ArnaldoMoro escreveu:
Disse tudo Ianis!
O que mata esses motores flex, é a altura da câmara de combustão. Procurando uma configuração que servisse tanto para o etanol quanto prá gasolina, conseguiram chegar a uma medida que parece não ficar boa prá nenhum dos dois! hehe
E realmente... Por enquanto eu ainda tenho dó de fazer isso no HB20... Mas daqui uns anos... sei não se não vou dar aquela retificada no cabeçote! Realmente eu tinha um Gol 1.8 com cabeçote rebaixado como o Ianis falou, andava muito!
Abraços a todos!
Oi Arnaldo ! É isso mesmo que vc escreveu aqui, e como vc mesmo já tem experiencia de retificar face de cabeçote ( procedimento este vulgarmente conhecido como rebaixar o cabeçote ) do seu motor AP 1.8, no motor do HB20 não seria diferente e ele até aproveitaria melhor essa compressão maior devido à modernidade do seu cabeçote de 16 valvulas com comando variável e tb da sua injeção eletronica de alta tecnologia! Isso traduzindo em outras palavras, significa mais potencia e torque nos nossos HB20 acompanhados de uma pequena economia de combustivel, pq compressão maior significa tb otimizar a combustão da mistura ar-combustivel, mas tem uma OBSERVAÇÃO IMPORTANTE aqui : depois de se rebaixar o cabeçote dos nossos HB20, será proibitivo o uso de gasolina comum ou aditivadas puras no tanque, sob risco de danificar o motor com a famosa "grilada" ou seja, a pre-ignição ou detonação provocada pela baixa octanagem das gasolinas brasileiras EXCETO a podium que possui alta octanagem, portanto bem mais resistente à essa pre-ignição ou detonação ! Mas para se conseguir os melhores resultados com segurança, aquela "nossa famosa mistura de 20% de gasolina podium e 80% de etanol" serviria perfeitamente bem nos nossos HB20 com taxa de compressão maior, devido à alta octanagem e ao grande poder de resfriamento desta mistura ! Valeu amigos, abraços ! Obs : Alta compressão gera mais calor tb, por isso o etanol deve ser preferencialmente usado pq ele tem o poder de resfriar o motor quase 3 vezes mais do que as gasolinas. E motor bem refrigerado fica livre da perigosa pre-ignição ou detonação !