Sergio_elegante escreveu:
MAMK escreveu:
Lamentavelmente só agora que vim ler este post!!!...
De ter lido antes não enxia o tanque com gasolina comum, como fiz no último abastecimento!!!. Eu queria testar o desempenho e autonomia do carro só com gasolina (até então só abastecia com etanol).
Cheguei a fazer 18.9 km/l na estarda, nada mal!, mas não gostei do barulho que que o motor fez ao andar em baixas rotações, na cidade (acho que é essa "grilada" que o pessoal diz acontecer quando abastecido só com gasolina).
No prox. abastecimento vou seguir a dica de colocar 20% de podium e o restante com etanol.
NOTA: Alguém sabe que a nova gasolina S-50, com baixo teor de enxofre melhora o consumo?...
Não , meu caro, infelizmente não....Tais gasolinas são um avanço tecnológico considerável. Segundo informações da Petrobras, elas poluem menos, reduzem muito a formação de depósito nos motores, mas continuam tendo 87 octanas e não evitam a batida de pino. Eu venho abastecendo com 100% de gasolina podium e estou supersatisfeito! São 05:40 hs.
Abraços
Parceiro Sergio!
Ótimo e oportuno esse seu feedback !
Infelizmente as nossas gasolinas comuns/aditivadas com apenas 87 octanas não são de fato, suficientes para se retirar o máximo de desempenho dos motores flex dos nossos HB20!
Inclusive eu já expliquei isso detalhadamente no inicio desse tópico e apenas relembrando, cuidado com essas detonações (as audíveis griladas) quando se força um pouco mais os motores flex quando eles estão abastecidos apenas com gasolinas de 87 octanas, isso pode ser fatalmente prejudicial aos motores !
E a dica válida aqui para todos aqueles usuários que fazem questão de continuar abastecendo seus HB20 com nossas gasolinas comuns/aditivadas, seria adicionar no tanque pelo menos uns 25% de etanol, pq agindo assim, se vai aumentar um pouco a octanagem dessas gasolinas e evita-se assim, que o motor sofra com essas detonações (griladas) !
Só de curiosidade, saibam que essa adição extra mínima sugerida aqui de uns 25% de etanol nas gasolinas de 87 octanas proporciona um aumento médio na octanagem de uns 4 a 5 pontos, portanto as gasolinas comuns passariam das 87 octanas tradicionais para um minimo de 91 octanas ou até umas 92 octanas, octanagem extra essa suficiente para sanar todos esses inconvenientes verificados quando se trafega com gasolinas comuns/aditivadas puras no tanque !
E com certeza que se ganha tb, além de um funcionamento mais seguro do motor, um desempenho ligeiramente melhor tb, ainda que às custas de um leve aumento no consumo de combustível !
É isso aí colega, valeu !
Obs : E sempre que for abastecer os HB20, lembrem-se de abastecer primeiro com gasolina, e depois adicionar o etanol, pq sendo o etanol mais pesado, ele vai se misturar melhor na gasolina dentro do tanque !