diogopp escreveu:
Eu particularmente não acho uma maravilha da tecnologia este motor, sinceramente to vindo de um Clio 2010, e antes um GOL 2008, acho o motor da Renault melhor e mais econômico, é só olhar os gráficos de torque/potencia x RPM.
Mas acho que esta analise vai bem além...
Para podermos comparar 2 motores de mesmo volume (cc ou cilindrada) com números diferentes de cilindro, temos que observarmos a relação do curso do pistão/diâmetro do cilindro ou simplesmente (C/D).
Boa reportagem para quem não conhece sobre o assunto:
http://www.spaturbo.com.br/loja/content/view/108/167/Se esta relação não for a mesma na comparação teremos motores com totalmente diferentes, como motores de alto torque e baixa rotação (quando o curso do cilindro é maior) até um motor com baixo torque e alta rotação (quando o diâmetro é maior).
É como compara um motor de Navio/trator e um de F1 só pq tem a mesma cilindrada!
Logo para compararmos o nosso Kappa com outro motor também 1.0 lt, temos que buscar as informações sobre ele para tenhamos a mesma relação C/D.
Mas digamos que achamos um motor com mesmo C/D ( Relação do motor Kappa é 84/74 mm)...
Logo um motor com mais cilindros, 4 por exemplo em relação a 3, só vejo vantagens:
Se obtem potência específica maior se aumentar rotação máxima do motor. Porque o curso do pistão é menor e, logo se tem um tempo menor para se percorrer o ponto morto superior (PMS) e o ponto morto inferior (PMI). (VIDE MOTORES DE F1)
Além de ser ter um motor mais equilibrado, não é a toa que o nosso Kappa tem coxins hidraulicos para absorver a vibração, o motor com mais cilindros é mais equilibrado, pois a vantagem de ter a a distancia o ponto morto superior (PMS) e o ponto morto inferior (PMI) menor.
Motores com menor número de cilindros funciona menos redondos, com 4 ou 6 cilindros ficam mais "certinhos" e "redondos", como vibra menos pode-se usar volante menor, que resulta em melhor aceleração do motor, consegue-se subir o giro mais rápido, quem tem um Kappa sabe que é uma merd....arrancar na sinaleira abaixo de 2.000 RPM.
Podemos destacar também o melhor rendimento térmico, porque com um menor diâmetro dos cilindros a quantidade de combustível a ser queimada diminui, resultando em queima mais eficiente, além de melhorar a refrigeração pois o cilindro é menor.
Só vejo 2 vantagens no motor 3 cilindros, usar menos óleo no carter, logo a troca fica mais barata e o motor tb entra em regime de temperatura de trabalho mais rápido, e a outra de numa retífica do motor, por ter menos peças e ser menor, logo o custo deve cair.
De resto só vejo desvantagens para o usuário de um motor 3 cilindros, mas para a montadora é vantajoso, pois tem um bloco menor, menos custo de material, menos peças, menos tempo de montagem, mais barato...logo é uma tendencia natural de corte de custos, todas montadoras devem aderir em carros de entrada!
Amigo,
Você teceu considerações relevantes e sensatas mas inverteu conceitos básicos sobre relações entre diâmetro e curso de pistões, relações chamadas de condições de motores SUPER QUADRADOS / QUADRADOS / SUB QUADRADOS.
Com a mesma cilindrada a tão falada VW tinha os motores MD 270 (bielinhas que privilegiavam o torque e consumo e o AP 1.6 (bielão - mais curso que diâmetro) que privilegiavam a potência e soalhos giros.
Para a engenharia, seguindo os ditames do CICLO DE OTTO (motores a combustão) qualquer motor é uma maquina térmica e como tal tem sua eficiência aumentada quanto maior seja a troca térmica gerada pela combustão nas câmaras, assim, sob a ótica da tecnologia, os motores de 3 cilindros são um evolução inconteste. Como efeitos positivos podemos destacar o menor número de pecas moveis e suas consequentemente diminuições em termos de atrito, menor necessidade de lubrificantes, redução do peso total do motor e carro e etc. Efeitos colaterais são as vibrações geradas pelo desequilíbrio geométrico em funcionamento já que não temos os movimentos de 2x2 que teríamos nos de 4 cilindros
Motores com mais válvulas são mais eficientes em altas rotações enquanto em baixa os de menor número de válvulas levam vantagem.
O problema é que as pessoas compram carros pela potência mas usam mesmo o torque (força de alavanca).
Para verem o tamanho do equívoco, esses motores VW tão defendidos tem problemas sérios de lubrificação já. Que favorecem a formação de borra e a VW sofreu com isso, inclusive na linha FOX, alegaram problemas no óleo e até especificaram um recall para os clientes que voltavam com os carros por vezes com menos de 2.000 km, desconfiando de fortes ruídos.
Meus últimos dois carros foram:
FOCUS SEDAN GLX 2.0 DURATEC automático.
Peugeot 207 Passion 1.4
HB20S 1.0
Ando com ele e em muitas situações sinto melhor comportamento em ladeiras e rampas que meu antigo 1.4, ambos rodando com rodas 17" e pneus idênticos em marca e medidas, todos adquiridos 0km e portanto sem desgastes e vícios.
Não acho o melhor carro do mundo mas não dá para sequer partir uma comparação com um GOL em qualquer uma de suas mil versões. No geral tenho gostado mais do HB20S com os 80cv que do 207 Passion com seus 82cv. A curva de torque não étap plana mas p variados de fase e as 4 válvulas fazem toda a diferença. Além disso o ronco do KAPPA é uma delicia, pretendo depois instalar um abafador final em inox.
A internet é uma excelente fonte de consulta mas antes de deparar-se em experimentações empíricas, ilegais e arriscadas, podemos buscar conceitos mais profundos.
Jornalistas automotivos normalmente são repórteres que aprendem na prática e na experimentação e por vezes, munidos de muita autoconfiança, cometem verdadeiros absurdos ao formarem opiniões distorcidas. O tópico ficou parecendo um debate pessoal e o foco foi perdido, um clube de carros serve para troca de experiências e facilitação em caso de manutenções recorrentes e mesmo desnecessárias, enfim, trocarmos experiências, dicas e ajuda.
Enfim espero ter contribuIdo e vamos curtir que pelo preço os carrinhos são maravilhosos.