Colegas desse tópico, além do que já escrevi aqui sobre os motores flex, lembrei da época em que foram lançados e começaram a ser comercializados os primeiros motores 100% a etanol no nosso mercado em 1980 :
Eram os opalas e caravans , chevettes, linha fiat 147 , corcel II , linha passat, fuscas, além de vários outros mais, mas naquela época a industria automotiva nacional nem sonhava com sistemas de injeção eletrônica naqueles motores, pq ainda se usavam os carburadores e os distribuidores mecânicos de ignição com o antigo sistema de platinado e condensador e por aí vai toda essa tecnologia antiga , pouco confiável e que exigia constantes regulagens para assim se obter um funcionamento o mais regular possível daqueles motores ...
E se esses antigos sistemas de ignição e de alimentação não fossem mantidos sempre perto de 100% perfeitos na sua manutenção preventiva, ADEUS para o funcionamento correto e ideal daqueles primeiros motores somente a etanol e tb para os motores a gasolina, pq havia dificuldade principalmente nas partidas a frio nos invernos mais rigorosos e os tanquinhos de partida a frio dos veículos a etanol que eram para injetar gasolina nos carburadores mas que nem sempre funcionavam bem como deveriam e por isso, a maioria dos donos desses veículos adicionavam por conta própria pequenas quantidades de gasolina diretamente na boca dos carburadores para assim facilitar as partidas a frio ...
E isso quando não ocorriam os afogamentos dos carburadores , a queima dos platinados e condensadores, os rotores dos distribuidores tb queimavam , rachavam-se as tampas dos distribuidores , as bobinas de ignição entravam em curto-circuito e esquentavam muito cortando as faíscas do sistema de ignição , as bombas de combustível mecânicas daquela época cansavam as suas molas e assim não tinham força suficiente para bombear o combustível do tanque até os carburadores e com essa bagunça toda ocorrendo sempre sem avisos prévios, todos nós os mecânicos daquela época , nunca tínhamos sossego com os clientes pq os motores sempre mostravam com frequência , problemas e falhas diversas, quedas de rendimentos e por aí vão as desvantagens ...
Depois, ao redor de 1989 a 1990 para piorar essa situação, ainda vieram as crises da falta do etanol no nosso mercado pq era mais conveniente economicamente para a industria do etanol produzir e vender o açúcar e não o etanol e por causa disso, foi uma correria para converter novamente os motores 100% a etanol para funcionarem c/ gasolinas e isso eram mais um quebra galho forçado devido a essa situação.
Até veículos da minha familia não escaparam disso e passaram tb várias vezes por essas conversões mecânicas às pressas do etanol para as gasolinas.
Mas com a intervenção do governo federal , essa situação da falta do etanol foi sendo contornada e progressivamente normalizada lá por volta de 1991.
Enquanto isso, a VW do Brasil lança aqui em 1989 c/ o seu novo e famoso Gol GTI , que foi um dos mais caros esportivos daquela época , mostrando com ele o nosso primeiro sistema de injeção eletrônica de combustível multiponto a gasolina no motor AP 2000i e em 1992 começaram a aparecer os primeiros sistemas de injeção eletrônica de combustível concorrentes lançados pela Chevrolet na linha monza EFI, mas apenas com um único bico injetor, primeiro para os motores a gasolina e em seguida para os motores 100% a etanol no monza 2.0 e isso ainda em 1992 e em seguida, vieram os famosos omega com motores eletronicamente injetados multiponto com gasolina e tb com etanol.
E depois , essa evolução da eletrônica nos motores foi se alastrando cada vez mais em todas as demais marcas mas os motores 100% a etanol só se consolidaram definitivamente no nosso mercado no ano de 2003 com o lançamento da tecnologia flexfuel aqui no nosso mercado e de lá até os dias atuais, esse sistema foi sendo progressivamente mais aprimorado a ponto de atualmente ser 100% IMPOSSÍVEL saber apenas conduzindo qq veiculo flex se ele está abastecido só com gasolina ou somente com etanol.
Portanto , essa atual tecnologia flexfuel já está mais do que 100% aprovada e consolidada não só aqui no Brasil mas no mundo todo e ainda assim, devo citar que infelizmente permanecem os reflexos da maioria daqueles antigos MITOS e daquelas antigas lembranças de quando essa tecnologia do etanol abastecendo os motores apenas se iniciava aqui no Brasil e óbvio que aqueles antigos motores a etanol não funcionavam 100% perfeitos como ocorre hoje, mas devemos tb informar que a bem da verdade , nem os motores 100% a gasolina daquela época dos carburadores e dos distribuidores mecânicos não mostravam que tinham um funcionamento macio , preciso, constante e confiável como vemos nos dias atuais e eles tb nunca eram econômicos como dispomos hoje e toda essa evolução se deve graças ao advento massivo da eletrônica gerenciando 100% de todos os motores atuais, sejam eles a gasolina, a etanol, flex e até nos motores que consomem o gás GNV.
É isso aí colegas, por isso ainda acredito que entre mortos e feridos, salvaram-se todos, valeu.
_________________ BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque
Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje
Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto
Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron
HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza
Opala coupé 1982 - 6 cil.
|