Bem-vindo: 28 Mar 2024 06:18

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 88 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 9  Próximo
Autor Mensagem
 Título: motor do HB20 1.0 vs outros motores 1.0
MensagemEnviado: 31 Jan 2013 02:05 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Oi pessoal !

Estava relembrando o que me levou a interessar desde o inicio do lançamento do HB20 1.6 e não vou jamais esquecer que pesquisei todas as fichas técnicas dos motores 1.6 tanto de 8V e de 16 V dos carros vendidos aqui no Brasil e os seus respectivos preços e não encontrei nenhum que fosse mais potente e torcudo que o 1.6 dos nossos hb20 !

Mas infelizmente o mesmo não posso dizer do HB20 1.0 !!!!

Apesar de ser um moderno motor de 12 valvulas, ou seja 4 valvulas por cilindro com comando variável e alta taxa de compressão, todo construido de aluminio, ele ainda perde em força (torque ) para o 1.0 VW do gol geração V e VI que é 8V, ou seja apenas 2 valvulas por cilindro e comando unico e não variável no cabeçote !!!!

No HB20 1.0 o motor produz 10,2 mkgf de torque com etanol e no Gol ger. V e VI ele vai a 10,6 mkgf de torque.

E o que isso significa ?

O gol atinge sua velocidade máxima primeiro e ela é maior que a do HB20 1.0 - no gol 1.0 alcança-se 167 kms/h e no HB20 apenas 157 kms/h , apesar do motor VW 1.0 produzir apenas 76 cvs contra 80 do HB20, mas o VW tambem leva vantagem porque é mais leve alem de ser mais barato e posso apostar com toda certeza que a culpa é destas 1000 cilindradas do motor do HB20 1.0 divididas em apenas 3 cilindros, enquanto que em todos os demais motores 1.0 aqui vendidos são 4 cilindros.

Gente, mecanica automotiva é implacável e está mais do que provado que mantendo-se constante a cilindrada, quanto mais cilindros se compõe o motor, melhor o rendimento, sem dúvida alguma.

Querem um exemplo bem claro do que eu estou dizendo aqui ?

Comparem o desempenho do motor das motocicletas de 600 cilindradas de apenas 1 cilindros e depois comparem esse motor com os de motoclicletas de 600 cilindradas mas com 4 cilindros !
A diferença é gritante !

Mas eu sei que a intenção da Hyundai aqui foi economizar, pq ela pensou:

Com um motor de apenas tres cilindros, se economiza material no motor, peças, pois é uma biela, um pistão com aneis a menos bem como um cabeçote menor com uma camara de combustão e 4 valvulas a menos, um sistema de ignição com uma vela de ignição a menos , sistema de injeção com um bico injetor a menos, alem do virabrequim menor tb bem como coletores de admissão e de escape menores , mas paga-se caro em potencia e torque maximos produzidos, e por tudo isso , basta que lembremos aqui daquele velho e sábio ditado :

" A economia é a base da porcaria " e não adianta um dono de HB20 1.0, maravilhoso em seu estilo e design modernos tentar acompanhar um gol geração V ou VI em quaisquer condições porque ele vai levar taca e passar vergonha e essa eu não concordo DE JEITO NENHUM , engenharia da HYUNDAI MOTORS !!!

Se o objetivo aqui é desbancar o gol e seus concorrentes, na versão 1.6 é tranquilo, o objetivo foi atingido porque nenhum concorrente bate o HB20 1.6 em performance, mas na versão 1.0 eu esperava resultado melhor, o HB20 1.0 deixa muito a desejar em performance, infelizmente amigos ! Abraço !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Editado pela última vez por ianisgreek em 10 Mai 2013 11:48, em um total de 8 vezes.

Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: motor do HB20 1.0 vs outros motores 1.0
MensagemEnviado: 31 Jan 2013 02:15 
Offline

Registrado em: 30 Jan 2013 23:32
Mensagens: 40
Testei tanto o HB20 1.0 como o 1.6. Achei o 1.0 muito aspero e sem torque. Mas fora isso parece ser um motor muito confiável, já que é o mesmo motor usado no Picanto. Procurei no reclame aqui e ninguém até agora reclamou de nada do motor em relação a manutenção.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: motor do HB20 1.0 vs outros motores 1.0
MensagemEnviado: 31 Jan 2013 10:20 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
cirdan escreveu:
Testei tanto o HB20 1.0 como o 1.6. Achei o 1.0 muito aspero e sem torque. Mas fora isso parece ser um motor muito confiável, já que é o mesmo motor usado no Picanto. Procurei no reclame aqui e ninguém até agora reclamou de nada do motor em relação a manutenção.
Oi Cirdan ! Veja bem, apenas estou comentando aqui sobre o desempenho do motor 1.0 do HB20, acredito tb que não existam falhas quanto à manutenção dele, mas o desempenho deixa a desejar sim quando comparado a outros carros 1.0, e na minha opinião esse motor 1.0 deveria oferecer um desempenho melhor , ou em outras palavras um carro do nivel tecnológico do HB20 merecia melhor rendimento do seu motor 1.0 ! É isso aí ! Valeu amigo, abraço !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: motor do HB20 1.0 vs outros motores 1.0
MensagemEnviado: 31 Jan 2013 10:44 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 14 Out 2012 12:52
Mensagens: 138
Localização: Fortaleza
Talvez a Hyundai não tenha fornecido a informação correta.

Fiz uma viagem e atingi 160 tranquilo no 1.0 sem fazer esforço e ainda dava mais, mas tirei o pé. Nota: Reta sem desníveis.

Tem também um vídeo de um cara aqui no fórum que colocou 200 no 1.6 e a Hyundai fala bem menos.

Tem um medidor de potência, torque e etc que vc instala no carro. Acho que o nome é sensor obd2. Só quando alguem instalar e pisar fundo vamos ter a real potência.

Pode acelerar que não passa vergonha não. Muito pelo contrário.
E outra coisa o motor é 1.0 12V e não 16V como mencionado acima.

_________________
HB20 1.0 Comfort Plus Cinza Titanium 2012/2013


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: motor do HB20 1.0 vs outros motores 1.0
MensagemEnviado: 31 Jan 2013 11:31 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
thiaggoo escreveu:
Talvez a Hyundai não tenha fornecido a informação correta.

Fiz uma viagem e atingi 160 tranquilo no 1.0 sem fazer esforço e ainda dava mais, mas tirei o pé. Nota: Reta sem desníveis.

Tem também um vídeo de um cara aqui no fórum que colocou 200 no 1.6 e a Hyundai fala bem menos.

Tem um medidor de potência, torque e etc que vc instala no carro. Acho que o nome é sensor obd2. Só quando alguem instalar e pisar fundo vamos ter a real potência.

Pode acelerar que não passa vergonha não. Muito pelo contrário.
E outra coisa o motor é 1.0 12V e não 16V como mencionado acima.
Oi Thiaggoo ! Veja bem, viajando com o carro ja embalado, mesmo no plano vc consegue sim, maior velocidade que os 157 km/h reais que a HMB e as revistas especializadas falam que o carro atinge. Todos os carros novos são testados em pistas fechadas com retas de não mais que 1800 mts de extensão, por isso a velocidade máxima é menor que a indicada no velocimetro dos carros quando se viaja normalmente por rodovias. Eu mesmo ja usei um gol geração V com apenas 3000 kms rodados em uma longa viagem de 1030 kms e outros tantos de volta ( Da minha cidade a São Paulo ) e o carrinho tem realmente um motor super bem disposto de causar inveja e olha que ele não tem 4 valulas por cilindro e nem comando variável, muito menos motor todo de aluminio e nas retas planas da rodovia Fernão Dias (BR 381) atingia 170 kms/h facilmente, por isso ti falo que o motor do HB20 1.0 realmente deixa muito a desejar, deveria render mais ! Falou amigo, abraço !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: motor do HB20 1.0 vs outros motores 1.0
MensagemEnviado: 31 Jan 2013 14:11 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 31 Out 2012 17:34
Mensagens: 367
Eu tinha um Ka 1.0 e coloquei 170 com 4 pessoas e mala no carro xD aquilo que eh carro 1.0 hehe


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: motor do HB20 1.0 vs outros motores 1.0
MensagemEnviado: 31 Jan 2013 15:38 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 07 Ago 2012 10:28
Mensagens: 142
Localização: Niterói / RJ
Tenho um HB 1.0, já rodei um pouco mais de 3000 km com ele posso dizer que vc está 50% certo e 50% errado.

Nunca tive carro 1.0 e tinha muito preconceito sobre esta motorização mas posso dizer que este motor trabalha muito bem abastecido com etanol. A diferença é muito grande de desempenho entre os dois combustiveis.

Se alguem testar o carro abastecido com gasolina realmente vai ficar com uma péssima impressão, o carro fica totalmente sem torque.

Porém se alguem testa-lo com etanol vai ficar muito surpreso. Eu que ando 90% ou sozinho ou com minha esposa posso dizer que o carro super perfeitamente as minhas necessidades e definitivamente, não passo vergonha frente a outros carros.

_________________
Confort Style 1.0 Prata


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: motor do HB20 1.0 vs outros motores 1.0
MensagemEnviado: 31 Jan 2013 16:23 
Offline

Registrado em: 30 Jan 2013 12:25
Mensagens: 7
Ives Costa escreveu:
Tenho um HB 1.0, já rodei um pouco mais de 3000 km com ele posso dizer que vc está 50% certo e 50% errado.

Nunca tive carro 1.0 e tinha muito preconceito sobre esta motorização mas posso dizer que este motor trabalha muito bem abastecido com etanol. A diferença é muito grande de desempenho entre os dois combustiveis.

Se alguem testar o carro abastecido com gasolina realmente vai ficar com uma péssima impressão, o carro fica totalmente sem torque.

Porém se alguem testa-lo com etanol vai ficar muito surpreso. Eu que ando 90% ou sozinho ou com minha esposa posso dizer que o carro super perfeitamente as minhas necessidades e definitivamente, não passo vergonha frente a outros carros.



Andei com o meu com pouco mais de 2 mil km e consegui 175 não cheguei a mais por causa do fluxo, isso com o ar condicionado ligado!!! Eu só acho a terceira dele fraquinha em baixas rotações e a quarta fraca em altas rotações!!!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: motor do HB20 1.0 vs outros motores 1.0
MensagemEnviado: 31 Jan 2013 19:48 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Pessoal, vejam bem:

Não estou falando que o Hb20 1.0 é lerdo, apenas comentei que ele, por ser um projeto moderno (tecnologicamente avançado) de carro, deveria render mais na versão 1.0 e que o VW gol 1.0, pq tanto na Geração V quanto na VI, eles rendem mais tanto em aceleração quanto de velocidade final do que o HB20 1.0, apesar de ser um motor tecnologicamente bem menos moderno do que o motor dos HB20 1.0 !!!

Assim, o ideal seria alguem que tiver um HB20 1.0 testar com algum amigo que tenha VW gol 1.0 ger. V ou VI , com ambos os carros usando o mesmo combustivel e nas mesmas condições ( mesma carga nos carros e ar cond. ligado ou desligado em ambos ) e nos relatar sinceramente os resultados .

Isso é só mais para efeito de curiosidade, pq eu tenho certeza que pouco coisa a mais o Gol 1.0 leva de vantagem sobre o HB20 1.0 !

Vamos aguardar para ver se alguem tem a oportunidade de comparar o desempenho desses carros na prática !

Valeu pessoal, abraços !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Editado pela última vez por ianisgreek em 10 Mai 2013 11:54, em um total de 1 vez.

Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: motor do HB20 1.0 vs outros motores 1.0
MensagemEnviado: 01 Fev 2013 08:45 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 07 Ago 2012 10:28
Mensagens: 142
Localização: Niterói / RJ
ianisgreek escreveu:
Pessoal, vejam bem, não estou falando que o Hb20 1.0 é lerdo, apenas comentei que ele, por ser um projeto moderno (tecnologicamente avançado) de carro, deveria render mais na versão 1.0 e que o VW gol, tanto na Geração V quanto na VI rendem mais tanto em aceleração quanto de velocidade final do que o HB20 1.0, assim o ideal seria alguem que tiver um HB20 1.0 testar com algum amigo que tenha VW gol ger. V ou VI , com ambos os carros usando o mesmo combustivel e nas mesmas condições ( mesma carga nos carros e ar cond. ligado ou desligado em ambos ) e nos relatar sinceramente os resultados . Isso é só mais para efeito de curiosidade, pq eu tenho certeza que pouco coisa a mais o Gol 1.0 leva de vantagem sobre o HB20 1.0 ! Vamos aguardar para ver se alguem tem a oportunidade de comparar o desempenho desses carros na prática ! Valeu pessoal, abraços !


Já dirigi muito o gol GV 1.0 e repito o que já falei. O motor do HB 1.0 abasteciodo com Etanol é melhor que o do Gol. Abastecido com gasolina, é muito pior.

De fato o Gol abastecido com etanol ou gasolina e comportamento é mais linear.

Talves a critica mais pertinente ao projeto do motor kappa 1.0 seja está diferença absurda de torque entre etanol e gasolina.

_________________
Confort Style 1.0 Prata


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 88 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 9  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB