, sempre em 4° marcha. Acredito que a única vantagem que talvez o HB20 turbo 1.0 levaria, seria no quesito consumo e talvez...

Só trocaria meu 1.6 aspirado por outro turbinado que não fosse 1.0.

Abraços,

Autor:  ianisgreek [ 04 Jul 2016 17:28 ]
Título:  Re: OS HATCHES E SEDÃS COMPACTOS MAIS RÁPIDOS TESTADOS PELA

Ricardo M. escreveu:
ianisgreek escreveu:
Colegas desse tópico, mais uma informação sobre os motores turbo 1.0 em relação até aos motores 1.6 aspirados :

É viajando-se com eles em rodovias com algumas subidas que se nota a clara e óbvia vantagem dos motores turbos em relação ao aspirados, pq quando fiz aquele muito interessante test drive com o novo HB20S turbo style, percebi viajando com ele que, enquanto ele mantém com muita facilidade e até sem exigir demais do seu motor, as velocidades que eu iniciava as longas subidas, os demais veículos da estrada com os motores 1.6 aspirados para trás e até mesmo alguns 1.8 mostravam uma perceptível dificuldade em acompanha-lo ...

E a explicação técnica para isso é até bem simples de se entender, pq é nas situações de subidas mais acentuadas e longas que os motores aspirados tem dificuldades de manter a velocidade inicial, devido ao torque desses motores estar normalmente lá em cima, nas altas rotações e então, vc é obrigado a reduzir marchas para achar esse maior torque com a nítida desvantagem do consumo ser bem maior nessas situações ...

Já no caso dos motores turbo, mesmo eles tendo uma menor cilindrada, sua turbina sopra forte dentro da admissão deles, enchendo o motor com muito mais facilidade desde as mais baixas rotações e com isso, vem muito torque até mais do que vc precisa em relação ao motor aspirado e nesse instante, vc até pode se dar ao luxo de ir aliviando o pé do acelerador diminuindo com isso, o consumo do motor enquanto que o condutor do veículo com o motor aspirado nessas mesmas situações, estará obrigatoriamente com o pé colado lá no assoalho com o motor girando em altas rotações para ele encontrar todo o torque necessário ... rsrsrsrsrs !!!

Pq se o condutor do veículo aspirado ousar aliviar um pouco que seja o pedal do acelerador nessa situação citada aqui, ADEUS, ele vai perder todo o embalo inicial do seu veículo principalmente nos casos de subidas mais longas e vai certamente ficar para trás, muito atrás em relação aos veículos turbinados com um motor menor ... rsrsrsrs !!!

Obs : Então, é principalmente nas situações de retomada de velocidade que os motores turbo falam mais alto e mandam nos motores aspirados até maiores ...

E ainda bem que a própria revista Quatro Rodas usou de um muito bom senso e nem colocou nesse comparativo o novo Peugeot 208 GT turbo, senão seria não apenas uma grande covardia, mas um verdadeiro e sanguinário massacre sobre todos os demais veículos aqui dessa lista ... rsrsrsrsrs !!!

É isso aí colegas, valeu !


Legal sua análise , Ianis.

Mas entre o 1.6 aspirado e o 1.0 turbo, ainda fico com o aspirado.

Em relação ao HB20 1.6, que conheço, nunca me deixou na mão em qualquer subida.
Inclusive, há um trecho que viajo com frequência, na BR-262, entre as cidades de Rio Casca e João Monlevade, ambas em MG. Em determinado trecho, há uma longa subida, com pista boa, são cerca de 8-10 km só de subida. A velocidade máxima no trecho é de 100 km/h, mas gosto de manter 110 km/h, sempre em 4° marcha. Acredito que a única vantagem que talvez o HB20 turbo 1.0 levaria, seria no quesito consumo e talvez...

Só trocaria meu 1.6 aspirado por outro turbinado que não fosse 1.0.

Abraços,



Opa Ricardo, valeu por esse seu feedback, mas vou acrescentar nele um detalhe importante :

Nesse caso dessa longa subida dessa rodovia BR 262 citada por vc, se vc tentar subi-la com um veículo turbo 1.0 atual que pode ser tanto um HB20 turbo como um UP TSI, o que vai ocorrer é que vc com certeza conseguirá subi-la com essa mesma velocidade de 110 kms/h citada por vc, porém com muito menos pressão no acelerador, portanto estará certamente sobrando força e com isso é que vem esse menor consumo que vc menciona aqui.

Mas .... rsrsrsrs, mesmo nessa situação em que vc citou aqui subindo esse longo aclive da BR 262, se vc precisar nesse instante de uma dose extra de desempenho, certamente vc não o encontrará prontamente como ocorrerá se vc estiver em um veículo turbo mesmo que seja 1.0 !

Essa é apenas uma explicação prática bem simples para mostrar para vc as vantagens reais que existem entre um motor turbo menor comparado com um motor aspirado um pouco maior ...

Valeu colega, é isso aí, abrç !

Autor:  Ricardo M. [ 04 Jul 2016 17:33 ]
Título:  Re: OS HATCHES E SEDÃS COMPACTOS MAIS RÁPIDOS TESTADOS PELA

ianisgreek escreveu:

Mas .... rsrsrsrs, mesmo nessa situação em que vc citou aqui subindo esse longo aclive da BR 262, se vc precisar nesse instante de uma dose extra de desempenho, certamente vc não o encontrará prontamente como ocorrerá se vc estiver em um veículo turbo mesmo que seja 1.0 !


Ledo engano, Ianis. Basta que eu reduza para 3° marcha, algo que faço em menos de 1 segundo.

Vão subir as rpm lá pelas casas do 5000 rpm? Sem dúvida. Seria como numa ultrapassagem.

Abraços,

Autor:  ianisgreek [ 04 Jul 2016 17:48 ]
Título:  Re: OS HATCHES E SEDÃS COMPACTOS MAIS RÁPIDOS TESTADOS PELA

Ricardo M. escreveu:
ianisgreek escreveu:

Mas .... rsrsrsrs, mesmo nessa situação em que vc citou aqui subindo esse longo aclive da BR 262, se vc precisar nesse instante de uma dose extra de desempenho, certamente vc não o encontrará prontamente como ocorrerá se vc estiver em um veículo turbo mesmo que seja 1.0 !


Ledo engano, Ianis. Basta que eu reduza para 3° marcha, algo que faço em menos de 1 segundo.

Vão subir as rpm lá pelas casas do 5000 rpm? Sem dúvida. Seria como numa ultrapassagem.

Abraços,



Meu prezado colega Ricardo, então para vc mesmo tirar essa dúvida, eu fortemente recomendo-lhe apenas a título de curiosidade, que vc faça um test-drive num desses novos HB20 turbo e utilize-o se lhe for possível, num mesmo trecho de uma rodovia que vc já é habituado a circular que vc vai com certeza, sentir essa diferença de resposta que eu citei entre esses motores e não se esqueça depois, de nos relatar o seu feedback ... rsrsrsrs!

Valeu colega, abrç !

Autor:  Ricardo M. [ 04 Jul 2016 17:52 ]
Título:  Re: OS HATCHES E SEDÃS COMPACTOS MAIS RÁPIDOS TESTADOS PELA

ianisgreek escreveu:
Ricardo M. escreveu:
ianisgreek escreveu:

Mas .... rsrsrsrs, mesmo nessa situação em que vc citou aqui subindo esse longo aclive da BR 262, se vc precisar nesse instante de uma dose extra de desempenho, certamente vc não o encontrará prontamente como ocorrerá se vc estiver em um veículo turbo mesmo que seja 1.0 !


Ledo engano, Ianis. Basta que eu reduza para 3° marcha, algo que faço em menos de 1 segundo.

Vão subir as rpm lá pelas casas do 5000 rpm? Sem dúvida. Seria como numa ultrapassagem.

Abraços,



Meu prezado colega Ricardo, então para vc mesmo tirar essa dúvida, eu fortemente recomendo-lhe apenas a título de curiosidade, que vc faça um test-drive num desses novos HB20 turbo e utilize-o se lhe for possível numa rodovia que vc já é habituado a circular e vc sentirá essa diferença de resposta que eu citei entre esses motores e não se esqueça de nos relatar depois, o seu feedback ... rsrsrsrs!

Valeu colega, abrç !


Será difícil liberarem algum para um TD em rodovia... :lol:

Na verdade, baseio minha opinião no feeling que tenho do meu HB20 aspirado, conjuntamente com diversas reportagens sobre o HB20 Turbo, sendo que na maioria delas, senão todas, afirmam que o 1.0 turbo da Hyundai, não supera o 1.6 aspirado, no quesito desempenho.

Valeu pela atenção, Ianis.

Abraços,

Autor:  barbacinza [ 04 Jul 2016 18:13 ]
Título:  OS HATCHES E SEDÃS COMPACTOS MAIS RÁPIDOS TESTADOS PELA 4R

Citação:

Será difícil liberarem algum para um TD em rodovia... :lol:

Na verdade, baseio minha opinião no feeling que tenho do meu HB20 aspirado, conjuntamente com diversas reportagens sobre o HB20 Turbo, sendo que na maioria delas, senão todas, afirmam que o 1.0 turbo da Hyundai, não supera o 1.6 aspirado, no quesito desempenho.

Valeu pela atenção, Ianis.

Abraços,


As reportagens são simplistas nessa análise, a maioria só compara o toque máximo e potência máxima. Nesse ponto é fato que que o 1.6 é superior.

No mundo do motociclismo existe uma máxima que diz: "o importante não é qual é a velocidade máxima, e sim o como se chega nela".

E esse é o ponto do turbo, apesar dos números máximos serem menores, o comportamento em baixas e médias rotações vai tornar a experiência de dirigir bem diferente. É isso que encanta alguns usuários, e os relatos postados aqui confirmam isso.

O motor 1.6 aspirado ainda é melhor que o 1.0 turbo. Mas o torque alto do turbo em baixas rotações vai deixar muita gente balançada.



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Autor:  ianisgreek [ 04 Jul 2016 20:24 ]
Título:  Re: OS HATCHES E SEDÃS COMPACTOS MAIS RÁPIDOS TESTADOS PELA

É altamente sugerido aos colegas que acreditam que um HB20 1.6 seja de fato mais rápido do que um HB20 turbo principalmente em uso rodoviário, que façam um interessante test-drive como o que eu tive a ótima oportunidade de fazer e foi muito esclarecedor na prática para mim, pq viajei com um HB20 sedan turbo e confirmei que ele tem um desempenho levemente superior ao oferecido pelos HB20 1.6 !

E lógico que se formos nos ater e basearmos apenas nos campos da teoria e nos números das especificações técnicas entre os HB20 1.6 e os HB20 1.0 turbo, não se chegaria facilmente a nenhuma conclusão mais precisa, pq faltaria a prática ... rsrsrsrs !

Mas o ideal mesmo seria sair para uma rodovia o menos movimentada possível e em um horário e um dia mais propício para esse teste, com esses 2 modelos abastecidos com etanol, com condutores igualmente capazes para assim, cada um explorar o máximo das capacidades dinâmicas reais de cada modelo e dessa maneira, se tira a prova dos nove esclarecendo-se na realidade qual deles é o mais modelo mais rápido e tb o mais econômico em iguais condições de utilização ... rsrsrsrs !!!

Obs : Confesso aqui que tb não acreditava nessa leve superioridade desses novos HB20 1.0 turbo por ter um HB20 1.6 aqui em casa, mas depois que fiz esse prolongado test drive com um modelo turbo, me surpreendi bastante com o desempenho pq percebi isso nitidamente ao conduzir esse novo modelo nas mais diversas situações de utilização.

Valeu colegas, é isso aí !

Autor:  Eduardo Thadeu [ 04 Jul 2016 21:12 ]
Título:  Re: OS HATCHES E SEDÃS COMPACTOS MAIS RÁPIDOS TESTADOS PELA

ianisgreek escreveu:
É altamente sugerido aos colegas que acreditam que um HB20 1.6 seja de fato mais rápido do que um HB20 turbo principalmente em uso rodoviário, que façam um interessante test-drive como o que eu tive a ótima oportunidade de fazer e foi muito esclarecedor na prática para mim, pq viajei com um HB20 sedan turbo e confirmei que ele tem um desempenho levemente superior ao oferecido pelos HB20 1.6 !

E lógico que se formos nos ater e basearmos apenas nos campos da teoria e nos números das especificações técnicas entre os HB20 1.6 e os HB20 1.0 turbo, não se chegaria facilmente a nenhuma conclusão mais precisa, pq faltaria a prática ... rsrsrsrs !

Mas o ideal mesmo seria sair para uma rodovia o menos movimentada possível e em um horário e um dia mais propício para esse teste, com esses 2 modelos abastecidos com etanol, com condutores igualmente capazes para assim, cada um explorar o máximo das capacidades dinâmicas reais de cada modelo e dessa maneira, se tira a prova dos nove esclarecendo-se na realidade qual deles é o mais modelo mais rápido e tb o mais econômico em iguais condições de utilização ... rsrsrsrs !!!

Obs : Confesso aqui que tb não acreditava nessa leve superioridade desses novos HB20 1.0 turbo por ter um HB20 1.6 aqui em casa, mas depois que fiz esse prolongado test drive com um modelo turbo, me surpreendi bastante com o desempenho pq percebi isso nitidamente ao conduzir esse novo modelo nas mais diversas situações de utilização.

Valeu colegas, é isso aí !


Ianis,

acredito em você, pois testou os dois e tem base para falar. E o ronco do motor, como é?

Autor:  ianisgreek [ 05 Jul 2016 00:41 ]
Título:  Re: OS HATCHES E SEDÃS COMPACTOS MAIS RÁPIDOS TESTADOS PELA

Eduardo Thadeu escreveu:
ianisgreek escreveu:
É altamente sugerido aos colegas que acreditam que um HB20 1.6 seja de fato mais rápido do que um HB20 turbo principalmente em uso rodoviário, que façam um interessante test-drive como o que eu tive a ótima oportunidade de fazer e foi muito esclarecedor na prática para mim, pq viajei com um HB20 sedan turbo e confirmei que ele tem um desempenho levemente superior ao oferecido pelos HB20 1.6 !

E lógico que se formos nos ater e basearmos apenas nos campos da teoria e nos números das especificações técnicas entre os HB20 1.6 e os HB20 1.0 turbo, não se chegaria facilmente a nenhuma conclusão mais precisa, pq faltaria a prática ... rsrsrsrs !

Mas o ideal mesmo seria sair para uma rodovia o menos movimentada possível e em um horário e um dia mais propício para esse teste, com esses 2 modelos abastecidos com etanol, com condutores igualmente capazes para assim, cada um explorar o máximo das capacidades dinâmicas reais de cada modelo e dessa maneira, se tira a prova dos nove esclarecendo-se na realidade qual deles é o mais modelo mais rápido e tb o mais econômico em iguais condições de utilização ... rsrsrsrs !!!

Obs : Confesso aqui que tb não acreditava nessa leve superioridade desses novos HB20 1.0 turbo por ter um HB20 1.6 aqui em casa, mas depois que fiz esse prolongado test drive com um modelo turbo, me surpreendi bastante com o desempenho pq percebi isso nitidamente ao conduzir esse novo modelo nas mais diversas situações de utilização.

Valeu colegas, é isso aí !


Ianis,

acredito em você, pois testou os dois e tem base para falar. E o ronco do motor, como é?



Eduardo, agradeço pelo seu apoio e confiança nos meus relatos, então colega, o ronco desse motor 3 cilindros turbo da Hyundai é característico dele, achei um pouco rouco mas é um rouco suave, leve e tranquilo que não incomoda e que vc mais nota isso quando o local está mais silencioso !

E esse ruído levemente rouco é um pouco mais perceptível apenas da marcha lenta até uns 2500 rpms e predominantemente,
apenas ao se rodar com esse HB20 turbo no transito urbano em locais mais calmos, inclusive eu até achei esse novo ronco interessante e curioso !

Mas viajando-se com ele em rodovias desenvolvendo velocidades normais, nada acusa que se está dirigindo um HB20 c/ motor 1.0 turbo ou c/ um motor 1.6 aspirado, mas a resposta mais arisca desse novo motor turbo tanto nas acelerações como tb nas retomadas de velocidade, faz o condutor desconfiar logo que aquele pequeno motor não tem na realidade, nada de pequeno ... rsrsrsrsrs !!!

E repetindo aqui c/ total segurança, depois de testar esse novo HB20 1.0 turbo, certamente trocaria o meu atual HB20 1.6 Hatch por um desses novos HB20 1.0 turbo, porém dessa vez na versão sedan style !!!

É isso aí colega, valeu !

Autor:  MatheusOnzi [ 05 Jul 2016 09:18 ]
Título:  Re: OS HATCHES E SEDÃS COMPACTOS MAIS RÁPIDOS TESTADOS PELA

ianisgreek escreveu:
Eduardo Thadeu escreveu:
ianisgreek escreveu:
É altamente sugerido aos colegas que acreditam que um HB20 1.6 seja de fato mais rápido do que um HB20 turbo principalmente em uso rodoviário, que façam um interessante test-drive como o que eu tive a ótima oportunidade de fazer e foi muito esclarecedor na prática para mim, pq viajei com um HB20 sedan turbo e confirmei que ele tem um desempenho levemente superior ao oferecido pelos HB20 1.6 !

E lógico que se formos nos ater e basearmos apenas nos campos da teoria e nos números das especificações técnicas entre os HB20 1.6 e os HB20 1.0 turbo, não se chegaria facilmente a nenhuma conclusão mais precisa, pq faltaria a prática ... rsrsrsrs !

Mas o ideal mesmo seria sair para uma rodovia o menos movimentada possível e em um horário e um dia mais propício para esse teste, com esses 2 modelos abastecidos com etanol, com condutores igualmente capazes para assim, cada um explorar o máximo das capacidades dinâmicas reais de cada modelo e dessa maneira, se tira a prova dos nove esclarecendo-se na realidade qual deles é o mais modelo mais rápido e tb o mais econômico em iguais condições de utilização ... rsrsrsrs !!!

Obs : Confesso aqui que tb não acreditava nessa leve superioridade desses novos HB20 1.0 turbo por ter um HB20 1.6 aqui em casa, mas depois que fiz esse prolongado test drive com um modelo turbo, me surpreendi bastante com o desempenho pq percebi isso nitidamente ao conduzir esse novo modelo nas mais diversas situações de utilização.

Valeu colegas, é isso aí !


Ianis,

acredito em você, pois testou os dois e tem base para falar. E o ronco do motor, como é?



Eduardo, agradeço pelo seu apoio e confiança nos meus relatos, então colega, o ronco desse motor 3 cilindros turbo da Hyundai é característico dele, achei um pouco rouco mas é um rouco suave, leve e tranquilo que não incomoda e que vc mais nota isso quando o local está mais silencioso !

E esse ruído levemente rouco é um pouco mais perceptível apenas da marcha lenta até uns 2500 rpms e predominantemente,
apenas ao se rodar com esse HB20 turbo no transito urbano em locais mais calmos, inclusive eu até achei esse novo ronco interessante e curioso !

Mas viajando-se com ele em rodovias desenvolvendo velocidades normais, nada acusa que se está dirigindo um HB20 c/ motor 1.0 turbo ou c/ um motor 1.6 aspirado, mas a resposta mais arisca desse novo motor turbo tanto nas acelerações como tb nas retomadas de velocidade, faz o condutor desconfiar logo que aquele pequeno motor não tem na realidade, nada de pequeno ... rsrsrsrsrs !!!

E repetindo aqui c/ total segurança, depois de testar esse novo HB20 1.0 turbo, certamente trocaria o meu atual HB20 1.6 Hatch por um desses novos HB20 1.0 turbo, porém dessa vez na versão sedan style !!!

É isso aí colega, valeu !



Bom dia a todos, mas então, porque no teste da 4 rodas o hb 20 turbo foi pior que o 1.6 no 0 a 100 km/h?
Não deveria ir melhor?
A HMB bem que poderia fazer uma versão premium auto, com esse hb 20 turbo.

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