Citação:
O balanço da quinzena ainda não foi divulgado pela Fenabrave (federação das concessionárias). Mas o relatório diário da entidade aponta recuo geral no número de vendas. O Gol segue na liderança, com 10.943 emplacamentos (foram 15.170 nos 15 dias iniciais do mês passado). Em seguida, aparecem os Fiat Uno (7.974) e Palio (7.704).
A principal surpresa, porém, é a saída do Hyundai HB20 do Top 10. Na primeira quinzena de dezembro, ele foi o oitavo mais vendido, com 5.660 unidades comercializadas. Em igual período de janeiro, caiu para a 11ª posição, somando 3.634 vendas. O Onix, também desceu um degrau na classificação, de 6º para 7º. Ao todo, 4.425 hatches da Chevrolet foram licenciados.
Veja a lista dos 20 mais vendidos na primeira quinzena de janeiro:
1º - Volkswagen Gol – 10.943
2º - Fiat Uno – 7.974
3º - Fiat Palio – 7.704
4º - Volkswagen Fox – 5.279
5º - Chevrolet Celta – 4.671
6º - Fiat Siena – 4.524
7º - Chevrolet Onix – 4.425
8º - Fiat Strada – 4.305
9º - VW Voyage – 3.999
10º - Chevrolet Classic – 3.867
11º - Hyundai HB20 – 3.634
12º - Renault Sandero – 3.632
13º - Ford Fiesta – 3.458
14º - Ford EcoSport – 2.936
15º - VW Saveiro – 2.786
16º - Ford Ka – 2.372
17º - Chevrolet Cobalt– 2.212
18º - Fiat Punto – 2.180
19º - Toyota Corolla – 2.062
20º - Renault Duster – 2.060
fonteSem dúvida o carro realmente é muito bom, mas está pecando muito na sua "exclusividade" exagerada, fazendo com que consumidores esperem até 90 dias (ou mais) para receberem pelo que estão dispostos a pagar, isso certamente faz com que muitos desistam da compra e partam para outro modelo, mesmo (ou talvez) inferior.
Outro ponto que estão pecando, ao meu ver, é no processo da porta de fora da montadora até a chegada do veículo ao consumidor. Brasileiro pode ser "burro", mas às vezes aprende; vendedores das css, até mesmo Blue Gate, fazendo venda casada na cara dura (financiamento e documentação a preço abusivo), com descaso (tipo, se não quer vaza, tem 10 pessoas lá fora que quer)... isso, sem dúvida alguma, foi ponto positivo para o Onix e outros carros ganharem alguma(s) dezena(s) de consumidores diários.
Certamente estes dois pontos não foram os únicos, há vários outros, entre eles a questão do aumento do valor do carro, enquanto algumas montadoras mantém provisioriamente os mesmos valores do fim do ano passado; mesmo o HB20 tendo itens adicionais para o novo modelo, a desestabilização da posição nas vendas é imediata.
Talvez até mesmo a aproximação do HB20X e da versão Sedã tenha afetado um pouco, ou a diminuição clara da propaganda ou, ainda, a transição da produção do modelo 2012 para 2013 (se houver algum tipo de paralização, não sei dizer); mas creio que num primeiro momento o impacto seja mínimo, então fico com as hipóteses supracitadas.
Espero que a Hyundai não corra atrás do prejuízo, pois pode alcança-lo, mas sim que analise friamente os números e dê vazão para seu produto e treinamento adequado para suas concessionárias (leia-se ordens); ela tem um produto ótimo, superior ao da concorrência, não é possível que não tenha alguém lá que perceba a importância do cliente para seu produto.
PS.: Curiosamente o gerente da MAXHB me ligou hoje sobre a reclamação que abri no 0800 da Hyundai pela venda casada que estavam praticando (não me deixaram fazer o financiamento por fora, nem mesmo a documentação; por isso não comprei o carro), diz ele que foi um erro de comunicação do vendedor (sei!), e que eu poderia ir lá e financiar com qualquer banco de fora, e a documentação por conta própria também... que bom!)
E ae galera, oq acharam da notícia?