Bem-vindo: 28 Mar 2024 14:47

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 88 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 5, 6, 7, 8, 9
Autor Mensagem
 Título: Re: motor do HB20 1.0 vs outros motores 1.0
MensagemEnviado: 17 Out 2013 12:09 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 02 Mai 2013 22:31
Mensagens: 163
Localização: Belém-PA
Eu vejo muito equivoco neste tópico...principalmente a tecnologia de 3 cilindros "ser pior" que a com 4 cilindros.

VANTAGEM
[i] Dúvidas sobre o novo motor 3 cilindros

Bom dia galera.

Estive observando que existem muitas perguntas sobre uma divulgação feita na televisão alguns dias atrás: o novo motor 3 cilindros.


Essa nova tecnologia, que está no HB20 da Hyundai, anda gerando polêmica no que diz respeito à potência, autonomia e velocidade.


Para muitos, a questão de ter somente 3 cilindros já causa um certo desconforto e desconfiança. Para outros, é sinônimo de inovação. Então vamos esclarecer algumas dúvidas:

O motor 3 cilindros é mais fraco - [b]A questão de ter 3, 4, 6, 8 ou quantos cilindros quiser, não tem nada a ver com a questão de potência do motor. O que determina a potência do motor é o torque e a rotação. Já o torque é determinado pela quantidade de cilindradas cúbicas do motor. Aí podemos dizer que, quanto maior o cilindro do motor, mais torque ele pode ter, mas não tem nada a ver com quantidade de cilindros, e sim com o tamanho dos mesmos.


O motor 3 cilindros é mais econômico - Até o momento, não existe nenhum indicador de que seje mais econômico, até mesmo em comparação aos motores de 4 cilindros, desde que sejam comparados em igualdade de cilindradas cubicas.

O motor 3 cilindros anda menos - Essa também pode ser respondida com a primeira questão: o que determina a velocidade de um carro, tirando a estabilidade, aerodinâmica e mais alguns itens, é a potência do motor, que acaba sendo determinada pelas cilindradas cubicas do mesmo.

Uma das vantagens citadas nesses motores é o uso diário urbano, onde é necessário sempre o anda-pára-anda do trânsito. Tem também a questão de 3 cilindros exigir uma manutenção menor em comparação ao 4 cilindros, pelo fato de ter 1 cilindro a menos, em consequência, menos peças para manutenção.[/b]
[/i]
Comentário: Perceba que ter 1 cilindro a menos não tem NADA HAVER com o desempenho do carro.
http://andandoforte.blogspot.com.br/201 ... ndros.html

Em relação ao desempenho do HB1.0 é sabido que seu diferencial não seu desempenho, mas sua economia, com índice A pelo Immetro, e de plus ainda tem um excelente desempenho se abastecido com Etanol.

_________________
Imagem
HB20 Confort Plus 1.6 - Vermelho


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: motor do HB20 1.0 vs outros motores 1.0
MensagemEnviado: 17 Out 2013 13:36 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 09 Jul 2013 19:39
Mensagens: 1102
Localização: Porto Alegre
Eu particularmente não acho uma maravilha da tecnologia este motor, sinceramente to vindo de um Clio 2010, e antes um GOL 2008, acho o motor da Renault melhor e mais econômico, é só olhar os gráficos de torque/potencia x RPM.

Mas acho que esta analise vai bem além...

Para podermos comparar 2 motores de mesmo volume (cc ou cilindrada) com números diferentes de cilindro, temos que observarmos a relação do curso do pistão/diâmetro do cilindro ou simplesmente (C/D).

Boa reportagem para quem não conhece sobre o assunto:
http://www.spaturbo.com.br/loja/content/view/108/167/

Se esta relação não for a mesma na comparação teremos motores com totalmente diferentes, como motores de alto torque e baixa rotação (quando o curso do cilindro é maior) até um motor com baixo torque e alta rotação (quando o diâmetro é maior).
É como compara um motor de Navio/trator e um de F1 só pq tem a mesma cilindrada!

Logo para compararmos o nosso Kappa com outro motor também 1.0 lt, temos que buscar as informações sobre ele para tenhamos a mesma relação C/D.

Mas digamos que achamos um motor com mesmo C/D ( Relação do motor Kappa é 84/74 mm)...

Logo um motor com mais cilindros, 4 por exemplo em relação a 3, só vejo vantagens:

Se obtem potência específica maior se aumentar rotação máxima do motor. Porque o curso do pistão é menor e, logo se tem um tempo menor para se percorrer o ponto morto superior (PMS) e o ponto morto inferior (PMI). (VIDE MOTORES DE F1)
Além de ser ter um motor mais equilibrado, não é a toa que o nosso Kappa tem coxins hidraulicos para absorver a vibração, o motor com mais cilindros é mais equilibrado, pois a vantagem de ter a a distancia o ponto morto superior (PMS) e o ponto morto inferior (PMI) menor.
Motores com menor número de cilindros funciona menos redondos, com 4 ou 6 cilindros ficam mais "certinhos" e "redondos", como vibra menos pode-se usar volante menor, que resulta em melhor aceleração do motor, consegue-se subir o giro mais rápido, quem tem um Kappa sabe que é uma merd....arrancar na sinaleira abaixo de 2.000 RPM.

Podemos destacar também o melhor rendimento térmico, porque com um menor diâmetro dos cilindros a quantidade de combustível a ser queimada diminui, resultando em queima mais eficiente, além de melhorar a refrigeração pois o cilindro é menor.

Só vejo 2 vantagens no motor 3 cilindros, usar menos óleo no carter, logo a troca fica mais barata e o motor tb entra em regime de temperatura de trabalho mais rápido, e a outra de numa retífica do motor, por ter menos peças e ser menor, logo o custo deve cair.

De resto só vejo desvantagens para o usuário de um motor 3 cilindros, mas para a montadora é vantajoso, pois tem um bloco menor, menos custo de material, menos peças, menos tempo de montagem, mais barato...logo é uma tendencia natural de corte de custos, todas montadoras devem aderir em carros de entrada!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: motor do HB20 1.0 vs outros motores 1.0
MensagemEnviado: 05 Abr 2014 23:25 
Offline

Registrado em: 05 Abr 2014 22:16
Mensagens: 1
Tive 5 ford ka 1.0 ,na estrada ,mesmo em subidas ,chegava a 140 sem nem perceber ,nem sei o que pensar do hb20...se estou dirigindo de forma incorreta ou se é fraquinho mesmo.Provavelmente daqui uns 2 anos trocarei por outro ford ka. :|


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: motor do HB20 1.0 vs outros motores 1.0
MensagemEnviado: 17 Set 2015 00:20 
Offline

Registrado em: 17 Set 2015 00:12
Mensagens: 1
Só acho que as pessoas precisam estudar mais, o puor comentário que ouvi foi, que o motor 4 cilindros é mais eficiente que de 3 cilindros. rss
Um bom sábio, sabe que no Etanol(como de fábrica), é seu melhor desempenho.
quem anda na gasolina, tem que ser mt miserável, andar em um HB20 e ainda rodar na gasolina é pedir pra ser burro. alem do valor do etanol estando na media para ve se vale a pena(0.7)


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: motor do HB20 1.0 vs outros motores 1.0
MensagemEnviado: 17 Set 2015 01:11 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Out 2014 23:35
Mensagens: 5015
Localização: Minas Gerais
hudson_HD escreveu:
Só acho que as pessoas precisam estudar mais,


Concordo Hudson!

Inclusive você poderia começar com algumas aulas de redação, pois o seu comentário ficou bem confuso, tanto que não o citei.

Tive que ler umas 3 vezes para tentar compreender sua crítica, mas creio que não obtive muito sucesso. :|

_________________
HB20 Comfort Style 1.6 14/15

Moderador no Fórum e no Facebook do HB20 Clube.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: motor do HB20 1.0 vs outros motores 1.0
MensagemEnviado: 17 Set 2015 18:37 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 09 Jul 2013 19:39
Mensagens: 1102
Localização: Porto Alegre
Ricardo de Melo escreveu:
hudson_HD escreveu:
Só acho que as pessoas precisam estudar mais,


Concordo Hudson!

Inclusive você poderia começar com algumas aulas de redação, pois o seu comentário ficou bem confuso, tanto que não o citei.

Tive que ler umas 3 vezes para tentar compreender sua crítica, mas creio que não obtive muito sucesso. :|


Ricardo, que bom que ficamos na mesma, pq eu tb não consegui achar a conexão entre 3 Cil. x 4 Cil., com a eficiência e muito menos com o Etanol, contida na resposta do amigo, mas deve ser minha formação em exatas que me deixou esta lacuna na compreensão de textos.

Mas é ótima a dica do amigo, em um país em que as crianças terminam o terceiro ano do ensino fundamental com conhecimento considerado baixo em leitura e escrita, isso quer dizer que segundo a ANA*, as crianças com idade de 8 anos terminam o ciclo de alfabetização sem conseguir ler e compreender textos longos, a média nacional é de apenas 11,20% dos alunos tem nível aceitável de leitura e 9,88% em Leitura.


* Avaliação Nacional de Alfabetização(ANA) 2015 divulgado hoje pelo Ministério da Educação.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: motor do HB20 1.0 vs outros motores 1.0
MensagemEnviado: 17 Set 2015 22:23 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 30 Out 2014 11:55
Mensagens: 1115
Localização: São Paulo
O pior de tudo, é que o tema está alinhado com uma palavra em inglês Downsizing...aí ferrou de vez,


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: motor do HB20 1.0 vs outros motores 1.0
MensagemEnviado: 23 Set 2015 17:16 
Offline

Registrado em: 27 Jul 2015 21:03
Mensagens: 50
Localização: Salvador - BA
diogopp escreveu:
Eu particularmente não acho uma maravilha da tecnologia este motor, sinceramente to vindo de um Clio 2010, e antes um GOL 2008, acho o motor da Renault melhor e mais econômico, é só olhar os gráficos de torque/potencia x RPM.

Mas acho que esta analise vai bem além...

Para podermos comparar 2 motores de mesmo volume (cc ou cilindrada) com números diferentes de cilindro, temos que observarmos a relação do curso do pistão/diâmetro do cilindro ou simplesmente (C/D).

Boa reportagem para quem não conhece sobre o assunto:
http://www.spaturbo.com.br/loja/content/view/108/167/

Se esta relação não for a mesma na comparação teremos motores com totalmente diferentes, como motores de alto torque e baixa rotação (quando o curso do cilindro é maior) até um motor com baixo torque e alta rotação (quando o diâmetro é maior).
É como compara um motor de Navio/trator e um de F1 só pq tem a mesma cilindrada!

Logo para compararmos o nosso Kappa com outro motor também 1.0 lt, temos que buscar as informações sobre ele para tenhamos a mesma relação C/D.

Mas digamos que achamos um motor com mesmo C/D ( Relação do motor Kappa é 84/74 mm)...

Logo um motor com mais cilindros, 4 por exemplo em relação a 3, só vejo vantagens:

Se obtem potência específica maior se aumentar rotação máxima do motor. Porque o curso do pistão é menor e, logo se tem um tempo menor para se percorrer o ponto morto superior (PMS) e o ponto morto inferior (PMI). (VIDE MOTORES DE F1)
Além de ser ter um motor mais equilibrado, não é a toa que o nosso Kappa tem coxins hidraulicos para absorver a vibração, o motor com mais cilindros é mais equilibrado, pois a vantagem de ter a a distancia o ponto morto superior (PMS) e o ponto morto inferior (PMI) menor.
Motores com menor número de cilindros funciona menos redondos, com 4 ou 6 cilindros ficam mais "certinhos" e "redondos", como vibra menos pode-se usar volante menor, que resulta em melhor aceleração do motor, consegue-se subir o giro mais rápido, quem tem um Kappa sabe que é uma merd....arrancar na sinaleira abaixo de 2.000 RPM.

Podemos destacar também o melhor rendimento térmico, porque com um menor diâmetro dos cilindros a quantidade de combustível a ser queimada diminui, resultando em queima mais eficiente, além de melhorar a refrigeração pois o cilindro é menor.

Só vejo 2 vantagens no motor 3 cilindros, usar menos óleo no carter, logo a troca fica mais barata e o motor tb entra em regime de temperatura de trabalho mais rápido, e a outra de numa retífica do motor, por ter menos peças e ser menor, logo o custo deve cair.

De resto só vejo desvantagens para o usuário de um motor 3 cilindros, mas para a montadora é vantajoso, pois tem um bloco menor, menos custo de material, menos peças, menos tempo de montagem, mais barato...logo é uma tendencia natural de corte de custos, todas montadoras devem aderir em carros de entrada!


Amigo,

Você teceu considerações relevantes e sensatas mas inverteu conceitos básicos sobre relações entre diâmetro e curso de pistões, relações chamadas de condições de motores SUPER QUADRADOS / QUADRADOS / SUB QUADRADOS.
Com a mesma cilindrada a tão falada VW tinha os motores MD 270 (bielinhas que privilegiavam o torque e consumo e o AP 1.6 (bielão - mais curso que diâmetro) que privilegiavam a potência e soalhos giros.
Para a engenharia, seguindo os ditames do CICLO DE OTTO (motores a combustão) qualquer motor é uma maquina térmica e como tal tem sua eficiência aumentada quanto maior seja a troca térmica gerada pela combustão nas câmaras, assim, sob a ótica da tecnologia, os motores de 3 cilindros são um evolução inconteste. Como efeitos positivos podemos destacar o menor número de pecas moveis e suas consequentemente diminuições em termos de atrito, menor necessidade de lubrificantes, redução do peso total do motor e carro e etc. Efeitos colaterais são as vibrações geradas pelo desequilíbrio geométrico em funcionamento já que não temos os movimentos de 2x2 que teríamos nos de 4 cilindros

Motores com mais válvulas são mais eficientes em altas rotações enquanto em baixa os de menor número de válvulas levam vantagem.

O problema é que as pessoas compram carros pela potência mas usam mesmo o torque (força de alavanca).

Para verem o tamanho do equívoco, esses motores VW tão defendidos tem problemas sérios de lubrificação já. Que favorecem a formação de borra e a VW sofreu com isso, inclusive na linha FOX, alegaram problemas no óleo e até especificaram um recall para os clientes que voltavam com os carros por vezes com menos de 2.000 km, desconfiando de fortes ruídos.

Meus últimos dois carros foram:
FOCUS SEDAN GLX 2.0 DURATEC automático.
Peugeot 207 Passion 1.4
HB20S 1.0

Ando com ele e em muitas situações sinto melhor comportamento em ladeiras e rampas que meu antigo 1.4, ambos rodando com rodas 17" e pneus idênticos em marca e medidas, todos adquiridos 0km e portanto sem desgastes e vícios.
Não acho o melhor carro do mundo mas não dá para sequer partir uma comparação com um GOL em qualquer uma de suas mil versões. No geral tenho gostado mais do HB20S com os 80cv que do 207 Passion com seus 82cv. A curva de torque não étap plana mas p variados de fase e as 4 válvulas fazem toda a diferença. Além disso o ronco do KAPPA é uma delicia, pretendo depois instalar um abafador final em inox.

A internet é uma excelente fonte de consulta mas antes de deparar-se em experimentações empíricas, ilegais e arriscadas, podemos buscar conceitos mais profundos.
Jornalistas automotivos normalmente são repórteres que aprendem na prática e na experimentação e por vezes, munidos de muita autoconfiança, cometem verdadeiros absurdos ao formarem opiniões distorcidas. O tópico ficou parecendo um debate pessoal e o foco foi perdido, um clube de carros serve para troca de experiências e facilitação em caso de manutenções recorrentes e mesmo desnecessárias, enfim, trocarmos experiências, dicas e ajuda.
Enfim espero ter contribuIdo e vamos curtir que pelo preço os carrinhos são maravilhosos.

_________________
Cláudio Alves
HB20 S 1.0 Comfort Plus 2015 - 17"
Garagem:
viewtopic.php?f=8&t=10227


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 88 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 5, 6, 7, 8, 9

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB