ianisgreek escreveu:
Oi pessoal !
Estava relembrando o que me levou a interessar desde o inicio do lançamento do HB20 1.6 e não vou jamais esquecer que pesquisei todas as fichas técnicas dos motores 1.6 tanto de 8V e de 16 V dos carros vendidos aqui no Brasil e os seus respectivos preços e não encontrei nenhum que fosse mais potente e torcudo que o 1.6 dos nossos hb20 !
Mas infelizmente o mesmo não posso dizer do HB20 1.0 !!!!
Apesar de ser um moderno motor de 12 valvulas, ou seja 4 valvulas por cilindro com comando variável e alta taxa de compressão, todo construido de aluminio, ele ainda perde em força (torque ) para o 1.0 VW do gol geração V e VI que é 8V, ou seja apenas 2 valvulas por cilindro e comando unico e não variável no cabeçote !!!!
No HB20 1.0 o motor produz 10,2 mkgf de torque com etanol e no Gol ger. V e VI ele vai a 10,6 mkgf de torque.
E o que isso significa ?
O gol atinge sua velocidade máxima primeiro e ela é maior que a do HB20 1.0 - no gol 1.0 alcança-se 167 kms/h e no HB20 apenas 157 kms/h , apesar do motor VW 1.0 produzir apenas 76 cvs contra 80 do HB20, mas o VW tambem leva vantagem porque é mais leve alem de ser mais barato e posso apostar com toda certeza que a culpa é destas 1000 cilindradas do motor do HB20 1.0 divididas em apenas 3 cilindros, enquanto que em todos os demais motores 1.0 aqui vendidos são 4 cilindros.
Gente, mecanica automotiva é implacável e está mais do que provado que mantendo-se constante a cilindrada, quanto mais cilindros se compõe o motor, melhor o rendimento, sem dúvida alguma.
Querem um exemplo bem claro do que eu estou dizendo aqui ?
Comparem o desempenho do motor das motocicletas de 600 cilindradas de apenas 1 cilindros e depois comparem esse motor com os de motoclicletas de 600 cilindradas mas com 4 cilindros !
A diferença é gritante !
Mas eu sei que a intenção da Hyundai aqui foi economizar, pq ela pensou:
Com um motor de apenas tres cilindros, se economiza material no motor, peças, pois é uma biela, um pistão com aneis a menos bem como um cabeçote menor com uma camara de combustão e 4 valvulas a menos, um sistema de ignição com uma vela de ignição a menos , sistema de injeção com um bico injetor a menos, alem do virabrequim menor tb bem como coletores de admissão e de escape menores , mas paga-se caro em potencia e torque maximos produzidos, e por tudo isso , basta que lembremos aqui daquele velho e sábio ditado :
" A economia é a base da porcaria " e não adianta um dono de HB20 1.0, maravilhoso em seu estilo e design modernos tentar acompanhar um gol geração V ou VI em quaisquer condições porque ele vai levar taca e passar vergonha e essa eu não concordo DE JEITO NENHUM , engenharia da HYUNDAI MOTORS !!!
Se o objetivo aqui é desbancar o gol e seus concorrentes, na versão 1.6 é tranquilo, o objetivo foi atingido porque nenhum concorrente bate o HB20 1.6 em performance, mas na versão 1.0 eu esperava resultado melhor, o HB20 1.0 deixa muito a desejar em performance, infelizmente amigos ! Abraço !
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Pra vc que ñ tem como testar um HB20 1.0 .... vou citar aki uma reportagem publicada no site da UOL....REVISTA 4RODAS
ianisgreek leia mais estude mais e deixe de ser OBSOLETO!!! e nem adianta vc querer apelar ñ kkkkkkkk pois a verdade é pra ser dita mesmo.....kkkkkkkkkkkk
CLAUDIO LUÍS DE SOUZA
Editor de UOL Carros
Impressões:
Eu já havia gostado bastante do HB20 nas duas oportunidades em que o dirigira: o teste rápido dentro da fábrica e o lançamento oficial na Bahia -- nesta, entendi perfeitamente porque a Hyundai falava em "bombar" primeiro o HB20 1.6: além de mais caro, é um carro com desempenho muito superior ao do segmento. Basta dizer que ele traz sob o capô o mesmo motor da nova geração do hatch médio i30. Se falta força a este, como já andam reclamando por aí, sobra àquele.
O carro 1.0 com o peculiar motor 3-cilindros, o mesmo do Kia Picanto, também tinha deixado boa impressão na pista de Piracicaba, mas era preciso mais. Desta vez, dirigi-o principalmente em trechos urbanos, mas peguei alguma estrada também.
Não dá pra deixar de dizer que, nas saídas, o HB20 1.0 é um tanto decepcionante. O motor parece demorar um tantinho para acordar, e a passagem da primeira à segunda marcha, meio molenga, pode provocar um tranco que faz lembrar os piores momentos dos Dualogics e I-Motions da vida. A única maneira de evitá-lo é controlar a embreagem, que de fato tem curso longo. Da segunda para cima o conjunto oferece funcionamento sempre agradável.
Embalado, o HB20 1.0 vira outro carro, rodando com naturalidade e baixo ruído em velocidades de cruzeiro na vizinhança dos 120 km/h. Tenho certeza de que um eventual carona poderia ser ludibriado e terminar seu passeio achando que se trata de um carro 1.4 ou mesmo 1.6. No entanto, o consumo de gasolina que obtive foi alto: 7,8 km/litro, ressalvando que dirigi o HB20 em situações adversas, como um alagamento que obrigou-me a acelerar em marchas baixas para evitar pane. E, sim: tenho o pé direito (meio) pesado.
Quanto ao que o HB20 oferece aos sentidos, por fora e por dentro, chega a ser covardia -- e isso porque eu acho o Chevrolet Onix tão bonito quanto. Não há como comparar as linhas fluidas do carro da Hyundai com o redondinho Fiat Palio, o igual-a-todos Volkswagen Gol, o equivocado Toyota Etios etc. Mas o melhor é entrar na cabine e encontrar um ambiente não só espaçoso, mas tão caprichado a ponto de ser capaz de ludibriar o mesmo hipotético carona citado acima -- desta vez, fazendo-o crer que a viagem foi, digamos, num "i30 novo".Os poucos pontos negativos ficam para o ajuste-truque de altura do banco do motorista (pessoas com menos de 1,60 metro precisariam de mais elevação) e o sistema de som meio xing-ling na comparação com o que a Hyundai oferece em outros modelos (o relógio, por exemplo, só marca as horas de 0 a 12). Mas, no geral, o HB20 veio para subir o nível do mercado em sua faixa de preços.
O que é bom: Acabamento, estilo, nível de equipamentos, preço razoável.
O que é ruim: O câmbio poderia ter relação melhor. Ajuste de altura no banco é fajuto.
Votou no HB20? Sim, duas vezes (R$ 30 mil/R$ 40 mil e melhor do ano)
Compraria um? Entre os 1.0 ele seria minha escolha.
http://quatrorodas.abril.com.br/carros/ ... 9449.shtml